Marketing Digital para Advogados: veja como essa estratégia pode impulsionar o seu escritório

Conheça a melhor estratégia de Marketing Jurídico Digital e saiba o que pode ser feito de acordo às restrições pela OAB

Daniela Claudino
Daniela Claudino4 de setembro de 2020
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Marketing Digital para Advogados ou Jurídico respeita os valores da profissão, firma o escritório como uma referência e o aproxima do seu público-alvo pela produção de conteúdo de valor. A estratégia está de acordo com o Provimento 94/2000, sendo uma solução para escritórios de advocacia conquistarem clientes.


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Devido às restrições impostas pela OAB, muitos escritórios acreditam que não podem fazer marketing para promover os seus serviços. Porém, você já pensou que o Marketing Jurídico Digital pode ser um tipo de estratégia que faça os seus clientes irem até você e não ao contrário?

Isso mesmo, pensamos num caminho para aplicar o Inbound Marketing para advogados, seguindo as determinações do Provimento 94/2000 a fim de ajudar você a se fixar no mercado, caso esteja abrindo um escritório novo, ou auxiliar na retenção dos clientes caso já esteja no ramo há anos.

Mas primeiro, vamos compreender melhor o que pode ou não ser feito.

O que o Provimento 94/2000 diz?

O Provimento 94/2000 permite que seja feita uma publicidade informativa que engloba anunciar a identificação pessoal e curricular, áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial, horário de atendimento entre outros em cartões de visita e de apresentação, menção em anuários profissionais do ramo de atuação e outros.

Também é permitido ter website com fotografias compatíveis à atividade e veicular anúncios na Internet, seguindo a mesma moderação das revistas e jornais especializados.

Contudo, não é aceito:

  • publicação de valores dos serviços ou forma de pagamento;
  • utilização de meios promocionais;
  • referência a cargos que tenha exercido;
  • promessa de resultados;
  • anúncio em rádio ou televisão;
  • utilização de “dizeres próprios de atividades comerciais”, como “consulte-nos hoje mesmo”;
  • uso de fotografias de órgãos públicos;
  • relação com eventos fora da área jurídica;
  • estampar nome profissional em objetos como calendário e chaveiros;
  • enviar mensagens publicitárias pelo celular, assim por diante.

Por maior que seja a lista de entraves, há caminhos comprovados que podem aumentar o sucesso do seu escritório. Em suma, os advogados podem fazer marketing desde que sigam os princípios éticos e morais estabelecidos pela profissão.

A solução é o Marketing Digital para Advogados

Nos últimos anos, as empresas passaram a migrar para o meio digital devido à possibilidade de estreitar os laços com clientes e possíveis clientes, investindo menos tempo e conseguindo avaliar melhor a estratégia através das métricas geradas. Assim, surgiu o Marketing Jurídico Digital que respeita os valores da profissão, firma o escritório como uma referência e o aproxima do seu público-alvo.

Como a Internet consiste no veículo com maior alcance permitido pelo Provimento, esta modalidade se revela uma promissora solução para os escritórios de advocacia. Nela, pode ser desenvolvido um conjunto de estratégias para atrair e converter clientes voluntariamente através do relacionamento e educação da audiência.

Por exemplo, se você tem 20 potenciais causas sobre uma mesma área jurídica, com os métodos tradicionais você terá que conversar pessoalmente com todos e convencê-los repetidamente. Além disso, eles terão que chegar até você através de meios reduzidos, sendo a indicação o principal.

Ao investir em Marketing Jurídico Digital, você conseguirá automatizar parte do processo e fazer com que você tenha contato direto apenas no momento do fechamento do contrato.

Com o Marketing de Conteúdo, você pode produzir conteúdos voltados para o seu público-alvo e que vão lhe auxiliar em todas as etapas até a pessoa se tornar um cliente.

Como fazer conteúdo para o Marketing Jurídico Digital

O conteúdo é a demonstração da expertise jurídica do advogado e, unindo com um bom acompanhamento do interesse da pessoa nos seus artigos e campanhas de emails, você poderá saber qual o momento certo para abordar a pessoa a partir de um contato que ela mesma forneceu.

Alguns dos principais modos de aplicar na prática o Marketing de Conteúdo são:

  • Desenvolver materiais ricos que serão disponibilizados no formato de um eBook, infográfico ou checklist;
  • Elaborar postagens em um blog sobre a sua área de atuação, incluindo explicações e orientações básicas para alguns casos;
  • Criar perfis nas redes sociais para publicar informações importantes sobre o seu escritório, redirecionar para a leitura de postagens no seu blog ou para baixar algum material rico que você desenvolveu, entre outros;
  • Fazer webinars ou vídeos para dar cursos sobre uma área em que você é especialista ou apenas comentar sobre algum assunto que os seus clientes estão com dúvida.

