Como fazer Marketing Digital no Instagram? Veja dicas para ter sucesso na rede social

Para fazer Marketing Digital no Instagram é preciso publicar conteúdo de qualidade, que faça sentido para sua audiência, além de analisar os resultados e implementar melhorias

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“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Essa frase nunca teve tanta força nas redes sociais quanto no Instagram.

São mais de 1 bilhão de usuários ativos globalmente na rede social, de acordo com dados do próprio Instagram, o que a coloca no quinto lugar entre as mais usadas no mundo, perdendo somente para Facebook, YouTube, WhatsApp e WeChat. Só no Brasil, são quase 100 milhões de perfis.

Além de prato cheio para os usuários, que podem fazer publicações em diversos formatos, como foto, vídeo, Stories, Reels e transmissão ao vivo, o Instagram ganha espaço, também, entre os negócios, que buscam alcançar, dentre esse grande número de pessoas, o seu público-alvo.

Prova disso é que em janeiro de 2020, por exemplo, o site era o segundo mais usado por profissionais de marketing para fazer campanhas, ficando atrás somente do Facebook.

Por conta disso tudo, o Instagram é um ótimo canal para fazer Marketing Digital. Se você está em dúvida de como usar a rede social da melhor maneira para atingir o seu público, divulgar seus produtos e serviços e converter seus visitantes em vendas, acompanhe o artigo e conheça algumas dicas de Marketing Digital no Instagram!

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Estratégia de Marketing Digital no Instagram: quais empresas devem fazer?

Antes de entrar nas dicas de Marketing Digital no Instagram, vale refletir se faz sentido para o seu negócio estar presente nessa rede social.

Para isso, é preciso, primeiro, entender como o público usa a rede. No caso do Facebook e Twitter, é comum encontrar pessoas que buscam informações (além de páginas de notícias, é frequente que blogs e comunidades técnicas de diferentes áreas tenham grande audiência). No Instagram, por outro lado, isso não costuma acontecer. O apelo é bastante visual e é preciso entender quais objetivos da sua empresa se encaixam na maneira como a rede é usada.

Aqui na RD, por exemplo, usamos nosso Instagram para divulgar posts de blog, materiais ricos e outros conteúdos relevantes para profissionais de Marketing Digital e vendas, mas não só isso: aproveitamos a rede social para publicar vagas abertas, mostrando nossos bastidores e disseminando a cultura da empresa, o que também contribui para a atração de talentos

Já para bares e restaurantes, por exemplo, o caminho é outro. Esses estabelecimentos conseguem mostrar os pratos, as pessoas que frequentam o lugar, os cartazes de próximos eventos e, assim, usam o Instagram para o seu core business de forma muito natural.

O mais importante é adequar a sua mensagem ao meio. É preciso tentar entender a intersecção entre os objetivos da sua empresa e o que pode ser feito por meio de imagens e vídeos que sejam interessantes para esse público. Em alguns casos isso é óbvio, para outros nem tanto, e para alguns, ainda, a rede teria pouco sentido. Não existe uma resposta pronta, e sim uma reflexão que deve ser feita por cada negócio.

Para chegar a uma conclusão, ajuda muito conhecer e pesquisar de fato os seus diferentes públicos, analisar a forma como as empresas do seu mercado estão utilizando a rede social e colocar a criatividade para funcionar, encontrando maneiras de casar tudo isso com os objetivos da sua empresa.

>> Leia também: Como ser verificado no Instagram: passo a passo e o que isso significa para o seu negócio

A importância do Instagram for Business

Antes de qualquer dica de Marketing Digital no Instagram, é importante que você conheça o  Instagram for Business, ou Instagram para negócios, que consiste em um conjunto de ferramentas que permitem que negócios tenham um perfil comercial, criem anúncios e acessem insights sobre os seguidores na rede social.

Ter um perfil comercial no Instagram é essencial para começar a fazer Marketing Digital na rede social. Para isso, é preciso ter uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com ao menos 100 seguidores.

Assim, é possível saber gênero, idade, localização e horários em que os seus followers mais acessam o aplicativo e descobrir o alcance e o engajamento de cada publicação. Bem mais profissional que um perfil comum na rede, concorda?

É importante atentar-se a essas métricas para entender quais conteúdos mais interessam para o seu público e saber como está o engajamento das pessoas com o seu perfil.

????   Se você ainda não tem um perfil profissional no Instagram, leia o artigo Instagram for Business: o que é e como ter um perfil no Instagram para empresas e crie o seu antes de prosseguir com a leitura das dicas!

Qual o melhor tipo de postagem para o meu negócio?

