Tudo sobre Marketing Digital

Descubra o que é Marketing Digital, os tipos de estratégias que pode utilizar e como aplicar os conceitos na prática para vender mais!


Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com isso, as marcas podem fazer uso de diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

O que é Marketing Digital?

Já ouviu falar que estabelecer uma presença online é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de empresa? Pois é, com o mundo conectado que temos hoje, é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços sem usar o que chamamos de Marketing Digital.

Para pra pensar um instante: como você, colegas, amigos e familiares costumam tomar uma decisão de compra hoje em dia? Pois é, o fato de estarmos online e conectados mudou a maneira que nos relacionamos com as marcas e adquirimos algo novo. Ciente disso, as marcas também precisaram se adaptar a essa nova realidade.

A isso tudo chamamos de Marketing Digital todo o conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Acesso o Guia definitivo do Inbound Marketing

Se você quer fazer Marketing Digital, você precisa dominar o Inbound Marketing! Acesse este eBook e aprenda, de forma simples, como essa estratégia pode ser aplicada no seu negócio.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.

Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra, basta dizer que, no passado, para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor, que provavelmente “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções.

Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Olhando para o resultado da pesquisa Digital 2022, publicada em parceria entre We Are Social e Hootsuite, podemos ver que no mundo já há quase 5 bilhões de pessoas que utilizam internet, um crescimento de 4% na comparação com o ano anterior, enquanto que 4,62 bilhões possuem perfis ativos em redes sociais, que representou um aumento de 10%.

Essential Digital Headlines

Isso indica que o movimento focado no digital não para de avançar e ficar de fora dessa tendência é praticamente ficar para trás quando falamos da concorrência no mercado cada vez mais competitivo.

Outro indicativo importante na pesquisa é o tempo que o seu público passa online: são aproximadamente 7 horas por dia usando a internet.

Overview Of Internet Use

Mas qual será o volume de pessoas que podem ser consideradas como público-alvo no contexto brasileiro? Olhando especificamente para os dados da pesquisa relacionados ao Brasil, vemos que já são mais de 165 milhões de usuários com acesso à internet, com um detalhe: nós passamos mais de 10 horas por dia conectados, ou seja, mais de 3 horas em relação a média global.

Overview Of Internet Use2

Dessa forma, fica claro que o caminho para vender mais e crescer está no uso de ações online. O desafio agora é como chegar até essa audiência de maneira relevante, que chame a atenção para as ofertas que sua empresa pode realizar.

Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio.

Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores. Confira todos os detalhes a partir de agora!

Como fazer Marketing Digital

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.

Vamos detalhar cada uma delas a partir de agora, mostrando exemplos e conteúdos complementares para que possa se aprofundar em cada tema. Mas antes, precisamos falar de uma ferramenta tudo em um, que reúne os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz.

RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina. Com ela, é possível gerenciar todas as suas etapas do funil de Marketing e Vendas – da atração de visitantes à geração de oportunidades, passando pela gestão da sua base de contatos e o relacionamento com cada um deles. https://www.youtube.com/watch?v=QRQz0uRS3wA

Em relação às estratégias de Marketing Digital, a ferramenta permite:

  • A criação, agendamento e monitoramento de conteúdo em redes sociais;
  • Construção de campanhas de Email Marketing com modelos prontos;
  • Geração de Leads através de Landing Pages de conteúdo;
  • Otimização de conteúdos para Mecanismos de Busca (SEO);
  • Construção de fluxos automatizados para criar uma experiência de comunicação personalizada, mas em escala.

Em cada uma das técnicas a seguir, você verá exemplos de como essa ferramenta pode ser o diferencial para colocar tudo em prática. Mas já aproveite para conferir uma demonstração gratuita do RD Station Marketing para ver como ele pode apoiar em todas as estratégias de Marketing Digital:

Demostração Exclusiva

Personas

Um dos elementos que não podem faltar quando falamos de Marketing Digital é a definição das nossas Personas. Diferentemente do público-alvo, que leva em conta um conjunto de perfis, de forma mais abrangente, a Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.

Na prática, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Nesse caso, esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

Veja um exemplo prático:

Afinal, por que criar uma persona? Fazer essa definição é mesmo importante para começar com as ações de Marketing Digital?

É sim! Acontece que sem uma persona definida, é possível que sua estratégia se perca e você acabe falando sobre o que sua marca oferece para quem só busca por outro produto. É tipo oferecer produtos à base de carne para quem é vegano.

Esse também é um passo importante para definir o tom e o estilo de seu conteúdo, definir os tópicos sobre os quais você deve escrever e entender onde seu público busca suas informações.

Então que tal começar a criar os perfis de personas da sua marca agora mesmo? Pra isso, é só acessar o Fantástico Gerador de Personas, uma ferramenta gratuita que entrega no final um documento completo com todas as informações que você precisa.

Gerador de Personas

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Mas esse conteúdo não é qualquer conteúdo: ele deve falar sobre questões relacionadas ao seu mercado e sobre as possíveis dores e dúvidas das suas personas.

Como dissemos, hoje o processo de compra está cada vez mais na mão do consumidor. A informação sobre produtos e serviços deixou de ser privilégio das empresas e vendedores, e hoje está acessível principalmente por causa da internet.

Pense bem: quando foi que você comprou alguma coisa sem pesquisar pelo menos uma vez na internet sobre isso, provavelmente faz tempo. Por isso, é importantíssimo que sua empresa invista em Marketing de Conteúdo: para que os consumidores a encontrem quando procurarem sobre as soluções de mercado que você oferece.

Acontece que as pessoas não procuram apenas informações sobre produtos e serviços. Elas querem, antes de tudo, resolver problemas; o produto/serviço é só a etapa final deste processo. Por isso não basta produzir conteúdo sobre sua empresa e sua solução: você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas e dores que eles têm antes mesmo que saibam que seu produto ou serviço é a solução que eles precisam.

Por exemplo: Se você tem um software de controle de estoque, em vez de escrever apenas sobre a sua plataforma e sobre suas vantagens, pense como o consumidor chegaria até a sua solução.

O que ele precisa saber antes de entender que um software de controle de estoque vai ajudá-lo? Então, você pode criar conteúdos que deem dicas sobre como organizar o estoque da sua empresa, como calcular o estoque ou quais são as soluções que podem ajudar alguém a organizar o estoque da sua empresa.

Assim, quando seu público-alvo procurar esses assuntos na internet, é muito mais provável que ache o seu conteúdo, e, se o material gerar valor para ele, as chances de ele virar seu cliente são muito maiores.

Além disso, se ele já conhecer a solução mas estiver em dúvida sobre seu produto ou da concorrência, ter um bom conteúdo pode ser o diferencial para o público escolher você.

Mas o que significa produzir conteúdo? Quais formatos você pode utilizar? Há muitas formas de divulgar a informação que você gera. As mais utilizadas – e mais eficientes – são:

Blog

Um blog é a forma mais comum de atração na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), o blog é a melhor maneira de você conseguir tráfego para seu site.

Muitas vezes, o blog é a porta de entrada de futuros clientes. Portanto, é importante que o blog de sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário. Só assim esse usuário se tornará um Lead e, futuramente, um cliente.

Aqui contamos com o portal Resultados Digitais como nossa plataforma de publicação de conteúdos.

O importante é que você:

  • Planeje bem suas pautas: não basta produzir conteúdo sobre temas aleatórios, ele precisa ser estratégico para gerar valor para sua audiência;
  • Tenha cadência nas postagens: é importante manter um ritmo de produção bem definido, e postar pelo menos uma vez por semana, de preferência nos mesmos dias, para que seu público comece a esperar por suas postagens;
  • Otimize o texto para o Google: siga as boas práticas de SEO, como, por exemplo, definir palavras-chave relevantes para o seu mercado nas suas páginas do blog;
  • Diversifique o tipo de comunicação: a forma mais comum de conteúdo em um blog é o texto, mas nada impede que você vá além e crie também infográficos, podcasts e vídeos para o seu blog.
Capa do portal Resultados Digitais
Exemplo da capa do portal Resultados Digitais, que funciona como blog de conteúdo da RD Station.

Vídeos

Os vídeos estão tão em alta que 96% das pessoas assistem a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço. E tem mais estatísticas que mostram essa relevância: 64% dos consumidores fazem uma compra depois de assistir a vídeos da marca, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente.

Você pode utilizar vídeos tanto como suporte para outro canal, como o blog e as redes sociais, por exemplo, como criar canais específicos para vídeos, como um canal no YouTube. Você ainda pode combinar as duas estratégias! Por exemplo, você pode colocar seus vídeos no YouTube e depois embedá-los em seu blog ou redes sociais.

Se você for usá-los em seu blog e redes sociais, dê preferência a vídeos curtos e mais dinâmicos. Caso você vá criar um canal no YouTube ou vá utilizar um formato de conteúdo em que o vídeo seja o meio principal, como um webinar, por exemplo, você pode criar vídeos mais longos e aprofundados.

🎯 Fica a dica → Acesse o canal de conteúdos em vídeo da Resultados Digitais!

Canal Resultados Digitais
Exemplo do canal Resultados Digitais que disponibiliza uma série de vídeos sobre temas relacionados a Marketing Digital e Vendas.

Materiais Ricos

Posts de blog e vídeos são bons conteúdos para atrair visitantes, mas para uma estratégia de Marketing de Conteúdo completa, é necessário ter um conteúdo intermediário, mais aprofundado.

É essa a função de um conteúdo rico: um material educativo que agrega valor para seus visitantes. Oferecendo esse tipo de conteúdo, sua empresa pode continuar educando seus potenciais clientes e prepará-los ao longo do tempo para que, no momento certo, possa fazer a abordagem de venda.

Um dos formatos de material rico mais populares é o eBook, que serve muito bem para textos que ficam extensos demais para serem um post de blog. Mas além dos eBooks, você pode também criar webinars, ferramentas, kits, infográficos, templates, entre outros.

Como exemplo, você pode conferir todos esses e vários outros na página de materiais ricos da Resultados Digitais:

Curso de Marketing Digital
Na página de materiais ricos da Resultados Digitais você pode filtrar os temas e formatos para encontrar a melhor opção.

Mas engana-se quem pensa que a produção desse material precisa ser algo trabalhoso: você pode começar oferecendo materiais ricos que sua empresa já possui e utiliza, como planilhas, templates, pesquisas/análises de mercado, artigos técnicos, checklists e glossários.

Posteriormente, você pode produzir materiais pensados especificamente para responder dúvidas e curiosidades ou sanar dores dos seus potenciais clientes.

Guia de ferramentas para Marketing de Conteúdo

Se para você tudo isso parece muita coisa, saiba que, felizmente, existem ferramentas que podem ajudar você em sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Algumas delas são:

WordPress

O WordPress é o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo (43% dos sites usam WordPress). Ele serve não só para administrar um blog, mas ecommerces, fóruns, sites e praticamente qualquer negócio digital. É o CMS que a Resultados Digitais usa para gerenciar nosso portal de conteúdo.

Antes de começar a usar o WordPress, contudo, você precisa saber que existem duas opções: O WordPress.com e o WordPress.org.

O primeiro é um local onde você pode hospedar seu próprio site gratuitamente sem a necessidade de instalar nada em seu computador. Ele é fácil e intuitivo de usar, mas possui limitações: por exemplo, seu domínio tem que vir acompanhado de “wordpress.com”. Exemplo: http://resultadosdigitais.wordpress.com. Se você quiser ter um domínio sem “wordpress”, terá que pagar por isso.

