O que é microeconomia? Entenda o conceito de forma descomplicada

Por meio da microeconomia é possível entender como o comportamento de consumo individual impacta na economia de maneira geral

Resultados Digitais
Resultados Digitais14 de junho de 2022
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

A microeconomia é um ramo das ciências econômicas que estuda o comportamento econômico individual, focando somente em mercados específicos e nos movimentos de produtores e consumidores, sem levar em conta o conjunto geral da economia.


Já parou para pensar que o seu comportamento de consumo tem impacto na economia de forma geral? Existe até mesmo uma área que se dedica a estudar essa relação: a microeconomia, que consiste na análise das ações individuais dentro da economia. 

Quer saber mais sobre esse conceito e a sua importância? Então continue a leitura do artigo!

O que é microeconomia?

A microeconomia é um ramo das ciências econômicas que estuda o comportamento econômico individual, focando somente em mercados específicos e nos movimentos de produtores e consumidores, sem levar em conta o conjunto geral da economia. 

É na microeconomia que se estuda, por exemplo, a formação dos preços dos produtos e serviços. Além disso, essa área de estudo procura entender os fatores de produção, analisando mercados específicos e o comportamento de consumo de indivíduos, famílias e outras unidades de consumo.

microeconomia

Lei da oferta e da procura

Para entender como são definidos os preços dos produtos, um princípio bastante usado é a Lei da oferta e da procura, segundo o qual quanto maior a demanda por um produto, por exemplo, maior será o seu preço. Por outro lado, se houver mais oferta que procura, o valor do item tende a diminuir.

Para estudar essas variações entre oferta e procura, a microeconomia se apoia em três teorias principais: 

  • Teoria do consumidor: busca entender como os consumidores tomam decisões de compra. Segundo essa teoria, as pessoas podem escolher um produto em detrimento do outro conforme a utilidade proporcionada por ele. 
  • Teoria da empresa ou da firma: estuda a estrutura econômica dos negócios que desejam produzir para atender o interesse dos consumidores, considerando a demanda do mercado. 
  • Teoria da produção: é o estudo da transformação de matérias-primas em produtos, assim como dos custos desse processo, que irão se refletir no preço do produto final.

Microeconomia e macroeconomia: qual a diferença?

Além de saber o que é microeconomia, é importante conhecer o conceito de macroeconomia.

Se a microeconomia foca nos indivíduos, a macroeconomia estuda a economia de maneira ampla, observando características globais das sociedades ou países, desconsiderando as particularidades de cada pessoa.

A análise do Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, é de interesse da macroeconomia.

Como a microeconomia afeta minha empresa?

Uma economia é composta de muitas entidades, desde consumidores até empresas de diversos portes, além do governo e outras instituições. Nesse contexto, a microeconomia procura entender por que organizações tomam certas decisões e como isso pode impactar outras pessoas ao redor. 

Se um negócio reduz o preço de um produto, por exemplo, isso pode gerar um efeito cascata, forçando outras empresas a fazerem o mesmo. Isso pode transformar todo um mercado. 

Ao estudar esses comportamentos, a microeconomia procura entender o que pode acontecer quando se toma determinada decisão. E essas previsões são valiosas para empreendedores.

Isso não quer dizer, no entanto, que a macroeconomia, que se volta para fatores externos, não seja importante. Todo negócio deve ficar de olho nas mudanças nas leis, no comércio global, nas flutuações da inflação, na taxa de desemprego, entre outros movimentos.

Porém, no dia a dia do negócio, é comum focar mais nas demandas dos clientes, no fornecimento de matéria-prima, na existência de mão de obra qualificada. E essas são dinâmicas nas quais a microeconomia foca.

E você, gostou de conhecer o conceito de microeconomia? Aproveite para baixar gratuitamente o Guia para aquisição de clientes e conheça outras dicas, técnicas e ferramentas que podem ajudar seu negócio a atrair mais consumidores.

Guia para Aquisição de Clientes

Neste eBook gratuito, aprenda como aplicar técnicas e ferramentas de vendas para melhorar sua eficiência e vender mais!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Conheça a biografia, os livros e as dicas de Tim Ash, referência global em otimização da conversão
Marketing
Tomada de decisão: o que é, quais são os tipos e dicas de como fazer
Marketing
Instagram Stories terá anúncios no formato Carrossel