Como estão os resultados do marketing jurídico do seu escritório?

Conheça a melhor estratégia de marketing jurídico digital e como ela pode impulsionar o seu escritório

In Company
In Company1 de junho de 2019
Semana da Transformação Digital

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Quais ações o seu escritório de advocacia está adotando hoje para divulgar seu trabalho? A estratégia de Inbound Marketing jurídico pode ser interessante para você. Ela consiste em divulgar a marca do advogado colocando o foco em conteúdo.

O conteúdo é a demonstração da expertise jurídica do advogado, feita por meio de textos informativos ou vídeos curtos em torno de 1 minuto. Ele pode ser publicado em website, blog, newsletter, canal no Youtube e redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram.

A razão pela qual chamamos essa estratégia de Inbound Marketing é porque, ao contrário do Outbound Marketing, não é a marca que corre atrás do cliente. Em vez disso, ela é que se dispõe a fornecer um conteúdo que atenda dúvidas pontuais do cliente. Quando o usuário é exposto a esse conteúdo, inicia-se a formação de um vínculo de confiança.

Para a advocacia, o Inbound Marketing é benéfico porque, além de gerar credibilidade e autoridade para o advogado, é uma forma de publicidade que não fere as diretrizes do Código de Ética da OAB.

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Os resultados do Inbound Marketing

O objetivo do Inbound Marketing é estabelecer autoridade e credibilidade, mas não se consegue isso da noite para o dia. Por isso, os resultados geralmente se mostram no médio e longo prazo.

Esses resultados podem consistir na seguinte sequência:

  1. aumento do número de visitantes no site;
  2. aumento do número de Leads;
  3. vendas (contratações) realizadas ao fim do funil de vendas.

Logo se vê o quanto é importante executar a estratégia de Inbound Marketing com constância, e sempre medindo os resultados.

É importante que essa mensuração seja feita por profissionais especializados, pois não basta contabilizar números: é preciso analisar o desempenho para ajustar as ações naquilo que for preciso.

Assim, é possível identificar cada ponto em que a estratégia funcionou bem, ou não funcionou.

Um caso de sucesso de Inbound Marketing jurídico: quase 1.000% de ROI em 6 meses

Na In Company, nós temos resultados extremamente satisfatórios com projetos de Inbound Marketing voltados para advogados e escritórios de advocacia. Como exemplo, temos um escritório de advocacia de pequeno porte que atendemos, localizado em Curitiba.

Após 6 meses de execução do projeto de Inbound Marketing que elaboramos, o escritório teve um Retorno sobre Investimento (ROI) de quase 1000%.

Veja o gráfico:

Perceba que, após 6 meses e cerca de R$ 15 mil reais investidos, esse escritório de advocacia foi exposto a quase 13 mil visitantes, dos quais 54 tornaram-se clientes, que investiram em média R$ 2.760,00 por mês com contratação de serviços advocatícios.

O escritório teve um considerável retorno sobre o valor investido; e provavelmente seguirá tendo. Considere, por exemplo, que dos quase 13 mil visitantes, 591 Leads e 208 oportunidades de venda, muitos desses não fecharam a venda agora, mas podem vir a fechar no futuro.

Há sempre um potencial para a formação de relacionamentos e conquista de clientes. Mas, mesmo sem considerar as projeções futuras, os resultados medidos até agora são bastante interessantes, especialmente se considerarmos que foram alcançados em apenas um semestre.

Conheça mais sobre Inbound Marketing

Como dissemos, o Inbound Marketing é voltado para o médio e longo prazo. Quem está há mais tempo provando a sua expertise por meio de conteúdo sério, confiável e relevante, ganha maior confiança do público. Com o tempo, essa confiança se traduz em vendas.

Como está o marketing jurídico digital do seu escritório? Lembre-se que ficar parado, sem fazer nada, custa mais caro! Invista entre 5% a 10% do seu faturamento na sua marca. Será ela quem irá sustentar a imagem do seu escritório.

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Este post foi escrito por Alexandre de Souza Teixeira, sócio-fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.

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