Saiba em detalhes o que é o Pinterest e como usar essa rede social para atrair clientes

Se você não sabe o que é Pinterest, pode estar perdendo uma grande oportunidade de atrair usuários para o seu site e de vender mais

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Resultados Digitais25 de abril de 2022
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O Pinterest é uma rede social que funciona como um quadro de inspirações no qual os usuários podem publicar, pesquisar e salvar imagens de referência sobre temas de interesse, organizando-as em pastas. Para as empresas, a plataforma permite alcançar novos públicos, além de atrair tráfego e vendas.


Você inclui uma estratégia voltada para o Pinterest no planejamento de Marketing da sua empresa? Apesar do alcance dessa rede, que conta atualmente com mais de 430 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, muitos negócios ainda desperdiçam o seu potencial. 

Há quem pense que o Pinterest é apenas um site para procurar referências de decoração, moda e beleza, mas a plataforma vai bem além disso. Para negócios, pode ser uma valiosa fonte de tráfego e vendas.

Se você quer desenvolver uma presença na plataforma, mas não sabe por onde começar, continue a leitura para descobrir o que é Pinterest, como funciona e como aproveitá-lo nas suas estratégias de Marketing e Vendas.

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O que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que funciona como um quadro de inspirações. Nela, os usuários podem publicar imagens e também salvar (ou “pinar”, porque as publicações na plataforma são chamadas de pins) e organizar posts em pastas (também chamadas de quadros ou boards) públicas ou privadas.

Pelo foco em imagens, o Pinterest é usado com frequência para buscar e publicar referências de moda, beleza, decoração, design e outros temas de apelo visual. Criada em 2010, nos Estados Unidos, a plataforma contava, no final de 2021, com mais de 430 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, de acordo com o site Statista.

Por que empresas devem estar presentes no Pinterest?

O Pinterest não é útil somente para usuários em busca de referências. As empresas também podem usar a rede social para compartilhar imagens relevantes e inspiradoras, afinal, é isso que as pessoas procuram quando recorrem à plataforma.

A partir dessas publicações, é possível atrair tráfego para o site da empresa, divulgar produtos e serviços, fechar vendas. E se engana quem pensa que somente negócios de mercados populares na rede social, como ecommerces de moda, conseguem destaque. A maioria dos segmentos pode obter bons resultados.

A RD Station é um exemplo. À primeira vista, pode parecer que uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares para o mercado B2B não é compatível com o Pinterest. Porém, usamos a rede social para divulgar nossos materiais com dicas sobre Marketing Digital, como infográficos e eBooks.

>> Siga o nosso perfil no Pinterest!

Como os negócios podem usar o Pinterest?

Agora que você já sabe o básico sobre o que é Pinterest, vamos falar sobre como os negócios podem aproveitá-lo. Confira as dicas! 

1. Comece pelo planejamento

Como em qualquer estratégia em uma nova rede social, é preciso ter intenções bem definidas antes de começar. É isso que vai garantir que seu perfil seja mais bem-sucedido e realmente traga retorno. 

Comece definindo seus objetivos com o Pinterest. É gerar tráfego para o site? Aumentar as vendas de produtos? Além disso, defina com que público-alvo vai se comunicar, as publicações que serão feitas, os assuntos que serão abordados. Crie um cronograma de implementação e um calendário de publicações para não deixar o perfil abandonado.

Cuide também de questões operacionais. Quem será a pessoa responsável por esse trabalho de criação, publicação e mensuração? Será preciso contratar alguma ferramenta?

Durante todo esse processo de definições, tenha em mente as personas da sua empresa. Com isso, você consegue ajustar a estratégia conforme os interesses e a linguagem dos seus clientes em potencial.

2. Crie uma conta

O próximo passo é criar uma conta, caso ainda não tenha uma. A exemplo de outras redes sociais como o Instagram e o Facebook, no Pinterest também dá para criar um perfil de negócios. 

Vá até a página de criação de conta para negócios e faça o cadastro, incluindo email e senha. Depois, preencha as informações do perfil: nome, site, país e idioma. É importante também incluir o logo da empresa, para facilitar a identificação.

Se a sua marca já tem uma conta pessoal, é possível também transformá-la em um perfil comercial. Para isso, é só clicar na seta que aponta para baixo, localizada no canto superior direito, e em seguida em “Converter em conta business”.

Depois, é importante descrever a sua empresa. Selecione o foco da sua marca, os seus objetivos e a categoria do seu negócio.

