Legendas para fotos no Instagram: como gerar mais engajamento com a ferramenta de inteligência artificial da RD Station

Criar textos que engajam é um processo essencial para ter bons resultados nas redes sociais, mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Entenda como escrever legendas para fotos no Instagram com a ajuda do Gerador de Legenda para Instagram da RD Station.


Você já se perguntou sobre a importância das legendas para fotos no Instagram? Garantir presença nas Redes Sociais é uma forma de aumentar a relevância e criar uma conexão mais próxima com o público. Mas não são apenas as fotos e vídeos que merecem atenção durante a criação de conteúdo para esse canal.

Segundo o Panorama de Marketing 2023 realizado pela RD Station, a atuação nas Redes Sociais é a principal estratégia utilizada pelos times de Marketing. Dessa forma, não basta escolher fotos bonitas e investir no design das publicações.

Preocupar-se com o texto que você coloca na legenda também é um passo importante para gerar engajamento. E existem boas práticas para criar legendas para posts no Instagram que atraiam o público, como usar o tom de voz da marca e ser claro na hora de se comunicar.

Então, se você quer entender como criar boas legendas para fotos no Instagram e ainda contar com a ajuda da Inteligência Artificial, continue a leitura!

Exemplos de legendas para fotos no Instagram

As marcas estão no Instagram para vender, cultivar uma relação mais próxima com seu público ou até construir autoridade no mercado. No entanto, seja qual for seu objetivo, é importante considerar algumas dicas na hora de criar legendas para fotos no Instagram.

Existem algumas regras básicas de copywriting que irão te ajudar a criar textos que chamam a atenção, garantindo mais curtidas, compartilhamentos e cliques no seu link da bio.

A seguir, confira algumas dicas e exemplos para criar textos para seus posts no Instagram.

Chame a atenção na primeira frase

Você quer que as pessoas leiam a legenda da sua foto no Instagram até o final, certo? Por isso, uma boa dica é aproveitar as primeiras linhas do texto para chamar a atenção.

Isto porque você aumenta as chances do público se interessar pelo conteúdo e continuar lendo. Além disso, o Instagram mostra só as primeiras linhas no feed e o usuário precisa clicar em “mais” para terminar a leitura.

A seguir, confira um exemplo de legenda que aproveita as primeiras linhas para atrair a atenção:

🔥 A Black Friday chegou e nossa vitrine está pegando fogo! 🔥

Venha conferir as promoções imperdíveis que preparamos para vocês, fashionistas de plantão!

💃🛍️ venha nos visitar e garanta as melhores peças com descontos incríveis.

#BlackFriday #ModaFeminina #PromoçõesImperdíveis #VemPraLoja

Seja claro e objetivo

Quando sua marca está compartilhando conteúdo nas Redes Sociais, está competindo pela atenção do usuário. Amigos, familiares e outras marcas também estão publicando fotos, vídeos e chamando para realizar ações.

Por isso, ser claro e objetivo na mensagem que você quer transmitir pode fazer a diferença nos seus resultados. Uma forma de manter o seu texto com um bom tamanho é revisar o que você escreveu e cortar as palavras que não agregam à mensagem que sua marca quer passar.

Veja um exemplo de um texto que passa a mensagem de forma simples:

📚🚀 Descubra o poder da Inteligência Artificial no Marketing! 🤖✨

Aumente a produtividade e eficiência do seu time de marketing com nosso ebook exclusivo. 

📖💡 Baixe gratuitamente agora mesmo. Link na bio!

#InteligênciaArtificial #MarketingDigital #EbookGratuito #Produtividade #Eficiência

Inclua uma chamada para ação

Qual é o objetivo da sua publicação no Instagram? As possibilidades são inúmeras, entre elas, gerar engajamento, ganhar seguidores, impulsionar os acessos a uma loja virtual ou material rico e assim por diante.

Independentemente do objetivo, é interessante deixar ele claro no seu texto, por meio de uma um Call-to-Action (chamada para ação ou CTA). Portanto, inclua o que você deseja que o leitor faça após ler a sua publicação, como curtir o post ou acessar o link da bio.

O exemplo a seguir mostra na prática como usar um bom CTA:

📚✨ Novidades fresquinhas na nossa loja virtual! Venha conferir a nossa nova coleção de agendas para 2024 e se apaixonar pelos designs incríveis!

