Como fazer Marketing Digital para negócios locais? Dicas para obter resultados

Veja como o Marketing Digital para negócios locais pode gerar resultados e aprenda a colocar a estratégia em prática

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Resultados Digitais23 de fevereiro de 2021
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Muitos negócios locais não conseguem se visualizar investindo — e obtendo resultados — com uma estratégia de Marketing Digital. O motivo? Pensar que a estratégia é restrita a grandes empresas, de atuação nacional e com orçamentos avantajados.

O que muitos talvez não saibam é que é possível, sim, tirar proveito da divulgação online, mesmo atuando localmente. Para isso, basta adaptar a estratégia, usando a internet para atrair consumidores que estão na mesma região que a empresa.

Quer descobrir como fazer um Marketing Digital para negócios locais que dá resultado? Acompanhe as dicas do artigo!

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Por que o Marketing Digital traz resultados para os negócios locais?

Quantas vezes você já procurou na internet para encontrar determinado estabelecimento na sua região? Seja em busca de um restaurante, padaria, pet shop, loja, dentista ou cabeleireiro, é comum pesquisarmos online para descobrirmos boas opções por perto. 

Não raro, o negócio local escolhido é aquele que aparece nas primeiras posições da pesquisa e que oferece informações como horário de funcionamento, endereço, telefone, fotos e avaliações dos clientes, além de links para o site e as redes sociais.

E é aí que entra o Marketing Digital, conjunto de estratégias que servem para divulgar uma empresa na internet. Quando aplicado a negócios locais, essa forma de divulgação serve para tornar a sua empresa mais fácil de ser encontrada.

Mas não para por aí. Por meio do Marketing Digital, negócios locais conseguem também se tornar referência na área em que atuam, atrair mais consumidores e se diferenciar da concorrência. 

Se uma pessoa procura, por exemplo, por “barbearia em Curitiba” e encontra um site que, além de falar sobre os serviços oferecidos, também possui um blog com dicas para cuidar da barba, as chances de esse conteúdo ganhar o público aumentam. Isso gera não só uma maior relevância nos resultados de pesquisa, como também passa uma imagem de profissionalismo por parte da empresa, concorda?

E o melhor é que, em comparação com estratégias mais tradicionais, como propagandas na TV, rádio, outdoor e panfletos, o marketing feito na internet é bem mais acessível.

No próximo tópico, você vai aprender como colocar a mão na massa e começar a fazer Marketing Digital para negócios locais na prática.

Como montar uma estratégia de Marketing Digital para negócios locais?

Investir em Marketing Digital para a sua empresa local não é difícil. Mas, para obter resultados, é preciso fazer um trabalho consistente. Veja algumas dicas práticas:

Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que serve para que a sua empresa seja encontrada em buscas no Google e no Google Maps. É a partir desse cadastro que seu negócio local aparecerá nos resultados com as informações completas, como no exemplo:

marketing digital para negócios locais

Além disso, o Google Meu Negócio também permite que a empresa interaja com os clientes e acesse dados de como os clientes pesquisam sobre a empresa, além de outras informações relevantes.

????  Veja um passo a passo de como criar uma conta no Google Meu Negócio

Mantenha suas redes sociais ativas

O Google Meu Negócio é o mínimo de presença que um negócio local deve ter na internet. Mas você pode ir além e criar perfis nas redes sociais, sempre focando naquelas em que o seu público-alvo está. Se os seus consumidores são adultos, por exemplo, não faz sentido focar em plataformas cuja maior parte dos usuários são adolescentes.

Depois de ver as informações sobre o estabelecimento no Google, é comum que as pessoas queiram ir a fundo. Para isso, recorrem ao site da empresa ou às redes sociais. Por isso, suas páginas devem estar bem atualizadas, o que demonstra que a sua empresa está ativa.

Nas redes sociais, negócios locais podem incluir informações sobre cardápio, cursos disponíveis e outras novidades. Essas plataformas também são interessantes para fazer ações como sorteios e concursos e, é claro, para se comunicar com o público, seja nos comentários, seja tirando dúvidas por mensagem.

Incentive as avaliações

Agora que você tem páginas no Google Meu Negócio e nas redes sociais, é hora de incentivar as avaliações, que podem ser feitas no Google ou em sites como o Facebook. Ter reviews positivos pode ser decisivo entre um cliente escolher o seu negócio ou o da concorrência. Por isso, é importante conquistá-los.

Não tenha medo: se você oferece produtos e serviços de qualidade, aliados a um bom atendimento, é provável que as avaliações positivas predominem. Por isso, ao finalizar um uma venda, peça gentilmente que o cliente avalie seu negócio na internet para dar aquela força.

Invista em SEO

Investir em SEO (Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca) é essencial para qualquer empresa que possui um site e deseja que ele seja encontrado no Google pelos consumidores em potencial.

????  Não sabe o que é SEO? Assista ao vídeo abaixo para ficar por dentro!

Se você possui um site, que tal otimizá-lo? Para ter bons resultados de Marketing Digital para negócios locais, é importante, primeiro, ter uma página que se adeque a diferentes dispositivos, como computadores e celulares — as buscas pelo celular, aliás, são bem comuns quando se trata de buscas locais.

Outra dica é investir em SEO local, que, além dos mecanismos de busca, leva em conta a geolocalização e as redes sociais, para que você seja encontrado por quem faz buscas na sua região.

????  Quer saber mais? Leia o artigo SEO local: o que é e como fazer com que sua empresa seja localizada por quem faz buscas na região

Faça anúncios segmentados

O tráfego orgânico é importante, mas você também pode aproveitar os benefícios dos anúncios segmentados, que são outra possibilidade interessante do Marketing Digital para negócios locais.

Nos anúncios online, você pode investir a quantia que tiver disponível. Para não desperdiçar dinheiro, é importante dar lances em palavras-chave que levem os consumidores para a sua empresa. É possível criar campanhas que incluam sua cidade ou até mesmo bairro, por exemplo, "restaurante Floripa".

Esses anúncios podem ser feitos nos resultados do Google, mas também dá para utilizar as redes sociais. O Facebook e o Instagram são duas redes que permitem anúncios segmentados por local, e você pode investir uma quantia que cabe no seu orçamento.

Temos diversos artigos sobre o tema publicados no blog, aqui estão alguns que podem interessar:

Coloque em prática!

Seguindo os passos acima, sua empresa estará preparada para começar a trabalhar com Marketing Digital.

As possibilidades são incontáveis. Com paciência e um trabalho bem feito, os resultados deverão aparecer organicamente para a sua empresa em alguns meses.

Lembre-se sempre de que, ao iniciar um projeto de Marketing Digital, você está plantando a semente de seu negócio na esfera digital. A terra é fértil, mas os resultados só podem ser colhidos depois de um certo tempo, e não imediatamente.

Se você quer obter ainda mais resultados com a sua estratégia, uma boa opção é usar uma ferramenta de Automação de Marketing como o RD Station Marketing, que permite gerir redes sociais, enviar emails, criar pop-ups e Landing Pages, analisar resultados e muito mais, tudo em um só lugar. 

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* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Artigo publicado em janeiro de 2016 e atualizado em fevereiro de 2021.

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