Dia da Mulher: conheça 11 profissionais que têm feito a diferença no mundo do Marketing Digital e da tecnologia

Ainda como minoria no setor, muitas mulheres têm trabalhado para mudar esse cenário; conheça algumas dessas profissionais

Mônica Custódio
Mônica Custódio8 de março de 2018
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

Você, que trabalha em uma empresa de tecnologia, olhe ao redor e veja quantos dos seus colegas são mulheres. Salvo exceções, é bem provável que elas sejam minoria na empresa, principalmente em cargos de liderança.

Um estudo feito pelo LinkedIn em 10 países no ano passado mostrou que, apesar da presença das mulheres no mercado de trabalho crescer a cada ano, alguns segmentos ainda são majoritariamente compostos por homens.

No setor de tecnologia dos países pesquisados — Estados Unidos, Índia, México, Espanha, Itália, Reino Unido, França, Austrália, Canadá e Holanda — somente 30,7% das vagas são de mulheres. Dessas, só 20,6% estão em cargos de liderança.

Mas, felizmente, muitas mulheres têm trabalhado para mudar esse cenário, destacando-se no setor. Conheça neste post 11 profissionais que fazem a diferença na tecnologia e no Marketing Digital.

Sheryl Sandberg

sheryl-sandberg

Diretora de operações do Facebook desde 2008, Sheryl Sandberg tornou-se mais conhecida do grande público pelo trabalho realizado para diminuir a desigualdade de gênero no mercado da tecnologia.

Em seu livro Lean In (em português, Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar), analisa por que o crescimento das mulheres nas empresas fica, muitas vezes, estagnado, e dá conselhos de como as próprias profissionais podem mudar essa realidade.

Em 2012, foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.

Emilia Chagas

emilia-chagas

A jornalista Emília Chagas fundou a plataforma de gestão da produção de conteúdo Contentools em 2013, época em que o Marketing de Conteúdo ainda não era tão disseminado no Brasil.

No início, a empresa fazia apenas a mediação entre empresas que queriam fazer produção de conteúdo e profissionais da área. O modelo foi reinventado, criando a primeira plataforma de Marketing de Conteúdo na América Latina.

Em 2017, a empresa contava com 30 pessoas em dois escritórios, em Florianópolis e São Francisco, e encontrava-se em processo de internacionalização.

Liliane Ferrari

liliane-ferrari

Liliane Ferrari é bem conhecida no Brasil quando o assunto são mídias sociais. A jornalista, consultora e professora de mídias sociais do UOL, Escola Cuca, E-commerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios e eduK foi apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG.

Também foi palestrante oficial do Facebook no Brasil e desenvolveu projetos digitais para a Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Caixa, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, entre outras.

Lisiane Lemos

lisiane-lemos

Especialista em soluções de suporte na Microsoft, Lisiane Lemos foi reconhecida pela revista Forbes como uma das jovens abaixo de 30 anos que fazem a diferença no Brasil.

A profissional divide a liderança do Comitê de Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil e da Rede de Profissionais Negros e atua como consultora da UNESCO.

Também já palestrou e atuou como mentora para Bloomberg, Magazine Luiza, Revista Voto, UPWIT, Women Startup Weekend, SP Stars, dentre outras, e atendeu clientes como Petrobras, BRF, Odebrecht, America Movil, Banrisul e TJPR.

Lucia Haracemiv

lucia_haracemiv

Lucia Haracemiv é a CEO da DNA de Vendas, consultoria especializada em aumento de produtividade em vendas.

A profissional desenvolveu uma metodologia inovadora que tem contribuído para melhoria significativa de resultados de empresas como MRV, Resultados Digitais, General Motors, Nestlé, Porto Seguro, Carrefour, Schutz e mais de 45 segmentos.

Atua também como mentora de vendas para empreendedores Endeavor.

Ana Couto

ana-couto

Designer formada pela PUC-Rio, fundou a agência Ana Couto em 1993, com a proposta de trabalhar o design como ferramenta de construção de marcas fortes e tornou-se referência em branding no Brasil.