Agora que você já refletiu se investir em Marketing Digital no Instagram faz ou não sentido para a sua empresa, vamos ver algumas possibilidades de publicação que podem ser feitas.

1. Mostre seus bastidores

Como seus produtos são feitos? Imagens do processo de fabricação podem agregar um valor interessante a sua venda e trazer mais informações a quem compra. Você presta serviços? Qual a sua forma de trabalho? Respondendo a essas perguntas haverá informações suficientes para gerar o conteúdo e garantir o engajamento.

Nós aqui da RD mostramos um pouco do que fazemos em nosso perfil. Do trabalho com o software aos lanches da tarde, tudo é registrado. Um exemplo é este post:

marketing digital no instagram

2. Conte uma história

Crie postagens que liguem uma imagem com a outra. Séries com diferentes temas conectam o usuário e criam um enredo que leva ao conteúdo e faz com que seus seguidores esperem por mais.

Uma maneira que encontramos de fazer isso aqui na RD foi fazendo galerias com diversas imagens, que contam uma história. Nesta, por exemplo, explicamos como o Consórcio Magalu bateu recorde de geração de Leads e vendas com a ajuda do nosso software, o RD Station Marketing:

marketing digital no instagram
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3. Diga onde você está

Seu negócio é local e precisa de visitas? Essa pode ser uma boa maneira de as pessoas saberem onde você está. Em suas imagens, além da legenda, faça uso da geolocalização. Se a empresa tem diversas filiais ou franquias, é uma boa maneira de mostrar onde elas estão. Outra alternativa é registrar a presença da empresa em eventos ou palestras para gerar credibilidade.

4. Use imagens com texto

Frase curta, leitura rápida e layout limpo. As imagens com texto podem ser um grande motivo para compartilhamento. Frases de famosos (desde que autorizadas ou de cunho público) alinhados ao seu negócio, frases de efeito ou conteúdos chamativos são boas formas de usar a imagem com texto. Mas tome cuidado com a legenda, ela precisa ser extensão da sua frase e não uma repetição dela. 

Veja um exemplo nosso:

marketing digital no instagram
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Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

Os melhores horários para postar no Instagram são, no geral, os seguintes:

  • Sábado às 14h;
  • Quarta-feira às 17h;
  • Quinta-feira às 17h e domingo às 20h (para alguns segmentos como educação e tecnologia)

Procuramos trazer essa resposta para responder a dúvida de maneira objetiva, mas lembre-se de que isso pode variar conforme o comportamento dos seus seguidores.

Por isso, faça a pergunta: quais são os hábitos do meu consumidor? Como ele se comporta em relação ao meu negócio? Se você tiver um restaurante que funciona somente no horário de almoço, manter postagens às 11h pode ser uma boa opção. 

Caso a sua empresa trabalhe com serviços de lazer, por exemplo, postagens aos sábados ou domingos podem trazer mais resultado que em dias úteis.

>> Saiba mais: Quais são os melhores horários para postar no Instagram? Descubra de uma vez por todas!

Aprenda a fazer bom uso das hashtags em seu Marketing Digital no Instagram

As famosas hashtags são palavras-chave que determinam o assunto da postagem. Usar as hashtags certas pode dar uma grande exposição às suas fotos, sendo uma das principais estratégias para os usuários encontrarem o seu perfil. Mas fique atento: ele precisa ser público, caso contrário, todo seu esforço será inútil.

Separamos 5 dicas simples e eficientes de como usar as hashtags.

1. Cuidado ao criar as hashtags

Você pode adicionar números nas hashtags, se quiser, mas não use espaços ou caracteres especiais (como *, $ ou %). 

  • Exemplo bom: #resultadosdigitais 
  • Exemplo ruim: #resultados%digitais

2 . Nem mais, nem menos

Colocar diversas hashtags em uma mesma publicação não vai deixá-la mais atraente e pode até mesmo espantar novos seguidores devido ao exagero. De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags, sendo cinco um limite aceitável, como no exemplo abaixo. Aliás, é bom saber que usar hashtags demais ou determinados termos nelas pode levar a uma punição chamada shadowban, que pode ser bem chatinha.

marketing digital no instagram

3. Procure hashtags que tenham a ver com o seu contexto

Usar hashtags amplas ou que estão em evidência pode fazer com que suas imagens caiam em um mar de informações e não sejam encontradas. Procure aquelas que mais tenham a ver com o seu contexto. Estudar seus seguidores e concorrentes pode ser um bom começo para inserir as suas hashtags.

4. Crie a sua própria hashtag

Não pense que só porque a hashtag é sua que as pessoas irão usar. Coloque um contexto em que ela possa ser usada — uma ação de engajamento, uma promoção ou pegar carona em uma campanha offline, por exemplo. Ter a sua hashtag também ajuda a mensurar o resultado da sua campanha.

