Mudança no feed de notícias do Facebook prioriza publicações de amigos e familiares

A atualização deve afetar todos os tipos de conteúdos postados. Saiba como essa mudança no feed de notícias do Facebook pode impactar na sua Fan Page.

Mônica Custódio
Mônica Custódio2 de julho de 2016
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Segundo o vice-presidente de produto do Facebook, Adam Mosseri, o objetivo do feed de notícias da rede social é mostrar às pessoas os posts que são mais relevantes para elas. Seguindo essa premissa, no dia 26 de junho de 2016 a empresa anunciou uma atualização que tem como objetivo exibir aos usuários mais posts de amigos e da família, em detrimento daqueles de marcas e de meios de informação.

De acordo com Adam Mosseri, quando o feed de notícias do Facebook foi lançado, em 2006, era difícil imaginar o desafio que os engenheiros da rede social enfrentam atualmente - o de que as pessoas recebem muita informação, mais do que conseguem consumir. Na década seguinte ao lançamento do news feed, mais de um bilhão de pessoas criaram uma conta no site. Hoje, compartilham uma infinidade de posts todos os dias.

É por esse motivo que as publicações na rede social são rankeadas - para que os usuários possam ver o conteúdo com que se importam primeiro, sem perder atualizações importantes dos amigos. Se o ranking não existe, as pessoas não se engajam e deixam o site, insatisfeitas. Por isso, um dos trabalhos do Facebook é adaptar esse rankeamento aos desejos do usuário.

Como a mudança no feed de notícias do Facebook pode impactar na sua Fan Page

A atualização deve afetar todos os tipos de conteúdos postados, incluindo links, vídeos, transmissões ao vivo e fotos. Segundo o Facebook, a mudança pode diminuir o alcance e o tráfego de referência de páginas cujo tráfego vem diretamente de posts.

No entanto, a atualização terá menos impacto se muito do tráfego de referência é resultado de pessoas compartilhando seu conteúdo e os amigos dessas pessoas curtindo e comentando nesses compartilhamentos. Links ou conteúdo de páginas compartilhados por amigos ou conteúdos com os quais seus amigos interagiram continuarão aparecendo mais próximos do topo do feed.

Por exemplo, um post de uma conta pessoal do Facebook (à esquerda) está propenso a aparecer acima daquele de uma empresa (à direita), ainda que o conteúdo compartilhado seja o mesmo.

feed de notícas do facebook

O impacto no tráfego das páginas deve variar segundo a composição da sua audiência e a maneira com que seu conteúdo é compartilhado no Facebook. Mas uma tática que pode se tornar importante é a amplificação do conteúdo da marca: com o Facebook favorecendo conteúdos compartilhados por usuários, em detrimento de páginas, é essencial encontrar meios novos e inovadores de fazer sua audiência se engajar, compartilhando seu conteúdo.

Também é importante focar no que as pessoas estão procurando em seus feeds. Além de procurar atualizações dos amigos e família, elas buscam informação e entretenimento. Com esses desejos do usuário em mente, dá para pensar como o conteúdo que você publica no Facebook pode satisfazê-lo.

News feed values

O Facebook também publicou um texto em que fala mais detalhadamente sobre os valores atualizados do feed de notícias (News feed values). Na publicação, a empresa deixa claro que amigos e família virão em primeiro lugar na ordem de posts mais relevantes.

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De acordo com o Facebook, as pessoas dão valor a postagens que consideram informativas. Mas a questão é que o conceito de informativo varia de usuário para usuário - pode ser um evento atual, uma novidade sobre sua celebridade favorita, notícias locais ou uma receita. Por isso, a rede trabalha para compreender o que é mais interessante para cada pessoa de maneira personalizada, buscando colocar esses posts também mais próximos do topo do feed de notícias.

Além disso, no texto, o Facebook diz ter descoberto que as pessoas gostam que seu feed de notícias seja uma fonte de entretenimento. Por isso, a rede tenta prever quais posts o usuário acha interessante para garantir que ele não os perca também. Outros valores que o Facebook diz considerar são a autenticidade, a pluralidade de ideias e o controle da experiência pelo usuário.

No comunicado oficial, o Facebook disse que o trabalho está apenas 1% finalizado, portanto parece que novas mudanças continuarão acontecendo com o passar do tempo.

Por isso, é importante sempre estar atualizado e por dentro de como funciona o algoritmo do Facebook.

Aqui no blog, você pode acompanhar sempre essas atualizações. E, se precisar de um conteúdo mais rico e prático, baixe nosso eBook Introdução ao Marketing no Facebook, um material com dicas para sua empresa começar a gerar resultados na rede social.

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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