Como fazer uma pesquisa avançada no Google e encontrar tudo o que você precisa: 10 dicas incríveis

Aprenda alguns comandos que permitem refinar os resultados e encontrar com mais facilidade o que você procura

Mônica Custódio
Mônica Custódio26 de maio de 2020
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A pesquisa avançada no Google trata-se de comandos feitos diretamente na barra de pesquisa. Através da pesquisa avançada no Google é possível refinar os resultados desejados, como as páginas do seu site que posicionam para determinas palavras-chave até sites relacionados com o conteúdo que procura.


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Os filtros de pesquisa oferecidos pelo Google vão muito além da já conhecida busca por termos entre aspas. Isso por causa dos operadores de busca (em inglês, conhecidos como search operators ou query operators), que são comandos utilizados para refinar os resultados, facilitando que você encontre o que procura.

Neste post, conheça 10 principais comandos e parâmetros de busca e aprenda como fazer uma pesquisa avançada no Google.

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1. Como procurar por uma frase específica

Para fazer uma pesquisa por uma frase, coloque-a entre aspas. É uma dica relevante para quem precisa pesquisar por muitos termos, pois elimina resultados pouco significativos.

Da mesma forma, copiando e colando no Google entre aspas trechos dos seus conteúdos, você pode descobrir se algum site o está republicando sem permissão.

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2. Como excluir uma palavra dos resultados de busca

Para excluir uma palavra dos resultados, utilize o sinal de menos (-) na frente do termo pelo qual não deseja pesquisar. É uma opção útil quando sua pesquisa tem dois significados diferentes.

Por exemplo, se você procura por Lead no sentido de potencial cliente do Marketing Digital, pode excluir as buscas por Lead na acepção jornalística, que é o primeiro parágrafo da notícia. Isso ajuda você a economizar tempo, pois elimina os resultados que não interessam.

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3. Como procurar termos que você não lembra quais são

Não tem certeza de quais palavras você precisa digitar na pesquisa? No lugar dos termos que não conhece, coloque um asterisco (*) e o Google o substituirá por qualquer palavra.

Esse é um atalho importante para encontrar artigos que têm um título específico, com um numeral, por exemplo, mas que você não lembra quais são. Assim, se você procura por uma lista com dicas de SEO, pode escrever “* dicas de SEO”.

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4. Como pesquisar por tipo de documento

É possível restringir os resultados da sua pesquisa a formatos específicos, o que torna mais fácil encontrar documentos de texto do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, arquivos em PDF e qualquer outra extensão existente.

Para refinar a pesquisa por um formato específico, digite “filetype:” ou “ext:” antes ou depois do termo pelo qual deseja buscar, sem espaços. Esse tipo de pesquisa é especialmente útil para encontrar modelos de planilhas e de apresentações, por exemplo.

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No entanto, lembre-se de que, se você faz Marketing Digital e deseja gerar Leads com seus materiais, é importante que eles não apareçam no Google. O que deve aparecer é a Landing Page com o material e não o material em si.

5. Como buscar por um termo dentro de um site

Alguns sites possuem buscas ineficientes e, às vezes, procurar pelo Google pode ser mais cômodo. Para pesquisar dentro de um site específico, basta digitar o termo desejado seguido de “site:” e do endereço.

Se você deseja fazer uma busca por posts e materiais sobre o Instagram no blog da Resultados Digitais, por exemplo, escreva: instagram site:resultadosdigitais.com.br na caixa de busca. Também dá para pesquisar por um subdiretório específico, como site:resultadosdigitais.com.br/blog ou subdomínio, como site:materiais.resultadosdigitais.com.br.

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O comando também serve para checar quais páginas do seu site estão indexadas. Ao digitar somente site:resultadosdigitais.com.br na pesquisa, tem-se um retorno de 3.600 páginas.

Na mesma busca foi possível checar os títulos e descrições e ver que estão aparecendo de maneira adequada, sem cortes.

6. Como buscar por termos da URL

Para restringir os resultados da busca no Google a páginas que contenham uma ou várias palavras na URL, utilize os comandos inurl: ou allinurl:, respectivamente.

É uma ferramenta útil quando você procura por páginas específicas dentro de um site, por exemplo, combinando-a com o item anterior.

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7. Como procurar por termos no título das páginas

Quer procurar apenas por páginas que têm uma palavra-chave no título? Utilize o “intitle:” antes do termo. É uma busca proveitosa para checar a concorrência ou para buscar artigos já existentes em sites nos quais você gostaria de publicar, por exemplo, para ver se já não existe conteúdo similar.

Da mesma maneira que ocorre com a busca por URLs, utilizando o comando “allintitle:” você encontra múltiplos termos no mesmo título.

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8. Como buscar por termos no corpo do texto

Aproveite os comandos “intext:” e “allintext:” para fazer buscas por uma palavra ou por múltiplas palavras, respectivamente, no corpo do texto. Funciona de maneira bem similar ao item anterior.

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9. Como encontrar sites relacionados

O comando “related:” mostra sites relacionados àquele que você digita na busca.

Ao colocar o próprio endereço do Google, por exemplo, os resultados mostram outros sites de pesquisa como Bing e Ask.

