O RD Station mudou: muito mais que uma ferramenta de marketing, agora é uma plataforma completa

Ajudando as empresas a crescer usando o RD Station, encontramos oportunidades para fazer uma diferença muito mais significativa no mercado. Conheça os nossos desafios para os próximos 5 anos

André Siqueira
André Siqueira18 de outubro de 2017
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Nós acabamos de completar 5 anos de lançamento do RD Station e, ao mesmo tempo, acabamos de chegar também na marca de 10.000 clientes. Soma-se a esses dois grandes momentos um outro que é sempre muito especial pra nós: a realização do RD Summit, que chega à quinta edição reunindo 8 mil pessoas na nossa casa, Florianópolis.

Essas datas e marcas significativas acabam gerando um efeito parecido com o que costumamos ter em cada virada de ano: um balanço do que foi feito até então e uma reflexão sobre o que está por vir e qual caminho seguir.

Este post tem dois grandes propósitos: agradecer e compartilhar o que veio dessa reflexão.

Começamos com o propósito mais nobre: obrigado a cada um de nossos clientes e parceiros que estão ao nosso lado nessa caminhada! É uma honra contar com a confiança de vocês para ajudarmos no seu crescimento e isso nos motiva a fazer cada vez mais e mais.

Parte disso é justamente compartilhar mais de como foi para nós essa jornada até então e como queremos fazer os próximos passos.

As realizações só vieram porque uma semente foi plantada e cultivada por anos

O começo nunca é fácil. Ainda não há nada construído, nada que ajude a dar fôlego ou que possa ser usado como alavanca. É preciso preparar e colocar cada tijolo: descobrir o tom de voz da empresa na comunicação, os pontos de proposição de valor para o cliente, contratar (e treinar, mesmo sem saber como) os primeiros funcionários e por aí vai.

Na maioria das vezes, sem ter qualquer feedback claro que está fazendo bem e com dezenas outras opções de caminho se oferecendo e se mostrando como, talvez, uma opção melhor ou mais fácil.

Quando começamos, parecia pouco fazer aquelas 2, 4 ou 5 vendas no mês depois de tanto esforço para fazer a engrenagem funcionar. Naquele momento, os resultados por si só não justificariam o retorno. Mas era claro para nós que não era uma corrida de 100m, e sim uma maratona.

No fim das contas, isso é quase o caminho padrão de quem cria uma máquina de aquisição de clientes tendo como base o Inbound Marketing: no começo dói um pouco inserir novas práticas e processos, e dói mais ainda ver que os resultados não chegam de cara.

Mas quando os tijolinhos se empilham e começam a mostrar resultados, eles são "imparáveis" e vão trazer retorno de forma exponencial. Foi assim que a gente saiu das 2, 4 ou 5 contas por mês para chegar em 1.000 agora e é isso que vemos cada vez mais clientes repetindo.

Adiar a recompensa e ter paciência não é fácil e é por isso que pouca gente faz. Quem faz, no entanto, consegue ficar muito acima da média justamente por isso. Esse é um dos maiores aprendizados que temos para compartilhar e é uma das premissas essenciais que estamos usando para planejar e entregar os próximos passos.

Como vemos nossas entregas até o momento

Fez parte desse processo de reflexão uma avaliação profunda daquilo que realmente faz sentido pra gente — aquilo no que somos bons — para que isso esteja no centro das nossas apostas e investimentos no futuro. Assim como lá atrás plantamos algumas coisas, precisamos pensar no que vamos semear para colher um pouco mais à frente.

A nossa missão é ajudar empresas a crescerem. E, ao redor dessa missão, conseguimos identificar 5 grandes pilares que vão potencializá-la. São coisas que já temos trabalhado ao longo dos anos e que foram fundamentais para chegarmos até aqui.

Educação

Educação é algo que está no nosso DNA. Desde o primeiro dia da empresa já começamos a produzir materiais educativos de Marketing Digital e isso se tornou nossa porta de entrada para muita gente.

Foram mais de 1.000 blog posts, mais de 300 conteúdos ricos (eBooks, webinars, kits, templates) que foram baixados por quase 1 milhão de contatos. Mais de 10 mil pessoas já entraram em nossos cursos online e outras 30 mil passaram por nossos eventos.

O nível das discussões no país e maturidade digital das empresas muda significativamente quando esse trabalho de educação é feito e isso gera, no fim das contas, crescimento para as empresas que conseguem aproveitar essa oportunidade.