Já o segundo é uma plataforma de publicação online open source disponível para download gratuito. Apresenta muito mais opções do que o WordPress.com, mas você precisa de um servidor próprio para instalar o CMS. Confira o passo a passo completo para criar um blog em WordPress.

Google Analytics

Google Analytics (G.A.) é a plataforma de web analytics mais usada na internet. Segundo o Google, a plataforma está presente em mais de 10 milhões de sites atualmente. Além de ser muito fácil instalar e coletar uma infinidade de dados e insights, é gratuita.

Em poucas palavras, o que ela faz é permitir o monitoramento de informações referentes às estatísticas do seu site e/ou blog, possibilitando assim o levantamento de possíveis pontos de melhoria e otimizações. No caso de Marketing de Conteúdo, as informações que você pode monitorar são:

  • Quais conteúdos são os mais/menos acessados;
  • Qual é a taxa de conversão dos seus conteúdos;
  • Quais são os principais canais de aquisição de tráfego.

RD Station Marketing

Sim, o RD Station Marketing pode ser usado como uma ferramenta de Marketing de Conteúdo. Afinal, a partir dela, você consegue analisar um relatório de análise completo para identificar quais são as “Páginas mais acessadas” do seu site, de uma forma bem mais rápida e direta que o Google Analytics.

Além de permitir realizar filtros para encontrar os resultados por períodos, essa funcionalidade ainda apresenta o tempo médio de visualizações de página e o percentual de taxa de rejeição de cada uma. Ambas são métricas fundamentais para encontrar conteúdos que precisam passar por atualizações.

Outra funcionalidade indispensável que a ferramenta disponibiliza é o “Painel de palavras-chave”. Ele ajuda a identificar as palavras mais relevantes para focar na produção de conteúdos, além de apresentar:

  • A relevância de cada uma;
  • O custo por clique que cada uma possui nas ferramentas de compra de mídia;
  • O volume de consultas mensais para cada palavra;
  • O nível de dificuldade para superar seus concorrentes.
Painel de palavras-chave
O Painel de palavras-chave é uma das funcionalidades disponíveis para o trabalho de Marketing de Conteúdo dentro do RD Station Marketing.

Email Marketing

Email Marketing representa a estratégia que utiliza o envio direto de uma mensagem por email entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Por definição, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado Email Marketing.

Geralmente, em seu conteúdo, é utilizado para:

  • Enviar promoções;
  • Distribuir conteúdo;
  • Solicitar vendas ou doações;
  • Construir lealdade e confiança com a marca;
  • Realizar ações de branding (divulgação de marca);
  • Entre outras funções.

Email marketing deve ser feito para listas de emails que foram construídas, tanto de clientes quanto de potenciais clientes (Leads).

Em resumo, o termo é utilizado para categorizar envios de mensagem de email com o propósito de aumentar o relacionamento de uma empresa com seus atuais, antigos ou futuros clientes, para encorajar lealdade e repetir negócios, adquirindo novos clientes ou convencendo atuais clientes a comprar um determinado produto.

Em comparação com outras formas de Marketing Digital, é considerada uma das estratégias mais baratas. Além disso, é um caminho para rapidamente estabelecer e comunicar o propósito da empresa com clientes ou potenciais clientes.

Comumente, esse canal é percebido por destinatários como invasivo e irritante, especialmente para novos ou potenciais clientes, ainda assim, o sucesso do Email Marketing é diretamente relacionado à linguagem e ao apelo visual aplicado.

Em termos de visual aplicado, há indicações de que o uso de gráficos/visuais são relevantes à mensagem a qual está tentando ser enviada, porém, para estabelecer relações próximas, em emails iniciais não é indicado, pois não estabelece empatia, daí a importância de se obter pessoalidade nestes casos.

Em termos de linguagem, o estilo é o maior fator determinante para definir o quão cativante será aquela mensagem. Ao usar tons casuais, a comunicação gentil gera melhores emoções que um formato formal. Por combinações, é sugerido o não uso de gráficos/visuais ao longo da linguagem casual.

Quem já seguiu essas boas práticas e conseguiu ótimos resultados foi a Evolution Nutrition: a empresa conseguiu gerar R$ 14 mil em vendas com o envio de apenas um email! No tópico “Exemplos de Marketing Digital” você vai conferir todos os detalhes sobre esse case de sucesso.

Para acessar o modelo completo em PDF, é só clicar aqui

🎯 Fica a dica → Acesse a ferramenta gratuita Benchmarking de Métricas de Email Marketing e compare os resultados das suas campanhas com a média do seu nicho de mercado.

De que forma o Email Marketing pode ser aplicado?

Transacionais e/ou Automatizados

Emails transacionais são comumente engatilhados conforme uma ação de um cliente ou Lead com a empresa. Para ser qualificado como email transacional ou automatizado, o propósito dessas comunicações deve ser em facilitar, completar, educar, ofertar uma transação que o Lead ou cliente tenha aceitado receber. Em resumo, é a forma mais assertiva e indicável para se comunicar por email.

Emails diretos

Emails diretos ou emails baseados em interrupção envolvem o envio de um email somente para comunicar uma mensagem promocional (por exemplo, um anúncio de oferta especial ou catálogo de produtos).

Email Marketing Mobile

Pelo aumento no uso de smartphones, o Email Marketing hoje traz um alto volume de tráfego através destes dispositivos. Profissionais em Email Marketing tem pesquisado maneiras de captar atenção através do mobile, e com isso surgiu uma nova forma de se fazer isso, otimizando-os para a leitura e interação com as novas tecnologias.

Como escolher uma ferramenta de Email Marketing

Uma ferramenta de disparos de email marketing (ESP), deve conter diversas funcionalidades, entre elas:

  • Mensuração: capacidade em analisar os números de suas campanhas.
  • Medidas anti-spam: se a ferramenta possui sistemas de autenticação (DKIM, por exemplo). Com a autenticação correta, as chances de seu e-mail cair em caixas de spam é menor.
  • Usabilidade: suas campanhas devem ser criadas facilmente na ferramenta, de forma intuitiva, para que otimize seu tempo e aumente a qualidade dos seus emails.
  • Automação: a ferramenta deve dispor formas de automatizar seus emails, para que possa escalar seu processo de relacionamento.
  • Segmentação: deve haver a possibilidade de tratar as informações dos seus Leads/clientes (em quais emails eles clicam?). Desse modo, é possível criar campanhas segmentadas e com a comunicação certa para as pessoas certas.

Com essas funcionalidades, é possível ter uma gestão ativa de sua base de contatos e de seus emails, podendo otimizar o processo de Email marketing ao longo do tempo. Facilitando o trabalho.

Em média, o retorno sobre investimento (ROI), em Email marketing é um dos maiores de todas as mídias digitais, passando de R$ 38,00 para cada R$ 1,00 investido.

Por isso, é importantíssimo contratar uma ferramenta capacitada de Email Marketing. Através dela, você poderá implementar, otimizar, analisar e operar este canal, que é um relacionamento direto com seus contatos e clientes.

Contando com as opções de personalização e segmentação, é possível comunicar-se diferentemente com cada pessoa, automatizar e escalar esse processo.

Nós, da RD Station, por exemplo, usamos nossa própria ferramenta para gestão desse canal, o RD Station Marketing. Através de funcionalidades como: automação, segmentação, gestão de Leads e email marketing, conseguimos gerar valor à empresa, com um custo baixo de operação.

Dashboard de Campanha
Com um dashboard exclusivo para cada campanha de email enviada, o RD Station Marketing facilita a análise sobre a performance das suas ações.

Então que tal saber mais sobre como usar essa ferramenta para começar a criar suas próprias ações com Email Marketing? Abaixo preparamos um passo a passo completo de como utilizar na prática e você já pode iniciar agora mesmo seu teste gratuito da ferramenta por 10 dias.

Envio de Email Marketing é com o RD Station Marketing

Com a Automação de Marketing nº1 no Brasil, você realiza todas as suas campanhas de email e combina com outros recursos para avançar seus Leads na jornada. Comece agora seu teste gratuito por 10 dias!

Como usar o RD Station Marketing para criar campanhas de Email Marketing

Email Marketing

Em 8 passos, você já consegue usar o RD Station Marketing para construir uma campanha de Email Marketing.

Acompanhe cada um para entender como é simples e já aproveite para fazer o teste gratuito da ferramenta logo em seguida:

1. Escolher a finalidade

Para criar um e-mail, selecione Relacionar → E-mail → Criar email.

Criar Email

Depois disso, escolha a finalidade do seu email: Email marketing, Teste A/B para Assunto do email ou Modelo/Fluxo de automação. Caso seja necessário, é possível modificar a finalidade do e-mail após iniciar a edição.

2. Escolher o modelo

Nesta aba, escolha o modelo (layout) do seu email. No RD Station Marketing, você tem a oportunidade de optar entre os modelos Básicos ou Temáticos. Além dessas opções, você pode importar via URL pública o HTML do seu email pronto ou escrever um código HTML puro. Veja a diferença entre cada modelo:

  • Básico: modelos pré-diagramados feitos para agilizar a sua estruturação de e-mail;
  • Temáticos: são modelos prontos para usar em ocasiões específicas, como datas comemorativas;
  • Meus modelos salvos: são modelos que tem como finalidade Modelo/Fluxo de automação, independente se estão sendo usados em algum fluxo ou não.
  • Importar via URL: você pode importar um modelo de email criado externamente para utilizar na plataforma RD Station Marketing. Fique atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing nesta aba para que sua criação seja compatível com a plataforma;
  • Escrever um código HTML: nesta seção você pode escrever ou colar um código HTML do seu modelo de email. Aqui também é importante ficar atento às dicas fornecidas pelo RD Station Marketing para que sua criação seja compatível com a plataforma.

Entre as opções Básico e Temático, o próprio RD Station Marketing disponibiliza dezenas de modelos prontos para você utilizar:

Modelos prontos

3. Editar o nome ou finalidade

Edite o nome ou finalidade de um email já criado, no painel de edição. Clique no nome da campanha, conforme a imagem:

Editar nome do email

Ao clicar, aparecerá uma janela em que você poderá alterar o nome do email e/ou também a finalidade dele.

Configurações básicas

A configuração é válida para emails que estão em rascunho ou que sejam Modelos/Fluxos. Para emails de campanha que já foram enviados, não há como alterar o nome e finalidade.

4. Editar o conteúdo

Na edição de conteúdo, você tem a liberdade de definir os Componentes do seu email e a Aparência dele.

Você pode inserir componentes de Texto, Imagem, Botão (CTA), Divisor e Imagem + Texto. Já na aba Aparência é possível editar textos, imagens, cores e idioma do seu e-mail. Além disso, é nesta etapa que você pode editar o Cabeçalho e Rodapé e inserir arquivos para download.

É na aba de Aparência que você pode inserir variáveis no corpo do seu email. É possível inserir variáveis dos campos padrão e dos campos personalizados criados no RD Station Marketing. Para isso, basta selecionar a caixa de texto em que deseja inserir a variável e escolher conforme imagem abaixo:

Variáveis em Assunto de email

Você também pode utilizar variáveis em Assunto de email, selecionando a variável diretamente na caixa de Assunto:

Escolher os destinatários

5. Escolher os destinatários do email

Nesta etapa, você deve selecionar os leads que vão receber esse email. Você pode optar por Enviar para as listas da Segmentação de Leads selecionadas ou Enviar para toda a base de Leads.

