KPIs para SEO: saiba como escolher os mais relevantes para o seu negócio

Os KPIs para SEO precisam compor a base da sua estratégia e agir como uma forma de mensurar o sucesso e a progressão, mas é necessário saber quais indicadores escolher

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Hubify7 de junho de 2022
Semana da Transformação Digital

Os principais KPIs (Key Performance Indicators) para SEO (Search Engine Optimization) são os seguintes:

  • Sessões orgânicas
  • Visitantes únicos
  • Número de visualizações de página
  • CPL
  • Backlinks
  • Ranking de palavras
  • Taxa de rejeição

No Marketing Digital, temos acesso a diversos dados todos os dias. No entanto, se desejarmos “abraçar o mundo” e analisar todas essas informações, certamente não teremos uma estratégia bem sucedida.

Por isso, entender o que é realmente importante para o seu negócio e quais são seus objetivos a curto e longo prazo são passos fundamentais no momento de definir quais métricas devem ser acompanhadas.

Afinal, somente dessa maneira será possível filtrar apenas os dados necessários, de modo a compreender se tudo está ou não performando da forma correta. Segundo pesquisas, 78,1% das empresas que documentam sua estratégia se consideram bem-sucedidas. Já em companhias que não fazem essa documentação, a porcentagem cai para 25,2%. 

Aqui, os KPIs para SEO se destacam por serem indicadores que avaliam o desempenho de um site no ranking de buscadores. Traduzindo, eles são informações que indicam se as páginas do domínio têm maiores chances de serem encontradas pelo Google, por exemplo.

Quer saber mais sobre os KPIs para SEO, conhecer os principais e aprender como definir os melhores indicadores para sua empresa? Então, acomode-se e aproveite a leitura! 

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O que são KPIs?

Os Key Performance Indicators (KPIs) (no português Indicadores-chave de Performance),  são uma maneira de mensurar se uma ação ou, até mesmo, um conjunto de ações está correspondendo às metas desenhadas pela empresa.

Vale destacar que um KPI pode ser um número ou uma porcentagem. Por exemplo, se quisermos conferir quantas páginas um usuário viu no blog durante uma visita, teremos um número, 5 páginas por visita (supondo). Já se observarmos a taxa de rejeição do mesmo blog, o resultado será apresentado em percentual, 45%. 

>> Leia mais: O que é KPI e tudo o que você precisa saber sobre os Indicadores de Negócio

Como definir os KPIs para SEO do seu negócio?

Antes de tudo, é importante ter em mente um ponto: os KPIs estão intimamente conectados às metas da empresa. Eles são os responsáveis por medir a performance de cada um dos objetivos. 

Então, qualquer dado pode ser considerado como KPI? Depende! Foque em entender quais indicadores são relevantes para o site da sua empresa, afinal, isso varia de acordo com cada estratégia.

Outro passo imprescindível é observar informações que podem ter critérios significativos de comparação. Sim, você até pode elaborar um parâmetro exclusivamente seu, porém não será possível verificar o desempenho dele frente à concorrência.

Para finalizar, faça a coleta, armazenamento, organização e análise da quantidade ideal de KPIs para SEO. O equilíbrio é a regra do jogo: não precisa acompanhar inúmeros indicadores que não são relevantes para a sua empresa, mas monitorar poucos dados pode ser insuficiente para ter um bom embasamento.

Quais são os principais KPIs para SEO?

Agora que já entendemos o que são os KPIs para SEO e como devemos definir os melhores indicadores, de acordo com cada estratégia, chegou o momento de conferir quais são os principais. Acompanhe!

Sessões orgânicas

De modo geral, as sessões orgânicas medem as visitas no site a partir de pesquisas feitas em motores de busca, como o Google. 

Uma sessão é constituída por uma visita ao site, pelas ações realizadas pelo internauta durante essa visita e, depois, pela saída dessa pessoa da página. 

Importante: um único usuário pode ser responsável por várias sessões.

E, se o número de sessões orgânicas está alto, significa que os conteúdos estão otimizados para SEO.

Visitantes únicos

O nome desse KPI para SEO é bem sugestivo, não é mesmo? Esse indicador examina quantos visitantes únicos acessaram seu site.

Aqui o que vale é a capacidade que as páginas têm para atrair diferentes usuários

#FicaADica: é possível cruzar sessões orgânicas e visitantes únicos para descobrir, por exemplo, a quantidade de sessões médias por usuários.

Número de visualizações de página

Também conhecidas como pageviews, o número de visualizações de página indica o número de views em determinada página durante um período de tempo.

Mas, para que esse indicador serve? Para verificar quais conteúdos têm maior capacidade de atração de acessos.

