Marketing multinível: conheça o que é, as vantagens, desvantagens e polêmicas desse modelo de venda

Flexibilidade de horários e ganhos escaláveis são algumas vantagens do marketing multinível, porém o modelo é algumas vezes confundido com esquemas de pirâmide

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Marketing multinível (MMN), também chamado de marketing de rede, é um modelo de vendas no qual os lucros podem vir tanto da venda de produtos ou serviços de uma marca quanto do recrutamento de novos vendedores para a formação de uma rede.


Você já ouviu falar em marketing multinível? E em esquema de pirâmide?

Muitas pessoas confundem os dois conceitos. Só que, na verdade, o marketing multinível é uma prática legítima, executada com sucesso por diversos negócios no Brasil e no mundo.

Mas como diferenciá-los? 

No artigo de hoje, você vai conhecer o que é marketing multinível, como funciona, quais são suas vantagens, desvantagens e no que difere de esquemas ilegais como os de pirâmide. Trazemos, ainda, alguns exemplos de negócios atuantes no Brasil que adotam o modelo. Continue a leitura para saber mais!

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O que é marketing multinível?

Marketing multinível (MMN), também chamado de marketing de rede, é um modelo de vendas no qual os lucros podem vir tanto da venda de produtos ou serviços quanto do recrutamento de novos vendedores.

Um vendedor que trabalha nesse modelo, portanto, precisa se esforçar para vender as ofertas para os clientes e, em paralelo, atrair e treinar novos profissionais que passem a fazer parte da sua rede. 

Com isso, pode obter um lucro indireto, por meio de comissões, por exemplo. 

O marketing multinível é derivado das vendas diretas, ou seja, aquelas que são feitas diretamente aos consumidores, sem um estabelecimento comercial fixo. 

Por isso, esse contato pessoal entre vendedor e cliente é uma das suas marcas.

Marketing multinível é esquema de pirâmide?

É importante diferenciar marketing multinível e esquema de pirâmide. 

Um esquema de pirâmide, também conhecido como pirâmide financeira, é um modelo comercial não sustentável, que depende basicamente do recrutamento frequente de outras pessoas. É o caso de negócios como Telexfree e Boi Gordo, que geraram polêmica no Brasil.

Ao contrário do marketing multinível, em que há a venda de produtos ou serviços, no esquema de pirâmide os lucros são oriundos totalmente ou majoritariamente do recrutamento. 

Como funciona o marketing multinível?

O objetivo das empresas que adotam o marketing multinível é estimular os vendedores a formarem uma rede de outros profissionais de vendas que comercializem os seus produtos ou serviços.

A receita dos vendedores vem, portanto, tanto dos próprios negócios fechados por eles quanto das comissões das vendas feitas pelos profissionais que eles recrutaram.

Para os vendedores, isso permite aumentar o rendimento de maneira que não seria possível caso trabalhassem sozinhos. Afinal, existe um número limitado de vendas que um profissional pode fazer em um dia.

Já para as empresas é uma forma de crescer e ter mais distribuidores em locais nos quais poderia ser difícil de entrar, não fosse pelo recrutamento dos vendedores.

Quais são as vantagens do marketing multinível?

Para os vendedores, o marketing multinível traz algumas vantagens:

Flexibilidade de horários

Trabalhar com venda direta permite que o vendedor tenha flexibilidade de horários. Ele pode abordar os potenciais clientes nos horários que for mais conveniente e até mesmo combinar a atividade com outra ocupação profissional.

Ganho conforme produtividade

Nas empresas que trabalham com marketing multinível, os pagamentos costumam ser feitos conforme produtividade. Assim, o vendedor pode trabalhar de acordo com o tempo que tem disponível e com o rendimento que deseja alcançar.

Suporte de grandes negócios

Existem diversos negócios que trabalham com vendas diretas e marketing multinível que já são bastante consolidados no mercado brasileiro. 

Ao trabalhar com essas marcas, o vendedor tem acesso a planos bem definidos de comissão e prêmios, treinamentos, produtos de qualidade.

Mas, para aproveitar esse benefício, é necessário pesquisar bem sobre as empresas e escolher aquelas mais renomadas antes de aderir ao modelo.

Lucros escaláveis

Outro benefício é a escalabilidade dos ganhos, uma vez que, a cada vendedor recrutado, seus ganhos são amplificados. 

Porém, é preciso atentar ao fato de que muitas empresas focadas em marketing multinível limitam os ganhos dos líderes depois de certa quantidade de níveis multiplicados. O objetivo é evitar que os lucros de um profissional venham somente do recrutamento.

E quais são as desvantagens do marketing multinível?

Por outro lado, também traz algumas desvantagens para os vendedores:

Investimento inicial

Em alguns casos, o vendedor precisa adquirir um kit inicial para começar a revender. O valor, por vezes, pode ser alto. Portanto, é um investimento arriscado, ainda mais se forem produtos difíceis de revender.

Dificuldade de atrair novos vendedores

A promessa de lucrar por meio do recrutamento é bastante atrativa, porém nem sempre é fácil encontrar pessoas dispostas a fazerem parte da rede. Isso pode levar algum tempo. 

Por isso, tenha em mente que é possível sim obter um bom retorno, mas que isso pode demorar meses ou anos.

Quais empresas praticam marketing multinível no mercado brasileiro?

A seguir, conheça algumas empresas que estão no Brasil e que praticam marketing de rede, atuando dentro da legalidade.

  • Amway
  • Avon
  • Herbalife
  • Hinode
  • Jequiti
  • Mary Kay
  • Tupperware

Agora você já sabe o que é, quais são as vantagens, desvantagens e alguns exemplos de empresas que atuam no modelo de marketing multinível. Conhece, também, as diferenças entre essa forma de venda e os esquemas de pirâmide.

O segredo do marketing multinível está nos relacionamentos

O marketing multinível pode ser um modelo sustentável de negócios, baseado na produtividade e na capacidade dos vendedores de construírem relacionamentos, tanto com a clientela quanto com outros profissionais para fazer o recrutamento.

A desconfiança com a modalidade é compreensível, porém existem diversos negócios no mercado que a utilizam de maneira correta. Por isso, se você pretende trabalhar com o formato, ou adotá-lo na sua empresa, é fundamental seguir as boas práticas.

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Perguntas frequentes

O que é marketing multinível?

Marketing multinível (MMN), também chamado de marketing de rede, é um modelo de vendas no qual os lucros podem vir tanto da venda de produtos ou serviços quanto do recrutamento de novos vendedores.

Quais são as empresas de marketing multinível no Brasil?

Amway, Avon, Herbalife, Hinode, Jequiti, Mary Kay e Tupperware são empresas que têm presença no Brasil e praticam marketing multinível, atuando dentro da legalidade.

Qual é a diferença entre marketing multinível e esquema de pirâmide?

Um esquema de pirâmide, ou pirâmide financeira, é um modelo comercial não sustentável, que depende do recrutamento frequente de outras pessoas. Ao contrário do marketing multinível, em que há a venda de produtos ou serviços, os lucros são oriundos quase que totalmente do recrutamento. 

Como trabalhar com marketing multinível?

O objetivo das empresas que adotam o marketing multinível é estimular os vendedores a formarem uma rede que comercializa os seus produtos ou serviços. A receita dos vendedores vem tanto dos próprios negócios fechados por eles quanto das comissões das vendas feitas pelos profissionais que eles recrutaram.

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