Desde então, expandiu a oferta da agência para um serviço integrado, que vai desde a estratégia de marca até a propaganda. Já atendeu clientes como BASF, Beach Park, Buscapé Company, Caixa Seguradora, Youse, Itaú Unibanco, P&G, Rio Galeão, Rosa Chá, Vinci Partners, Teleperformance, entre outros.

Bia Granja

bia-granja

Bia Granja é cofundadora do YOUPIX, aceleradora que ajuda marcas, agências e profissionais criadores a potencializarem negócios na internet. Atualmente, a empresa atua em diversas frentes, como educação do mercado, consultoria, realização de eventos e programa de incentivo para criadores.

Em 2013, foi eleita pela revista Época como integrante da lista de 100 brasileiros mais influentes, assim como uma das 25 pessoas mais influentes da internet pela revista Galileu.

Juliana Tubino

juliana_tubino

Juliana Tubino é formada em Administração de Empresas pela FGV, com MBA na Fundação Dom Cabral e certificados em instituições como Kellogg e Insead.

Desenvolveu sólida experiência no segmento de tecnologia e no mundo SaaS — iniciou sua carreira como trainee na subsidiária brasileira da Microsoft, onde depois percorreu uma trajetória diversa na América Latina e na matriz em Seattle, onde viveu por muitos anos.

Hoje atua como vice-presidente de parceiros na Resultados Digitais, onde é responsável por escalar o modelo de negócios da empresa por meio de um ecossistema colaborativo, lucrativo e vibrante.

Diariamente enfrenta com muito bom humor o desafio de equilibrar seus "diversos papéis" — sejam eles relacionados à sua intensa rotina profissional ou pessoal, onde ocupam o pódio a sua família e seus dois lindos filhos.

Bianca Martinelli

bianca-martinelli

Formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Bianca Martinelli também estudou nas universidades norte-americanas de Columbia, Harvard e Stanford.

Também teve uma longa experiência de trabalho na Endeavor, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde liderava a seleção e desenvolvimento de empreendedores e expansão internacional para países como Peru, Equador, Espanha e Itália.

Vice-presidente de internacionalização da Resultados Digitais desde 2017, veio para a empresa com o papel de levá-la para o mercado global, começando pela América Latina e Europa e focando em mercados ao redor do mundo.

Ana Fontes

ana-fontes

Ana Fontes é presidente da Rede Mulher Empreendedora, a primeira rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, que conta com mais de 300 mil participantes.

Pós-graduada em marketing pela ESPM e em Relações Internacionais pela USP, foi executiva de marketing em multinacionais e cofundadora da W55, aceleradora focada em desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.

Martha Gabriel

martha_gabriel

Autora de 5 livros, dentre eles o mais conhecido, Marketing na Era Digital, Martha Gabriel é uma voz conhecida no mercado digital, palestrando com frequência tanto no Brasil quanto no exterior.

Além de autora e palestrante, também tem uma carreira extensa na academia: é engenheira (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM), pós-graduada em Design Gráfico (Belas Artes, SP), mestre e doutora em Artes (ECA/USP).

Entrevistamos a Martha Gabriel no Studio RD Summit 2017. Você pode assistir à entrevista no vídeo abaixo:


Reconhecer o trabalho das mulheres e refletir sobre a representatividade feminina em empresas de tecnologia, principalmente em cargos superiores, são formas de caminhar um pouco na direção da igualdade que tanto buscamos.

Se você tem uma empresa e quer saber como tomo tornar o Dia Internacional da Mulher uma data de real impacto e reflexão, leia também o post: Dia da Mulher: por que nem tudo se trata de (ou são) flores.

E aí, o que achou da lista? Conhece outra mulher que é destaque no segmento e que poderia estar aqui? Cite nos comentários. :)

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Marketing
O que é higienização da lista de emails e como fazer
Marketing
Novidade no Google Ads: saiba como anunciar no YouTube para pessoas que pesquisaram por algum termo no Google
Marketing
Como vender artigos de luxo na internet: 9 dicas que você precisa conhecer