Plataforma tecnológica

Apostamos e investimos muito no RD Station como ferramenta e temos um pacote completo de funcionalidades para fazer gestão e automação de Marketing Digital de forma eficiente.

Já são mais de 10.000 empresas usando o software, com mais de 130 milhões de contatos gerados pela ferramenta, que é a líder na América Latina e tem mais de 60% de mercado no Brasil. Não temos dúvida de que o RD Station é um catalisador essencial para o crescimento.

Rede de Parceiros

Descobrimos nas agências uma grande rede de parcerias, apoiando-as com o desenvolvimento de práticas, tanto técnicas de Marketing Digital quanto de negócio, para que juntos a gente consiga mais clientes e mais sucesso para esses clientes.

Hoje 40% das vendas da RD vêm por esse programa. Ele já conta com mais de 1.500 parceiros, que faturam mais de R$ 250 milhões de reais anuais em serviços adicionados à ferramenta.

Preocupação genuína com o sucesso do cliente

Temos um time de mais de 150 pessoas com o nome "sucesso do cliente" não à toa. Vemos como parte fundamental do nosso trabalho entender de fato as necessidades de cada cliente e direcionar o apoio necessário.

Isso começa no próprio processo de vendas, que é consultivo, construindo um plano que faça sentido. Depois passa pela transição com o nosso time de atendimento, que realiza um onboarding estruturado, baseado na análise de milhares de clientes para entender quais são os passos mais adequados para levar ao sucesso.

E nossos clientes podem contar também com uma estrutura de suporte para atender qualquer problema ou dúvida.

Desenvolvimento de talentos

Para conseguir fazer os outros 4 pilares funcionarem e impulsionar o crescimento de nossos clientes é essencial ter um time talentoso entregando tudo. Não há estratégia ou boa vontade que resolvam se a execução do time não acompanha.

Temos hoje 600 pessoas na empresa, estamos contratando 40 por mês e isso não promete parar tão cedo. Mais do que contratar, foi importante dar a estrutura ideal para elas. A RD é há 3 anos seguidos a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina. Temos uma infraestrutura completa e uma preocupação genuína com o desenvolvimento de quem trabalha com a gente.

Para onde estamos caminhando

Olhando para o que fizemos até agora encontramos, em cada um desses pilares, oportunidades para fazer uma diferença muito mais significativa. Encontramos as brigas que queremos comprar e as apostas que queremos fazer para avançarmos em nossa missão de forma cada vez mais acelerada.

O que você vê nesse pilar são os nossos planos e como queremos ser cada vez mais fortes.

Educação: o lançamento da RD University

Todo o esforço até agora ajudou na educação de mercado, mas sentimos que precisamos fazer muito mais. Existe uma demanda enorme por pessoas para trabalhar na economia digital. Nossos clientes e parceiros estão o tempo todo querendo saber como treinar alguém junior, como contratar a pessoa certa para tocar isso ou como conseguir contratar na escala necessária.

Vamos continuar expandindo em conteúdo e nos eventos (incluindo outros formatos), mas seremos ainda mais agressivos com educação. Queremos realmente fazer a diferença na preparação das pessoas aproveitando algumas grandes tendências, como a educação online, nanodegrees, avaliação e colocação de profissionais. Por isso o nosso grande anúncio aqui nesse pilar é o lançamento da RD University:

http://rduniversity.com.br/

Lançamento da nossa App Store e o RD Station como, mais que uma ferramenta, uma plataforma

Nossa ferramenta de marketing é robusta e nossa visão é a de oferecermos aplicações de marketing de classe mundial. Nós dividimos a equipe internamente por tribos, como se cada uma fosse uma startup própria, competindo em cada vertical com os melhores produtos do setor.

Temos um time de desenvolvimento de mais de 120 pessoas focadas nisso, e queremos manter esse ritmo. No entanto, temos visto também um outro movimento.

Motivados pela demanda de seus próprios clientes e clientes potenciais que estavam usando o RD Station, muitas empresas de tecnologia começaram a integrar seu software conosco mesmo que nem tivéssemos um programa ou conjunto de APIs adequado. A gente vê cada vez mais ferramentas ao redor da nossa e isso nos levou a pensar se devemos aproveitar esse movimento ou se isso criaria uma confusão na cabeça dos clientes.

