Como pequenas e médias empresas podem ter mais resultados com o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia que chegou para salvar a pele das pequenas e médias empresas. Se algo não está indo bem, certamente você saberá como consertar e sobrepor as dificuldades.

Caixa de Ideias
Caixa de Ideias22 de julho de 2016
Semana da Transformação Digital

Se você, empreendedor, já buscou várias estratégias de Marketing e só alcançou gastos excessivos e poucos resultados, deve imediatamente pensar em investir certo em Inbound Marketing.

Sabia que 93% das compras efetuadas em ambiente online começam com uma simples pesquisa nos mecanismos de busca?

E sabia também que 80% dos consumidores preferem buscar informações sobre um determinado produto em um artigo completo do que em um anúncio publicitário?

Se você quer aprender como alavancar sua marca e obter lucros excessivos com esse novo modelo de vendas, confira este artigo!

O Guia Definitivo do Inbound Marketing

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Como usar o Inbound Marketing a favor de sua empresa

A recente crise econômica que enfrentamos afetou de maneira drástica muitos empreendimentos e claramente os investimentos deram uma estagnada.

Desta forma, a melhor maneira de investir em crescimento sucessivo para sua pequena ou média empresa é implementar estratégias matadoras de Inbound Marketing. É um investimento relativamente baixo e capaz de gerar 70% mais Leads para seu negócio.

Um planejamento de Inbound Marketing bem elaborado para uma campanha de Marketing Digital, tendo as métricas fundamentais como objetivo, certamente levantará resultados incríveis. Mas isso a longo prazo, é claro.

O consumidor está mudando a maneira de comprar e comparar produtos, então nada mais certo do que sua empresa também mudar as estratégias para adequar aos novos interesses de seu público-alvo e alcançar novos números em vendas.

E o Inbound Marketing chegou justamente para fazer isso acontecer: ele chegou para acabar com aquela ideia antiga de “compre a qualquer custo”. Agora as empresas entregam valor antes de oferecerem o produto. Desse modo, recebem a confiança do consumidor antes mesmo do momento ideal de compra.

É o consumidor que tem o poder de escolha e você só precisa conquistá-lo com um conteúdo relevante e que de alguma forma resolva algum problema dele.

Então é hora de investir certo em Inbound Marketing e colher vantagens e benefícios que este modelo pode lhe trazer. Veja:

Quais os principais benefícios do Inbound Marketing para pequenas e médias empresas

O principal benefício do Inbound Marketing que já podemos ver claramente é o baixo custo. Estratégias de Inbound Marketing custam em média 62% menos que técnicas utilizadas pelo “velho marketing”.

Outro benefício que você garantirá ao longo de sua jornada é alcançar o poder de se tornar autoridade no assunto que sua pequena ou média empresa está inserida no mercado. Você será sempre escolhido quando surgir uma necessidade de seu produto.

Com estratégias de Inbound Marketing sua empresa ganhará promotores de sua marca, tudo por ser a melhor empresa do ramo, que entrega informações diárias, mantém um relacionamento duradouro e respeitoso com o cliente e sabe como direcionar um conteúdo perfeito e relevante para o público-alvo.

Você só precisa ter em mente a seguinte sequência: Criar o conteúdo certo para o público certo, no lugar adequado e no momento oportuno.

Agora veja como sua empresa pode começar a investir em resultados de Inbound Marketing:

Motivos e como investir em Inbound Marketing

Antigamente, na era do Outbound Marketing, os consumidores eram bombardeados por ligações desagradáveis no meio do dia, interrupção na programação de TV, spam e um monte de anúncios intrusivos que dominavam a privacidade dos consumidores.

Hoje em dia eles não admitem mais esses anúncios abusivos: existem ferramentas poderosas capazes de bloquear cada um deles. Por este tipo de preocupação é que o Inbound Marketing ganha pontos.

Veja os principais motivos para sua pequena/média empresa investir em Inbound Marketing:

1 – Você não precisa correr atrás de clientes

Sim, essa é a mágica do Inbound. Você só tem o trabalho duro de produzir um conteúdo épico, de alta qualidade e relevância que os clientes virão até você e provavelmente irão se converter em Leads e futuramente em clientes fiéis - caso você mantenha um bom trabalho.

2 – Maior poder de segmentação

Com técnicas de Inbound Marketing, você terá muito mais facilidade em segmentar o seu público, assim como definir quem são seus consumidores, descobrir quais são seus reais interesses, descobrir onde encontrá-los e qual a melhor maneira de abordá-los.

3 – Resultados lucrativos

O trabalho do Inbound Marketing é gerar vendas e conversões, não importa os meios que serão necessários para alcançar estes resultados. Mas, no final de tudo, o retorno é extremamente gratificante.

4 – Maior poder de mensuração

Com o Inbound Marketing você tem inúmeras ferramentas capazes de mensurar cada resultado de campanha, sabe exatamente o quanto está investindo, qual ação está dando resultado e qual precisa ser modificada.

Desta forma, você estará investindo no que realmente lhe trará resultado e, o melhor de tudo, com baixo custo, métricas claras e maior ROI.

5 – Diferenciação da concorrência

Através de estratégias eficientes de Inbound Marketing, você pode se destacar entre a concorrência, sua empresa pode buscar novos meios de inovação e criar um conteúdo totalmente novo e de maior qualidade, destacando-se da concorrência.

Como uma PME deve investir em Inbound Marketing?

Então, depois de conhecer todos estes benefícios magníficos que o Inbound Marketing pode oferecer para o futuro de sua empresa, você deve estar se perguntando: mas como posso começar a investir nesse modelo?

Veja só:

1 – Defina seu público

Antes de mais nada, é de extrema importância que sua empresa saiba quem quer atingir, desta maneira as estratégias serão melhor direcionadas.

Faça uma pesquisa aprofundada e descubra quem é o seu alvo, quais são suas expectativas e qual a meta de sua empresa.

Crie a Persona que representa seu público alvo e comece a direcionar um conteúdo específico pensando nela.

2 – Esteja onde seu público está

Esta frase também irá lhe acompanhar ao longo de sua jornada e você deverá saber onde seu público se encontra para poder acertar o alvo com precisão.

Marque presença nas principais redes sociais, através delas você poderá pesquisar muito mais o comportamento e os principais interesses de seu público.

É nas redes sociais que você encontrará os desejos de seu alvo, dúvidas e reclamações dos concorrentes, onde você poderá fazer muito melhor e sobressair sua marca.

3 – Tenha um bom plano de marketing em mãos

O planejamento de Marketing é a ferramenta essencial para dar início a toda sua caminhada de Marketing Digital.

Analise os fatores internos e externos que podem de alguma forma afetar o bom desempenho de sua empresa, estude e entenda de maneira aprofundada como funciona a jornada de compra de seu público-alvo e também faça uma relação de como sua concorrência se comporta no mercado.

Isso fará com que você tenha uma base para trabalhar melhor as estratégias, definir o posicionamento da empresa e os objetivos a serem alcançados.

4 – Crie um blog

É lá que você irá colocar todas as informações e soluções de problemas que seu público anda pesquisando por aí.

Crie um blog repleto de artigos relevantes, com um conteúdo épico impossível de não ser compartilhado. Aqui sua empresa será reconhecida e terá mais relevância do que a concorrência.

Sem contar que desta maneira você será encontrado facilmente nos principais mecanismos de busca.

É uma estratégia de resultados, tanto para conseguir novas conversões quanto para nutrir seus Leads que ainda não estão preparados para compra.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma metodologia que chegou para salvar a pele das pequenas e médias empresas. Se algo não está indo bem, certamente você saberá como consertar e sobrepor as dificuldades.

O único objetivo do Inbound é atrair os consumidores certos para seu produto ou serviço e educá-las respeitosamente até virarem clientes satisfeitos e promotores de sua marca. Muito bom isso, não é?

Invista neste modelo e esteja preparado para subir os degraus do sucesso que te aguardam!

Então, depois dessa explanação completa sobre o novo modelo de fazer marketing, acha que sua empresa deverá investir certo em Inbound Marketing? Conta pra gente nos comentários!

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Esse post foi escrito por Lidia Massari e Marcio Marques, da Caixadeideias, agência parceira da Resultados Digitais.

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