Live no Instagram: como fazer, dicas, vantagens e mais!

A rede social abre a possibilidade de utilizar o Instagram Stories para a criação de transmissões ao vivo, como entrevistas e webinars

Bruno Volpato
Bruno Volpato27 de março de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

A Live, ou Instagram Live, é um recurso dentro do Instagram Stories para que as pessoas criem suas próprias transmissões ao vivo. Criada em 2016, em 2017 a ferramenta recebeu uma atualização que torna possível ainda convidar amigos e espectadores para participar do vídeo no formato hangout.


Em tempos de coronavírus, as redes sociais ganharam - ainda que por curto período de tempo - uma aura misteriosa, algo como “e agora, como se comportar nas mídias?”. “O que é possivelmente engraçado e o que soaria desastroso?”

Ainda não temos em vista respostas certeiras ou 100% seguras para essas perguntas, contudo, uma coisa é certa: a Live no Instagram Stories tem sido uma escolha unânime entre os mais diversos grupos.

Marcas, influencers, famosos, institutos - e a lista continua... - estão fazendo uso do contato ao vivo e transparente com o público, buscando entender o que ele espera, em qual formato, de que maneira. E tudo isso necessitando apenas de um celular com uma câmera razoável e boa internet!

Em outras palavras, a comunicação empresas-personas neste novo cenário de pandemia vem sendo construída de maneira bilateral, por meio da escuta ativa e do “olho no olho”, ainda que à distância. Juntos estamos tentando entender como prosseguir da melhor maneira, ajudando-nos uns aos outros.

Ficou interessado(a) e também gostaria de se comunicar assim com seus Leads, clientes e público em geral neste momento mais sensível? Então continue a leitura, vamos mostrar passo a passo como fazer uma Live no Instagram, seus benefícios, dicas e mais. ????

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Antes, o que é a função Live do Instagram ou Instagram Live?

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O círculo violeta e o aviso “ao vivo” sinalizam as Lives no Instagram.

A Live, ou Instagram Live, é um recurso dentro do Instagram Stories para que as pessoas criem suas próprias transmissões ao vivo.

Criada em 2016, em 2017 a ferramenta recebeu uma atualização  que torna possível ainda convidar amigos e espectadores para participar do vídeo no formato hangout. Quem inicia a Live pode remover o convidado e adicionar outra pessoa no lugar a qualquer momento ou mesmo sair da transmissão.

Quando o vídeo acaba, é possível compartilhá-lo nos Stories ou descartá-lo. No primeiro caso, ele desaparece após 24h. No segundo, some imediatamente. Também é possível publicá-lo no Facebook.

instagram live

Exemplo de Live no Instagram entre dois amigos.

O que tornam a Live no Instagram Stories interessante para as empresas?

Essa ferramenta abre a possibilidade de utilizar o Stories para diversas outras finalidades - como entrevistas e webinars - além de permitir fazer uma chamada privada com um contato profissional, caso tenha compartilhado a transmissão somente com ele.

Outras opções de uso das Lives no Instagram são:

  • Um bate-papo descontraído entre o time de Redes Sociais da sua empresa (ou outro setor) e o público;
  • Tutoriais;
  • Alcançar uma audiência na rede social que, diferentemente do Snapchat, não é restrita ao público jovem. É uma forma de fazê-los assistir seu conteúdo sem sair do mesmo aplicativo em que já compartilha outros conteúdos, sem ter que ir ao YouTube, por exemplo;
  • Mostrar os bastidores do seu negócio;
  • Lançamentos de novos produtos e soluções.

Seja na empresa, no trabalho home office, em uma viagem ou evento (quando a quarentena acabar!), as Lives são um recurso muito acessível, fácil de usar e que ainda conta com a rapidez de apenas um clique!

Ainda não está convencido(a)? Confira, a seguir, os principais benefícios de utilizar as Lives para se comunicar com sua audiência. ????

>> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

3 vantagens das transmissões ao vivo pelo Instagram

Vamos começar pelo fato de que, atualmente, o Instagram já conta com mais de um bilhão de usuários ativos ao redor do globo. Adicione isso ao fato de que 80% das pessoas afirmaram que preferem assistir a uma Live de uma marca do que ler o blog dela e pronto, já podemos avistar um mar de benefícios!