Ao escolher seus Destinatários, o RD Station Marketing vai mostrar o status do engajamento dos Leads selecionados:

Fluxo de Automação

Caso você tenha optado por criar um email para inserir como passo de um fluxo de automação, não é necessário fazer a configuração de Destinatários. Você vai diretamente para a aba de Resumo.

6. Revisar o resumo

Esta etapa serve para você revisar e/ou editar as configurações que fez no seu email. Quando uma configuração não foi feita ou está errada, o RD Station Marketing sinaliza e você tem a oportunidade de fazer a correção antes de confirmar o envio do email.

No exemplo abaixo, há um problema na configuração de Whitelabel com o email que foi configurado como remetente da campanha:

Resumo

7. Enviar email de teste

Antes de efetuar o envio do email para os destinatários selecionados, você pode enviar um email de teste para seu endereço ou para o endereço que desejar, para conferir como os leads receberão a mensagem.

Para isso, basta clicar em Enviar email de teste na aba Resumo do editor de email e inserir o endereço desejado. Veja imagem abaixo:

Resumo parte 2

8. Configurar o envio

Por último, você deve configurar o envio da sua campanha. Você pode fazer o envio automático ou agendar para outro momento. Existe também a opção de apenas salvar o email para configurar o envio posteriormente.

Atenção: Por questões de boas práticas, éticas e legais, o uso do opt-out (opção de se descadastrar de uma lista de e-mails) é obrigatório. Por isso, não é possível editar/excluir a mensagem de descadastro no rodapé dos e-mails criados no RD Station Marketing.

Agora que você já sabe o passo a passo completo, que tal começar a criar suas campanhas de Email Marketing e entrar de vez no universo do Marketing Digital? É só fazer o teste gratuito de 10 dias do RD Station Marketing, seguir as etapas e começar a gerar resultados:

Comece agora o teste grátis do RD Station Marketing:

Materiais sobre Email Marketing para você se aprofundar no assunto

Caso você tenha ficado interessado no assunto e queira se aprofundar mais, confira aqui a lista de materiais sobre o tema que recomendamos a leitura:

Redes Sociais

A partir dos anos 2000, principalmente com a chegada do Orkut, as redes sociais se popularizaram bastante em todo o mundo como uma nova forma de socialização online. Com o tempo, as mídias sociais se transformaram em um espaço muito interessante para quem procura novos canais para aplicar Marketing Digital.

Atualmente, existem diversas vantagens que estimulam as empresas a estarem presentes nas mídias sociais. A primeira delas e principal, é o número altíssimo de usuários presentes nos diferentes tipos.

Com 2,2 bilhões de usuários ativos, o Facebook lidera o ranking das redes mais usadas no mundo. Nesse caso, a possibilidade de você encontrar os seus clientes e potenciais clientes dentre esses usuários é muito alta, não é mesmo?

Essa presença de usuários tem tornado as mídias sociais um importante canal de comunicação entre as empresas e os seus consumidores, tornando-se uma ferramenta poderosa de Marketing de Relacionamento. Além disso, é um canal que permite uma grande promoção, e pode ser utilizado para:

  • Promover a marca;
  • Os produtos;
  • Seus conteúdos;
  • Divulgar o propósito e a missão da empresa.

Para elaborar uma boa estratégia de presença nas mídias sociais, o primeiro passo a ser realizado é a definição da persona. Essa definição é muito importante: de nada adianta você ter milhares de seguidores nas suas mídias sociais, se os mesmos não são influenciadores ou potenciais consumidores do seu produto/serviço.

Além disso, é importante identificar em quais mídias sociais a sua persona está presente. Por exemplo, se a sua persona é um Gerente de Projetos do segmento de TI, a possibilidade de você encontrá-la no LinkedIn, por exemplo, é muito grande. Para ilustrar, fazendo uma breve pesquisa nessa rede social, encontramos grupos com quase 20 mil pessoas que se colocam como “Gerente de Projetos de TI”.

Como trabalhar o conteúdo nas redes sociais?

Tendo definido em quais mídias sociais a sua empresa vai estar presente e qual o seu público alvo, existem algumas formas de utilizar as mídias sociais na sua estratégia de Marketing Digital.

Divulgar conteúdos de qualidade, por exemplo, é uma boa forma de atrair visitantes para seu site, já que as mídias sociais permitem um compartilhamento mais fácil e efetivo do que outros canais.

Com as postagens em sua página, você pode direcionar o seu tráfego para páginas de conteúdo (Blog), para Landing Pages e para ofertas específicas.

Uma dica importante é ficar de olho no horário das publicações e em quantas publicações são realizadas por dia. Manter um horário certo e fixo é importante para que você possa mensurar os resultados mais tarde. Além de, claro, manter sempre uma cadência de postagens.

Outra forma é a interação com os usuários por meio de fóruns e geração de ideias. Isso permite uma abordagem menos engessada com o público e existe a oportunidade de divulgar materiais para reforçar a informação.

No Facebook, por exemplo, uma forma muito efetiva para alcançar o seu público alvo é através de grupos. Gerar conteúdo para os grupos do Facebook possui muitas vantagens, como o fato de ser uma fonte gratuita e poder ser extremamente segmentada, inclusive demograficamente.

Como transformar o público das Redes Sociais em Leads?

Após todo esse trabalho de criar as personas ideais, verificar quais redes sociais funcionam para o seu negócio, planejar, criar e revisar o conteúdo, é fundamental que seus visitantes convertam.

Existem algumas formas de facilitar a conversão nas mídias sociais. Uma delas é a possibilidade do Lead converter em uma Landing Page através do seu perfil nas redes sociais. Essa estratégia é muito utilizada e tende a aumentar a taxa de conversão, já que o visitante não precisará preencher novamente informações que já havia dado anteriormente.

Tão importante quanto fazer as publicações, é acompanhá-las e fazer análises para entender os horários e os métodos que estão ou não estão funcionando. O Instagram e o Twitter possuem ferramentas nativas para análise de estatísticas, só para citar alguns exemplos.

Aqui você tira as dúvidas finais sobre Redes Sociais:

Como escolher uma boa ferramenta para redes sociais

O uso de uma boa ferramenta de agendamento de publicações e monitoramento para mídias sociais é imprescindível para a execução da estratégia.

Através dela, é possível manter um calendário de publicações, que pode estar integrado com o calendário de publicações do seu Blog, e acompanhar as estatísticas das suas publicações com agilidade, o que torna-se uma vantagem para agir com rapidez e otimizar cada vez mais as suas publicações.

Para isso você pode contar com o RD Station Marketing, que possui ferramenta de publicação nas redes sociais que agendar seus posts e criar um calendário completo.

Agendar Publicações
Com o RD Station Marketing você pode agendar as publicações das principais redes sociais do mercado, como Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook.

Existem materiais sobre redes sociais para se aprofundar no assunto?

Caso você tenha ficado interessado no assunto e queira se aprofundar mais, confira aqui a lista de materiais sobre o tema que recomendamos a leitura:

CRO – Conversion Rate Optimization

Chamamos de CRO, sigla para Conversion Rate Optimization traduzida como Otimização de Conversão, todo esforço para aumentar as taxas de conversão para determinado objetivo. Ou seja, diminuir o atrito e aumentar a proporção de pessoas que fazem a ação necessária para ir do contexto A ao contexto B.

Um exemplo cotidiano é, no caso se uma loja física de produtos, a existência de uma relação entre o número de pessoas que entram na loja e o número de pessoas que compra algo. Esta relação pode ser encarada como uma taxa de conversão, no caso, dos visitantes que realizam uma compra.

No Marketing Digital, nosso objetivo é ter uma presença online que desempenhe parte da jornada de compras do visitante, educando-o sobre problemas e oportunidades que ele enfrenta e gerando valor para o seu produto ou serviço.

Na prática, o que precisamos é que o Lead faça uma série de ações, que conjuntamente vão ser indicadores de que determinada pessoa está próxima do momento de adquirir o seu produto. Nesse contexto, chamaremos de taxa de conversão a razão entre os Leads que realizaram a ação desejada na sua página e o total de Leads a visitaram.

O CRO irá, portanto, atuar de forma a maximizar cada uma dessas taxas de conversão, a fim de fazer com que uma maior proporção dos seus visitantes realize as ações que você espera que façam.

Para facilitar a nossa atuação na hora de otimizar uma taxa de conversão, costumamos quebrar a ação final o máximo possível.

Por exemplo: existe uma taxa de conversão geral dada pela razão entre o número de pessoas que visitam o meu site e o número de pessoas que compra algum produto. No entanto, existem muitas ações que o visitante terá de fazer entre a primeira e a última ação, e para entender melhor qual parte melhorar, pegamos uma taxa de conversão para cada ação relevante que o visitante tome.

Nesse caso, podemos exemplificar com as seguintes taxas:

  • Taxa de conversão geral = compradores / visitantes
  • Taxa de conversão para clique em produto = visitantes que clicaram em um produto / visitantes
  • Taxa de conversão para clique em comprar = visitantes que clicaram em comprar um produto / visitantes que clicaram em um produto
  • Taxa de conversão para pagamento = visitantes que clicaram em comprar um produto / visitantes que realizaram o pagamento

Essa divisão da taxa de conversão geral em taxas mais específicas vai te permitir entender melhor qual está sendo o principal fator que está atrapalhando a taxa geral. No caso:

  • Se fosse a taxa 2, seria o nível de interesse que seus produtos estão despertando nos atuais visitantes do site;
  • Se fosse a taxa 3, seria a relação de custo benefício para a aquisição do produto
  • Se fosse a taxa 4 poderia ser alguma objeção em relação às formas de pagamento disponibilizadas pela sua loja.

Principais formas de trabalhar CRO na prática

Apesar de ser um trabalho bastante exploratório, trabalhar com CRO quase sempre passa por algumas metodologias e técnicas, usadas e comprovadas por empresas mais experientes no assunto.

Na sequência, confira algumas das principais técnicas para otimizar as taxas de conversão de sites e gerar mais resultado a partir do mesmo insumo:

Testes A/B

Esses testes são a forma mais simples e efetiva de comprovar entre duas versões de página, qual delas é mais eficiente para o seu objetivo. O método consiste basicamente em distribuir o tráfego de determinada página ao meio, de forma aleatória, de forma que 50% dos visitantes vejam uma versão (original) e 50% veja a outra versão (desafiante).

Os testes A/B são muito efetivos em tirar conclusões bem embasadas por dois principais motivos:

  • Ao disponibilizarmos as duas versões da página simultaneamente, reduzimos a influência de fatores externos como sazonalidade, diferentemente de um teste que compara com resultados históricos.
  • Ao termos um determinado volume em ambas as páginas, podemos usar de métodos estatísticos para estabelecer quem é o vencedor com uma relevância estatística que te permita confiar no resultado do teste. Para ajudar vocês, criamos uma ferramenta para calcular resultados de testes.

Existem diversas ferramentas para efetivar esse teste, mas a mais fácil delas é certamente o Google Analytics.

Heatmaps e gravação de sessão

Talvez mais importante que o resultado do teste em si, seja o seu entendimento dos porquês daquele resultado. Para te ajudar a fazer essa interpretação, usamos ferramentas que geram dados qualitativos para entender o ocorrido.