Durante o nosso evento online, o Hostel by RD Summit, atrelamos o uso de determinadas hashtags à participação em um sorteio de brindes:

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Como conquistar novos seguidores no Instagram?

Ganhar mais seguidores é um desejo comum entre quem começa a investir no Instagram. Mas é importante não recorrer a técnicas como compra de seguidores, e sim investir em conseguir followers orgânicos na rede social.

Além disso, angariar seguidores não deve ser a única estratégia. É preciso combiná-la com táticas para garantir o engajamento dessas pessoas com as suas publicações. 

Feitas as ressalvas, confira as dicas!

1. Publique conteúdo de qualidade

Suas fotos e vídeos precisam ter qualidade e contar algo. Lembre-se: sua imagem está em uma timeline com dezenas de outras competindo pela atenção de quem está no celular buscando alguma informação ou mesmo distraído. Adicione boas imagens, mas sempre com um espaço de tempo entre uma postagem e outra.

Neste vídeo, confira algumas dicas de como tirar boas fotos para divulgar seu negócio no Instagram:

2. Siga de volta

É bom saber o que fazem os seus seguidores no Instagram e uma boa saída é acompanhar os perfis para ter novas ideias, descobrir suas preferências e fazer novas postagens ainda mais próximas do seu público-alvo.

3. Interaja com os seguidores

Toda interação precisa de uma pertinência. Ao postar um comentário em uma foto tente se colocar na seguinte situação: você está em uma reunião de amigos e vai entrar em uma conversa que já está acontecendo. Veja se seu comentário está dentro do contexto e nunca “force a barra” para criar um diálogo — isso, além de impertinente, pode passar a imagem de um vendedor chato.

>> Leia mais: Algoritmo do Instagram: o que é, como funciona e quais são os principais fatores levados em consideração?

4. Pesquise concorrentes

Com certeza existem grandes marcas (e pequenas também) que estão fazendo um excelente trabalho no Instagram. Pesquise, descubra quais postagens estão com um maior número de comentários e curtidas, guarde as imagens e use-as como inspiração para as suas.

Tome o cuidado de não fazer “cópias” (uma imagem com uma frase parecida, por exemplo) ou usar o mesmo tema na mesma semana que seu concorrente, isso pode parecer plágio.

5. Divulgue o seu perfil em outras redes

O Instagram, assim como outras redes sociais, possui meios para divulgação. Insira um banner divulgando seu perfil em seu site ou blog, comente no Twitter, faça diversos posts no Facebook. Usar todos esses recursos, além de parceiros na rede social (perfis da sua área com muitos seguidores, por exemplo) e assessoria de imprensa são formas válidas de fazer o seu perfil crescer.

>> Saiba mais: 7 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram da empresa

Como usar vídeos no Instagram?

O Instagram permite o upload de vídeos de até 60 segundos no feed. Para vídeos mais longos, é preciso fazer upload no IGTV, que permite conteúdos audiovisuais de até 15 minutos de duração (ou de 60 minutos, para algumas contas). Nesse segundo caso, é possível publicar uma prévia no feed, chamando o usuário para assistir ao vídeo completo no IG TV.

Qualquer que seja a opção escolhida, é fato que os primeiros segundos do vídeo são essenciais para chamar a atenção do usuário, que tem uma timeline à disposição com inúmeras distrações. 

Ao criar o seu vídeo tenha cuidado com a edição. Não ficou bom? Faça e refaça até estar satisfatório. É a imagem da sua empresa em jogo, logo, quanto mais qualidade, melhor. Você pode editar o vídeo, aplicar filtros e escolher uma boa imagem de capa. Tenha em mente que ela é o principal fator de atração do seu vídeo, é o que vai levar ao clique do play.

Selecionamos algumas ideias para impulsionar os seus vídeos:

1. DIY

DIY vem da sigla “do it yourself” ou, em português, “faça você mesmo" (tradução livre). A ideia aqui é levar o usuário a botar a mão na massa e criar algo. Existem milhares de DIY disponíveis para se inspirar, alguma delas pode ser a solução perfeita para gerar conteúdo ao seu negócio. Em poucos segundos é possível demonstrar um início do processo ou partes dele e encaminhar para o blog ou canal do YouTube.

2. Manual de instruções

Você pode criar um vídeo que substitui os manuais de instrução. Dicas para usar os produtos de uma melhor forma ou potencializar o uso de um software podem ser uma saída. Editar um passo a passo em tópicos também é uma boa forma de explicar melhor o uso de seu produto.