1. Aumento da visibilidade da marca e engajamento

Lembra do printscreen que mostramos mais acima, com todas as Lives que estavam rolando sinalizadas antes dos stories do restante das pessoas?

Pois é, quando uma transmissão ao vivo está ocorrendo o Instagram destaca o evento, colocando-o em primeiro lugar na barra superior do aplicativo, logo após os seus próprios Stories.

Além disso, como as Lives permitem comentários e interações por parte da audiência - e se este comportamento é estimulado - o engajamento da audiência realmente atinge níveis mais altos. Uma vez que seu público nota que você está realmente pronto(a) para conversar, vários comentários, dúvidas e sugestões começam a pipocar na tela. E você, claro, estará lá, pronto para absorver essas oportunidades da melhor forma, encantando essas pessoas.

>> Leia mais: Fake influencers: o que são, como identificar e quais são seus principais truques

2. Geração de Leads acelerada

Além de colocar as Lives em primeiro na lista de Stories, o Instagram também notifica seus seguidores quando você começa uma transmissão ao vivo - ao menos na maioria esmagadora das vezes.

Já o caráter efêmero das Lives provoca nas pessoas os mais diferentes tipos de sensações: curiosidade, a vontade de clicar e ver o que está acontecendo, quantas pessoas estão participando e também o Fomo - em inglês Fear Of Missing Out -, e em tradução livre, o “medo de perder algo.”

As pessoas possuem a necessidade de fazerem parte do “todo” - ainda mais nas mídias sociais - de estarem antenadas e a par de tudo. Logo, isso explica porque muitas delas optam pelas Lives no Instagram.

Com tudo isso em mente, você pode utilizar esse momento para criar Calls-to-Action (chamadas para uma ação):

  • Compartilhando links de outros materiais da sua marca que sejam pertinentes ao tema da Live;
  • Convidando para a assinatura da sua newsletter;
  • Divulgando uma Landing Page para contato e demais dúvidas, entre outros.

Se o seu conteúdo realmente apresentar qualidade e a intenção por trás dele for boa e sincera, a audiência nem mesmo se importará de fornecer seus dados em troca de informações, no caso, valiosas e úteis.

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3. Crescimento do tráfego orgânico

Se o tema que você está abordando for considerado relevante, automaticamente o compartilhamento do seu conteúdo acontece de maneira mais natural - com amigos e colegas chamando uns aos outros para assistir, bem como possíveis parceiros profissionais.

Logo, o seu material acaba entrando em evidência de maneira orgânica, ou seja: sem nenhum investimento em publicidade.

Outra possibilidade é a de aparecer na aba “explorar” do Instagram, pois é lá onde transmissões com bons níveis de interação vão parar - atraindo a atenção de vários outros usuários!

Como fazer uma Live no Instagram Stories?

Bom, agora que você já conhece os benefícios do Instagram Live, sabe que a ferramenta possui baixo custo e é acessível, mãos à obra: vamos mostrar na prática como entrar ao vivo no Instagram.

Tratam-se de 3 passos simples, vamos lá:

  1. Abra seu Instagram e vá aos Stories, como se fosse criar um;
  2. Na parte debaixo da tela, vão ter algumas opções (criar, cenas, boomerang, etc.). Procure por “Ao vivo” e clique.
  3. Você verá sua imagem - ou o que está filmando - na tela. Pronto, sua transmissão começou!

Quando a Live chegar ao fim, clique em “Encerrar” no canto superior direito da tela. Então, você tem 3 opções:

  • Salvar o vídeo em seu smartphone;
  • Excluir o vídeo;
  • Deixar a Live disponível nos seus stories por 24h.

Dicas para suas Lives bombarem

Você já aprendeu como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram e sabe que existe uma grande chance desta estratégia de conteúdo trazer bons resultados - tendo em vista seus vários benefícios.