Os Heatmaps são páginas de mapa de calor, que vão indicar onde os Leads mais passaram o mouse e clicaram na sua página, enquanto a gravação de sessão é exatamente o que o nome sugere: ele gera gravações do usuário, de tudo o que foi feito naquela página.

Mapa de Calor
Exemplo de mapa de calor em página que mostra quais botões recebem mais cliques

Use essas informações para entender porque algum elemento da sua página está construindo ou destruindo resultado em termos de conversão.

Marketing de Busca – SEM

Nos anos 2000 surgiram os buscadores online que tinham a missão de auxiliar os usuários na busca por sites de praticamente todos os nichos.

Com o passar do tempo a praticidade que os buscadores vinham proporcionando para os usuários da internet começou a se espalhar e logo grande parte do público web passou a usar a rede para buscar por serviços e entretenimentos sob medida para cada um.

Das ferramentas de busca que se popularizaram desde então, sem dúvidas o Google vem sendo a maior referência para todos.

Com o crescimento rápido do “mundo das buscas online”, muitas empresas começaram a se preocupar com a forma em que eram vistas nesses buscadores: como eram vistas, quando eram vistas, quantas vezes eram vistas, etc. Por esse motivo surgiu o marketing de busca (SEM).

O Marketing de Busca, ou o SEM, tem como objetivo fazer com que determinado site seja privilegiado e apareça com prioridade (e qualidade) para aqueles que buscam por algo relacionado a ele na internet.

Como o hábito de buscar por alguma solução na internet tem se tornado cada vez mais comum entre todos, o Marketing de Busca também está em constante crescimento e tem sido de grande importância para a estratégia de marketing de milhares de empresas no mundo.

A aplicação dele pode ser feita de duas formas: através de aplicação de técnicas e estratégias de SEO e também por meio de investimentos em links patrocinados.

SEO

No começo dessa era que estamos falando, a dificuldade para aparecer entre os primeiros lugares das buscas online não era muito grande, logo, praticamente quase todos que resolviam aplicar “técnicas” que visavam o aumento dessa exposição obtinham sucesso.

Com a evolução dos algoritmos que determinavam quem iria ou não aparecer nas primeiras colocações dos resultados de busca, esse tipo de objetivo passou a ficar mais complicado e com isso uma nova disciplina dentro do Marketing Digital surgiu: o SEO.

SEO (Search Engine Optimization) são todas as estratégias e táticas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca de forma orgânica, sem depender de investimentos na plataforma para que as páginas do site apareçam entre as primeiras opções nos resultados de busca.

O principal motor de busca do mercado (Google) possui, segundo ele, mais de 200 fatores que ajudam a determinar se um site deve ou não estar nos primeiros lugares de suas páginas de resultados e, o trabalho de um profissional de SEO, é adequar os sites ao máximo à esses critérios.

Todos os dias, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google e, estar posicionado para uma determinada palavra-chave muito buscada pode ser a diferença entre um site movimentado, cheio de pessoas navegando, querendo negociar e um site impopular.

É por essa razão que as estratégias de SEO até hoje são muitíssimo utilizadas pela maioria das empresas que prezam pelo bom desempenho do seu Marketing Digital.

O SEO é dividido em on page e off page, sendo o on page toda e qualquer estratégia que você aplica dentro do seu site (as famosas “otimizações on page”) e o off page toda e qualquer estratégia que você aplica fora dele (normalmente estratégias de “link building”).

Aqui você tira as dúvidas finais sobre SEO:

Como escolher uma ferramenta de SEO?

Como SEO abrange um significativo universo técnicas e KPI’s para monitorar, muitas vezes, sem o auxílio das ferramentas certas, a aplicação e o monitoramento de alguns trabalhos voltados para SEO se tornam muito mais complicados e cansativos.

Existem ferramentas de SEO desde específicas para cada etapa de um trabalho como também abrangentes que procuram servir o profissional de SEO em todas as etapas.

Se fôssemos priorizar alguma etapa do trabalho de SEO que teria um alto ganho com o auxílio de uma ferramenta, seria a parte de otimização das suas páginas, já que é através desse trabalho que somos capazes de melhorar as estratégias e táticas aplicadas, identificando se há pontos de melhoria ou não.

Por isso a dica é contar com o RD Station Marketing para utilizar a funcionalidade de “Otimização de Página”. Ela funciona assim: no momento que preenche uma palavra-chave específica, ela gera um relatório de SEO com uma nota baseada em pontos críticos, importantes, intermediários e mínimos para avaliar a otimização das suas páginas em relação a essa palavra-chave.

Otimização de Páginas

A partir dessa nota, a ferramenta também especifica quais foram os itens relacionados a cada critério que contribuíram para a sua nota final e como é possível resolver os principais problemas encontrados.

Media das Páginas
Conheça o RD Station Marketing

Quais os materiais sobre SEO para se aprofundar no assunto?

Ficou interessado no assunto e deseja aprender mais? Confira alguns materiais gratuitos de SEO que separamos para você:

Links Patrocinados

Links Patrocinados

Afinal, o que são Links Patrocinados? São formas de fazer anúncios na internet através de espaços publicitários em resultados de uma busca ou em sites de rede de conteúdo que são geralmente pagos por cliques (também conhecidos como PPC – Pay Per Click).

Para aparecer os anúncios precisa ter relevância com a palavra-chave utilizada na procura ou um contexto escolhido na segmentação.

A grande vantagem dos links patrocinados é poder aproveitar uma demanda existente em relação a busca orgânica, dessa forma direcionar o link patrocinado a resposta da busca para um link de destino focado no seu objetivo para quem está pesquisando ou procurando.

Exemplo: Ao invés de enviar para home do seu site, que acontece quando você pesquisa na busca orgânica, você pode anunciar com a busca paga e direcionar o link para uma página relacionada em foco com seu objetivo e a busca do usuário.

Qual a importância dos Links Patrocinados no contexto do Marketing Digital

Os Links patrocinados são uma das formas de atrair visitantes qualificados e despertar interesse para direcionar para seu site, exige um certo conhecimento em operar as ferramentas de gestão desses anúncios e o principal é separar um investimento de um orçamento para que ele seja efetivo durante o período da sua campanha.

Na prática, essas são as formas comuns de aplicação de Links Patrocinados:

  • Anúncio na rede de pesquisa;
  • Anúncio em Display (banner em sites de rede de conteúdo);
  • Social Ads (anúncios em redes sociais).

Mas afinal, será que vale a pena usar as ferramentas de Links Patrocinados? A resposta é sim, principalmente se sua marca precisa conquistar resultados rápidos e consistentes! As ferramentas mais usadas são Google Ads e Bing Ads para gerenciar os anúncios de links patrocinados.

Dependendo do volume de investimento e campanhas pode ser melhor para sua empresa contar com uma agência para operar as ferramentas e criar esses anúncios.

Como fazer um planejamento de Marketing Digital

Fazer um investimento em Marketing Digital realmente pode ser algo que vai salvar os números do seu negócio. Porém, executar as diversas ações que constituem essa metodologia de forma avulsa, sem planejamento estratégico, também pode ser um tiro no pé.

Por isso, há uma série de etapas que devem ser consideradas na hora de planejar o Marketing Digital da sua empresa. São elas que garantirão o máximo de resultados de cada ação. Veja abaixo:

Esses são os passos para um planejamento de sucesso:

Façam um relatório de estado atual

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que, para determinar onde se quer ir, é preciso saber onde você está. Por meio do relatório de estado atual, você conseguirá enxergar de forma clara suas principais forças, fraquezas e oportunidades.

Possuindo essas informações, você será capaz de determinar com mais eficiência seus objetivos e partir para os passos seguintes.

Faça um estudo de público-alvo (personas)

À primeira vista, muitos donos de negócios próprios que desejam investir em Marketing Digital acham desnecessário um estudo de personas, alegando que já sabem bastante sobre seu público. No entanto, aqui vale aquela frase que diz que “conhecimento nunca é demais”.

Mas fato é que você precisa conhecer seu público-alvo com profundidade. Isso pode proporcionar insights que farão total diferença nos seus resultados. Esse estudo serve justamente para, além de encontrar novas informações cruciais sobre seu público-alvo, confirmar aquelas que você já imagina que possui.

Assim, você conseguirá não só adaptar as soluções que oferece para sua audiência, como também poderá planejar um todas as suas ações de Marketing Digital pensando nas personas da sua empresa, criando estratégias mais adequadas para seu público.

Afinal de contas, para produzir o conteúdo que vai conduzir seu público-alvo pela jornada de compra, você deverá criar esse material com base nas características e comportamentos das suas personas.

🎯 Fica a dica → Para aprender mais sobre personas e jornada de compra, baixe o Guia completo sobre o tema.

Defina seus objetivos

Com a visão clara de quem é seu público-alvo e de quais são seus atuais desafios, você determina seus objetivos. É importante que você estabeleça algumas metas para que depois você seja capaz de dizer se seu planejamento de Marketing Digital deu certo ou não.

  • Por exemplo: se você está recém começando suas ações digitais e seu site ainda não possui muito tráfego, pode determinar como objetivo o aumento de tráfego no seu site, seja em porcentagem seja em números absolutos.

A partir daí, você pode ir traçando objetivos específicos para conseguir esse aumento de tráfego, como por exemplo, criar e publicar conteúdo em seu blog pelo menos uma vez na semana, divulgar todos os seus conteúdos nas redes sociais através de publicações e anúncios.

Caso você já tenha uma presença digital um pouco mais desenvolvida, mas sua dor é a geração de Leads, você pode determinar como objetivo o aumento na geração de Leads, e identificar que tipo de estratégias você pode criar para estimular isso.

  • Por exemplo, você pode oferecer materiais educativos por Landing Pages, para que os interessados tenham que deixar seus contatos para baixar o material, tornando-se Leads.

Além disso, você pode criar outras situações no seu site que estimulem a geração de Leads, como espaços para os visitantes se cadastrarem em sua newsletter, uma página de contato de fácil acesso, pop-ups para participar de alguma promoção, receber um desconto ou baixar um material etc.

Agora, caso você já tenha visitantes e Leads, mas seu problema é relacionar-se com eles, você pode focar em objetivos como o envio de Emails Marketing e a criação de fluxos de Automação de Marketing. Uma vez feito isso, você poderá avaliar qual o resultado dessas ações, como por exemplo, analisar a taxa de abertura e cliques dos emails etc.

Liste os recursos necessários para atingir seus objetivos

Depois de ter muito claro quais são seus objetivos, é hora de traçar o caminho necessário para que você alcance todos eles, certo?

Para isso, liste todas as tarefas que precisam ser feitas para que o objetivo seja atingido, incluindo todos os recursos necessários para que as tarefas sejam concluídas – dinheiro, mão de obra etc. Depois de ter tudo isso anotado, você terá bastante claro o caminho que precisa ser trilhado para o alcance de todos os objetivos.

Faça um cronograma

Fazer um cronograma é importante para que haja o mínimo de atraso possível. Também é um bom exercício para estimar quanto tempo e esforço será gasto em cada tarefa.

Aém disso, fazer o acompanhamento periódico do cronograma pode ser bastante útil para conseguir ter uma consistência saudável de todo seu plano.

Certifique-se que todas as suas ações podem ser monitoradas e as monitore

Dê preferência para as ações que podem ter o resultado 100% monitorado. Isso será importante para fazer a avaliação de suas ações e determinar se o resultado é positivo ou negativo.