3. Dicas rápidas

Você tem um tempo curto e valioso para dar uma dica que faça a diferença para o seu público. Drops de informação muitas vezes são melhores recebidos pelo usuário que já está com muita informação na sua frente por conta da dinâmica da rede social. Faça coleções de dicas e mantenha uma identidade visual, seja por tema ou por grupo de dicas, para facilitar a unidade do conteúdo.

>> Leia mais: 13 aplicativos práticos para editar vídeos e agilizar a sua produção de conteúdo

Aproveite os outros formatos disponíveis no Instagram

Nos últimos anos, a rede social lançou uma série de outras possibilidades, como criação de anúncios, Stories, Reels e transmissões ao vivo. Lembre-se de explorá-las em sua estratégia de Marketing Digital no Instagram! Abaixo, trazemos algumas dicas para cada uma delas.

>> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

Instagram Ads

Por meio do Instagram Ads é possível veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories do Instagram, usando formatos de foto, vídeo e carrossel com sequência de fotos ou de vídeos. Por meio da plataforma, é possível gerar Leads, reconhecimento de marca e alcançar outros objetivos da sua empresa. Para saber como criar um anúncio na plataforma, assista ao vídeo abaixo!

Instagram Stories

Os Stories já são um recurso bem conhecido das marcas e hoje são essenciais para quem faz Marketing Digital no Instagram. os posts que desaparecem após 24h podem ser usados para diversas finalidades, como fazer ofertas, mostrar bastidores da empresa… A ideia, como o próprio nome da ferramenta sugere, é contar uma história. pode ser a do seu dia a dia ou de como os seus produtos são feitos. 

Essa característica "vida real" trazida pelos Stories, menos elaborada que o feed, por exemplo, é uma boa forma de humanizar e aproximar o público da sua empresa, conquistando interesse e confiança.

Ao longo dos anos, os Stories, lançados em 2016, foram incluindo diversas possibilidades. Hoje dá para interagir com o público por meio de enquetes, votações e caixa de perguntas, só para citar algumas. Caso você cumpra alguns pré-requisitos, é possível incluir links nos Instagram Stories (o famoso "arrasta pra cima"). Veja abaixo alguns exemplos de como interagimos com nossos seguidores nos Stories da RD:

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São muitas as possibilidades oferecidas pelos Stories do Instagram. Para ajudar você de maneira visual e didática, reunimos 31 delas nesse vídeo:

Reels

O Instagram nunca negou a inspiração nas features de sucesso de outros aplicativos. Foi assim com o Instagram Stories, inspirado no Snapchat, e com o mais recente Reels, criado na esteira do sucesso do app TikTok.

O lançamento do Instagram Reels foi anunciado em 2020 com o propósito de trazer uma nova maneira de criar vídeos curtos e divertidos na rede social. Os conteúdos podem ter até 15 segundos de duração, com efeitos de áudio e vídeo. Se o formato faz sentido para o seu público, pode ser uma boa explorá-lo. Por meio dele é possível comunicar-se de forma divertida e participar de memes, como este que publicamos no perfil da RD:

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Lives

As lives do Instagram são outra possibilidade para se conectar com os seguidores. É possível se apresentar sozinho ou convidar outras pessoas, inclusive da audiência. 

Essa é uma boa opção para explorar mais a fundo temas do seu mercado, apresentar lançamentos, transmitir eventos e, de modo geral, aproximar-se dos seus seguidores. Também dá para fazer entrevistas, mostrar bastidores, contar novidades em primeira mão, tirar dúvidas dos usuários.

Mas lembre-se: não ligue a câmera sem um roteiro definido, pois isso pode tornar a apresentação maçante para quem assiste. Crie um roteiro incluindo os principais pontos que serão abordados, para seguir um raciocínio e não deixar nenhum detalhe.

Isso também dá mais confiança para quem faz a apresentação. Lembre-se também de caprichar no cenário e cuidar da iluminação. Por fim, leve em consideração o horário em que sua audiência está online.

Nesta live da RD abordamos as mulheres e o mercado de tecnologia, por exemplo:

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Vale lembrar que as dicas não param por aí. O Instagram está sempre atualizando seu algoritmo e suas funcionalidades. Por isso, é importante informar-se constantemente para ficar por dentro. No vídeo abaixo, você encontra algumas mudanças trazidas pela rede social:

Além de seguir as dicas do artigo, você pode contar com uma ferramenta de Automação de Marketing como o RD Station Marketing para transformar seus seguidores em clientes. Preencha o formulário abaixo e faça um teste gratuito por 10 dias!

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Post publicado em março de 2017 e atualizado em fevereiro de 2021.

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