Otimização de sites: como aumentar visitas e conversões na página do seu negócio

A otimização de sites é um fator de sucesso para as empresas que desejam obter resultados on-line. Descubra neste artigo dicas práticas para melhorar o desempenho do site e conquistar novas conversões com a sua página


Não importa qual segmento ou tamanho da empresa: um site é capaz de abrir portas para novas oportunidades e trazer um público vasto para além das fronteiras físicas. 

Com tanta gente acessando a internet (cerca de 81% da população, segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil), é fundamental investir em presença digital para fortalecer a imagem da empresa e aumentar sua credibilidade. Porém, engana-se quem pensa que só ter um site é sinônimo de resultados. 

Para ganhar espaço nos mecanismos de busca e sair na frente dos concorrentes, é preciso adotar técnicas para otimização de sites que melhoram o funcionamento da estratégia. Esses cuidados podem fazer parte de qualquer etapa do projeto, seja na criação de uma nova página ou melhorias de sites já existentes.

Neste artigo você irá aprender o que fazer para melhorar seu desempenho, aumentar as visitas e preparar qualquer site para capturar novos Leads,  de ponta a ponta. Vamos lá?

O que é otimização de sites?

Para otimizar um site, é preciso conhecer técnicas que tornam a experiência mais fluida e aumentam a eficiência da página. Isso porque são elas que melhoram cada vez mais a navegação dos usuários. 

O ponto de partida é a definição de objetivos do próprio site, que podem ser, por exemplo:

  • Guiar visitantes para ações específicas;
  • Preencher formulários;
  • Fazer uma compra;
  • Aumentar o tempo de navegação.

Cada um desses fatores determinam práticas que fazem com os visitantes fiquem satisfeitos, encontrando o que interessa.

Por outro lado, ter um site otimizado também é sinônimo de capturar mais Leads. Para isso é preciso aliar cuidados estruturais e estratégias de Marketing Digital que ajudam a cativar visitantes para levá-los até suas primeiras conversões. 

Lembre-se de que criar um site pode oferecer inúmeros benefícios para o negócio, como garantir visibilidade nos principais buscadores on-line. Diariamente no Google, por exemplo, são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias.

Com cada vez mais usuários conectados, a otimização de sites passou a ser essencial para obter resultados e alcançar audiências cada vez mais qualificadas.

otimização de sites

Principais fatores da otimização de sites para melhorar o ranqueamento e trazer visitantes

Para ranquear um site, o Google dá preferência para as páginas que oferecem uma boa experiência e atendem aos critérios que influenciam seu posicionamento. Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que reúne boas práticas capazes de fazer um site aparecer nas primeiras páginas ou aumentar a quantidade de visitas. 

Mas, afinal, como alcançar uma boa posição e trazer novos visitantes? No geral, esse processo pode ser feito a partir de pequenas melhorias e correções em partes do site para garantir:

  • URLs confiáveis: utilizar o nome da marca pode facilitar o encontro e transmitir mais segurança aos visitantes;
  • Palavras-chave ao longo do site: elas podem ajudar a conquistar boas posições no Google e podem guiar os usuários até sua marca;
  • Meta Tag e títulos amigáveis: a descrição dos conteúdos em uma página da web é exibida logo abaixo da URL nos motores de busca. É preciso escrever com precisão e utilizar resumos do que está na página para aparecer no Google;
  • Tempo de carregamento: diminuir tamanho de imagens e reduzir elementos pesados fazem com que o tempo de carregamento diminua. O ideal é que o site possua de 2 a 5 segundos para carregar completamente e indicar bom desempenho;
  • Certificado de segurança: ter o “cadeado” antes do endereço do site é um dos principais fatores de ranqueamento pois protege a navegação e o tráfego de usuários;
  • Link building: ter links em outros sites pode ajudar a conquistar mais relevância e gerar mais tráfego;
  • Responsivo: páginas que se se adaptam a qualquer dispositivo e facilitam a visualização são priorizados pelo Google por oferecem uma melhor experiência;
  • Tamanho de imagem e textos alternativos: este item contribui diretamente para a acessibilidade do site e corresponde aos resultados de pesquisas por “Imagem”;
  • Conteúdo: conteúdos proprietários e que respeitam as condições de ranqueamento entregando o que promete, são priorizados para ranqueamento, além de servir para conquistar o usuário;
  • Tempo de permanência nas páginas: a experiência positiva dos visitantes faz com que eles naveguem por mais tempo, principalmente quando encontram o que precisam. Dessa maneira é preciso oferecer elementos que se relacionam mutuamente.

