Guia do Instagram Reels: o que é, como usar, boas práticas e mais

Entenda como a sua empresa pode usar o Instagram Reels para se aproximar dos consumidores e alcançar novos públicos

Resultados Digitais
Resultados Digitais26 de abril de 2022
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Os Reels do Instagram são um formato de vídeos curtos, de no máximo 60 segundos de duração, gravados na vertical e que podem combinar áudio, imagens, textos e efeitos visuais. Na rede social, os Reels podem ser vistos no feed, nos Stories e em uma aba dedicada ao formato. Pensados para divertir e entreter, são interessantes para empresas que desejam se aproximar dos consumidores.


Quando o Instagram Stories foi lançado, em 2016, a Meta, que na época ainda se chamava Facebook, Inc., foi bastante criticada por copiar o Snapchat. Mas o formato vingou e hoje os Stories são uma das ferramentas mais usadas da rede social, inclusive se revelando um canal efetivo para empresas se aproximarem dos consumidores.

Com o Reels, isso tem se repetido. A ferramenta, claramente inspirada no TikTok, surgiu em 2019, quando foi testada com exclusividade no Brasil, com o nome Cenas. De lá para cá, ganhou adeptos e tornou-se uma ótima plataforma para negócios exercitarem a criatividade e alcançarem aquela parte do público que gosta de conteúdos curtos, divertidos e fáceis de consumir.

Se a sua empresa quer investir no formato, mas ainda não sabe por onde começar, continue a leitura do artigo para saber tudo sobre o Instagram Reels.

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Instagram Reels?

Os Reels do Instagram são um formato de vídeos curtos e verticais, similares aos do TikTok, que podem ter até 60 segundos de duração. Os usuários podem juntar diversas fotos ou vídeos, incluir músicas de fundo, textos e efeitos visuais antes de publicar o conteúdo no feed, nos Stories ou na aba dedicada ao formato.

Os Reels são estratégicos para o Instagram, que em 2021 foi ultrapassado pelo TikTok em número de usuários. Para estimular a produção, a rede social criou uma aba exclusiva para que as pessoas descubram conteúdos do tipo feitos por perfis que ainda não seguem, com base nos seus interesses.

Além disso, o Instagram mostra sugestões de Reels em meio ao próprio feed, mesmo que o usuário não siga o perfil que fez as publicações.

Como criar um Instagram Reels?

Por conta desse alcance do formato, além, é claro, do fato de que vídeos estão em alta e são uma forma de se conectar com a audiência, empresas têm aproveitado os Reels para se aproximarem de seus seguidores. 

Então, pode surgir a dúvida: afinal, como criar um Reels? A interface do Instagram é bem intuitiva, o que facilita o trabalho. Há três maneiras de começar:

  • por meio da aba Reels
  • a partir da tela inicial do Instagram
  • pela câmera do Instagram Stories

No primeiro caso, é só clicar no símbolo do Reels, na barra inferior, e depois no ícone da câmera fotográfica, que pode ser visto no canto superior direito:

Criando um Instagram Reels

Já para fazer a partir da página inicial, é só clicar no “+” e em seguida em “Vídeo do Reels”.

publicar um instagram reels

Já pela câmera dos Stories, clique no “+” como na imagem acima, em “Story” e depois em “Vídeo do Reels”, conforme a imagem:

efeitos do instagram

Os Reels podem ser gravados diretamente pelo Instagram, em uma série de clipes curtos ou de uma vez só. Mas o mais prático é gravá-los na câmera do celular e fazer somente a edição pelo Instagram.

Usando os botões da esquerda, é possível incluir trechos de músicas, aumentar a velocidade dos vídeos, adicionar efeitos visuais como filtros, textos, desenhos, stickers.

Feita a parte criativa, é hora de compartilhar o seu post. Nessa etapa, é possível escolher uma imagem de capa e escrever uma legenda, como nos posts normais do Instagram. Aproveite para cativar os usuários. 

