Os principais motivos para investir em compra de mídia e acelerar seus resultados com Inbound Marketing

Entenda por que investir em compra de mídia e como seu negócio pode se beneficiar alcançando resultados mais rápidos

Flávio Ribeiro
Flávio Ribeiro22 de maio de 2018
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A compra de mídia tem se tornado cada vez mais frequente nas estratégias de Inbound Marketing das empresas. Um dos principais motivos é o baixo alcance orgânico das publicações, principalmente no Facebook, o que exige uma ação paga para alcançar o público pretendido.

Quando realizada de forma adequada, considerando a persona e o estágio do funil, a compra de mídia pode ter um impacto significativo na aceleração dos resultados.

Se compra de mídia ainda é novidade para você ou quer entender melhor sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo Como fazer Mídia Paga para o Inbound Marketing.

A seguir, entenda os principais motivos para investir em mídia paga:

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Veja - na teoria e na prática - como atrair mais clientes através de canais pagos como Google AdWords, Facebook Ads e Native Ads, dentre outros

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1. Gerar mais tráfego para seu site/blog

O Inbound Marketing adota estratégias que visam atrair e converter clientes de maneira voluntária. Para isso, conteúdos/ofertas são produzidos visando atingir pessoas em toda a jornada de compra.

Para quem está iniciando ou ainda não tem um bom tráfego esse processo pode não ser tão rápido, pois depende de vários fatores: posicionamento orgânico, produção de conteúdo etc.

Diante disso, se você quer atrair mais pessoas ao seu site/blog e torná-lo conhecido, a mídia paga é uma excelente opção para obter mais visitas em curto prazo.

Cada anúncio realizado (independente da mídia) possui um link que direciona para uma página, que pode ser do seu site, um artigo no seu blog ou uma Landing Page que criou para disponibilizar um conteúdo rico e gerar Leads.

Dica: pense que você está iniciando um relacionamento, então, atenção aos conteúdos oferecidos. Entregue um conteúdo realmente rico ao seu potencial cliente. Isso transmitirá autoridade, tornará sua empresa conhecida e irá ajudar no posicionamento orgânico, pois o visitante perceberá valor no que foi oferecido e provavelmente voltará a acessar seu site/blog.

Quer dar os primeiros passos com compra de mídia? Confira o artigo: Planejamento de compra de mídia: 5 dicas para quem quer começar + planilha gratuita.

2. Alcançar resultados mais rápidos

Com a mídia paga os resultados são mais previsíveis e rápidos.

Na elaboração de uma campanha paga você já consegue ter uma estimativa dos resultados e a partir da liberação do anúncio, em pouco tempo, consegue gerar os primeiros resultados.

Na Resultados Digitais, trabalhamos com projetos de implementação para quem acabou de contratar o RD Station Marketing. É muito comum os clientes optarem pelo investimento em mídia paga, como o Facebook Ads, para gerar mais tráfego as Landing Pages publicadas e gerar Leads.

Com um baixo investimento e campanhas segmentadas que direcionam tráfego é possível gerar os primeiros Leads rapidamente.

No exemplo a seguir, um cliente gerou 708 Leads em apenas 1 semana com o investimento de R$ 20/dia  no Facebook Ads, promovendo um conteúdo rico.

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Quer resultados mais rápidos? Veja: 5 opções de compra de mídia para alavancar os resultados de curto prazo.

3. Identificar e segmentar seu público

Um dos erros mais comuns é investir em mídia paga sem conhecer bem o público que pretende alcançar.

Se você não conhece seu público ou tem dúvidas, sugiro que faça inicialmente uma campanha de mídia paga como experimento. Assim você poderá validar e entender características (faixa etária, gênero, localidades) e interesses (produto A ou B) com base nas pessoas mais interagem com sua oferta.

A mídia paga precisa ser direcionada, mesmo que você não tenha uma persona criada (o que é recomendado), é importante conhecer pelo menos suas características e dores.

