Inteligência Artificial: entenda o impacto e as vantagens de aderir ao uso de ferramentas de IA

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial ganhou visibilidade e começa a conquistar adeptos e a tornar a rotina das empresas mais produtivas e focadas no que de fato interessa


Quando ouve falar em Inteligência Artificial (IA), a primeira coisa que lhe vem à cabeça é a subjugação da humanidade a poderosas máquinas, até a inevitável extinção da nossa espécie quando elas perceberem que não somos mais úteis?

Não? Então deixe essa ideia para os filmes de ficção científica, pois a IA já está por todos os lados, ganhando exposição, manchetes e aficionados (vide o sucesso do ChatGPT) e resolvendo alguns problemas para nós, seres humanos. Ou seja, ela é nossa amiga (ao menos por enquanto).

Neste post, vamos contar em detalhes o impacto e os benefícios da Inteligência Artificial, além de apresentar como ela pode apoiar as ações do Marketing Digital e outras tarefas da sua empresa. Algumas coisas já são realidade, enquanto outras ainda têm muito a se desenvolver.

O importante é estarmos preparados para quando a revolução que está em curso. E boa leitura!

O que é Inteligência Artificial

Muitas pessoas fazem a ligação, meio brincando, meio levemente desesperadas, da Inteligência Artificial com um domínio das máquinas sobre os humanos. Ao menos por enquanto, é o contrário: elas nos ajudam a resolver problemas.

Inteligência Artificial é algo amplo demais para uma definição direta. O termo em si se refere a uma inteligência parecida com ou que simula a humana, porém através de um mecanismo ou de um software. Ela também é um campo de estudo científico.

Sua face mais visível são os bots de atendimento. Você certamente já viu um — aqui no blog, por exemplo, tem um robozinho. Eles resumem bem uma das grandes vantagens da IA: fazer uma tarefa em escala maior, liberando humanos para resolver problemas mais complexos.

Mas resolver problemas mais complexos não seria, exatamente, a função da tecnologia? Sim e não. A criatividade e a capacidade de adaptação ainda são características que nos diferenciam das máquinas.

Antes que você se ache muito especial, porém, saiba que há campos de estudos tentando acabar com essa nova vantagem. Entre eles, está o Machine Learning, que é relevante para falar sobre as aplicações de Inteligência Artifical no Marketing Digital.

>> Conheça o Manifesto da RD Station sobre Inteligência Artificial

O que é Machine Learning

Machine Learning é mais fácil de conceituar: é a habilidade de uma máquina ou sistema aprender sem necessidade de programação. Quem deu essa definição foi Avinash Kaushik, um especialista no assunto que já deu uma entrevista bem legal para a RD.

Para esse aprendizado, os computadores identificam padrões em uma grande quantidade de dados. A partir dessas informações, fazem previsões com alta precisão, lançando mão de algoritmos e técnicas estatísticas.

Dessa forma, o Machine Learning pode auxiliar empresas de diversos setores. Quer um exemplo do seu dia a dia? As sugestões que sites de ecommerce lhe apresentam após uma compra. Elas são o resultado da análise de milhões de interações de consumidores.

Os dois lados dessa relação têm vantagens: você recebe promoções que fazem sentido para o seu perfil, enquanto a empresa pode fazer uma nova venda. A Inteligência Artificial ajuda a criar uma relação de fidelização natural.

Então qual o objetivo da Inteligência Artificial? 

Na prática, as ferramentas de Inteligência Artificial surgem e evoluem para tornar nossa rotina mais ágil e prática.

Mas, conceitualmente, o principal objetivo da IA é simular a inteligência humana, permitindo que máquinas aprendam, raciocinem e tomem decisões de maneira autônoma, otimizando processos e solucionando problemas complexos.

A evolução da Inteligência Artificial 

Se hoje estamos falando com recorrência sobre Inteligência Artificial, esteja certo de que o desenvolvimento deste tipo de tecnologia vem de longe, numa trajetória marcada por uma série de inovações e descobertas e que moldaram a forma como interagimos com a IA ao longo do tempo.

Confira a evolução da Inteligência Artificial na timeline abaixo.