Há um certo duelo entre as opções "tudo em um" vs. "o melhor da categoria". Achamos que dá para aproveitar o melhor dos dois mundos, desde que dois pontos sejam trabalhados:    

  1. Fornecer uma experiência perfeita para o cliente, de modo que, quando ele usa uma ou mais aplicações integradas com o RD Station isso seja fácil de configurar, não quebre qualquer fluxo de trabalho atual e, de preferência, torne ainda mais fácil o trabalho nestas diferentes aplicações, com muito mais visibilidade e automação.
  2. Precisamos ter um conjunto comum de dados, o que algumas pessoas chamam de system of records. É "uma fonte de verdade": um banco de dados com todos os registros e interações entre eles, de modo que não encontremos informações duplicadas ou conflitantes sobre seus Leads e clientes.

Decidimos abraçar a idéia e assumimos o desafio de lidar com essas duas tarefas. Ainda não é um grande lançamento, mas um primeiro passo para uma visão de produto para os próximos 5 anos. O RD Station é agora uma plataforma!

Explicar o que é uma plataforma é difícil e pode tornar-se bastante complexo, então vamos quebrar em partes para simplificar.

O software de marketing, que nossos clientes conhecem e usam diariamente, agora é chamado de RD Station Marketing. Esse é o conjunto simples, poderoso, acessível e integrado de ferramentas de marketing que os ajuda a atrair visitantes mais qualificados, gerar Leads e oportunidades, fechar mais negócios e otimizar o seu funil continuamente.

Agora temos a capacidade de adicionar a ele mais componentes, como peças de Lego, e personalizar da forma que sua empresa deseja e precisa. Para isso, lançamos a RD Station App Store:

http://appstore.rdstation.com/

Lá existem mais de 100 outros softwares que podem ser integrados com a gente e a tendência é que isso fique cada vez maior e a conexão cada vez mais fácil.

Experiência do cliente

Sempre tivemos uma cultura da experiência do cliente baseada em um contato próximo, seja com o profissional de atendimento, seja com o programa de parcerias.

Temos como parte dos valores e da cultura pensar no cliente antes de qualquer coisa e vamos continuar assim. Queremos clientes para ficar a vida toda!

Vamos investir para garantir que os serviços sejam de qualidade cada vez maior, que o cliente conte com um back-office de nível mundial e com um suporte melhor e mais rápido, também com novos canais.

Por fim, estamos lançando também um Conselho Consultivo de Clientes, com os clientes participando ativamente das decisões estratégicas da RD.

Rede de parceiros forte

Termos parceiros cada vez mais fortes é parte essencial do caminho para entregar uma experiência superior ao nosso cliente e é por isso que queremos que muito da nossa entrega esteja com os parceiros. Queremos parceiros que realmente entreguem um valor maior ao cliente e não apenas sejam revendedores.  

Estamos implementando o novo programa de parceiros, com diversos benefícios diferenciados. Fora isso, a partir de agora os parceiros contam também um dashboard para entenderem com mais clareza o próprio status na parceria e a situação de cada um dos clientes.

Além disso, estamos fortalecendo o nosso marketplace e buscando dar cada vez mais visibilidade às agências com a reformulação da página:

http://marketplace.rdstation.com/

Com o RD Station virando uma plataforma e as integrações sendo parte fundamental desse sistema, também estamos estruturando um modelo novo de parceria específico para que deseja fazer integrações.

Vamos ajudar essas empresas de software também com algo mais que só oferecer as APIs. Queremos apoiar esses parceiros com apoio no desenvolvimento, estratégias de go-to-market e eventualmente até mesmo com vendas e um relacionamento mais profundo.

Você pode saber mais e virar um parceiro de integrações aqui:

http://www.rdstation.com/parceiros-de-integracoes/

Desenvolvimento de talentos

Nada disso seria possível se não tivéssemos uma ótima equipe com a gente. Vamos continuar a investir fortemente na contratação e desenvolvimento na RD, garantindo que as pessoas que temos são as ideais e que estão mais do que prontas para buscarem nossas grandes ambições.

A RD só crescerá se as empresas que atendemos crescerem. Crescemos cada vez mais fortes juntos. E quando a maré sobe todos os barcos ao redor sobem também.

E, por último, para que a empresa cresça, você, como indivíduo, também precisa crescer. Começar agora.

Conte com a gente para crescer!

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

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