Pesquisa de mercado: entenda por que ela é fundamental para tomar decisões e saiba como fazer uma passo a passo

A pesquisa de mercado é um diferencial estratégico que, ao reunir informações sobre concorrentes, consumidores e o próprio mercado, ajuda você a corrigir erros, vislumbrar oportunidades e fazer as melhores escolhas para seu negócio

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Resultados Digitais27 de setembro de 2021
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A pesquisa de mercado utiliza métodos estatísticos e analíticos e várias outras técnicas para obter os dados e informações necessárias para ações de marketing. Seus resultados indicam onde concentrar  esforços e recursos. Ela é a base de um bom trabalho de marketing focado em dados.


Ter em mãos informações precisas e atualizadas sobre questões como os desejos de seus clientes, a maneira como seus concorrentes trabalham e quem são os fornecedores mais eficazes é determinante para você tomar as melhores decisões para o seu negócio. É exatamente isso que a pesquisa de mercado lhe proporciona: uma base para escolher o melhor caminho.

Se você está pensando algo como "pesquisa de mercado é coisa para empresas gigantes", pense outra vez: na era digital, qualquer empreendedor com acesso à internet - seu concorrente direto, por exemplo - pode fazer uma pesquisa de mercado que lhe dará o suporte para melhor atender seu público-alvo.

Até porque, com várias técnicas à disposição para você escolher a que melhor combina com as suas necessidades, realizar uma pesquisa de mercado é uma tarefa muito menos complexa do que se imagina.

Além de entender melhor porque ela é tão importante, neste texto você descobrirá passo a passo como fazer uma pesquisa de mercado: continue conosco para saber como ficar sempre um passo à frente da concorrência! 

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O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma coleta de informações sobre a área de atuação da sua empresa para que você possa identificar oportunidades de crescimento, deficiências a serem sanadas e ter suporte para tomar as melhores decisões estratégicas. Tal coleta pode ser obtida por meio de questionários, estudos acadêmicos, pesquisas online e outros meios. 

Por meio da pesquisa, você descobre onde os recursos e os esforços da empresa devem ser concentrados para conseguir melhores resultados. Além disso, a pesquisa de mercado ajuda a medir a viabilidade de alguma nova ideia, a mapear a atuação da concorrência e a criar a uma direção precisa para a estratégia de marketing do seu negócio.  

De fato, a pesquisa de mercado ajuda a definir os 4Ps do Marketing - Produto, Promoção, Preço e Praça. Com ela, você tem respostas para as perguntas: 

  • O seu produto está agradando a clientela? 
  • Qual é o canal de comunicação que seu público-alvo mais utiliza? 
  • Quanto seu cliente está disposto a pagar por seu produto? 
  • Como são os hábitos de consumo do seu público-alvo e onde ele costuma comprar? 

De posse destas respostas, fica muito mais fácil definir a melhor forma de atender seus clientes, lançar um novo produto e bolar campanhas eficientes e bem orientadas. A chave para tudo isso está em compreender da melhor forma possível o consumidor que você pretende alcançar - e a pesquisa oferece essa compreensão. 

Ainda que exista uma variedade de técnicas com métodos analíticos e estatísticos que podem ser aplicadas, são basicamente dois os tipos de pesquisa de mercado:

Pesquisa qualitativa

Utiliza textos verbais e perguntas abertas para coletar opiniões e informações que precisam ser posteriormente cruzadas, analisadas e interpretadas para que se chegue a uma conclusão concreta.  

Pesquisa quantitativa

Utiliza números, porcentagens e perguntas fechadas para obter dados práticos que auxiliam a fornecer uma visão geral de como funciona o mercado e como a empresa deve atuar. 

