3 ideias de fluxo de nutrição para usar no mercado educacional

Um dos motivos de perder um aluno em potencial pode ser a falta de comunicação com esse Lead e o não amadurecimento do interesse dele pela sua instituição, algo que você pode contornar com um fluxo estratégico de emails.

Michelly Fogaça
Michelly Fogaça27 de outubro de 2016
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Um aluno decidindo em quais faculdades irá tentar uma vaga, uma mãe procurando a primeira escola para seu filho e um profissional com vontade de melhorar sua formação sem gastar muito tempo. Esses três exemplos podem ser muito semelhantes a algumas personas de Instituições de Ensino. Eles chegam ao site, têm uma interação inicial, engajam em algum material (mas sem uma comunicação personalizada), acabam não evoluindo o interesse e procurando outra opção do mercado.

Essa é uma situação recorrente no mercado educacional, mas que pode ser contornada com fluxos de nutrição com o auxílio da automação de marketing. E como funciona? É importante a instituição ter bem clara a Jornada de Compra de seus alunos em potencial, estabelecer segmentações segundo critérios fundamentais para as ações (por exemplo, o Lead converteu na página de pré-inscrição) e definir o objetivo do fluxo (uma visita ao colégio é uma opção de objetivo).

Outro ponto fundamental é saber que materiais enviar ou quais assuntos abordar em cada email do fluxo. Para auxiliar nessa parte, seguem algumas ideias de fluxo separadas por perfil de Instituição de Ensino.

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* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Faculdade ou Universidade

Durante a campanha de vestibular, uma Instituição de Ensino Superior pode usar diferentes fluxos para trazer o Lead até a matrícula. Com a indecisão dos estudantes sobre qual curso escolher e também devido à localização da IES e o preço de mensalidades, é primordial que a instituição invista no relacionamento com esses alunos em potencial, para não perdê-los ao longo do processo. Para as IES nessa etapa, algumas ideias de fluxo e de emails para usar são:

Leads pré-inscritos

Ativar um fluxo para aqueles alunos em potencial que preencheram o formulário de pré-inscrição, mas que ainda não concluíram a inscrição do vestibular.

  • Conhece nossos diferenciais? - Colocar os diferenciais do vestibular e da instituição. Esse é um bom email para falar das facilidades de financiamento da IES ou bolsas de estudo, por exemplo, e assim aumentar o interesse do aluno em potencial para concretizar a inscrição.
  • Só mais um passo para a inscrição - Abordar neste email que, para concretizar a inscrição, faltam só mais algumas informações, e que o preenchimento vai levar poucos minutos. Ressaltar que os diferenciais mostrados no email anterior estão mais perto de serem alcançados fazendo o vestibular. Colocar o link para a inscrição.

Leads inscritos

Este fluxo vai para os Leads que efetivaram a inscrição no vestibular.

  • Obrigado pela sua inscrição! - Agradecer a efetivação da inscrição e disponibilizar o acesso à data da prova e local.
  • Para arrasar no vestibular - Envie um guia com dicas de estudo, simulados ou questões comentadas que ajudam no estudo para a prova da instituição. Um formato para esses materiais pode ser o microlearning.
  • Não perca a hora! - Relembrar neste email a data, a hora e o local de prova, garantindo que o candidato não falte por esquecer essas informações.

Leads aprovados

Após o resultado do vestibular, ativar um fluxo para os estudantes que foram aprovados.

  • Parabéns pela aprovação! - Enviar neste email a parabenização pela aprovação e os dados para que a matrícula seja efetuada.
  • Conheça um pouquinho mais da sua faculdade - Neste email é interessante enviar um vídeo apresentando a instituição.
  • Lembre-se da matrícula! - Este email é para relembrar a data da matrícula, quais documentos levar e onde ir.

Escola de cursos livres online

Sem etapas como vestibular e matrícula presencial, esse perfil de instituição pode usar os fluxos para o reengajamento de ex-alunos ou para a efetivação de uma compra.

Aluno finalizou um curso

Enviar para um aluno que acabou de concluir um curso online.