Após o término de cada tarefa importante, faça o exercício de avaliar todos os números e identificar pontos de melhorias no processo ou tarefa para fazer correções. Observe também os pontos de acertos para replicá-los no futuro.

Para se aprofundar no planejamento de Marketing Digital, confira alguns conteúdos que a Resultados Digitais possui abordando o assunto:

20 estratégias de Marketing Digital para implementar com pouco esforço

Quando se fala em Marketing Digital é natural que os gestores de empresas imaginem que apenas estratégias muito complexas é que trarão resultados.

E é verdade que os benefícios principais demoram um pouco a aparecer. No entanto, existem vários ajustes feitos com facilidade — e pouco investimento em tempo e recursos — que trazem grandes melhorias.

Confira agora 20 ações simples que podem trazer vantagens, desde melhorar a indexação das páginas até impulsionar o tráfego para seu site, além de incrementar suas taxas de conversão.

Ações no blog ou site

1. Evite exibir posts inteiros na página inicial

Entre os motivos para não exibir posts completos na sua home estão garantir agilidade ao carregamento da página (e preservar a paciência do visitante), medir com maior precisão quantas visualizações cada conteúdo está recebendo e evitar conteúdo duplicado — que pode confundir as ferramentas de busca.

Se o seu blog é no WordPress e estiver exibindo os posts inteiros na home, uma forma rápida de resolver isso é incluindo o parâmetro “more” em seus posts.

estratégias de marketing digital

2. Baseie-se nas palavras-chave mais buscadas na hora de escrever títulos

Como o page title (a frase que aparece na aba do navegador) é muito valorizado pelo Google, é importante que aborde os termos que sua empresa esteja mirando para ficar bem posicionada nas buscas.

Para dicas mais avançadas de como escolher as palavras-chave mais adequadas para sua empresa, confira nosso Guia Completo do SEO.

3. Inclua CTAs no site

Impulsione as conversões incluindo CTAs (Calls-to-Action) em todo e qualquer lugar que você conseguir: páginas do site, em cada post publicado e até mesmo nos materiais que sua empresa disponibiliza para download.

🎯 Fica a dica → Confira agora 15 exemplos de Call-to-Action de sucesso para inspirar suas estratégias de Marketing Digital.

4. Use imagens atraentes em posts e materiais

Procure por boas imagens relacionadas ao tema para incluir em seus posts e nos materiais para download. Elas vão torná-los mais atrativos e garantem maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar a URL.

Não sabe onde encontrá-las? Então confira o post 56 bancos de imagens gratuitos e pagos.

5. Use o atributo ALT nas imagens

Essa é uma dica super fácil de ser implementada e que ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo.

Ao incluir as imagens nos posts, preencha o atributo alt , informando do que ela trata. Esse indicativo também funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida.

Os buscadores leem esse atributo como parte do conteúdo, o que auxilia no posicionamento de sua página — se a descrição da imagem estiver relacionada com ele, claro.

Confira na imagem abaixo:

exemplo de texto alternativo em wordpress

6. Divulgue seus links na assinatura de email

Inclua links para o blog da empresa ou até mesmo perfis nas redes sociais na sua assinatura de email.

Isso vai fazer com que pessoas que você está começando a se relacionar já percebam que o seu negócio tem alguns canais de Marketing Digital.

Crie agora sua assinatura de email profissional com o Gerador de Assinatura de Email Profissional.

7. Insira botões para compartilhamento nas Redes Sociais

Se sua empresa utiliza o WordPress, pode facilmente incluir um widget de compartilhamento em redes sociais, como esse que temos aqui ao lado esquerdo da página.

No WordPress há vários plugins gratuitos que podem ser instalados e inseridos no seu blog.

8. Cuidado com conteúdos duplicados

Confira se o site da sua empresa tem conteúdo duplicado nos endereços com www e sem www. Caso os dois endereços estejam coexistindo sem redirecionamento, podem estar diluindo sua autoridade. Para resolver o problema, eles devem ser unificados por meio do Redirect 301.

Dúvidas? Então confira o post A verdade sobre conteúdo duplicado e SEO.

Ações nas redes sociais

9. Aproveite melhor o conteúdo publicado

Se sua empresa já possui vários posts e materiais publicados, é bastante positivo aproveitar esse conteúdo publicando chamadas para eles nas redes sociais.

É uma boa oportunidade de os visitantes mais novos conhecerem os materiais mais antigos e de gerar mais tráfego para seu site. Vale até criar uma planilha com a lista dos conteúdos para gerenciar a publicação.

10. Use link na bio das Redes Sociais

Até hoje, é muito comum ler nos posts frases como “para saber mais, clique no link da bio”. Como as descrições dos posts de algumas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, não permitem inserir links clicáveis, essa foi uma boa forma encontrada para gerar Leads com essas redes.

Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo.

Combinada como uma boa descrição no perfil, essa ação é a melhor forma de gerar Leads de forma muito simples. Uma dica é usar agregadores como o Linktree , que permitem incluir várias URLs juntas a partir de um único link na bio do Insta.

11. Invista no “Impulsionar” do Facebook

Como os algoritmos das redes sociais limitam a visualização de seus posts, investir na ferramenta “Impulsionar” para alcançar mais pessoas vai garantir resultados melhores para divulgar um eBook, por exemplo, e captar mais Leads.

Para aprender a fazer isso de forma rápida, confira o post Como impulsionar uma publicação no Facebook: tutorial e boas práticas.

12. Faça parcerias com influenciadores

As Redes Sociais contam com vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu, representando uma ótima estratégia de divulgação para sua marca.

Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, com atuação profissional. Você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação. O importante é encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio.

Ações no Email Marketing

13. Use template HTML em seus emails

Um erro de várias empresas é utilizar uma única imagem no corpo do email para divulgar uma campanha. Um bom motivo para você desistir dessa ideia é que a maioria dos serviços mais populares de email tem um bloqueio por padrão de segurança.

Ou seja, o usuário só vai visualizar caso habilite a visualização no momento de abertura do email, e certamente muitos vão ignorar sua mensagem antes de fazer isso.

14. Segmente seus emails

Hoje em dia, nada é mais importante em Email Marketing do que entregar ao destinatário o conteúdo que seja de seu interesse.

Investindo na segmentação de seus contatos, você consegue enviar a eles emails relacionados a tópicos que eles já tenham demonstrado interesse ao baixar seus materiais.

RD Station Marketing oferece a função de segmentação de Leads ;)

15. Envie ofertas em um email exclusivo

Sempre que publicar um novo material para download (seja um eBook, webinar, planilha), envie para sua base um email com o convite para acessar o conteúdo.

Essa prática gera muito mais resultados do que só enviar, por exemplo, em uma newsletter, recheada de outros materiais.

16. Confira os melhores dias e horários de envio de emails

É claro que algumas informações ajudam a criar estratégias certeiras quando falamos de Marketing Digital, não é mesmo? Uma delas é sobre qual seria o melhor momento para enviar Email Marketing.

Nesse caso, você já pode conferir os melhores dias e horários para envio de emails aqui, em um estudo completo que realizamos com base em 2,2 milhões de campanhas e 24,6 bilhões de emails enviados. Nele você identifica quais segmentos de mercado conseguem ter as melhores taxas de Abertura e Taxas de Clique.

A partir dessa informação, poderá usar a estratégia de Email Marketing para fazer a entrega no momento certo.

17. Use botões ao longo do email

Um conselho simples, mas que às vezes costumamos ignorar: se quer que as pessoas cliquem em um link no email, use botões nos CTAs.

Existem estudos que mostram um aumento em até 28% no número de cliques em testes A/B feitos em emails enviados com e sem botões. Nesse caso, siga algumas características que costumam ser utilizadas em botões:

  • Efeito 3D;
  • Cor contrastante para o botão em relação ao resto do Email;
  • Usar um espaço em branco em torno do CTA;
  • Usar uma seta apontando qual ação tomar.

Ações de conversão

18. Crie landing pages

Essa é a nossa principal dica para conduzir seus visitantes ao longo do processo de conversão até que eles se tornem clientes: crie Landing Pages como porta de acesso ao seu conteúdo rico ou mesmo para a solicitação de trials ou conversas com algum consultor.

Quer saber mais? Baixe o [Kit] Tudo para criar sua Landing Page e aprenda o que fazer para ter páginas de conversão eficientes. Lembrando que através do RD Station Marketing é possível editar vários modelos de páginas de conversão.

19. Simplifique o formulário de conversão

Mesmo que você já tenha criado várias Landing Pages, talvez não saiba, mas excluindo apenas um campo do formulário sua empresa pode incrementar — e muito — o número de conversões de visitantes em Leads.

Verifique que informações são realmente essenciais para que sua equipe possa montar o perfil do Lead e abordá-lo futuramente. Além do mais, ferramentas como o RD Station Marketing, oferecem a opção de formulários inteligentes. Isto é, os campos vão sendo alterados de acordo com as informações que você já possui de cada Lead.

Assim, toda vez que seu Lead preencher um formulário de Landing Page, você estará coletando novas informações ao decorrer do tempo, mantendo seus formulários curtos e simples de serem completados.

20. Insira pop-ups no site

Escolha páginas estratégicas de seu site para inserir um pop-up e gerar mais Leads para seu negócio. Mas não esqueça de oferecer um benefício, como o download de um material, cupom de desconto, consultoria gratuita ou assinatura de newsletter.

Esperamos ajudá-lo com essas pequenas dicas. E aproveite para fazer o download do eBook 158 dicas rápidas de Marketing Digital para você aplicar ainda hoje.

Vantagens do Marketing Digital comparado com o Marketing Offline ou tradicional

Ainda que o Marketing Offline continue tendo espaço, o Marketing Digital tem crescido de forma exponencial. Isso porque, além de estarmos a cada dia mais conectados, fazer marketing na internet possui algumas vantagens sobre o Marketing Offline.

Confira abaixo algumas delas:

Segmentação mais precisa

Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital permite um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.

Isso porque é muito mais fácil monitorar a atividade dos usuários na internet, sejam seus hábitos de consumo, suas preferências e gostos pessoais e sua trajetória profissional. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.

Por exemplo: Se você vende um software para controle de estoque, consegue segmentar seu público pela profissão, e assim pode escolher profissionais que trabalhem em ramos que lidam com estoque, como donos de pequenos mercados.

Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de Marketing. Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de pequenos mercados, consegue fazer anúncios e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento.

Por consequência, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser muito melhores.

Segmentação

Mensuração dos resultados mais clara e apurada

Como dissemos acima, o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é sua audiência e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, conseguimos monitorar com a mesma precisão os resultados das ações.

Por exemplo: enquanto quem faz um anúncio na televisão aberta a respeito de um produto tem muito mais dificuldade de enxergar com clareza o quão rentável foi o investimento no anúncio, o Marketing Digital permite que você consiga saber exatamente o que está dando retorno e se aquele retorno está conseguindo pagar o investimento inicial.

Nesse aspecto, ferramentas de Analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.

Mensuração

Preço

No decorrer do tempo, o preço para fazer Marketing Offline acabou ficando muito alto; anúncios de televisão, rádio e mídia impressa custam caro e, se não bastasse o preço alto, a capacidade de enxergar de forma clara se aquele investimento está fazendo sentido é bem limitada.

Já o Marketing Digital, embora exija sim um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. Não à toa, as estratégias de marketing online ocupam hoje grande parte das estratégias de marketing de muitas grandes empresas.