Timeline da IA

  • 1950: Teste de Turing – Alan Turing propõe um método para determinar se uma máquina pode ou não ser considerada inteligente, dando início ao campo da IA.
  • 1956: Nascimento oficial da IA – John McCarthy cunha o termo “Inteligência Artificial” na Conferência de Dartmouth, marcando o início formal da pesquisa em IA.
  • Década de 1960: Primeiros programas de IA – Surgem os primeiros programas de IA, como o ELIZA, que simulava um terapeuta rogeriano.
  • Década de 1970: Backpropagation – Introdução do algoritmo de retropropagação, fundamental para o treinamento de redes neurais.
  • Década de 1980: Sistemas especialistas – A IA ganha destaque comercial com sistemas especialistas, programas que imitam o raciocínio de um especialista em um domínio específico.
  • Década de 1990: Algoritmos genéticos e máquinas de vetores de suporte – Novas técnicas são introduzidas, ampliando as capacidades da IA.
  • Década de 2000: Deep Learning – Com o avanço do poder computacional e a disponibilidade de grandes conjuntos de dados, as redes neurais profundas começam a dominar tarefas de IA, como reconhecimento de imagem e voz.
  • Década de 2010: Assistentes virtuais e IA em dispositivos – Siri, Alexa e Google Assistant tornam-se parte do cotidiano, enquanto a IA é incorporada em diversos dispositivos e aplicações.
  • Década de 2020: IA Generativa – Surgem ferramentas avançadas como ChatGPT e Bard, que utilizam modelos de linguagem de última geração para gerar texto de forma autônoma e coerente.
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Como funciona a Inteligência Artificial?

A chegada de ferramentas como ChatGPT e Bard, por exemplo, com seu formato semelhante às salas de bate-papo, tem como grande mérito aproximar a IA do usuário comum e tornar mais fácil seu uso e funcionamento. Ou seja, não preciso ser um expert em tecnologia para compreender a melhor forma de tirar proveito dessa tecnologia.

De todo o modo, saiba que a Inteligência Artificial é uma combinação de algoritmos, dados e modelos de computação que permitem que máquinas realizem tarefas que, até então, eram exclusivas da capacidade humana, como reconhecimento de voz, tomada de decisões e tradução de idiomas. 

O funcionamento da IA pode ser dividido em etapas sequenciais, cada uma com sua importância e complexidade, como você confere a seguir:

📊 Coleta de Dados

Esta é a fase inicial e uma das mais cruciais. A IA, especialmente os modelos de aprendizado de máquina, requer uma vasta quantidade de dados para serem treinados. Estes dados podem vir de diversas fontes, como bancos de dados, sensores, interações online e muitos outros. Quanto mais qualitativo e diversificado for o conjunto de dados, melhor será o treinamento do modelo.

🔍 Processamento

Uma vez coletados, os dados passam por algoritmos específicos que os processam e analisam. Esta etapa envolve a limpeza (remoção de dados irrelevantes ou errôneos) e a transformação dos dados em um formato que possa ser facilmente interpretado e utilizado pelos modelos de IA.

🧠 Aprendizado

Com os dados processados em mãos, a máquina começa a aprender. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina, a IA identifica padrões, correlações e anomalias nos dados. Este aprendizado pode ser supervisionado (onde a máquina é treinada com dados rotulados) ou não supervisionado (onde a máquina tenta identificar padrões por conta própria).

🤖 Aplicação

Após o aprendizado, a IA está pronta para ser aplicada em tarefas específicas. Seja reconhecendo imagens, traduzindo textos, fazendo previsões ou qualquer outra tarefa, a IA utiliza o conhecimento adquirido para realizar ações de forma autônoma e precisa.

Para que serve a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial não apenas otimiza processos, mas também traz insights valiosos, tornando as estratégias de negócios e marketing mais embasadas e eficazes.

Destacamos a seguir das aplicações de IA, especialmente focando em ferramentas recentes e sua influência no mundo do trabalho e do marketing:

🤖 Chatbots e Assistentes Virtuais

Além de Siri e Alexa, temos ferramentas como ChatGPT que podem gerar textos coerentes, responder perguntas e interagir com usuários em tempo real. Eles otimizam o atendimento ao cliente, oferecendo respostas rápidas e precisas 24/7 via Chatbot.

>> Leia também: Chatbot para WhatsApp: o que é, como criar, vantagens, dicas e como escolher a melhor integração 

📈 Análise de dados para marketing

A IA pode analisar grandes conjuntos de dados de clientes para identificar tendências, padrões de compra e preferências, ajudando as empresas a criar campanhas de marketing mais direcionadas.

✍️ Geração de conteúdo

Ferramentas como ChatGPT e Bard podem criar conteúdos, desde artigos a descrições de produtos, otimizando o tempo de redatores e garantindo consistência.

🎯 Segmentação de leads

A IA analisa dados demográficos, comportamentais e de compra para segmentar o público, permitindo campanhas de marketing mais personalizadas.

>> Leia também: Segmentação de Leads: gere mais resultados com seus contatos 

📊 Otimização de campanhas publicitárias

Através da análise em tempo real, a IA pode ajustar campanhas para maximizar o ROI, alterando parâmetros como orçamento, público-alvo e canais de distribuição.

📉 Previsão de vendas

Com base em dados históricos e tendências de mercado, a IA pode prever vendas futuras, ajudando empresas a planejar estoques e estratégias de marketing.