Além desses cuidados, a otimização de sites está diretamente ligada ao uso de palavras-chave com relevância e produção de conteúdo. A combinação desses fatores faz com que o site se destaque e ganhe ainda mais autoridade sobre um assunto ou tema – a médio e longo prazo. 

Palavras-chave com relevância

A escolha de palavras-chave não é um processo limitado e escasso. Frequentemente é preciso realizar uma pesquisa que mostre qual o melhor caminho para o negócio e em quais termos é preciso apostar. 

A definição dos termos utilizados no site é essencial para trazer públicos qualificados e garantir a melhor posição nos motores de busca. A Automação de Marketing da RD Station, por exemplo, oferece uma fonte de pesquisa e validação de termos que ajuda a identificar Relevância, Número de Consultas, Custo por Clique e Número de Concorrência. 

Painel de Palavras-Chave do RD Station Marketing
Painel de Palavras-Chave do RD Station Marketing

Após fazer a escolha das principais palavras-chave da marca, a ferramenta atualiza automaticamente para que você acompanhe em tempo real os termos que mais importam para o negócio.

No dia a dia, a análise é essencial para definir prioridades de conteúdos a serem criados e quais palavras atualizar ou incluir no site.

Conteúdos de qualidade

A produção de conteúdos é peça fundamental de qualquer empresa que deseja estar on-line.

De forma geral, milhares de pessoas utilizam as pesquisas na internet para obter conhecimento ou escolher alguma empresa ou produto. As pesquisas sempre correspondem a momentos diferentes de uma Jornada de Compras.

E é através das estratégias de Inbound Marketing que será possível desenvolver materiais que falam com a persona e as façam avançar na decisão de compras.

Para produzir conteúdos de qualidade é preciso considerar as palavras-chave e termos de buscas do segmento, fazendo com que a empresa apareça nas pesquisas e aumente a autoridade sobre o tema. Isso tudo, consequentemente, desperta o interesse e confiança dos usuários. 

A estratégia pode ser utilizada para publicações em blogs, materiais ricos, webinars e ainda enviar emails temáticos que respondam às principais dores do tema.

Bônus: faça uma auditoria nas páginas 

Imagine se você soubesse o que é preciso melhorar em cada página, frequentemente?

Ter o caminho das pedras é sempre o desejo de todos que trabalham com a internet. 

Por isso, é preciso reservar um tempo para acompanhar a performance das páginas e identificar se houve melhorias. Ou se ainda é preciso ajustar algum elemento, inclusive nas páginas principais que possuem um grande volume de tráfego.

Para garantir que a otimização de sites faça parte da rotina e diminua o esforço, o mais recomendado é utilizar uma Automação de Marketing.

Após integrar a ferramenta com o site, é só gerar um relatório das páginas que deseja auditar e receber uma análise completa sobre os pontos a melhorar de SEO. Tudo isso sem depender de várias ferramentas para investigar os problemas.

Esse recurso é ideal para quem possui equipes enxutas e que precisam ter na palma da mão o que precisa ser feito. Ou mesmo aqueles que possuem pouco conhecimento no assunto.

Otimização de sites do RD Station Marketing
Otimização de Páginas do RD Station Marketing

Com a análise de páginas extraída, é possível identificar quais são as prioridades de melhorias e o que está interferindo na performance. Como já destacamos anteriormente, a otimização de sites é uma rotina que deve ser estabelecida de tempos em tempos para garantir que esteja atendo aos critérios de ranqueamento. 

Ferramenta de Análise de Site

7 principais estratégias para capturar Leads com seu site

Com o site otimizado e preparado para receber visitas, é chegada a hora de se atentar à geração de Leads. Afinal, ao atrair novos visitantes, é preciso fazê-los se envolverem com a sua marca, desenvolvendo assim novas oportunidades. 

Os Leads nada mais são do que os potenciais clientes, ou seja, aqueles visitantes que forneceram informações pessoais.

As estratégias de SEO que vimos anteriormente beneficiam esse processo e ajudam a ampliar o alcance. Entretanto, é preciso preparar a sua página para capturar os novos contatos enquanto navegam. 

É exatamente nesse momento que as estratégias com Automação de Marketing entram em cena: a ferramenta auxilia a montar um verdadeiro caminho para atrair e capturar novos Leads, desde as principais interações com um site. 