Preço

Agilidade de Implementação

A internet e, em sua essência, ágil e democrática: em poucos segundos, você tem acesso a praticamente qualquer pessoa e informação, que de outra forma estaria a muitas horas – ou talvez até dias – de distância, e custaria muito mais caro chegar até ela.

O mesmo acontece com o Marketing Digital: hoje, apenas com um computador, muita vontade de aprender e acesso à internet, qualquer um consegue implementar técnicas e estratégias digitais em seus negócios.

Isso porque há uma infinidade de ferramentas online – muitas delas gratuitas – que ensinam a realizar as tarefas relacionadas a Marketing Digital. Você só precisa de tempo e força de vontade para aprendê-las.

Métricas de Marketing Digital

Você está criando conteúdo relevante para seu público e se relacionando com ele. Mas como saber que está tendo resultado?

Para isso, você pode acompanhar algumas métricas de marketing, que servem para mensurar a performance das suas ações de marketing e sugerir melhorias e otimizações para a equipe.

Existem muitas outras, mas essas são as que julgamos mais importantes:

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. Na grande maioria das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são marketing e vendas, mas, dependendo do negócio, pode variar.

Exemplo: se os seus investimentos diretos em aquisição de clientes somam R$ 10.000,00 no mês e, com isso, você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$ 500,00.

Vale mencionar também que o cálculo é feito sempre considerando os investimentos e novos clientes adquiridos no mesmo período. O CAC é calculado mês a mês, mas é importante considerar algumas variações bruscas esporadicamente.

Por exemplo: se um mês você contratou dois vendedores a mais, o CAC deve aumentar, já que é provável que eles não tragam clientes logo no primeiro mês de trabalho. Mas, com o tempo, este valor volta a se estabilizar.

Custo por Lead (CPL) ou Custo por Lead Qualificado

O CPL nos permite saber o valor de cada Lead gerado, dividindo a quantidade investida com o trabalho de Marketing Digital (R$) pelo número de Leads gerados, oriundos das diversas fontes de tráfego.

Segundo pesquisas, as técnicas de Inbound Marketing que envolvem blog, SEO e mídias sociais acarretam para as empresas um Custo por Lead geralmente 61% menor do que os Leads gerados pelas técnicas mais tradicionais. Por isso, medir e comparar esse valor pode ser uma excelente cartada para ganhar mais credibilidade (e investimentos) dentro da empresa.

Para ir além, dá pra pensar de forma um pouco mais avançada e medir, dentre os Leads gerados, quantos são qualificados e realmente vão ser atendidos por vendedores.

Sabemos que, apesar de utilizarmos algumas estratégias para definir quem é a persona do seu negócio e como vamos atingi-las, muitas vezes acabamos tendo uma abrangência maior, alcançando Leads que nem sempre são o foco ou que não estão no momento ideal de compra do seu produto ou serviço, precisando ainda de algum trabalho de gestão de Leads para transformá-los em oportunidade.

Por isso, o Custo por Lead Qualificado entra como uma outra métrica ainda mais importante.

Custo por Aquisição (CPA)

Outra métrica que deve ser avaliada é o Custo por Aquisição. Neste caso, o fator considerado é o valor do investimento, que será dividido pelo número de vendas efetivas (aquisição do produto/serviço).

O que costuma dar aval para a área de Marketing Digital continuar crescendo e recebendo investimento é justamente ter um custo por aquisição que seja lucrativo perto do preço médio de venda dos produtos/serviços. Por isso, apesar de depender também do time de vendas, é um indicador essencial para o marketing.

Retorno sobre investimento (ROI)

A taxa de retorno sobre investimento, designada pela sigla em inglês ROI ou Return On Investment, consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos.

ROI é um dos muitos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos e pode ser calculado como:

ROI

Nesse caso, somam-se todas as vendas originadas pelo canal de Marketing Digital e subtraem-se todos os gastos efetuados para isso. No caso de vendas pelo modelo de assinatura, é interessante colocar aqui uma expectativa média de quanto tempo o cliente fica e quanto de receita ele deve gerar, para que o ROI reflita de fato a realidade.

Lifetime Value (LTV)

O LTV é considerado uma das métricas mais importantes em empresas que oferecem contrato de serviço de uso (modelo de assinatura) porque mostra o potencial de lucratividade do negócio, ou seja, quanto é possível ganhar por cada cliente em um determinado período de tempo.

Por exemplo: se o ticket médio da mensalidade cobrada é de R$ 500,00 e o cliente ideal ficar na base durante 36 meses, o LTV do seu cliente é de R$ 18.000,00.

Se a empresa está apenas começando, esse será um dado difícil de calcular, mas não pode ser ignorado, já que é um dos principais apoios para os planos financeiros.

Ao comparar o LTV com CAC, o negócio sabe se está saudável: calcula-se que o Lifetime Value deva ser pelo menos 3x maior do que o CAC. Além disso, o LTV permite a projeção de rendimentos futuros. Se souber que um número X de clientes vai entrar na base, a empresa também pode calcular que o faturamento será Y nos meses seguintes.

Feramentas de Marketing Digital

As ferramentas de Marketing Digital são soluções que as empresas têm procurado para reduzir o seu custo de aquisição do cliente (CAC). Seja na implementação de estratégias avançadas ou para a execução das iniciativas mais básicas, elas já vêm sendo usadas pelos mais diversos tipos de negócios.

Por isso listamos abaixo os 5 tipos de ferramentas de Marketing Digital para você entender:

  • Quais são as mais usadas;
  • Como elas podem ajudar a agilizar e otimizar as ações da sua empresa nos canais online;
  • Quais os benefícios de integrá-las;
  • Exemplos das melhores opções do mercado.

1. Ferramenta de Automação de Marketing

As ferramentas de Automação de Marketing reúnem diversas funcionalidades, mas a principal delas é a criação de fluxos de automação de email, facilitando e escalando a gestão de Leads e o amadurecimento destes no funil de vendas.

Isso significa que a partir de ações específicas, como abrir um email, realizar uma conversão ou até mesmo possuir um perfil específico, você consegue manter uma comunicação personalizada e pré-definida. Dá só uma olhada em como funciona esse fluxo:

fluxo-marketing-digital

Com isso em mãos, sua empresa consegue aumentar o volume de Leads mais preparados para uma abordagem de vendas e também promover o ganho de produtividade da equipe.

Na prática, o processo pós-construção dos fluxos pode ser todo automatizado por meio de gatilhos definidos antecipadamente.

A ferramenta dessa categoria e líder de mercado, que possui a preferência dos profissionais da área de Marketing, é o RD Station Marketing, solução tudo em um que permite guiar Leads até a compra com jornadas personalizadas.

No Quadrante de Reviews da B2B Stack, essa é a única solução que combina o alto nível de satisfação com um alto número de avaliações: são mais de 1.000 realizadas até o momento.

quantidade-de-reviews-x-satisfacao

Então que tal colocar suas automações em prática com a ferramenta certa? Comece logo abaixo seu teste gratuito por 10 dias do RD Station Marketing:

2. Software de Email Marketing

Como já vimos, o Email Marketing é um dos principais canais de relacionamento com os Leads e clientes. Por isso, ferramentas que permitem fazer a criação e disparo de emails são indicadas para empresas de todos os portes e segmentos.

Depois que o visitante tem o primeiro contato com sua empresa e se transforma em Lead, é por meio do Email Marketing que você vai se comunicar com ele, oferecendo mais conteúdo até que ele esteja pronto para ser abordado.

Seguindo a lista de melhores softwares para Email Marketing da B2B Stack, o RD Station Marketing aparece mais uma vez como ferramenta líder na categoria. Um dos diferenciais da ferramenta é que ela permite acompanhar, comparar e melhorar a performance das campanhas de email com relatórios de engajamento completos como esse:

performance-de-campanha

3. Ferramenta para construção de Landing Pages

É difícil falar de bons resultados com Marketing Digital sem falar dessa categoria de ferramenta. Afinal, as Landing Pages são páginas que têm como objetivo receber visitantes e convertê-los em Leads. É a partir dessa conversão que o visitante é transformado em contato ou em oportunidade de negócio.

Através delas conseguimos oferecer materiais relevantes ou outras moedas de troca que convençam o visitante a oferecer informações, como nome, email, telefone e empresa, para receber o acesso logo na sequência. Com isso, é possível estabelecer um relacionamento com Lead, enviando a ele mais conteúdos de acordo com seu perfil e suas necessidades.

Quando olhamos para os melhores softwares para Construtores de Landing Page, o RD Station Marketing aparece mais uma vez na liderança. Com ela, você cria em poucos minutos páginas personalizadas para divulgar suas melhores ofertas.

pre-black-friday

4. Ferramenta de Marketing Digital para SEO

As ferramentas de SEO, focadas na otimização para mecanismos de busca, visam auxiliar as empresas a melhorarem seu ranqueamento nos buscadores, principalmente no Google.

Essas plataformas apresentam as mais variadas funções, como a pesquisa de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises.

No ranking da B2B Stack para essa categoria vemos que o SEMrush, a plataforma que oferece insights sobre diversas métricas de pesquisa de palavras-chave, domínios e backlinks, aparece como ferramenta líder.

5. Plataforma de Analytics

Mensurar os resultados de suas ações online é essencial para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio. Isso pode ser feito por meio da utilização das plataformas de Analytics.

Entre as vantagens de utilizar esse tipo de plataforma, estão a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site.

Com isso, é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas e detectar quais ações e estratégias estão gerando mais resultados para atrair e engajar o público.

Aqui o Google Analytics é a ferramenta preferida da grande maioria dos profissionais de Marketing, sendo utilizada para avaliar diferentes tipos de resultados, desde o número de acessos em cada página do site até o tempo médio que cada visitante fica nas páginas.

6. Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS)

Para gerenciar a publicação dos conteúdos nos sites e blogs, é indispensável contar com a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS).

Essas ferramentas permitem criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo, e mesmo anexar conteúdos publicados em outras plataformas, como vídeos do canal no YouTube ou podcasts.

Nesse caso, a ferramenta que mais se destaca é o WordPress, que é usado por milhões de sites ao redor do mundo.

Inbound Marketing: Um novo jeito de fazer Marketing Digital

O termo Inbound Marketing significa marketing de atração, e consiste em um conjunto de estratégias que visa atrair voluntariamente os consumidores para o site de uma empresa. Ao contrário do marketing tradicional, baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

A principal diferença entre o marketing tradicional – também chamado de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Assim, são realizadas ações com o objetivo de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.

Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral. Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Por que é importante trabalhar com Inbound Marketing no ambiente digital?

O Inbound Marketing é uma estratégia cada vez mais importante para atrair, converter e fidelizar clientes.

Muitas pessoas acreditam que Inbound Marketing e Marketing Digital são sinônimos, mas isso não é verdade, pois também é possível fazer Outbound Marketing nos meios digitais.

Contudo, o Inbound utiliza-se das ferramentas do Digital (site, blog, mídias sociais, mecanismos de busca etc.) para colocar em prática suas estratégias, e por isso os dois conceitos estão intimamente relacionados.

Uma vez que o processo de compra está mudando cada vez mais, o Inbound Marketing é uma estratégia cada vez mais importante para atrair, converter e fidelizar clientes, sendo que reverte a lógica de as empresas irem atrás dos clientes, e faz com que os clientes procurem as empresas.