Esses são alguns caminhos para você atrair e se relacionar com pessoas que estão precisando de um especialista para defendê-las. Para saber mais, acesse ao artigo: Marketing de Conteúdo para advogados.

Também é possível automatizar a sua interação ao agrupar seus clientes de acordo com comportamentos e/ou perfis similares e enviar materiais selecionados.

Ou seja, no lugar de você conversar com apenas uma pessoa por vez e explicar o que ela precisa saber para compreender que você é a melhor pessoa para representá-la, você pode se conectar com milhares e nutrir um relacionamento através da Automação de Marketing.

Deste modo, você vai conhecer melhor o seu público-alvo ao se apresentar como uma referência no assunto e trazer maior volume de clientes para o seu escritório.

Os resultados do Marketing Digital para Advogados

O objetivo do Inbound Marketing é estabelecer autoridade e credibilidade, mas não se consegue isso da noite para o dia. Por isso, os resultados geralmente se mostram no médio e longo prazo.

Esses resultados podem consistir na seguinte sequência:

  1. Aumento do número de visitantes no site;
  2. Aumento do número de Leads;
  3. Vendas (contratações) realizadas ao fim do funil de vendas.

Logo se vê o quanto é importante executar a estratégia do Marketing Jurídico Digital com constância, e sempre medindo os resultados.

É importante que essa mensuração seja feita por profissionais especializados, pois não basta contabilizar números: é preciso analisar o desempenho para ajustar as ações naquilo que for preciso.

Assim, é possível identificar cada ponto em que a estratégia funcionou bem, ou não funcionou.

Cases de sucesso com Marketing Jurídico Digital

Escritório de Advocacia atendido pela In Company

A In Company, empresa de comunicação que oferece serviços de Inbound Marketing para Advogados, tem como exemplo de sucesso um escritório de advocacia de pequeno porte, localizado em Curitiba.

Após 6 meses de execução do projeto de Inbound Marketing, o escritório teve um Retorno sobre Investimento (ROI) de quase 1000%.

Veja o gráfico:

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Perceba que, após 6 meses e cerca de R$ 15 mil reais investidos, esse escritório de advocacia foi exposto a quase 13 mil visitantes. Desse total, 54 tornaram-se clientes, que investiram em média R$ 2.760,00 por mês com contratação de serviços advocatícios.

O escritório teve um considerável retorno sobre o valor investido; e provavelmente seguirá tendo. Considere, por exemplo, que dos quase 13 mil visitantes, 591 Leads e 208 oportunidades de venda, muitos desses não fecharam a venda agora, mas podem vir a fechar no futuro.

Há sempre um potencial para a formação de relacionamentos e conquista de clientes. Mas, mesmo sem considerar as projeções futuras, os resultados medidos até agora são bastante interessantes, especialmente se considerarmos que foram alcançados em apenas um semestre.

Koetz Advocacia Previdenciária

Em 2013, a Koetz Advocacia Previdenciária começou a usar o RD Station Marketing para otimizar e maximizar a estratégia depois de já ter investido na criação de um site no final de 2011 e apostado em Marketing Jurídico Digital ao destinar parte do tempo dos advogados do escritório para a produção de conteúdo.

Alguns dos resultados foi ter conseguido ampliar a procura pelo escritório para informações de processos com honorários de altos valores (entre R$ 30 mil e R$ 40 mil) além de quadruplicar o número de fechamentos totais.

Conheça mais do case nas palavras do Eduardo Koetz, sócio fundador da Koetz Advocacia Previdenciária:

RD Station

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Conheça mais sobre Inbound Marketing

Como dissemos, o Inbound Marketing é voltado para o médio e longo prazo. Quem está há mais tempo provando a sua expertise por meio de conteúdo sério, confiável e relevante, ganha maior confiança do público. Com o tempo, essa confiança se traduz em vendas.

Como está o marketing jurídico digital do seu escritório? Lembre-se que ficar parado, sem fazer nada, custa mais caro! Invista entre 5% a 10% do seu faturamento na sua marca. Será ela quem irá sustentar a imagem do seu escritório.

Para saber mais sobre Marketing Digital, conheça o Guia Completo de Inbound Marketing.

Post originalmente publicado em junho de 2018 e atualizado em setembro de 2020.

Daniela Claudino

Daniela Claudino

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