  • Quanto você aprendeu sobre x? - Neste email é interessante pedir um feedback da experiência do aluno e enviar alguns textos ou sugestões de materiais complementares ao curso que ele acabou de concluir.
  • Quer ir além? - Esta mensagem pode conter sugestões de outros cursos complementares ao que ele concluiu e indicação de materiais da escola que ele pode baixar gratuitamente.
  • Ganhe metade do seu curso complementar - Este email serve para oferecer um desconto como segunda compra de curso na escola. É interessante selecionar uma ou duas opções para mostrar que o tema faz sentido com o percurso da aprendizagem desse aluno.

Lead baixou aula grátis

Este fluxo pode ser enviado para aqueles Leads que se cadastraram para assistir à uma aula grátis.

  • O que você precisa aprender? - Aborde neste email a importância do tema do curso do qual ele assistiu à aula grátis e indique um segundo material complementar ao assunto, para despertar mais o interesse do Lead.
  • Comece agora! - Mostre neste email as vantagens do curso, os diferenciais da metodologia e ofereça um desconto para ele efetuar a compra com o link desse email.

Colégio de Educação Básica

As Instituições de Educação Básica são bem ligadas às ações presenciais. Um desses motivos é que alguns pais só decidem onde matricular seus filhos quando conhecem a escola e a estrutura que ela oferece. Nessas situações, uma ideia é usar os fluxos para atrair os decisores até o colégio e, depois da visita, manter o contato para que o interesse na instituição seja mantido e leve à matrícula do aluno.

Lead converteu em um eBook sobre cuidados na pré-escola

Enviar o fluxo para um Lead que procurou sua instituição e se interessou por um eBook, por exemplo, que aborde a importância dos cuidados na pré-escola.

  • Qual é o futuro do seu filho? - Escolha para este email um material que fale como a etapa da pré-escola é uma importante fase da vida escolar da criança, que servirá de base para todo futuro aprendizado.
  • Como o ambiente influencia a aprendizagem do seu filho - Neste email, você pode enviar dicas e um post sobre a importância da infraestrutura do colégio para o bem-estar da criança e mostrar fotos dos ambientes da instituição.
  • Conheça nosso colégio - Este email tem o intuito de agendar uma visita para que o Lead (mãe, pai ou responsável) conheça sua instituição. Disponibilize um formulário com opções de datas e horários para que a visita seja agendada.

Lead que visitou o colégio

É interessante enviar este fluxo para os pais que fizeram uma visita para conhecer a instituição.

  • Como foi sua experiência? - Envie neste email um resumo do que vocês costumam apresentar nas visitas guiadas pelo colégio e coloque a instituição à disposição para dúvidas que possam ter surgido ou até mesmo uma nova visita.
  • Confie em nossos cuidados - Disponibilize neste email um documento com os dados do colégio, como valores, missão, metodologia, professores, prêmios que tenha recebido, enfim, um material que oficialize o potencial da sua instituição para atender um possível aluno.
  • Matricule seu filho para o futuro - Neste email, você pode enviar um formulário para uma pré-matrícula da criança, informando os dias e horários em que a escola receberá as matrículas presencialmente.

>> Leia mais: Como reduzir o churn: veja 2 estratégias de nutrição com email para aplicar no seu negócio

Concluindo

Esses são alguns exemplos de roteiro de fluxos que sua instituição pode explorar para trabalhar o relacionamento com os alunos em potencial. Mas não se esqueça de levar em consideração a sua persona, os materiais e assuntos que já tem mapeados e as necessidades de sua IE. A quantidade de emails por fluxo, a duração e em que momentos eles fazem sentido são decisões conforme suas necessidades. Quanto mais personalizados forem os emails, mais resultado trarão.

Desenhados os fluxos, uma ferramenta de automação é fundamental para a criação das segmentações, a ativação e o disparo automatizado. O RD Station possibilita essas ações e outras facilidades para tornar essas estratégias mais simples em sua instituição. Conheça mais sobre o RD Station.

Michelly Fogaça

Michelly Fogaça

Quem escreveu este post

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru, trabalha com o mercado educacional desde 2012 e hoje atua como especialista em conteúdos para Educação na Resultados Digitais.

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