Cada mídia paga tem um característica de segmentação. Veja alguns exemplos das principais:

Google Adwords - Uso de palavras chave

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Facebook Ads - Seleção de interesses

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LinkedIn Ads - Seleção por cargos, empresa, segmentos etc.

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4. Flexibilidade de investimento

Uma pergunta frequente de quem está iniciando é: quanto devo investir?

A resposta, pode variar bastante, cada negócio tem sua particularidade e depende dos objetivos que se quer alcançar.

A mídia paga permite que você realize testes sem ter que investir alto num primeiro momento. Avalie como o público irá responder e qual será o custo por aquisição (seja Lead ou cliente).

Se fizer sentido, otimize e aumente aos poucos o investimento. Não deixe de analisar se está alcançando o ROI (retorno sobre o investimento) esperado.

No Facebook, por exemplo, o valor sugerido pela própria mídia é de R$ 20/dia. Teste por uma semana e avalie.

Para o Google Adwords, você precisa avaliar qual é o custo por clique (CPC) de cada palavra que pretende anunciar. Neste caso, você só paga por quem clica em seu anúncio.

Para saber como otimizar anúncios no Facebook veja o artigo: 7 dicas matadoras para otimizar anúncios no Facebook Ads e obter maior retorno sobre o investimento

5. Formatos para cada tipo de objetivo

Há vários formatos para anunciar de acordo com o seu objetivo. Os mais conhecidos são:

Links Patrocinados (PPC ou Pay Per Click)

São links que aparecem nos primeiros resultados quando você busca por uma palavra no Google.

A criação das campanhas é realizada pelo Google Adwords.

Veja um exemplo:

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Como dar os primeiros passos: Como criar um bom anúncio no Google Adwords

Remarketing

São anúncios exibidos em outros sites para quem visitou uma página de seu site.

Você pode realizar anúncios de remarketing utilizando o Google com sua rede display (sites parceiros do Google) ou o Facebook com anúncios no feed de notícias, por exemplo.

Dê os primeiros passos com o Google: Como utilizar o remarketing para aumentar resultados de conversão.

Saiba também como dar os primeiros passos no Facebook Ads: 7 dicas incríveis para criar campanhas de remarketing no Facebook Ads.

Social Ads (anúncios em redes sociais)

Você pode optar pela rede que concentra a maior quantidade de clientes potenciais. Dentre as principais redes: Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube, entre outros.

Veja um exemplo:

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Veja como criar um anúncio: Como fazer uma campanha efetiva e gerar resultados com Facebook Lead Ads.

6. Fácil mensuração de resultados

Uma das grandes vantagens da mídia paga é a fácil mensuração de resultados.

É possível acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas nos mínimos detalhes.

Você poderá entender melhor o comportamento de seu público, principalmente suas preferências para determinados tipos de conteúdo.

Para cada campanha patrocinada é possível avaliar indicadores como aumento de tráfego, geração de Leads, envolvimento com as publicações e vendas geradas.

Para entender melhor o desempenho das mídias pagas, acesse: Como rastrear o desempenho de campanhas de marketing em diferentes tipos de mídia.

Conclusão

A mídia paga apresenta diversos benefícios para impulsionar/acelerar seus resultados. No entanto, é fundamental:

  1. Realizar um planejamento das ações;
  2. Entender a melhor opção para seu objetivo;
  3. Saber bem que é seu público;
  4. Testar e otimizar as campanhas;
  5. Avaliar o desempenho e se está alcançando o ROI.

Se você precisa de resultados em curto prazo, investir em compra de mídia será necessário. Porém, realize ações com o apoio do Inbound Marketing, construindo conteúdos para cada etapa de sua jornada de compra.

Quer aprofundar seu conhecimento em mídia paga? Baixe agora: [eBook + Checklist] Guia da Mídia Paga para Inbound Marketing.

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Flávio Ribeiro

Flávio Ribeiro

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