E se pensarmos em um contexto em que as pessoas têm o poder de buscar e encontrar as informações que precisam, o Inbound Marketing está cada vez mais presente. Afinal, não basta reproduzir o modelo de marketing tradicional nos meios online; é preciso repensar a maneira como o cliente consome na internet.

Metodologia Inbound Marketing

Como dissemos, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar possíveis clientes para sua empresa. Mas para que isso funcione, é necessário utilizar uma metodologia que é o diferencial do Inbound.

A seguir, vamos explicar os passos desta metodologia.

Atrair

Atrair

O pilar inicial do Inbound Marketing é a atração, afinal, um site sem visitas não gera Leads. Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.

Assim, em vez de procurar pessoas que poderiam ter interesse em determinado negócio/mercado, a empresa foca na construção de algo digno de legítima atenção, e assim atrai pessoas que por espontânea vontade se interessaram pelo assunto. O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto.

Existem muitas formas de fazer isso, como por exemplo: produzir conteúdo em seu blog, otimizar esse conteúdo para os mecanismos de busca (o chamado SEO ou Search Engine Optimization), fazer anúncios pagos desse conteúdo (links patrocinados) e divulgar esse conteúdos em redes sociais.

Converter

Converter

Em seguida, temos a etapa da conversão: os visitantes precisam virar Leads para poderem avançar no processo de compra. Quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de um material, de que falaremos logo a seguir.

É por isso que você deve não apenas atrair visitantes para o seu site, mas criar oportunidades de convertê-lo em Leads.

Uma das principais formas e oferecer conteúdos em Landing Pages, ou seja, páginas que são voltadas para a conversão. Geralmente, essas páginas não possuem muito mais do que uma explicação do que é o material ofertado e as vantagens de obtê-lo, e o formulário que o visitante deve preencher para se tornar um Lead.

Entre as ofertas que você pode gerar para obter Leads, estão:

  • As ofertas diretas: aquelas que estão mais diretamente voltadas à compra, como pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito, entre outras;
  • As indiretas: geralmente focadas em estágios menos avançados da jornada de compra, ou seja, possuem o objetivo de educar e resolver problemas específicos dos Leads. Alguns formatos comuns de ofertas são eBooks, webinars e ferramentas.

Relacionar

Relacionar

Mas nem todos os Leads gerados já estão prontos para comprar. Para se ter uma ideia, calcula-se que apenas 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está no momento de compra.

Por isso, é preciso continuar educando seu Lead até que ele esteja pronto para a compra. É aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: através de algumas estratégias, identificamos os estágios em que se encontram os Leads e fazemos eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra.

Uma das principais formas de se relacionar com os Leads é o Email Marketing. É por meio dele que você vai continuar oferecendo conteúdo cada vez mais avançado para o seu Lead, até que perceba que ele está maduro o suficiente para a compra. Mas para fazer com que o relacionamento ocorra de forma dinâmica e não “esfrie”, é necessário automatizar o processo.

Dessa forma, você vai nutrindo seus Leads com conteúdo de forma automática, sem precisar enviar emails de forma manual. Isso faz com que o processo ocorra mais rapidamente, aumentando as vendas, melhorando a retenção de clientes e diminuindo os custos de aquisição.

Vender

Vender

No final das contas, todo o trabalho de geração e relacionamento com os Leads tem como objetivo gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website. Em outros, é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

De maneira geral, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads de concretizar a venda.

Essa mudança de paradigmas, em que o Lead agora percorre parte da jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão transformando o mundo das vendas.

Entre elas, podemos citar:

  • Lead Scoring: pontuação automática de Leads com base em seus perfis e interesses;
  • Inbound Sales: vendas realizadas de dentro da própria empresa, uma vez que os vendedores utilizam tecnologias que dispensam o trabalho in loco, o que reduz custos e dinamiza o processo;
  • CRM: em inglês, Customer Relationship Manager, ou seja, softwares que são capazes de organizar, metrificar e guardar histórico de todas as negociações feitas pelo vendedor, auxiliando no processo de venda.

Analisar

Analisar

Por fim, entramos na etapa de análise, que é extremamente importante para o Inbound Marketing, já que permite avaliar quais estratégias estão funcionando e quais não estão e comprovar ou não o retorno dos investimentos.

Já não há mais lugar para achismos: tudo é confirmado com base em dados. As métricas devem ser “descascadas” como uma cebola, do mais geral (e estratégico) até a contribuição mais específica de cada detalhe (operacional).

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Além disso, todo o processo pode ser otimizado detectando-se as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing.

Felizmente, toda essa capacidade analítica do marketing é amplamente suportada por algumas ferramentas disponíveis no mercado, como Web Analytics (sendo a mais conhecida e utilizada o Google Analytics) e softwares de gestão, relacionamento e monitoramento de Leads, como o RD Station Marketing.

7 cursos de Marketing Digital que você precisa conhecer

É possível encontrar diversos cursos de Marketing Digital e suas áreas de atuação, gratuitos e pagos, tanto online quanto presencial. Aqui preparamos uma lista com os principais que você já pode começar, todos disponíveis no formato online.

Confira 7 cursos de Marketing Digital incríveis que você pode fazer a partir de agora:

1. Curso de Marketing Digital gratuito, com André Siqueira

Com 10 aulas com um dos especialistas mais renomados em Marketing Digital no mercado, 6 horas de conteúdo e entrega do certificado digital após a conclusão, o Curso de Marketing Digital gratuito é a dica número 1 para você realizar.

Ministrado por André Siqueira, co-fundador da RD Station, e passa pelos principais temas da área, indo desde as melhores dicas para trabalhar campanhas de Email Marketing até a definição e mensuração de métricas.

O curso é indicado para todas as pessoas que querem aprender conceitos e aplicações de Marketing Digital e Inbound Marketing. Não deixe de conferir!

→ Faça sua inscrição no curso aqui

2. Introdução ao Inbound Marketing

Na RD University você encontra cursos de Marketing, Vendas, Customer Success e outros assuntos, sendo que muitos são gratuitos. Entre eles está o curso de Introdução ao Inbound Marketing.

Todo o conteúdo é pensado para aplicação prática e apresentado também pelo André Siqueira, com destaque para a apresentação da metodologia completa.

→ Faça sua inscrição no curso aqui

3. Gestão de Redes Sociais

Claro que na lista não pode faltar um curso que foque no tema em alta no momento, que são as redes sociais. Este curso de Gestão de Redes Sociais é indicado para quem já trabalha com Marketing Digital e quer expandir a atuação da sua marca nas redes sociais.

São 3 horas de conteúdo na plataforma da RD University com certificado de conclusão e ministrado por especialistas da área.

→ Faça sua inscrição no curso aqui

4. Email Marketing e Automação

Já falamos que o Email Marketing é um dos principais canais de relacionamento entre a empresa e os potenciais clientes. Além disso, automatizar suas mensagens tornará esse relacionamento mais personalizado e eficiente, concorda? Então nada melhor do que fazer o curso de Email Marketing e Automação.

Ministrado pelo João Cardozo, especialista e estrategista em Email Marketing aqui na RD Station, você terá acesso a 12 aulas com um total de 2 horas de duração.

→ Faça sua inscrição no curso aqui

5. Aprofundamento em ICP, Personas e Jornada De Compra

Chegando aqui você já entendeu que dificilmente terá bons resultados com Marketing Digital se antes não planejar a Jornada de Compra e definir os perfis de Personas da sua marca. Baseado nisso, temos a dica para realizar o curso sobre esses temas, ministrado pela Lia Schüler e pelo André Siqueira.

São mais de 15 aulas disponíveis e vários materiais complementares para você colocar em prática os elementos necessários para ter resultados cada vez melhores.

→ Faça sua inscrição no curso aqui

6. Curso de aprofundamento em SEO

Contar com o resultado do canal orgânico é fundamental para qualquer empresa que busca crescimento acelerado e previsível. Então que tal ouvir as dicas dos especialistas e o passo a passo para começar com sua estratégia de SEO? É só fazer sua inscrição no curso de Aprofundamento em SEO.

São 5 horas de aulas disponíveis para aprender desde o funcionamento do Google até a parte de SEO Técnico, cobrindo todos os tópicos essenciais dentro dessa estratégia.

→ Faça sua inscrição no curso aqui

7. Marketing Digital para o Empreendedor – Endeavor

Desenvolvido em parceria com o SEBRAE, o curso Marketing Digital para o Empreendedor ajuda na estratégia de implementação do Marketing Digital até a estruturação de um departamento de Marketing. O instrutor do curso é Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content.

🎯 Fica a dica → Quer conhecer mais cursos pagos e gratuitos de Marketing Digital? Confira a lista de 29 cursos de Marketing Digital que você precisa conhecer!

5 melhores Livros de Marketing Digital

É claro que, com esse guia completo, você já conheceu até aqui os elementos essenciais que compõem o trabalho com Marketing Digital. Além disso, sabemos que existem vários livros no mercado que também compartilham embasamento teórico, técnicas, metodologias e dicas de como implementar as melhores estratégias no dia a dia.

Por isso, preparamos também uma lista com os 5 melhores livros de Marketing Digital. Vale ressaltar que todos eles são complementares, ou seja, abordam assuntos diferentes dentro desse mesmo universo.

Confira agora essa seleção para fortalecer seu aprendizado!

1. Máquina de aquisição de clientes – André Siqueira

livro-maquina-de-aquisicao-de-clientes

Que tal conhecer mais de 20 práticas e cases de aquisição de clientes para diferentes segmentos? Na obra lançada em 2021, André Siqueira compartilha um manual de como alcançar resultados exponenciais aplicando as melhores estratégias de Marketing Digital.

É um guia prático, didático e adaptável à sua realidade, que mostra como utilizar os conceitos mais complexos a favor do seu negócio para aproveitar as oportunidades que surgem a todo momento.

Com ele você vai aprender a construir a sua máquina de aquisição de clientes, gerar oportunidades e transformá-las em vendas.

→ Saiba mais sobre o livro

2. Isso é marketing – Seth Godin

livro-isso-e-marketing

Grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa. Eles usam o marketing para resolver os problemas de outras pessoas”. Palestrante renomado desde a década de 90, Seth Godin compartilha nesta obra essa sua visão de marketing moderno.

No centro da sua abordagem está o fato de que agora é a hora de parar de desperdiçar dinheiro com atenção roubada do público que não valerá a pena em longo prazo. Para ele, os profissionais da área não fazem apenas barulho, mas sim tornam o mundo melhor.

→ Saiba mais sobre o livro

3. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade – Philip Kotler

livro-marketing-5.0

Reconhecido como um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios, principalmente na área de Marketing, Philip Kotler lançou em 2021, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, a edição Marketing 5.0, obra que dá sequência e atualiza os conceitos do anterior Marketing 4.0.

Para esta nova edição, os autores trazem à tona toda a importância que a experiência do cliente e a personalização para o trabalho na área de Marketing, além do direcionamento de estratégias com base em dados.

Como o próprio autor fala no início da obra, “O objetivo do marketing é sempre melhorar a vida das pessoas e contribuir para o bem comum”. Neste momento em que as transformações estão cada vez mais rápidas, é preciso ter esse como principal objetivo para conquistar resultados ainda melhores.

→ Saiba mais sobre o livro

4. Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano – Paulo Macedo

livro-copywriting

É praticamente impossível pensar em Marketing Digital sem falar da importância do Copywriting. Afinal, com a mensagem certa, é possível persuadir e vender qualquer produto ou serviço.

