Sem dúvida, todo o mundo – literalmente – já sabe que o Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. Não é porque seu público não é impactado diretamente por esse feriado que você não pode aproveitar o momento para marcar presença.
Essa grandiosidade toda também é refletida nos números. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que em 2020 sejam injetados R$ 8 bilhões na economia com as movimentações de brasileiros e estrangeiros.
E como você pode pegar carona neste evento tão importante para o nosso país, mesmo que seu negócio não tenha relação nenhuma com a folia? Separamos algumas dicas de como você pode se relacionar com seu público e sua base de diferentes maneiras. Levante a mão, entre no clima e já vá fazendo a gestão dos seus contatos com o material abaixo!
Bloco “Entre no Clima”
Se o seu público é animado e a sua comunicação é bem informal e descontraída, entre no clima.
Mostre para os seus Leads como você entende deles e faça um guia com as melhores cidades para curtir o Carnaval.
Se você entende um pouco mais do seu público, melhor ainda: faixa etária, família com crianças, donos de pets, preferência musical etc. Tudo isso pode ajudar você com dicas e opções para se aproximar da sua base e garantir aquela lembrança pós carnaval.
Use e abuse do formato quiz: que tipo de folião você é? Qual a melhor fantasia para o seu carnaval? Qual a cidade tem mais sua cara? Esse tipo de conteúdo engaja e viraliza muito nas redes sociais.
Bloco dos “Paletós”
Sua empresa é B2B ou sua comunicação é formal. Não dá para falar de concurso de fantasia, não é mesmo? Mas dá para dar aquela força para quem tem outro tipo de preocupação para este período.
Uma dica é criar materiais e artigos que mostrem opções de como o Carnaval pode impactar o menos possível no seu negócio. Por exemplo:
- Como garantir que as vendas não caiam durante o Carnaval?
- Como manter sua equipe engajada durante um dos feriados mais importantes do ano?
- Um guia com as principais métricas de produtividade durante feriados.
Um feriado com vários dias como esse traz impactos relevantes para muitas empresas. Fique do lado do seu público e mostre que você entende suas dores. Assim, você se torna cada vez mais uma referência.
Bloco do “Não perca”
Sempre vai ter quem é louco por Carnaval e por algum motivo teve que ficar em casa. Vale a pena ter uma ação específica para quem estará ligado nas redes sociais para ficar por dentro de tudo e ainda por cima aproveitar uma promoção relâmpago.
Não deixe de usar códigos promocionais ou Landing Pages específicas para avaliar o retorno dessas ações. Quem sabe você descobre um nicho de mercado neste período.
Bloco do “Não vem que não tem”
Se você conhece bem o seu público e sua base de Leads, é bem provável que sabe que tem muita gente que usa esses quatro dias para ficar off. Seja para estudar, ler, descansar ou curtir na tranquilidade com a família, você também pode ter sua participação especial nesse momento.
Existem cada vez mais opções de retiros durante o feriado de Carnaval e que podem ser uma ótima opção de guia.
Além disso, se você sabe que sua base gosta de colocar a leitura em dia sempre que possível, aproveite para mandar uma coletânea dos melhores posts, ou aquele eBook imperdível.
Bonde do “Cancelamento”
Tendência do Carnaval 2020, o cancelamento é uma realidade para muitas empresas há muitos anos. Como para muita gente o ano só começa depois do Carnaval, você pode ser surpreendido com muitos pedidos de “churn” já na Quarta-feira de Cinzas. É bom já ter um discurso preparado para evitar essas perdas de clientes.
Não deixe que a ressaca da folia freie seu ímpeto na volta. Esteja preparado para ouvir os argumentos dos clientes que pretende cancelar a sua empresa, mas, principalmente, para oferecer respostas e soluções. Saber como reter clientes é uma arte, que deve estar sempre no seu repertório em qualquer época do ano.
Faça a gestão de seus contatos no Carnaval
É sempre importante lembrar que, quanto mais conhecemos nossa base, maiores são as chances de se relacionar de maneira personalizada. Por isso, aproveite a oportunidade para se aproximar do seu Lead até mesmo de uma forma que seja diferente da habitual.
Por fim, em se tratando de Carnaval, é sempre estar em dia com a gestão dos seus contatos. Antes de cair na folia, baixe o nosso eBooks Gestão de Leads e vá para a avenida com a qualificação funcionando! É só preencher o formulário abaixo.
Post originalmente publicado em fevereiro de 2018 e atualizado em fevereiro de 2020.