Esse post contém um kit gratuito sobre o assunto para download. O link está no fim do texto :)
Você sabe se os seus Leads são realmente qualificados?
Quando iniciamos uma estratégia de Inbound Marketing, uma das primeiras ações a serem feitas é gerar Leads.
O problema é que, sem um planejamento básico ou um entendimento desse processo de aquisição, muitas empresas acabam desperdiçando tempo, esforço e investimentos, já que nem todos os Leads gerados clientes em potencial.
[index title="Índice"]O que são Leads qualificados?
Já falamos em muitos posts e materiais sobre como a geração de Leads é importante no Inbound Marketing. Contudo, a verdade é que nem todos devem ser abordados pelo time de vendas.
Isso acontece por duas razões:
- O Lead pode não ter interesse real na sua solução;
- O Lead ainda não está pronto e precisa passar por uma nutrição.
Para ter a certeza de que o Lead é um potencial cliente, ele precisa passar por alguns critérios de qualificação.
Essa é uma maneira eficiente de lidar com a sobrecarga de Leads, pois evita perda de tempo com aqueles que têm baixo potencial de compra.
O importante é investir mais tempo naqueles com probabilidade de compra maior.
A qualificação consiste em classificar e separar os Leads em basicamente 3 grupos:
- Bons Leads que estão com intenção de compra clara (grande potencial);
- Bons Leads que ainda não estão no momento certo da compra;
- Leads ruins para vendas (geralmente pessoas que apenas estão interessadas no seu conteúdo, mas que não conseguiriam aproveitar seu produto).
Os Leads do primeiro grupo são os ideais de serem passados para o time de vendas.
Já os do segundo devem passar por um processo de nutrição antes que os vendedores entrem em contato.
>> Leia também: Como atrair e gerir Leads com o RD Station Marketing
Como gerar Leads qualificados para minha empresa?
Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando iniciam uma estratégia de Inbound Marketing.
E ela é realmente importante, pois sem um planejamento básico e um entendimento da mecânica de geração de Leads seus esforços e investimentos podem ir por água abaixo, deixando sua empresa sem oportunidades de negócio.
Para ter uma forte estratégia de geração de Leads qualificados, os passos que recomendamos são:
1. Planejamento e produção de conteúdo
O que você precisa estudar nessa etapa (clique no link para acessar o material):
- Ferramenta Gerador de Jornada de Compra, para definir e conhecer de forma rápida e fácil os passos que os seus potenciais clientes dão até estarem prontos para comprar seu produto ou serviço;
- Webinar + template Como produzir conteúdo com eficiência, um passo a passo que seguimos na produção dos nossos conteúdos e um template para você ganhar produtividade no trabalho;
- eBook 28 tipos de oferta para geração de Leads, para conhecer 28 tipos de oferta que você pode criar para aumentar sua base de contatos e alavancar seus resultados.
2. Atração
O que você precisa estudar nessa etapa (clique no link para acessar o material):
- eBook Guia Definitivo da Geração de Leads, para aprender como transformar seus canais de marketing em máquinas de conversão;
- eBook Introdução à Gestão de Redes Sociais, para saber como definir uma estratégia para sua empresa e aprender a gerar resultados com as redes sociais;
- eBook + Checklist Guia da Mídia Paga para Inbound Marketing, para ver, na teoria e na prática, como atrair mais clientes através de canais pagos como Google AdWords, Facebook Ads e Native Ads.
3. Conversão
O que você precisa estudar nessa etapa (clique no link para acessar o material):
- Checklist Como fazer uma Landing Page: o passo a passo para criar páginas com foco em conversão e geração de Leads;
- eBook Landing Pages na prática: para você ver na prática como uma Landing Page pode ajudar a sua empresa a gerar mais oportunidades de negócio;
- Kit Guia do Teste A/B: tudo o que você precisa saber para otimizar suas taxas de conversão com base em experimentos.
Para facilitar seu estudo, reunimos todos os conteúdos acima em um único material.
Fizemos o kit Geração de Leads Qualificados, um compilado com diversos recursos para ajudar você a gerar Leads que realmente são oportunidades de negócio para sua empresa.
Você pode fazer aqui o download gratuito do kit ou preencher o formulário abaixo.