CPL

O Custo por Lead (CPL) é um dos KPIs para SEO e informa qual é o valor que as campanhas estão pagando por cada Lead adquirido.

Resumidamente, com o CPL é possível ter um controle detalhado sobre a quantidade de visitantes que foram convertidos e o gasto envolvido nessas ações. Como a captura de Leads é parte importante na estratégia de SEO, essa é uma métrica fundamental para ajudar a direcionar esforços e recursos.

Backlinks

Os backlinks são nada mais do que links feitos de um site para outro. Ou seja, os motores de busca entendem os backlinks como uma espécie de indicação, se um outro site fez um link para o seu, é porque ele acredita que o seu conteúdo é de qualidade, certo?

Desse modo, a cada link recebido os sites ganham autoridade, e quanto maior a sua autoridade, mais altas são as suas chances de conquistar bons rankings.

Atualmente, os backlinks são um dos três principais fatores de rankeamento do Google, sabia? Por isso, é essencial saber qual é a saúde atual dos seus links. Tanto em termos de conseguir links novos, quanto de descobrir links tóxicos que possam aparecer.

Ainda, podemos separar esse indicador em dois KPIs para SEO:

Número de backlinks conquistados

Nesse ponto, os backlinks são fundamentais para trazer autoridade ao domínio. Assim, esse indicador mensura quantos novos links externos o site conseguiu em determinado período.

Número de sites de autoridade

Um pouco diferente do item anterior, esse KPI contabiliza um link building de mais qualidade. Sendo assim, ele calcula os novos backlinks adquiridos em campanha.

Ranking de palavras

Esse é um dos KPIs para SEO mais falados. O ranking demonstra quais são as palavras-chave que estão indexando no seu site e em qual posição estão quando uma pesquisa é realizada.

Qual é a função desse indicador? Ao analisar o ranking de palavras, você pode compreender se os termos ranqueados estão ou não relacionados ao conteúdo da página, por exemplo.

Taxa de rejeição

Através de ferramentas, pode-se verificar quantos usuários acessaram o site e saíram logo em seguida, sem executar nenhuma ação. Uma delas é o Google Analytics, por exemplo.

Atenção: é muito importante ficar de olho no percentual da taxa de rejeição, que geralmente varia entre 40 e 60%. Se esse KPI para SEO estiver muito alto, significa que o seu site não atendeu às necessidades ou expectativas do usuário e o conteúdo precisa ser melhorado.

>> Leia mais: O que é Taxa de Rejeição (Bounce Rate) e por que isso é importante para sua empresa

Tempo de carregamento da página

Vamos ser sinceros, você tem paciência para ficar esperando algo que demora muito? Certamente sua resposta é não.

Isso também vale para os motores de busca e para os visitantes do seu site. Ou seja, se a página demora a carregar, ninguém terá vontade de aguardar até que todo o conteúdo apareça. Segundo o Google, o tempo ideal é 0,5 a 2 segundos de espera.

Tráfego orgânico 

O tráfego orgânico é o número que mostra os usuários do site que vieram direto dos resultados de pesquisa de buscadores, como o Google. Isso é, uma pessoa pesquisou uma palavra na internet e encontrou o seu site como resultado dessa busca.

Com esses dados, você pode entender se o seu conteúdo está otimizado para SEO e se o público não está tendo dificuldades para encontrá-lo.

Impressões orgânicas

As impressões orgânicas consistem na quantidade de vezes que um determinado usuário viu um link para o seu site quando realizou uma pesquisa na internet. 

Dessa maneira, é possível perceber como está o alcance do seu conteúdo diante de uma palavra-chave específica.

CTR

A Taxa de Cliques, em inglês Click-Through Rate (CTR), faz parte dos KPIs para SEO e aponta a relação entre cliques e impressões. Resumindo, esse KPI para SEO mede o percentual de cliques em comparação ao total de exibições do anúncio.

Se um anúncio recebeu 200 cliques e foi exibido 2.000 vezes, significa que o CTR é de 10% (2000 ÷ 200).

E aí, quais são os seus KPI para SEO?

Depois de todos os pontos tratados no decorrer do conteúdo, ficou mais simples de entender o universo dos KPIs para SEO, certo? 

Mas, para assegurar que seu site tenha uma boa visibilidade, é fundamental acompanhar os indicadores de perto. E, com uma visão estratégica, é preciso analisar quais dados são relevantes para os objetivos do seu negócio.

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa! Pense quais são as metas para o site da sua empresa, defina seus KPIs para SEO e obtenha informações preciosas para dar os próximos passos na sua estratégia!

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