Aqui você tem ainda a opção de cortar uma imagem para aparecer como thumbnail no seu perfil, marcar pessoas e adicionar localização. 

Por fim, clique em compartilhar e pronto! Seu Reels está no ar.

>> Leia também: Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)

10 dicas para ter sucesso na sua estratégia no Instagram Reels

Agora você já sabe como criar um Reels na prática. Mas ter sucesso com a ferramenta vai além disso. É preciso seguir algumas dicas e boas práticas para que seus conteúdos tenham sucesso. Confira a seguir:

1. Comece pelo planejamento

O Reels é um formato de conteúdo que exige criatividade. É comum que as marcas se empolguem e já queiram colocar a mão na massa. Mas, como sempre falamos por aqui, qualquer conteúdo, principalmente feito por empresas, exige planejamento. Antes de apertar o play, é preciso pensar na estratégia. 

Para começar, pense no seu público-alvo e no seu mercado de atuação. Procure criar Reels que conversem com a sua audiência, atendendo às necessidades dela. As temáticas podem ser parecidas com aquelas que você já aborda, basta adaptá-las para a linguagem desse formato. Além disso, é importante que os Reels sejam coesos com as outras postagens.

Nessa etapa, você também pode fazer benchmarking para se inspirar no que outras marcas do seu nicho estão publicando. 

Com as ideias e referências em mente, planeje os conteúdos. É legal ter alguma constância de postagens, por isso, inclua os Reels no seu calendário de postagem nas redes sociais.

Você pode ter alguns conteúdos de gaveta e datas previstas para postar, mas seja flexível. O Reels, assim como o TikTok, se vale muito das trends do momento, e para aproveitá-las pode ser preciso redefinir a programação.

2. Atenção às dimensões

Assim como os Stories, os Reels são feitos para serem vistos de maneira vertical, em tela cheia e pelo celular. Com isso em mente, é importante criar conteúdos na proporção 9:16, com resolução de 1080 por 1920 pixels.

Gravar e editar direto pelo smartphone é uma boa maneira de ficar dentro das dimensões recomendadas. E lembre-se: a parte de baixo do Reels é onde a legenda do vídeo é mostrada. Por isso, evite inserir elementos importantes nessa área.

3. Crie conteúdo original 

Criar conteúdo original para o Instagram é o ideal, já que o algoritmo da rede social privilegia materiais feitos exclusivamente para a rede.

Publicar vídeos com a marca d’água do TikTok, por exemplo, pode reduzir o alcance do conteúdo. Uma maneira de resolver isso e reaproveitar os conteúdos do app vizinho é tirando a marca d’água do TikTok

Se preferir, também há a possibilidade de editar em outros apps de sua preferência e depois fazer o upload no Instagram. 

Mas, para ter resultados melhores, é indicado adicionar legendas e áudios diretos pelo Instagram, depois de fazer o upload do vídeo editado no app de terceiros. Assim, o Reels categoriza seu conteúdo da maneira correta.

>> Leia também: Unboxing: descubra como usar essa estratégia para atrair mais clientes

4. Entenda o algoritmo do Reels

A aba Reels é feita de conteúdos sugeridos para os usuários. Assim, para quem quer investir na ferramenta, entender como o algoritmo funciona pode ser uma boa vantagem.

O algoritmo do Reels favorece conteúdos com alto engajamento (como comentários, curtidas e compartilhamentos), que fazem uso de efeitos visuais, têm as dimensões certas e usam os áudios da biblioteca do Instagram.

Sendo assim, é interessante criar conteúdos divertidos, que prendam a atenção das pessoas, engajem e sejam inspiradores. 

Por outro lado, convém evitar conteúdos de baixa resolução, que tenham muito texto sobre a imagem e sejam visivelmente reaproveitados de outros apps como o TikTok. É essencial também seguir as diretrizes da comunidade do Instagram.

>> Leia mais: Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?

5. Use legendas

Boa parte dos conteúdos em vídeo são assistidos sem áudio, enquanto rolamos o feed no transporte público, por exemplo.