Afinal de contas, para construir uma presença digital eficiente é preciso cobrir todos os pontos de acesso on-line com a empresa, sem deixar escapar mais nenhuma oportunidade. 

Para te ajudar nesse aspecto, detalhamos um passo a passo para gerar mais Leads com a otimização de sites de uma Automação de Marketing. Vamos lá?

1. Insira formulários 

Os formulários são excelentes iscas para converter visitantes. Eles podem ser utilizados na página inicial do site ou inseridos ao longo de postagens, estimulando um benefício ou oferta com a inscrição.

Com esse recurso, é possível obter informações dos visitantes que desejam interagir com a sua empresa, seja para relacionamento ou vendas.

As informações recolhidas devem facilitar o contato e identificar qual potencial um determinado visitante possui. Você pode solicitar nome, email, telefone de contato ou qualquer outro dado que permita uma comunicação.

É possível oferecer assinatura em newsletters, inscrição em listas exclusivas ou combinar de acordo com a estratégia de conteúdo. 

Dicas bônus: os formulários são elementos indispensáveis para quem deseja criar uma base de contatos. As informações recolhidas devem ser traçadas de acordo com as características do cliente ideal, podendo ser aproveitadas em Pop-ups e Landing Pages, como veremos a seguir. 

2. Ative pop-ups

Certamente você já navegou por um site quando de repente surgiu uma “janela interativa” com alguma oferta ou divulgação. Se sim, saiba que esses são os Pop-ups. Uma das principais vantagens dessa ferramenta é chamar atenção dos visitantes e levá-los a uma conversão rápida e instantânea. 

O uso dos Pop-ups é muito frequente para surgir no momento certo e oferecer o que o público precisa em cada situação.Para utilizá-lo é preciso definir qual o melhor modelo e escolher em quais páginas deverá surgir.

Exemplos de Pop-ups para sites no RD Station Marketing
Exemplos de Pop-ups para sites no RD Station Marketing

Sobretudo, é preciso ser relevante e agregar valor durante a experiência, sem que isso comprometa a navegação e otimização dos sites.

3. Adicione botão de WhatsApp 

O maior aplicativo de mensagens do mundo também se tornou uma das principais estratégias para otimização de sites e geração de Leads. Diferentemente de uma plataforma de chat, o recurso permite que os usuários conversem diretamente com a empresa dentro do aplicativo.

Além de facilitar o contato, ao utilizar um Botão de WhatsApp de ferramentas como o RD Station Marketing, é possível capturar as principais informações dos visitantes, mesmo quando eles não iniciam a conversa com a empresa.

O recurso oferece o preenchimento de um formulário, tornando-se mais uma isca de conversão para Leads.

Com o botão flutuante inserido nas páginas mais acessadas, você ainda poderá alcançar mais pessoas que entrem em contato com a empresa através deste canal e combinar ações com Email Marketing e Fluxos de Automação que servem para restaurar os contatos perdidos, por exemplo. 

🧲Grátis: Gerador de Botão do WhatsApp! Crie o seu agora mesmo.

4. Crie Landing Pages

Quando os visitantes navegam, é comum que existam interferências e distrações. Diferentemente de uma página de sites, as Landing Pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para uma ação, oferecendo realmente o que foi informado em uma campanha. 

Dessa maneira, podemos dizer que uma das suas principais funcionalidades é encaminhar  visitantes e Leads para um caminho único sempre atrelado a uma oferta. É muito comum que tenha um formulário para estimular venda, cadastro, download ou assinaturas, por exemplo.

Através das Landing Pages é possível ainda combinar o uso de estratégias de conteúdo ou vendas e desenvolver uma experiência altamente atrativa e direta ao ponto, como vemos no exemplo abaixo:

Exemplo de Landing Page criada com o RD Station Marketing
Exemplo de Landing Page criada com o RD Station Marketing

Essa opção é muito utilizada para fazer os visitantes interagirem de acordo com seus interesses e qualificar o público. 

É ideal para qualquer empresa e funciona em qualquer período do ano, sendo ainda mais eficaz para campanhas de mídia e ações especiais que estimulem cadastros. 

5. Monitore as visitas no site

O monitoramento de sites deve ser uma das principais tarefas do dia a dia. Quando geramos visitas, é preciso se atentar à qualidade da página e quais são as mais acessadas. Dessa maneira será possível garantir um bom desempenho, sanar correções imediatas e ainda encontrar oportunidades para inserir iscas de conversão como formulários e pop-ups. 

