Novidade no Google Ads: saiba como anunciar no YouTube para pessoas que pesquisaram por algum termo no Google

O comunicado foi feito durante a conferência SMX West, na Califórnia

Mônica Custódio
Mônica Custódio15 de março de 2018
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo:

O Google anunciou novidades bem importantes para empresas que investem em Ads, tanto na rede de pesquisa quanto no YouTube.

Com a intenção de integrar cada vez mais suas plataformas, em breve será possível fazer anúncios no site de vídeos (que já é o segundo maior site de buscas do mundo) para os usuários que fizeram uma determinada pesquisa no Google.

As novidades foram comunicadas durante a conferência SMX West, realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.

Públicos-alvo de intenção personalizada no YouTube

Em dezembro de 2017 o Google lançou a funcionalidade Públicos-alvo de Intenção Personalizada, que permitia otimizar ainda mais as opções de segmentação de anúncio no Google Ads.

A novidade tornou possível usar informações específicas para apresentar seus produtos ou serviços a novos clientes em potencial.

Agora, será possível fazer o mesmo no YouTube, o que permite anunciar para audiências que pesquisaram por determinadas palavras-chave no Google.

Para usar os públicos-alvo de intenção personalizada, anunciantes precisam fazer uma campanha de vídeo no Google Ads e adicionar palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Feito isso, as pessoas podem receber anúncios enquanto assistem a vídeos no YouTube.

“Por exemplo, uma companhia aérea pode alcançar no YouTube pessoas que recentemente procuraram no Google por voos para o Havaí”, disse o product manager Nicky Rettke.

A novidade está disponível exclusivamente na nova interface do Google Ads.

Intenção personalizada + anúncios TrueView for Action

De acordo com o Google, os públicos-alvo de intenção personalizada funcionam melhor com o formato de anúncio TrueView for Action, desenvolvido com foco em conversão.

Com esse formato, anunciantes podem customizar Calls-to-Actions que aparecerão com seus anúncios do YouTube. Nos dispositivos móveis, os anúncios aparecem embaixo do vídeo e persistem mesmo que um anúncio termine ou seja pulado pelo usuário.

Já no desktop, um anúncio é mostrado no topo da coluna de recomendações, à direita do vídeo. É possível adicionar os próprios elementos criativos, como logo ou imagem, ou o Google puxará os elementos automaticamente da Landing Page.

true view for action youtube adwords

A empresa de investimentos online Betterment usou o público-alvo de intenção personalizada para alcançar usuários do YouTube que tinham pesquisado recentemente por termos relacionados a finanças no Google.

O resultado foi um aumento de 6 vezes no retorno sobre o investimento em anúncios, em comparação com campanhas anteriores feitas no site de vídeos. Também viu as buscas no Google pelo nome da empresa, “Betterment”, subirem em 245%.

Outra novidade: anotações no Google Ads

Aproveitando a conferência, o Google anunciou outras novidades para o Ads, como a possibilidade de serem criadas notas para as campanhas.

A ideia é que o anunciante tenha como detalhar pontos importantes sobre a campanha dentro da própria plataforma. Dessa forma, todos que possuem acesso à conta do Google Ads podem acompanhar as anotações.

Um exemplo de uso dessa nova funcionalidade é inserir uma anotação para explicar um aumento considerável em cliques para uma determinada campanha.

Notes google adwords

De acordo com o Google, as novidades devem ser lançadas para todas as contas em breve. Esteja preparado!

E para saber mais sobre anúncios, Ads e YouTube, confira nosso Checklist: Como anunciar no Google e no YouTube e veja como criar campanhas eficazes sem se esquecer das configurações mais importantes.

Checklist: Como anunciar no Google e no YouTube

Veja como criar campanhas eficazes no Google e no Youtube sem se esquecer das configurações mais importantes

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Marketing
Matriz BCG: entenda o que é e como ela se relaciona com o Inbound Marketing
Marketing
Como a par gerou mais de R$ 4 milhões em receita via Marketing Digital em menos de 1 ano
Marketing
Como o ESB Faculdade & Pós-Graduação utilizou o RD Station CRM em uma nova operação e conquistou 700 alunos