Essa é a configuração inicial. Se quiser, ainda dá para ir na página de Configurações, clicando na seta no canto superior direito, e adicionar outros detalhes ao seu perfil. No mesmo menu, clicando em “Acesso para empresas”, há diversas outras funcionalidades interessantes, como adicionar funcionários, configurar conta de anúncios e criar parcerias com outras empresas.

3. Publique conteúdo otimizado

Com a página criada, é hora de começar a publicar conteúdo. É só clicar em “Criar” no menu superior e depois em “Criar Pin” e começar a adicionar imagens do computador ou a partir de uma URL.

Lembre-se: o Pinterest é uma plataforma muito visual, por isso é importante escolher imagens em alta qualidade e na vertical para se destacar no feed dos usuários. A rede social recomenda a proporção 2:3, por exemplo, 1000 por 1500 pixels. 

Você pode adicionar um título, uma descrição (texto alternativo) e um link de destino. O conteúdo pode ser publicado na hora ou agendado. 

A descrição é especialmente estratégica. Descreva de maneira objetiva o seu Pin, com informações relevantes e que chamem a atenção dos usuários. Isso vai ajudar o seu conteúdo a ser encontrado mais facilmente.

Na hora de publicar uma imagem, você também consegue criar uma Pasta. Lembre-se de incluir palavras-chave no título delas. Também dá para inserir descrições nas pastas, inclusive hashtags clicáveis.

Além disso, é essencial publicar cada pin na pasta certa. Isso vai garantir que o seu perfil fique bem organizado, facilitando a navegação dos usuários, quando você tiver diversos posts. 

>> Leia mais: Instagram Aesthetic: como criar um perfil atraente para a sua empresa na rede social

4. Explore diversos formatos

Para as contas de negócios, também está disponível o formato Idea Pin (antes chamado de Story Pins), que serve para adicionar diversas imagens em um só Pin. Ele permite publicar tutoriais, receitas, coleções de produtos. Assim, é possível contar uma história de maneira mais completa, como neste exemplo nosso:

Há ainda outras possibilidades, como os Rich Pins, que sincronizam informações automaticamente a partir do seu site. Se algo é alterado na sua página, o pin é atualizado. Isso é bastante útil no caso de produtos que têm o preço alterado, por exemplo. 

Os Rich Pins existem em diversos formatos, como produto, receita e artigo. Os de produto são especialmente úteis para quem tem loja virtual. Com eles, o usuário pode ver uma foto e comprar os produtos mostrados sem precisar sair da rede social.

Mas atenção: para usar a funcionalidade é preciso ter um site validado. Aprenda como habilitar essa função no site do Pinterest.

Fonte: Pinterest

5. Siga outros perfis e divulgue o seu

Nem só de Pins vive uma estratégia na rede social. Use o Pinterest também para seguir outras empresas e usuários que podem trazer referências interessantes para o seu negócio. Insira alguns termos de interesse nas buscas e salve o que achar mais interessante.

Lembre-se também de divulgar o seu perfil, incluindo o link do Pinterest junto ao de outras redes sociais no seu site, na assinatura de email e até mesmo em materiais impressos para que todos saibam da existência dele.

6. Mantenha-se ativo na plataforma

Assim como outras redes sociais, o Pinterest requer atualização constante. Não publique conteúdo e depois abandone a sua conta. Fique de olho nos insights disponibilizados pela plataforma, atualize o perfil diariamente, se possível, e implemente melhorias. 

Veja mais dicas de como fazer marketing nas redes sociais no vídeo:

7. Crie anúncios

Se quiser turbinar o seu alcance no Pinterest, você também pode patrocinar Pins em formatos de imagem, vídeo e outros, tudo de maneira bem segmentada e mensurável, usando o Pinterest Ads.

8. Analise seus resultados

O Pinterest Analytics é a seção da plataforma que traz os resultados das suas publicações. Lá é possível visualizar métricas diversas, como impressões, cliques nos links, engajamento, entre outras, filtrando as informações por período de atuação, dispositivo usado pelo usuário e formato de conteúdo.

Além disso, o Pinterest Analytics pode ser usado para conhecer melhor o seu público na plataforma, já que dá para ver qual é a idade, gênero, localização e dispositivos usados por quem acessa o seu conteúdo. É possível ainda ver os mesmos dados sobre o público em geral do Pinterest e compará-los.

Há ainda uma nova seção, Conversion Insights, que mede o impacto total do seu desempenho orgânico e pago em um único painel, disponível para anunciantes.

Pinterest e outras redes sociais para negócios

O Pinterest é uma plataforma completa que pode trazer ótimos resultados para empresas, mas que ainda não é tão explorada pelos negócios. Isso é uma boa notícia para quem quer investir, afinal, fica mais fácil se destacar sem tanta competição. Que tal começar agora?

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