🔄 Automação de processos

Desde a automação de tarefas administrativas até a gestão de campanhas de Email Marketing, a IA pode assumir tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas.

Demonstração Automação de Marketing RD Station

Qual a importância da Inteligência Artificial? 

Você chegou até aqui e já tem uma boa noção sobre a importância crescente da Inteligência Artificial. E isso pode ser conferido na prática, mas vale ressaltar que a IA é importante por que, entre outras ações:

  • Juntamente com outras tecnologias como IoT (Internet das Coisas) e Big Data, renova a maneira como as indústrias operam, tornando-as mais ágeis, eficientes e adaptáveis às mudanças.
  • Permite que empresas tomem decisões mais informadas, analisando vastas quantidades de dados, o que resulta em estratégias mais eficazes e respostas mais rápidas a crises ou oportunidades.
  • No mundo do marketing e do varejo, permite a personalização em escala, oferecendo experiências únicas para cada cliente com base em seus comportamentos, preferências e histórico de compras.

Quais os benefícios da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial traz consigo uma série de benefícios que transformam e otimizam diversos setores, rotinas e tarefas. E por isso, não é exagero dizer que a IA já está redefinindo a maneira como os negócios operam tanto internamente quanto externamente na relação com o mercado e os consumidores.

Veja alguns dos benefícios gerados pelas IAs:

  • Automação de tarefas repetitivas: A IA pode assumir tarefas rotineiras, liberando a força de trabalho para se concentrar em atividades mais estratégicas e criativas.
  • Análise de dados em grande escala: Com a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados rapidamente, a IA oferece insights valiosos que seriam difíceis ou impossíveis de serem obtidos manualmente.
  • Tomada de decisões mais precisa: Através da análise de dados e aprendizado contínuo, a IA pode ajudar na tomada de decisões mais informadas e precisas.
  • Melhoria na experiência do usuário: Seja através de chatbots, recomendações personalizadas ou interfaces intuitivas, a IA melhora a interação e satisfação do usuário.
  • Redução de custos operacionais: Ao otimizar processos e automação, a IA pode significar uma redução significativa nos custos operacionais de uma empresa.
  • Inovação acelerada: A IA pode auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções, acelerando o processo de inovação.
  • Aumento da produtividade: Com a automação e otimização de tarefas, a produtividade geral de uma organização pode ser significativamente aumentada. Na pesquisa Panorama de Marketing 2023, essa foi a tendência mais forte apontada pelos respondentes, como mostra o gráfico abaixo.
Tendências de Marketing

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um campo vasto e diversificado, com várias subáreas e especializações. Embora ferramentas como ChatGPT tenham ganhado destaque recentemente, é essencial entender que existem diversos tipos de IA, cada um com suas características e aplicações. Vamos explorar alguns dos principais:

🤖 Chatbots 

  • Descrição: Atendimento ao cliente automatizado. 
  • Aplicação: Suporte ao cliente, assistentes virtuais, e interações em tempo real.

🧠 Machine Learning 

  • Descrição: Máquinas que aprendem com dados. 
  • Aplicação: Previsão de vendas, reconhecimento de padrões, e recomendações personalizadas.

>> Leia também: Machine Learning: o que é e como aplicá-lo ao Marketing Digital 

📸 Visão computacional 

  • Descrição: Reconhecimento e processamento de imagens. 
  • Aplicação: Reconhecimento facial, diagnósticos médicos por imagem, e análise de sentimentos em eventos.

🗣 Processamento de Linguagem Natural (PLN) 

  • Descrição: Compreensão e geração de linguagem humana. 
  • Aplicação: Tradução automática, análise de sentimentos em textos, e geração de conteúdo.

Onde podemos encontrar Inteligência Artificial? 

Como visto acima, a Inteligência Artificial está presente em diversos setores, desde saúde até finanças. No contexto empresarial, especialmente em marketing e vendas, a IA pode auxiliar na análise de comportamento do consumidor, segmentação de público e personalização de campanhas.

E pode, por exemplo, contribuir para uma rotina mais eficiente no Marketing Digital da empresa, como vamos ver a seguir.

Usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Os principais usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital passam por Machine Learning. A seguir, listamos algumas ações que já combinam as duas coisas:

Qualificação de Leads

A mensuração das contribuições do time de Marketing para o aumento da receita da empresa é cada vez mais precisa e rápida. Saber o que gera mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL) é um dos muitos benefícios que o Machine Learning traz.

Com ele, a Inteligência Artificial ajuda a qualificar de forma muito precisa as listas de clientes e os prospects, usando dados relevantes disponíveis online. Assim, eles podem construir um ideal customer profile (ICP).

A cada venda feita, os dados vão sendo atualizados, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas, ajudando os vendedores e pré-vendedores a economizarem tempo. Assim, podem priorizar os Leads mais qualificados e canalizar esforços de vendas para os locais e estratégias corretas.

