7 estratégias de Marketing Digital para agências de viagens corporativas

De acordo com a Global Business Travel Association, em 2018, os gastos em viagens corporativas devem crescer 6,1%

Jab Consultoria
Jab Consultoria26 de maio de 2018
Semana da Transformação Digital

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Você sabia que entre 2016 e 2017 o mercado de viagens corporativas cresceu 6,6%? Esses são os dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Entre os 12 segmentos avaliados, a pesquisa ainda constatou que a movimentação financeira também saltou. O que estava em pouco mais de 10 bilhões, cresceu para mais de 11 bilhões.

De acordo com a Global Business Travel Association, em 2018, os gastos em viagens corporativas devem crescer 6,1%.

Isso significa que a indústria de viagens a negócios está cada vez mais forte, principalmente com a crescente interdependência econômica do mundo, o que fortalecerá ainda mais o fluxo de viajantes a trabalho.

Por esse motivo, as agências de viagens corporativas também têm grandes oportunidades de negócios, principalmente ao utilizar estratégias de Marketing Digital. Quer ver só?

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Marketing Digital para agência de viagens corporativas

O aumento das viagens corporativas também oferece oportunidades para as agências. Entretanto, um dos maiores desafios do setor de viagens corporativas é, justamente, o de encontrar estratégias de Marketing Digital focadas em suas necessidades.

Afinal, é preciso ir além da criação do site, publicação de posts e campanhas de Email Marketing. Essas ações isoladas não farão com que as empresas que viajam a negócio cheguem até você.

Para encontrar resultados é preciso um planejamento estratégico bem estruturado e focado no B2B (Business to Business).

Confira abaixo 7 estratégias de Marketing Digital para agências de viagens corporativas.

1. Entenda o processo de compra B2B

O primeiro passo é entender que o processo de compra de um cliente B2C é bem diferente do B2B.

Em geral, o tempo na jornada de compra para clientes B2B é maior e as etapas são mais complexas. É por isso que da fase de Aprendizado e Descoberta até a Decisão de Compra podem levar de 6 meses a 1 ano, dependendo do tipo de serviço.

É importante mencionar também que quando falamos do ciclo de vendas, existe ainda o custo de aquisição de clientes. Quanto maior o ciclo de vendas, levando em consideração também o nível de concorrentes, maior o custo de aquisição.

É por isso que para diminuir o custo de aquisição, a agência precisa preparar bem o terreno com diversos níveis de conteúdos para captar o Lead em diversas fases do funil, de acordo com seu estágio na jornada de compra.

2. Entenda quem está por trás da decisão

Tenha sempre em mente que, por trás de toda empresa existem pessoas. Por isso, mesmo a sua comunicação focada em B2B deve ser humanizada.

Além disso, no B2B, você pode se comunicar com pessoas de diferentes cargos e mudar o tom de sua comunicação conforme essa segmentação.

Em estratégias para agências de viagens corporativas, você pode se comunicar desde o viajante executivo, até seu gestor ou uma secretária, que organiza as viagens por lá.

Portanto, saiba exatamente quem está por trás de cada decisão para alinhar suas estratégias de maneira mais assertiva e humana. Nada de parecer um robozinho falando com outra máquina, ok?

3. Diversifique as estratégias

Para agências de viagens corporativas, principalmente as de médio e grande porte, é importante diversificar as estratégias para cada produto/serviço.

Na verdade, esse é o ideal, já que cada serviço pode ter um ciclo de vendas diferente. Já parou para pensar nisso?

4. Marketing de Conteúdo e formatos certeiros

O Marketing de Conteúdo é a estratégia mais eficaz para alavancar sua agência de viagens corporativas, principalmente porque o público B2B consome conteúdo como forma de aprendizado e solução.

Além disso, é preciso entender os formatos de conteúdo que mais atraem esse público, como os estudos de casos e apresentações.

Esses formatos fornecem bons insights e confiabilidade, além de serem um tipo de conteúdo que possui maior durabilidade.

5. Crie sua autoridade no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social bastante segmentada para o público B2B e, por isso, uma ótima oportunidade para você gerar autoridade.

Portanto, otimize o seu perfil, participe de grupos específicos do segmento de viagens corporativas, compartilhe conteúdo e crie o seu próprio. Utilize sua experiência e gere percepção na rede!

6. Funis novos e melhorados para o viajante corporativo

Produzir conteúdo para o viajante corporativo vai além da construção da sua autoridade e da atração dos executivos viajantes. É a partir dele que você vai conduzir seus visitantes para seu funil de vendas e fazê-los virar clientes.

Atualmente, 49% do conteúdo se concentra primeiro no envolvimento do usuário, segundo a Convince & Convert. Entretanto, conforme o visitante caminha para meio e fundo de funil, o foco se transforma para obter maior engajamento.

E é pensando nisso que suas estratégias de marketing devem seguir, entendendo a importância de cada etapa do processo e aperfeiçoando o funil de vendas para os seus viajantes corporativos.

7. Conte com ferramentas para seu controle

Sua agência de viagens corporativas ainda precisa contar com ferramentas de controle de nutrição de Leads e para controle do seu funil de vendas, como um CRM ou um software de automação de marketing.

O ideal é que você evite as planilhas em Excel que dificultam o trabalho do seu time de vendas, deixando o trabalho lento e pouco visível para toda a equipe. Além, claro, de consumir um tempo precioso para outras atividades dos colaboradores.

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