O ano tem 12 meses: saiba como deixar sua operação de Marketing Digital rodando em dezembro

Mantenha sua operação ligada na tomada durante o período para garantir que já vai começar 2020 com Leads e oportunidades para abordar, fazendo vendas nos primeiros meses

Flaubi Farias
Flaubi Farias18 de novembro de 2019
Semana da Transformação Digital

Uma frase muito famosa disseminada entre as empresas é a de que “o mês só acaba quando termina”. Isto é muito usado principalmente para times que conseguem bater as metas no último dia do mês.

Mas e quando o mês de trabalho acaba antes do fim? Estamos falando de dezembro, o mês mais curto para negócios e que proporciona um desafio enorme para as empresas! O que fazer com as campanhas de Marketing Digital durante o recesso? Pausá-las ou deixá-las rodando?

As duas coisas.

Não, não estamos querendo ser incoerentes. A verdade é que algumas ações precisam ser pausadas, sim, mas outras devem seguir rodando.

Neste post, vamos falar de 5 ações que você precisa aplicar na sua operação de Marketing Digital antes de sair de férias. Vamos apresentar, também, alguns argumentos para você avaliar e concluir se vale a pena deixar, de fato, sua operação rodando.

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Por que não deixar para depois do fim do ano as suas ações de Marketing Digital?

Antes de mais nada, vale a pena se perguntar: como foi a reta final de 2018 e como isso impactou o início de 2019? Caso você tenha deixado para começar suas ações em janeiro ou até em fevereiro, deve ter sentido que perdeu algum tempo.

Então, por que repetir o erro agora? Lembre-se: o ano tem 12 meses, e não 10 ou 11. É compreensível que você avalie que, se outras empresas param, não faz sentido investir em ações de Marketing Digital neste fim de ano. Compreensível, porém, equivocado.

E estamos falando isso mesmo em um cenário com férias coletivas no seu negócio. É possível trabalhar com ferramentas que fazem uma parte do trabalho por você ou pelo seu time. Assim, quando voltarem, terão Leads para se relacionar e oportunidades para abordar.

No vídeo a seguir, dois especialistas do time de Vendas da Resultados Digitais mostram por que não deixar para depois do fim do ano as suas ações de Marketing Digital:

Ações de Marketing Digital para o fim de ano

Agora que você viu que precisa atuar em novembro e dezembro para já começar janeiro e fevereiro vendendo, veja a lista de ações que Marketing Digital para o fim do ano que preparamos. Com elas, seu tive de Vendas já começará 2020 com o pipe cheio!

1. Dispare campanhas de Email Marketing com materiais lançados durante o ano

Geralmente, o que as empresas fazem durante o ano é produzir o conteúdo e lançá-lo na sequência para uma base. Porém, no fim do ano você pode fazer diferente e aproveitar os conteúdos lançados anteriormente para novas campanhas.

Selecione alguns materiais com boas performances no ano e faça o envio para uma lista de Leads que não estavam na sua base no momento do primeiro lançamento. Aqui entra a importância da segmentação em Email Marketing para você não enviar o mesmo conteúdo para quem já recebeu.

2. Deixe rodando anúncios com foco em geração de Leads nos conteúdos

Uma dúvida que a gente vê bastante é se as empresas devem pausar campanhas de mídia paga durante feriados e datas especiais. A resposta é: depende da campanha.

Anúncios com foco em geração de Leads, principalmente topo de funil, podem continuar rodando normalmente. Ao deixar essas campanhas ativas no Google Ads, Facebook Ads ou outra plataforma, você garante que o fim do ano continue rendendo alguns resultados para sua empresa.

Contudo, campanhas que envolvam algum contato com o vendedor devem, sim, ser pausadas. Em outro tópico deste artigo falamos melhor sobre a situação.

3. Mantenha os fluxos de automação rodando normalmente

Não interrompa os fluxos de automação durante o recesso. Algumas pessoas aproveitam essa época do ano para conhecer coisas novas e estudar sobre determinados assuntos.

Historicamente, o volume diminui bastante no período, mas ainda assim cada Lead é uma pessoa diferente. Se você interromper o relacionamento, poderá perder negócios no próximo ano.

Uma das grandes vantagens da Automação de Marketing é justamente esta: manter um relacionamento mesmo quando você está de férias!

4. Pause qualquer ação que possa deixar o Lead esperando um contato

A não ser que você tenha uma equipe de Vendas de plantão, não faz nenhum sentido deixar rodando alguma ação que exija um contato direto do vendedor.

Ainda que sejam reduzidas as chances nessa época do ano, até pode ser que um Lead acesse o site de seu negócio e solicite um trial ou um bate-papo com um consultor. Isso não há como evitar.

No entanto, o que pode ser impedido são campanhas focadas nessas ações, como anúncios fundo de funil e fluxos de automação que passem os Leads para Vendas.

Pausar essas ações pode evitar que você perca negócios, além de não deixar ninguém com a desconfortável sensação de não ser atendido.

5. Planeje o retorno antes de sair de férias

Já sabe o que fazer assim que voltar de férias? Mesmo que você esteja ansioso por um descanso, vale o exercício de pensar já no próximo ano e na primeira semana de trabalho.

A grande vantagem de planejar a primeira semana do próximo ano antes de sair de férias é garantir a produtividade no começo de janeiro e evitar preocupações durante o recesso.

Férias precisam ser usadas para descanso e não para deixar a mente ocupada pensando no que fazer assim que voltar. Ao mesmo tempo, deixar para se planejar no primeiro dia pode ser uma grande cilada, já que essa tarefa vai competir com reuniões e uma caixa de emails bastante cheia.

A dica é fazer uma lista de tarefas. Saiba que, ao voltar, você vai precisar acompanhar os resultados dessas ações de fim de ano e reativar os fluxos e campanhas pausadas, entre outras ações.

Comece agora mesmo suas ações de Marketing Digital para o fim do ano

Preparado para descansar neste final de 2019 e ainda assim deixar sua máquina rodando para colher resultados em janeiro de 2020? Esperamos que este post tenha ajudado! Se você quiser se aprofundar e receber mais orientações de Marketing Digital para o fim do ano, converse com um dos nossos consultores. Basta preencher o formulário abaixo para saber o que fazer!

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Post originalmente publicado em dezembro de 2017 e atualizado em novembro de 2019

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

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