Adicionar legendas, portanto, é uma maneira de facilitar o consumo dos seus Reels, além de torná-los acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

6. Inspire-se nas tendências

Sempre tem uma tendência (as chamadas trends) rolando no Reels. Muitas vezes, elas surgem primeiro no TikTok e depois chegam ao Instagram. Por isso, para perceber uma trend antes que ela fique saturada, convém passar alguns minutos nos dois apps diariamente. Se você viu uma mesma música, áudio, dancinha ou outro conteúdo que se repete, vale ficar de olho.

Uma dica é clicar sobre o nome da música para ver como outros criadores de conteúdo estão usando o mesmo áudio. Assim, você consegue entender melhor a tendência e, o mais importante, se ela faz sentido para o seu negócio. Isso porque é fundamental que o conteúdo seja de interesse do seu público para não soar forçado.

7. Capriche no Call-to-Action

É bom fazer Reels que divirtam e entretenham, mas não esqueça seus objetivos de negócio.

Inclua sempre um Call-to-Action (CTA ou chamada para ação) que encoraje as pessoas a darem um próximo passo. No Instagram, uma boa maneira de fazer isso é chamando as pessoas para clicarem no link da bio.

Isso pode ser feito pelo áudio, por um texto na imagem, pela legenda. Ou de todas essas maneiras ao mesmo tempo, como fizemos neste Reels de divulgação do nosso curso gratuito de Marketing Digital:

8. Inclua hashtags

Incluir algumas hashtags é uma boa maneira de fazer o Instagram entender seu conteúdo e mostrá-lo para audiências que podem se interessar. Só é importante que os termos sejam contextualizados, e não genéricos demais, para que a estratégia seja efetiva. 

Sobre esse assunto, confira o artigo Hashtag: o que significa e como usá-la na sua estratégia de Marketing Digital.

9. Analise os resultados

As contas comerciais e de criadores de conteúdo podem acessar insights dos Reels. Isso pode ser feito individualmente por conteúdo, ou sobre os Reels em geral.

Para ver os resultados de um Reels específico, vá na aba de Reels do seu perfil e clique no conteúdo que deseja analisar. Clique no ícone de 3 pontos, no canto inferior direito da tela, e depois em Insights. Então, será possível ver o número de plays, curtidas, comentários, compartilhamentos, contas alcançadas e saves. 

Para acessar os insights dos Reels de maneira geral, vá para o perfil, clique no ícone de menu, representado por 3 barras na horizontal e localizado no canto superior direito, e depois em Insights.

Fazer essa análise é importante para entender quais conteúdos estão fazendo mais sucesso e trazendo mais retorno.

Quer saber mais sobre como ter resultados melhores no Instagram? Então confira, no vídeo abaixo, algumas dicas de gerar Leads na rede social:

10. Crie anúncios em formato Reels

Desde junho de 2016, também é possível anunciar nos Reels para audiências segmentadas. 

Assim, os seus anúncios aparecem entre os vídeos dos Reels, em um formato semelhante aos dos anúncios nos Stories. Essa pode ser uma maneira de impulsionar o seu alcance no uso da ferramenta. Saiba como fazer na Central de Ajuda do Instagram.

Aprenda a usar o Instagram no seu negócio

Gostou desse conteúdo e quer levar sua estratégia no Instagram ainda mais além? 

Então preencha o formulário e baixe de graça o Guia do Instagram para Negócios, um eBook que ensina de maneira prática a obter mais do que curtidas na rede social. Saiba como gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas, fazer anúncios certeiros e mais!

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a gerar Leads, ganhar seguidores, fechar vendas e até fazer anúncios certeiros usando todas as funcionalidades do Instagram!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Guia completo de como montar um bom formulário de cadastro de Leads
Marketing
Marketing Digital para imobiliárias: saiba como essa estratégia pode alavancar suas vendas
Marketing
Como a Lumis conseguiu ter previsibilidade na geração de Vendas usando Lead Scoring e Fluxos de Automação