🎉💖 Corre lá na nossa bio e garanta a sua antes que acabem!

#PapelariaOnline #Agendas2024 #Novidades

Aproveite os emojis

Além de completar o sentido da mensagem, os emojis podem ajudar a deixar o texto com a cara da marca. Também, podem servir para direcionar a atenção para trechos importantes das Legenda para fotos no Instagram, como nos exemplos que compartilhamos acima.

Portanto, use os emojis como um recurso extra na criação do seu texto para posts do Instagram. Mas cuidado: usar emojis de forma exagerada ou que não tenham relação com a mensagem pode prejudicar a sua marca. 

Para acertar na escolha, opte por emojis simples de entender e dê preferência para aqueles que você já tem costume de usar. Assim, as pessoas podem associar sua marca a determinados elementos.

Não se esqueça das hashtags

Por fim, pense nas hashtags que têm relação com sua marca e com o conteúdo que você está compartilhando. Você pode optar por usar uma hashtag relacionada à marca em todas as publicações, seguida de mais três ou quatro opções, relacionadas ao conteúdo específico do post.

Aqui também vale prestar atenção na quantidade. As hashtags servem para reunir as publicações relacionadas a determinado tema. No entanto, se você usa uma hashtag muito ampla, pode alcançar pessoas que não têm interesse na publicação ou mesmo estão em outros países, que a sua marca sequer atende.

Portanto, seja estratégico na escolha das hashtags e evite o exagero. Uma boa prática é usar até 5 hashtags, como fizemos nos exemplos acima. Assim, o texto não fica poluído e você consegue usar as opções que realmente estão relacionadas à publicação.

💡 Dica da RD: aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University para entender melhor o funcionamento dessas redes sociais.

O que é o Gerador de Legenda para Instagram da RD Station? 

Se você quer ser mais eficiente na hora de criar legendas para fotos do Instagram, agora pode contar com o Gerador de Legenda para Instagram da RD Station.

Essa é uma ferramenta gratuita de Inteligência Artificial, desenvolvida e treinada pela RD Station especificamente para gerar textos que seguem as boas práticas apresentadas neste artigo. Isto quer dizer que a ferramenta irá entregar resultados mais adequados, que podem ser utilizados para ganhar eficiência na sua estratégia nas Redes Sociais.

O Gerador pode ajudar profissionais de Marketing, criadores de conteúdo e empreendedores a criarem legendas para chamar a atenção e engajar o público. No fim das contas, você terá mais tempo para focar na estratégia e conquistar resultados cada vez melhores.

Como funciona o Gerador de Legenda para Instagram da RD Station? 

A ferramenta é simples e intuitiva, permitindo criar várias opções de legendas para fotos no Instagram, de acordo com as informações inseridas.

Para usar o Gerador, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o Gerador de Legenda para Instagram da RD Station, é gratuito.
  • Insira o assunto do seu post, com detalhes. Você também pode especificar o tom de voz ou algum elemento específico que você queira ver no texto.
  • Por fim, clique em “gerar legenda”. O resultado irá aparecer ao lado, você pode copiar e colar em um documento ou direto no Instagram.
  • Se você quiser outra opção, clique em “recomeçar” e insira outro pedido.

Todos os exemplos de legendas para Instagram apresentados neste artigo foram criados pelo Gerador. Confira os comandos que utilizamos para gerar cada um deles:

  • Exemplo 1: Vou postar uma foto da vitrine da minha loja de roupas femininas e quero uma legenda chamativa para divulgar as promoções de black friday, chamando as pessoas para visitar a loja.
  • Exemplo 2: Escreva uma legenda simples e objetiva convidando as pessoas para acessar um ebook sobre Inteligência Artificial no Marketing. O link para baixar gratuitamente o material está no link da bio.
  • Exemplo 3: Escreva uma legenda descontraída e simples, convidando as pessoas para conhecer as novidades na loja virtual (link na bio). Trata-se de um e-commerce de materiais de papelaria, que está lançando uma nova coleção de agendas para 2024.

Viu como é fácil? Agora que você já sabe como criar legendas para fotos no Instagram, aproveite para otimizar a sua produção de conteúdo. Você pode usar a sugestão como foi gerada ou editar para incluir mais informações e deixar o texto com a cara da sua marca.

Acesse o Gerador de Legenda para Instagram da RD Station gratuitamente e otimize sua produção de conteúdo!