Além disso, o monitoramento de sites atrelado a uma Automação de Marketing permite acompanhar a visita ou retorno dos próprios Leads, antecipando comportamentos e possibilitando uma interação ainda mais personalizada com quem esteve muito perto de fechar negócio.

>> Leia mais: KPIs para SEO: saiba como escolher os mais relevantes para o seu negócio

6. Identifique as principais fontes de tráfego

Quem vende na internet já sabe que em cada mídia social existem públicos com comportamentos diferentes. 

Os visitantes que chegam através de uma pesquisa no Google podem possuir um comportamento mais objetivo e propenso às compras, por exemplo. Logo é preciso identificar quais são as principais fontes de tráfego para a empresa, otimizando a experiência e fazendo com que os esforços sejam pensados para esses canais. 

Com essa análise é possível rastrear as principais origens de chegada dos visitantes e Leads e determinar o que fazer para trazer mais visitas ao site

Análise de canais com o RD Station Marketing
Análise de canais com o RD Station Marketing

Entre as principais ideias para potencializar as fontes de tráfego, estão:

  • melhorias em SEO e buscas orgânicas;
  • Investimento em mídia;
  • publicações em redes sociais;
  • criação de novas campanhas de Email Marketing.

7. Faça testes A/B

Não adianta: para conhecer um determinado público é preciso analisar mais do que os resultados de uma página on-line e atrelar a otimização de sites a novos experimentos.

Para saber o que funciona mais e encontrar novas alavancas, o teste A/B torna-se uma ferramenta potente e de fácil desenvolvimento. 

Se o objetivo é mudar o layout do site, por exemplo, ao criar experimentos com o público será possível investigar o que funciona mais – mantendo recursos indispensáveis e já notados pela audiência.

A ideia é que antes de qualquer nova atualização ou alteração, você possa validar o melhor caminho sempre levando em conta o comportamento e preferências da própria audiência. 

Isso pode impedir mudanças drásticas e diminuir as chances de erros e falhas. 

Além de adotar em processos de mudanças, é possível criar testes A/B para validar o que mais funciona com seu público em ações e campanhas como: 

  • Criação de materiais e novos formatos;
  • Envios de Email Marketing;
  • Textos e técnicas de copywriting;
  • Tipos de Landing Pages e Pop-ups;
  • Peças de redes sociais. 

A cultura de experimentos e testes A/B faz com que você crie campanhas cada vez mais assertivas e que tragam efeitos positivos para o negócio.

Hora de colocar a mão na massa!

Se você chegou até aqui e pretende entrar em ação com as nossas dicas, saiba que você já começou pelo caminho certo.

Com a grande variedade de sites, lojas virtuais e blogs, a otimização se tornou uma etapa fundamental de qualquer estratégia on-line. Com essas dicas e tarefas, você conseguirá melhorar o desempenho da sua presença digital e ainda conquistar mais visibilidade nos mecanismos de busca. 

Se durante o caminho você desejar ter mais autonomia e controle sobre seu projeto para fazer as melhorias rapidamente, o RD Station Marketing é a melhor opção. 

Com a ferramenta líder em Automação de Marketing no Brasil, você conseguirá melhorar seus resultados de ponta a ponta, sem precisar utilizar várias plataformas para realizar um único processo de trabalho.

O RD Station Marketing se integra facilmente a qualquer site, loja virtual ou blog e oferece recursos essenciais para:

  • otimizar páginas;
  • melhorar o ranqueamento e SEO;
  • criar iscas para capturar visitantes;
  • fazer postagens nas redes sociais;
  • criar anúncios facilmente e em minutos;
  • enviar emails e ativar fluxos automáticos para nutrição e relacionamento;
  • e muito mais!

💡Todas as iniciativas compartilhadas neste artigo podem ser feitas através da ferramenta e hoje mesmo, com um teste de 10 dias totalmente gratuito e sem compromisso.

Essa é a melhor maneira de você comprovar as estratégias e realizar todas as ações  compartilhadas com a segurança que precisa.

E tem mais: após criar um acesso para a ferramenta, é só selecionar o segmento do seu negócio para receber caminhos pré-configurados que fazem sentido para sua marca.

Comece o teste agora mesmo e conquiste os resultados que você estava esperando.

Marcadores: