Instagram Analytics: tudo o que você precisa saber sobre a funcionalidade

Descubra como extrair, analisar e mensurar os dados com o auxílio dessa aplicação nativa do Instagram

Bruno Volpato
Bruno Volpato9 de junho de 2020
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Instagram Analytics é uma funcionalidade nativa do Instagram, através dela é possível ter acesso às métricas das principais publicações (alcance, impressões, engajamento, comentários e outros dados) e mensurar o seu desempenho na plataforma. Dessa forma você conseguirá provar a sua performance.


A análise de KPIs e métricas nas redes sociais é um dos recursos mais poderosos para que você possa tornar as suas estratégias cada vez mais efetivas. É verdade que isso vale para o Marketing Digital como um todo, mas nas mídias sociais, muitas vezes, as empresas não sabem que têm os dados de que precisam facilmente acessíveis.

Para iniciar um trabalho de análise de dados nas suas contas, não é preciso ter um software complexo ou pagar por um produto que puxe essas informações. Na grande maioria das vezes, já há uma funcionalidade nativa dentro dos aplicativos. É o caso do Instagram Analytics (Instagram Insights)!

Com o uso dessa super funcionalidade, você poderá ter acesso às métricas das suas principais publicações (alcance, impressões, engajamento, comentários e outros dados) e mensurar o seu desempenho na plataforma. Com esses insights você conseguirá provar a sua performance. 

Então continue conosco e saiba mais a seguir! 

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Como acessar o Instagram Analytics?

Você pode ter acesso ao Instagram Analytics na palma da sua mão. Isso mesmo: ele está disponível apenas no aplicativo mobile. Além disso, a funcionalidade é liberada apenas para os perfis business (contas comerciais e criadores de conteúdo).

Se você ainda não fez a migração de um perfil pessoa para um de negócios, nós já ensinamos como ter um perfil business no Instagram aqui no blog. Com todas as configurações ajustadas - que são bem simples de fazer, aliás - você já está elegível para acessar as suas métricas pelo celular. 

No menu direito superior, é só clicar na aba “Informações”.

Instagram Analytics onde abrir

E assim você tem acesso à página inicial do Instagram Analytics:

Tela inicial do Instagram Analytics

>> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

Quais são as principais análises do Instagram Analytics?

Visão geral

Nessa aba, você consegue acessar as principais informações sobre as suas publicações, stories e promoções (publicações promovidas dentro da plataforma).

Na aba “Publicações”, você conseguirá extrair o máximo de informações sobre todas as suas postagens, contando com 3 tipos de filtros:

Por período:

  • 7 dias
  • 30 dias
  • 3 meses
  • 6 meses
  • 1 ano
  • 2 anos

Por tipo de publicação:

  • Todos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Publicações em carrossel
  • Publicação de compras

Por tipo de interação: 

  • Alcance
  • Cliques no link
  • Cliques no site
  • Começaram a seguir
  • Como chegar
  • Compartilhamentos
  • Curtidas
  • Emails
  • Envolvimento
  • Impressões
  • Ligações
  • SMS
  • Salvamentos
  • Visitas ao perfil

Com todos os filtros selecionados, as publicações serão exibidas em um ranking de desempenho. É importante lembrar que os dados estão disponíveis no aplicativo com um limite de até dois anos da data de publicação. 

Publicações para análise no Instagram

Já na aba “Stories”, você também consegue filtrar as informações por data (até 14 dias da data de publicação). Também é possível filtrar por tipo de interação, nas categorias abaixo:

  • Alcance
  • Cliques no link
  • Cliques no site
  • Começaram a seguir
  • Como chegar
  • Compartilhamentos
  • Emails
  • Encaminhamentos
  • Impressões
  • Ligações
  • Próximo story
  • Respostas
  • SMS
  • Saídas
  • Visitas ao perfil
  • Voltar

E os dados selecionados serão exibidos desta forma: 

dados do instagram insights

Como o prazo dos dados disponíveis ainda é limitado, é importante que sejam feitas anotações externas, como a utilização de uma planilha de métricas ou até mesmo um relatório semanal e mensal com esses dados.

Outra forma é a utilização de uma plataforma externa de análise de dados para redes sociais. Atualmente existem diversas plataformas pagas e gratuitas que você pode utilizar para manter essas informações por mais tempo e conseguir analisar esses dados a longo prazo.

>> Leia mais: Social analytics: o que é e como analisar os dados das redes sociais da empresa?

Atividade

Nesse módulo são exibidas as principais métricas resumidas nos últimos sete dias, como alcance e impressões totais e o número total de interações.

análise no instagram

Um cálculo simples que pode ser feito com essas informações é a Taxa de Engajamento, assim você consegue verificar o quanto seu público está se relacionando com as suas publicações:

Nº de Interações / Alcance total = Resultado x 100 (Taxa de engajamento %)

Com essa taxa você conseguirá acompanhar a evolução do engajamento na sua conta de uma forma facilitada e rápida.

Público

Em Público você encontrará as principais segmentações dos seus seguidores:

  • Crescimento de público (Novos seguidores vs. Seguidores perdidos) e um gráfico atualizado dos últimos 7 dias com esse crescimento líquido;
  • Dados demográficos;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Principais horários em que seus seguidores estão no Instagram.

Essas informações são importantíssimas para que você conheça o seu público e fortaleça as suas estratégias!

atividade do instagram analytics

Quais as vantagens de usar o Instagram Analytics?

Um dos maiores benefícios de transformar sua conta em um perfil empresarial é justamente a possibilidade de acompanhar os resultados gerados pelas suas publicações. Como você viu no post, é possível desde descobrir quantas pessoas visitaram o seu perfil nos últimos sete dias até checar dados como alcance dos seus posts e impressões dos seus stories.

Agora você já está apto para usufruir de todas as métricas disponíveis no Instagram Analytics. Também aprendeu como usá-las para auxiliar o seu planejamento de conteúdos nas redes sociais.

Então, que tal se aprofundar ainda mais no uso do Instagram para o seu negócio? A nossa dica é acessar gratuitamente o guia Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos, um material completo criado pelo time de Conteúdo e Social Media da RD.

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Se quiser aprender mais, acesse nosso material sobre Estratégias de Marketing Digital no Instagram, ele ensina como criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar, tudo o que você precisa para alavancar sua marca.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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