Mídia paga

A Inteligência Artificial também pode ajudar a criar anúncios mais personalizados, chegando  a serem específicos para uma única pessoa. A partir das informações que você fornece para criar os anúncios, o Machine Learning interpreta qual combinação faz mais sentido para determinado perfil de cliente, usando as informações que os consumidores fornecem.

Isso inclui seus dados e também seu comportamento na internet, como sites que ele visita, onde ele clica etc. O Google anunciou que, em breve, todos os anúncios vão ser otimizados na sua plataforma por meio do Machine Learning.

Chatbots

Os simpáticos e prestativos chatbots já estão por todos os lados na internet. Pois eles também se utilizam do Machine Learning para auxiliar um visitante em determinado site.

Os bots de serviço ao cliente usam o processamento de linguagem natural e os dados de atendimento ao cliente. Assim, respondem perguntas comuns, melhorando a qualidade dessas respostas ao longo do tempo.

TALLOS

Sistemas de recomendação

Amazon, Netflix e Spotify estão sempre tentando acertar o seu gosto, não é? Nem sempre acertam, mas a verdade é que os mecanismos de recomendação online utilizados por essas plataformas são sim bons exemplos de como funciona o Machine Learning.

Esse tipo de Inteligência Artificial usa dados coletados de milhões de usuários e compradores. Dessa forma, pode prever itens que você gostará, de acordo com suas compras anteriores, hábitos de visualização e correlações mais comuns entre os usuários.

Marketing de Conteúdo

Antes de entrar neste item, vale lembrar: textos produzidos com criatividade e que buscam um diálogo verdadeiro com o leitor são essenciais para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Isso posto, é possível usar Machine Learning para analisar dados, criar novas ideias e construir uma estratégia de conteúdo personalizada.

Ou seja, profissionais de Marketing podem ter mais chances de criar conteúdos mais eficientes, personalizados e que gerem mais valor. Além disso, torna-os mais fáceis de serem encontrados pelos mecanismos de busca.

Evitar o churn

O churn também pode ser impactado positivamente. Ao invés de depender de abordagem caras e demoradas para minimizá-lo, o Machine Learning usa modelos de risco para ajudar a determinar como ações para evitar o churn geram, de fato, resultados.

Assim, profissionais de Customer Success, por exemplo, podem levar em consideração quando e como devem intervir para reduzir a probabilidade de churn, e também para calcular o lifetime value (CLV).

Mitos e verdades sobre Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, sendo uma área em rápido crescimento e evolução, é cercada por uma série de concepções equivocadas. Por isso, compreender a diferença entre mitos e verdades é essencial para abordar a IA de maneira informada e aproveitar ao máximo suas potencialidades.

Pensando nisso, fomos ao ChatGPT e pedimos para a ferramenta de IA Generativa reunir os principais mitos e verdades sobre Inteligência Artificial. Confira.

MitosVerdades
IA substituirá todos os empregos.IA criará novos empregos e otimizará tarefas, mas não substituirá todas as profissões.
IA tem consciência.IA não possui emoções ou consciência porque opera com base em dados e algoritmos.
IA é infalível.IA pode cometer erros, especialmente se treinada com dados imprecisos.
IA pode aprender qualquer coisa por conta própria.IA precisa ser treinada e orientada; não pode aprender tudo autonomamente.
IA entende emoções humanas.IA pode reconhecer padrões, mas não “sentir” ou “entender” emoções como os humanos.
Somente grandes empresas podem se beneficiar da IA.Empresas de todos os tamanhos podem aproveitar as vantagens da IA.
IA é uma ameaça à humanidade.Com regulamentações e uso ético, a IA pode ser uma ferramenta benéfica e não uma ameaça.
IA e robótica são a mesma coisa.IA é sobre software e algoritmos; robótica é sobre hardware e movimento físico.
IA pode ser completamente imparcial.IA pode ter viés, especialmente se os dados usados para treiná-la forem tendenciosos.
Aprendizado de máquina e IA são a mesma coisa.Aprendizado de máquina é um subcampo da IA focado em permitir que máquinas aprendam com dados.

Inteligência Artificial no RD Station

Convencido de que aderir ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial é um caminho sem volta e que muito em breve deixará de ser uma opção, mas sim uma necessidade competitiva?

Então te convidamos para conhecer a Lista Inteligente do RD Station Marketing, um exemplo prático da aplicação da IA no Marketing Digital da sua empresa. Veja um vídeo abaixo sobre essa funcionalidade.

Esta ferramenta utiliza a Inteligência Artificial para identificar contatos com maior probabilidade de se tornarem clientes, otimizando o processo de vendas e garantindo uma abordagem mais assertiva.

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