Por fim, para ter certeza, basta seguir as dicas que vamos apresentar a seguir para conseguir fazer vídeos, webinars e bate-papos cada vez melhores!

Crie um roteiro

Saber o que você vai falar na Live é essencial para passar confiança ao público, demonstrando que você domina o assunto e, inclusive, está pronto(a) para tirar dúvidas.

Logo, roteirize o que será dito para evitar qualquer dor de cabeça - ou pior, um branco total! Não precisa ser nada muito elaborado, até porque as redes sociais pedem por mais informalidade e humanização das coisas (ou seja, se você falar alguma palavra errada ou confundir alguma fala, se for o caso ria, corrija e siga em frente!).

Alguns tópicos que se complementam - e que você possa espiar, se necessário-, já são o suficiente para não se perder. Lembre-se ainda de agir naturalmente e se deixar levar, incentivando a participação do público e interagindo com ele.

Pense na aparência do cenário de gravação

Contar com um local ideal para a gravação da Live é muito importante - sendo um estúdio com as luzes adequadas e vários aparatos o sonho de todos nós! Contudo, isso não é regra, basta ter criatividade e levar alguns pontos em consideração:

  • Fuja de ambientes muito claros ou muito escuros. Na dúvida, permaneça em frente a uma vidraça e caia nas graças da luz natural!
  • O cenário pode ser divertido e/ou conter vários elementos, apenas tenha em mente que você precisa ser a atração. Logo, muitos itens podem desviar a atenção da audiência.
  • Vai gravar a Live sozinho(a)? Sem problemas, porém aposte em um suporte para o celular. Assim, você garante o enquadramento perfeito em todos os momentos.
  • Pense na sua persona(s) e no estilo dela, no que ela curte e prefere. Dessa forma, saberá qual caminho seguir na hora de pensar na decoração do seu espaço.
  • Não esqueça dos sons ao seu redor, procure um lugar silencioso e tranquilo para gravar a Live, com boa internet para garantir também a qualidade da imagem. Teste ambos - som e imagem - antes de começar para conferir se está tudo certo.

Aposte em interações com o público

Já falamos de relance sobre isso, mas agora vamos deixar claro que, sim, interagir com o público é fundamental para uma Live de sucesso! Excluindo situações únicas - e sérias -, jamais desative os comentários. Do contrário, a audiência pensará que está sempre assistindo a um monólogo sobre você, sua marca e empresa.

Fique de olho nas perguntas dos usuários e responda o que for de encontro ao tema da transmissão e/ou se sentir confortável falando sobre. Contudo, ao menos no início da Live, é importante que você estimule o engajamento, fazendo perguntas para o público, pedindo para que envie comentários, sugestões, dúvidas…

Planeje-se para chamar um convidado. Não é necessário fazer isso sempre, mas considere o engajamento em dobro que a sua transmissão ao vivo terá. Pode ser um amigo, com tudo combinado, ou um estranho, para brincar com o fator aleatoriedade e surpresa - claro, tudo dentro do que está de acordo com o perfil da sua audiência.

Use a Live no Instagram Stories para se comunicar

Podem ser tempos difíceis para nós seres humanos e, claro, para a economia e nossos negócios. Entretanto, acreditamos piamente que a comunicação pode quebrar barreiras e traçar novos rumos - de forma colaborativa, criativa, ainda que digitalmente e à distância.

Nós, aqui da RD, também estamos apostando nas Lives como uma forma de estar mais próximo de você, de nossos clientes e público em geral. Porque prezamos por esse contato e porque também precisamos aprender, sempre e de forma ininterrupta.

Se quiser, confira um de nossos últimos webinars: “Como minimizar impactos da quarentena em Marketing e Vendas”, com André Siqueira, cofundador da RD, e Vitor Peçanha, da Rock Content, disponibilizado gratuitamente aqui.

Comente nos comentários suas próprias estratégias para transmissões ao vivo ou fique à vontade para enviar sugestões. Bons resultados! ????

Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos

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Se quiser aprender mais, acesse nosso material sobre Estratégias de Marketing Digital no Instagram, ele ensina como criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar, tudo o que você precisa para alavancar sua marca.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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