Nesta obra, Paulo Macedo consegue destrinchar em detalhes esse método que tem o potencial de gerar lucros como nenhum outro, já utilizado por milhares de negócios no mundo com excelentes resultados. Há dezenas de exemplos práticos que podem ser a base para sua próxima campanha de Marketing Digital.

→ Saiba mais sobre o livro

5. Storybrand – Donald Miller

livro-story-brand

No best-seller do New York Times Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca, Donald Miller traz um guia claro de como aprimorar o modo como as marcas se conectam com os clientes e expandem seus negócios. Como o autor fala, seu objetivo é claro: “ajudaremos você a eliminar as suposições do Marketing para que sua empresa possa crescer”.

O livro faz isso ensinando aos leitores os sete elementos universais das histórias através de um framework para colocar a mão na massa. Depois da leitura, você pode criar sites, campanhas de Email Marketing e muito mais com confiança, para que realmente funcionem.

→ Saiba mais sobre o livro

Trilha de artigos sobre Marketing Digital

Chegando até aqui você já conferiu a base do que de fato envolve o trabalho com Marketing Digital e os resultados que pode alcançar. Acontece que cada um dos temas que apresentamos aqui podem e devem ser aprofundados para você conhecer a fundo cada um dos elementos que compõem essas ações.

É por isso que preparamos logo abaixo uma trilha de conteúdos complementares para indicar os caminhos de aprendizado. Todos eles estão disponíveis gratuitamente no portal Resultados Digitais.

12. Exemplos de Marketing Digital

Sabe o que é melhor do que conhecer as estratégias de Marketing Digital? Descobrir quais são aquelas que mais deram certo para as empresas!

Conhecer os exemplos de Marketing Digital, que já foram executados e trouxeram retorno para as marcas, é a melhor forma de se espelhar e produzir ações que também tragam os resultados esperados por você.

Para você ver como a mágica acontece, selecionamos 5 marcas que realizaram ações de sucesso que, inclusive, fizeram uso da nossa ferramenta, o RD Station Marketing. A seguir, comentamos cada uma delas.

1. Audaces

A Audaces é uma multinacional brasileira do setor têxtil que tinha como objetivo desbloquear todo o potencial estratégico que a área de Marketing Digital poderia ter dentro da empresa para gerar resultados mais previsíveis ao negócio.

Na prática, a ideia da empresa era diminuir as ações de Outbound e criar mais de Inbound Marketing, permitindo que os potenciais clientes chegassem espontaneamente às ações da marca.

Para tanto, a Audaces optou em contratar o RD Station Marketing como parceiro nessa jornada. Uma vez que a ferramenta é tudo em um e conta com várias funcionalidades, as mais usadas foram:

  • a construção de Landing Pages;
  • a Segmentação de Leads;
  • e a Automação de Marketing.

Alinhado ao posicionamento que buscava com a estratégia de Inbound, o site da Audaces conta com um menu exclusivo para Educação que oferece conteúdos relevantes para aproximar o público com soluções da marca.

audaces

Lista de opções de acessos no site principal da Audaces

Dá só uma olhada nas ações:

  • A empresa têxtil ofereceu mais de 55 eBooks com dicas variadas, desde como alavancar resultados de negócio até guias mais técnicos para a indústria da moda.
  • Com a segmentação de Leads, a comunicação da Audaces com seus clientes ficou mais precisa e personalizada, por exemplo, de acordo com os cargos dos Leads e os estados onde estão localizados.

Foi assim que a Audaces aumentou em 130% as oportunidades de vendas e acelerou a expansão global da empresa. Por isso, ao pensar em estratégias de Marketing Digital, não abra mão de contar com uma ferramenta de automação completa.

2. Conquer

Conquer é uma escola de negócios que oferece diversos cursos e treinamentos com foco em desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Desde 2018, a Conquer utiliza o RD Station Marketing e a metodologia do Inbound Marketing para atrair alunos.

Durante a pandemia, a escola viu no Marketing Digital a possibilidade de conquistar mais potenciais alunos oferecendo treinamentos online. Foi com o curso de Inteligência Emocional, disponibilizado em uma Landing Page criada rapidamente no RD Station Marketing, que a Conquer atingiu o marco histórico de mais de 1 milhão e meio de pessoas inscritas.

conquer-tempo-de-tornarse-mais-forte

Modelo de Landing Page utilizado pela Conquer

Com a base nova de Leads cada vez maior, a escolas seguiu usando Segmentação de Leads e Automação de Marketing para encurtar a jornada de compra desses contatos.

Se deu certo? Os números falam por si: desde que apostou no Inbound e no RD Station Marketing, a Conquer triplicou seus resultados, conquistando mais de 2 milhões de alunos em mais de 120 países.

3. Hiper

Hiper é uma startup cujo produto principal é uma plataforma de gestão voltada para o micro e pequeno varejo com atendimento físico e digital. Hoje ela faz parte do grupo Linx.

Em 2019, viram a necessidade de fazer algumas mudanças para alavancar o volume de vendas do time de Inside Sales. A ideia era passar a seguir a metodologia do Inbound Marketing, que tem o conteúdo como um dos pilares. Por isso, uma das primeiras decisões foi internalizar a produção de conteúdos e a gestão de mídia paga.

op-up-somente-hoje

Pop-up criado com o RD Station Marketing que foi utilizado no site da Hiper

Enquanto o time de conteúdo trabalhava para construir relevância no Google com postagens semanais no blog, criação de materiais ricos e newsletters, o time de Ads precisou se especializar rápido para aumentar o investimento no canal e assim alavancar a geração de leads. Uma das ferramentas que deu suporte para a Hiper foi o RD Station Marketing.

As campanhas de mídia paga realizadas pela Hiper eram de fundo de funil e levavam o lead a uma Landing Page construída no RD Station Marketing especialmente para aquele tema. Assim que a conversão acontecia, caso o Lead fosse validado pelas informações que havia preenchido como cidade e segmento, era automaticamente enviado ao time de vendas via Automação de Marketing.

Os resultados vieram: em 3 meses de pandemia, a Hiper fez 60% do total de vendas internas de 2019 inteiro. Viu só como Marketing Digital e Inbound dão certo — e em tempo recorde?

4. BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma de investimentos do banco BTG Pactual, que há 36 anos atua no mercado brasileiro. A empresa tem um time de Marketing que está sempre em busca de melhores soluções e viu a união de Marketing e Vendas como uma das soluções para conquistar mais clientes. Foi quando contrataram o RD Station Marketing.

O time de CRM, que é responsável por toda a jornada do cliente, queria validar algumas hipóteses para entender qual tamanho de fluxo de Automação de Marketing apresentava a melhor performance em conversão de Leads de fundo de funil. Assim, usaram a ferramenta da RD Station para fazer testes.

No teste em questão, dois fluxos de Automação de Marketing foram criados no RD Station Marketing e rodaram em paralelo durante um período pré-determinado:

  • Fluxo de Automação de Marketing A – grande: envio de email marketing a cada 7 dias, respeitando o tempo de maturação do Lead.
  • Fluxo de Automação de Marketing B – pequeno: envio de email marketing a cada 3 dias, aproveitando que estão quentes para garantir a conversão.
op-up-somente-hoje

Modelo de fluxo de automação criado pelo time da BTG Pactual digital

O resultado foi que o fluxo B convertia 3 vezes mais Leads (fundo de funil) comparado com o fluxo A, mostrando que a jornada mais curta estava sendo mais eficiente e descartando a hipótese de que o Lead precisaria de um tempo mais longo de nutrição.

Moral da história? Experimente. Essa é uma possibilidade do Marketing Digital que fica bem mais simples ao usar o RD Station Marketing, que possibilita testes A/B. Você tem um dashboard de resultados que permite decisões mais inteligentes.

5. Evolution Nutrition

Evolution Nutrition é uma empresa de suplementos alimentares que está no mercado desde 2010. Detalhe: os produtos eram vendidos apenas em lojas multimarcas de suplementos, até que em 2019 os donos abriram uma loja virtual para aproveitar o crescimento das vendas online.

Com o lançamento do ecommerce, a Evolution sentiu a necessidade de trabalhar estratégias de Email Marketing com a base de contatos. O time não tinha muito conhecimento sobre quem eram as pessoas que estavam adquirindo seus produtos, mas sabiam que uma ferramenta de Automação de Marketing permitiria entender melhor o público, além de otimizar sua estratégia de relacionamento.

Foi quando optaram por usar a ferramenta de automação número 1 do Brasil, o RD Station Marketing.

Como a Evolution não tinha muitas informações sobre sua base de contatos, a decisão foi enviar o email para todos os contatos existentes, porém usando uma estratégia para minimizar os riscos.

Com uma linguagem simples e bastante próxima, em um tom de conversa, 3 boas notícias eram apresentadas: o Kit Imunidade, um desconto de 20% até o final da pandemia e frete grátis para todo o Brasil. Confira abaixo como ficou o email:

pdf-modelo-evolution-nutri

→ Para acessar o modelo completo em PDF, é só clicar aqui: Email Evolution Nutrition

Os resultados comprovaram que Email Marketing, um dos pilares de Inbound Marketing, era um poderoso canal para o ecommerce: por meio do botão de conversão que ficava disponível ao final do Email, foram gerados mais de R$ 14.000 em vendas.

Crie uma estratégia de Marketing Digital robusta com o RD Station Marketing

Para manter uma operação de alta performance, ou seja, com o crescimento contínuo dos resultados, é fundamental trabalhar com informações reais que demonstrem os resultados alcançados pelas estratégias de Marketing Digital.

Dependendo da escala de suas campanhas e dos objetivos que você precisa alcançar, é importante selecionar a ferramenta capaz de fornecer o suporte necessário.

É por isso que utilizar o RD Station Marketing permitirá que você não apenas execute campanhas rápidas em diversos canais, mas também consiga implementar ações avançadas para alcançar resultados ainda melhores, utilizando funcionalidades como:

  • Criação de modelos personalizados e análise das métricas de conversões nas Landing Pages;
  • Teste A/B para determinar o melhor assunto das suas campanhas de Email Marketing;
  • Implementação dos fluxos de nutrição através da Automação de Marketing;
  • Acompanhamento diário das taxas de conversão por etapas do funil de marketing, de visitantes até vendas;
  • Análise dos resultados e performance dos canais de aquisição de Lead;
  • E muito mais!

Então, aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e veja na prática como implementar as estratégias que acompanhou até aqui:

Perguntas Frequentes

O que é Marketing digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas e produtos. Com ele as marcas podem fazer uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Diferente do Marketing Tradicional, onde é praticamente impossível mensurar o retorno concreto que uma marca tem com determinada campanha, o Marketing Digital envolve o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em todas as estratégias que são realizadas.

Quais as principais estratégias e técnicas do Marketing Digital?

Apesar de existirem muitas técnicas e estratégias de marketing digita, atualmente as principais são: Marketing de Conteúdo; Email Marketing; Redes Sociais; Otimização de Conversão – CRO; Marketing de Busca – SEM.

Como fazer um planejamento de Marketing Digital?

Existem muitas etapas que devem ser consideradas na hora de planejar o Marketing Digital, o ideal é que você siga as seguintes etapas: Fazer um diagnóstico do estado atual, estudar seu público-alvo e definir as personas, definir os seus objetivos com marketing digital, listar os recursos necessários para atingir esses objetivos, monte um cronograma e monitore todas as ações a fim de entender o que está gerando resultado ou não.