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10. Como buscar por informações de um site

Há uma série de informações sobre o seu site ou o dos seus concorrentes que você pode acessar por meio do operador de busca “info:”. Ao digitar o comando seguido de um endereço, o Google mostra links para os seguintes atalhos:

  • “cache:”, que mostra a última versão do site salva pelo bot do Google;
  • “related:”, sobre o qual já falamos no item 9;
  • “site:”, como falamos no item 5.

Já falamos aqui no blog também sobre como fazer pesquisas avançadas de imagens usando o buscador. Leia o post Google Imagens: saiba tudo sobre busca de imagens do Google para aprender!

Caso você ainda não saiba qual é o método que o Google utiliza para entregar às pessoas os melhores resultados de pesquisa, e como você pode tirar vantagem desse conhecimento para ampliar seu alcance, assista o vídeo abaixo que é super explicativo:

[embed]https://youtu.be/26OPzNcxOgY[/embed]

Como funciona o robô do Google para pesquisas?

O Google possui um robô que varre a internet em alta velocidade, percorrendo site a site, entendendo seus formatos e escaneando seus conteúdos.

Esse robô, conhecido também como crawler, spider ou buscador, desempenha a função de chegar aos sites, ler as informações, escanear minuciosamente tudo o que há ali dentro e, em seguida, armazenar os dados encontrados no servidor.

É preciso entender que, quando você faz uma pesquisa no Google, esse robô não vasculha a internet em questão de segundos, trazendo resultados imediatos. O que ele faz é acessar o servidor, entender os dados que já estão armazenados, fazer uma classificação de prioridades e apresentar o resultado de busca mais adequado para a sua pesquisa.

Portanto, o que temos nesse resultado é o que o Google tem no servidor. Por essa razão que acontece, às vezes, de o Google ainda não ter visitado o seu site após você ter feito uma alteração e, assim, exibir um resultado antigo.

Ao longo dessa série do RDicas, veremos algumas técnicas que poderemos implementar para que a versão mais atualizada de seu site esteja armazenada dentro do servidor.

O que é importante que a gente entenda aqui?

Antes de mais nada, que o primeiro passo para aparecer nos resultados de pesquisa é garantir que o seu site esteja indexado, ou seja, armazenado dentro do servidor do Google.

Há algumas práticas que ajudam o seu site nesse armazenamento, ou indexação, que é o termo mais correto. Vamos falar sobre cada uma delas, que são:

  • Links
  • Redes Sociais
  • Sitemap

Links e Redes Sociais

Precisamos entender o que efetivamente são os links na internet. Fazendo uma analogia, links são como se fossem pontes que ligam um site a outro. Por sua vez, essas pontes perrmitem que o buscador, spider ou crawler tenham acesso aos outros sites linkados.

Exemplo: Quando um robô do Google chega ao Site 1, ele vasculha todo o conteúdo, identifica o que há dentro do site e armazena os dados no servidor. No entanto, o Site 1 possui um link para o Site 2. Esse link permite que o Google tenha acesso, por meio do Site 1, ao Site 2. Chegando lá, ele vai fazer o mesmo processo e irá perceber que no Site 2 há um link para o Site 3. Sendo assim, o robô terá mais um acesso (dessa vez ao Site 3) e repetirá todo o processo. E assim sucessivamente.

Portanto, uma das técnicas que você pode exercer para garantir que o Google encontre, escaneie e armazene seu site no servidor é aumentar o número de links que são apontados para ele. Além de fazer isso com sites externos, outra maneira de conseguir com que outros links apontem para a sua página é por meio de redes sociais.

Para quem acabou de subir uma página nova, uma das formas de aumentar o número de pontes que ligam para essa recém criada página é justamente divulgá-la nas redes sociais.

Vale lembrar que um site não é feito de uma única página. Pra garantir que o Google indexe não só a home ou a página que ele entrou quando encontrou seu site, há uma outra técnica para fazer com que o robô entenda e vasculhe o site como um todo para, de fato, armazenar o maior número de páginas que seja possível. Falaremos a respeito no item abaixo.

Sitemap

Sempre que o robô do google chega em seu site, o sitemap é um dos dados que são buscados. O sitemap nada mais é do que um arquivo que exibe todas as URLs que você deseja que sejam indexadas.

Confira quais os benefícios de um Sitemap XML e como criar um.

Nem todo site possui um sitemap, e isso não significa que o Google não irá armazenar suas páginas. Contudo, não é muito indicado que um sitemap não exista, pois é melhor que você fale para o Google como é a estrutura do seu site e quais são as páginas que você gostaria que fossem indexadas do que deixar para o robô decidir.

Se você tem uma boa estrutura de linkagem interna, com páginas do site linkando para outras, você constrói essa ponte para que o Google chegue a uma página e acesse a outras, descobrindo novos conteúdos e melhorando sua presença nos resultados de busca.

Toda vez que você publica uma nova página, além das redes sociais, dos links externos e do sitemap, você pode melhorar também a linkagem interna para essa página recém publicada. Fazendo isso você amplia a ponte que já foi construída para que o spider ou o crawling encontre o conteúdo com maior facilidade e rapidez.

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Boa leitura!

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Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

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