Hashtags no YouTube: saiba o que mudou e como usar nos seus vídeos

Usuários do YouTube são direcionados a uma página com vídeos que contenham especificamente a hashtag clicada

Bruno Volpato
Bruno Volpato22 de janeiro de 2021
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Hashtags estão no cerne do uso das redes sociais e, consequentemente, da internet como um todo. Um site que não dava muita bola para a gloriosa cerquilha era o YouTube. “Ah, mas o YouTube não é uma rede social, então não precisava de hashtags”, você pode retrucar. Porém, veja a definição a seguir, da nossa Página Épica de Redes Sociais:

Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet.

O YouTube, com suas enormes comunidades de criadores, consumidores e comentaristas de vídeos, se encaixa nesses critérios. Faria sentido, então, ter uma boa usabilidade das hashtags para encontrar conteúdos de interesse. Não era o que se via, no entanto. Talvez você nem tenha reparado, mas elas estão lá:

hashtags no youtube

Aliás, aproveite para tirar um tempinho e conhecer o canal da RD no YouTube

Como o YouTube usava as hashtags anteriormente

Talvez você tenha reparado e até clicado, mas aí os resultados devem ter te desanimado a usar as hashtags do YouTube alguma outra vez. Anteriormente, você era direcionado para uma página de resultados de vídeos que podiam ou não ter a hashtag em que você clicou, desde que a plataforma entendesse que tinha a ver com o assunto.

Ou seja, era algo bem contra-intuitivo. Isso porque nós, internautas modernos acostumados a usar hashtags no Twitter, no Instagram e no LinkedIn, esperávamos ser levados a uma lista de conteúdos que, de fato, haviam usado a querida cerquinha. Ficava um negócio meio confuso, reforçado ainda por não ser possível fazer uma busca por hashtags específicas.

O resultado é que muita gente nem usava as hashtags no YouTube, que serviam mais como um guia do que era aquele vídeo. E, mais importante, as marcas e criadores não tinham muito estímulo para usar boas tags por ali.

Agora, meus amigos, isso tudo mudou. Ou quase tudo. Ou apenas algumas coisas. Enfim, continue lendo o texto ali embaixo para saber mais.

Como YouTube passou a usar hashtags a partir de agora

Como era uma demanda antiga de alguns usuários, o YouTube já vinha trabalhando há algum tempo em aperfeiçoar a navegação por hashtags. A partir de agora, ao clicar em uma delas, você cairá em uma página em que o termo está em destaque no topo e os vídeos em que a hashtag é usada logo abaixo. Dá uma olhada:

página de hashtags do youtube

>> Leia mais: Thumbnail: o que é e como fazer para gerar mais resultados no YouTube

Por enquanto, ainda não dá para pesquisar a hashtag direto ali na barrinha de search do YouTube. Porém, isso está para ser ativado nas próximas semanas, facilitando ainda mais a navegação. O que já dá para fazer é digitar na barra de URL do seu navegador: “www.youtube.com/hashtag/” seguido do termo que você quer buscar.

Portanto, você já pode otimizar os seus vídeos com hashtags que façam sentido de acordo com o tema. Pode ser que as pessoas se acostumem com a nova funcionalidade. Uma boa dica é usar termos mais específicos. Vamos ver o exemplo do vídeo que eu printei ali em cima, que fizemos em parceria com a Camila Renaux.

Para #instagram, a página de resultados traz 746 mil vídeos e 243 mil canais. Já para #instagram2020, outra hashtag que colocamos no vídeo, são apenas 1,2 mil vídeos e 823 canais. Com menos concorrência, o vídeo do nosso canal - que não é especializado em Instagram - ficou logo entre os primeiros resultados.

Assim como nas outras redes sociais, a página de resultados das hashtags no YouTube traz os resultados mais relevantes, e não os mais recentes. Ou seja, para o usuário que quer descobrir novidades em termos muitos concorridos, talvez não seja muito útil. Mais um argumento para você usar termos menos genéricos no seu canal.

Mais conteúdos sobre YouTube

Se você gostou da novidade e já está pensando em que hashtags usar no seu canal do YouTube, saiba que temos alguns conteúdos legais sobre o maior streaming de vídeo (e segundo maior motor de buscas) do mundo.

Eles podem te ajudar a ter uma visão de como ter mais resultados para a sua estratégia de Marketing Digital. Ou mesmo só trazer mais views para o seu canal pessoal. Olha só:

RD Station

Transforme seus seguidores nas redes sociais em clientes com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, seus seguidores nas redes sociais poderão dar um próximo passo e receber mais conteúdo sobre o seu negócio, virando clientes! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
31 tipos de post que você pode produzir para seu blog
Marketing
Estratégias de Marketing: conheça os principais tipos, suas características mais importantes e como fazer na sua empresa
Marketing
Product Marketing Manager: conheça a função, saiba o que ela faz e por onde começar na área