5 maiores benefícios de uma pesquisa de mercado

Já falamos um pouco sobre como uma pesquisa de mercado pode ajudar o seu negócio. A seguir, preparamos uma lista para sistematizar melhor esses benefícios principais:

  1. Fornece informações concretas e reais que orientam você a tomar as melhores decisões, a corrigir problemas e a favorecer o crescimento da sua empresa;
  2. Aponta as tendências do mercado e o modo como seu público-alvo se comporta para que você alinhe seu negócio com os novos hábitos de consumo;
  3. Indica o grau de satisfação do seu consumidor;
  4. Identifica de que forma seu produto pode satisfazer as necessidades específicas do consumidor;
  5. Mantém sua empresa sempre bem informada, preparada e um passo à frente de seus concorrentes. 
pesquisa de mercado

Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado eficaz

Seguindo os 5 passos que descrevemos a seguir, você tem tudo para realizar uma pesquisa de mercado efetiva e de execução descomplicada. Ela lhe dará uma visão amplificada do mercado em que seu negócio atua:

1º passo: defina o problema

A primeira etapa de qualquer pesquisa de mercado deve ser a definição do problema que você deseja resolver - é o problema em questão que irá guiar as perguntas e o método a serem utilizados em sua pesquisa. 

Para fazer essa definição, podem ser feitas questões como: "qual é o grau de confiança do cliente em minha marca?" ou "por que meu concorrente está vendendo mais se meu produto é de melhor qualidade?". Após determinar tanto o problema quanto o objetivo da pesquisa, você pode partir para a busca da solução. 

2º passo: defina a amostra

A amostra é aquele pequeno grupo de pessoas que, por possuírem características pessoais e hábitos de consumo semelhantes, representam um grupo muito maior: todo o seu público-alvo. 

Se o seu negócio é do segmento vegano, por exemplo, a amostra deve incluir somente pessoas adeptas do veganismo; se é voltado para a venda de artigos masculinos, você não pode incluir mulheres na amostra. Quando seu público é mais generalizado, por outro lado, a amostra não precisa ser tão específica. 

Assim, de acordo com as características da sua empresa, você pode escolher se irá utilizar uma amostra aleatória ou se buscará um na Internet painel de consumidores com características específicas que correspondem ao seu público-alvo. 

3º passo: colete os dados

Existem três métodos principais para realizar a coleta de dados da sua pesquisa de mercado: 

Entrevista pessoal: feita frente a frente entre entrevistador e entrevistados, demanda tempo e gera maior margem para erros devido aos registros e análises serem feitos manualmente. 

Observação: esse método consiste em observar como seu público-alvo se comporta em uma determinada situação, como o volume de pessoas que acessa seu website ou a quantidade de pessoas de uma determinada faixa etária que adquire seus produtos. 

Pesquisas online: esse é o método de coleta de dados que melhor alia eficiência e praticidade, já que é tudo feito de maneira digital e anônima - o que diminui a margem de erros e garante muito mais sinceridade por parte dos entrevistados. Ao criar atraentes mídias audiovisuais e oferecer recompensas aos entrevistados, as empresas que usam as pesquisas online também diminuem a taxa de desistência e são capazes de armazenar uma grande quantidade de dados online. 

4º passo: analise os dados

Lembra que explicamos no começo do texto como as pesquisas de mercado podem ser quantitativas ou qualitativas? Pois agora chegou o momento de colocar as informações obtidas sob análise de acordo com o modelo que você escolheu.

Se a pesquisa foi realizada com perguntas abertas e uma linguagem verbal, você deve criar categorias para separar as respostas dos entrevistados - o que pode ser feito com o auxílio de um software de pesquisa online - e reunir a equipe para discutir os diferentes pontos de vista.

Caso a pesquisa tenha sido feita com base em números e dados concretos, você pode aplicar as respostas em gráficos e tabelas para poder visualizá-las de modo a interpretá-las e entender o quadro geral.

5º passo: tomada de decisão

Aqui não tem mistério: se você seguiu corretamente os passos anteriores da pesquisa, definiu o problema, o objetivo e executou cada etapa corretamente, fatalmente encontrou a solução que precisava. Agora, é hora de colocar em prática as melhorias e as ações de marketing que irão catapultar o seu negócio para o topo do mercado!

Tipos de pesquisa de mercado online

Se você escolheu o método de pesquisa de mercado online, já está no caminho certo para obter informações precisas e confiáveis que lhe indicarão o melhor caminho para o seu negócio. Agora, para escolher o tipo de pesquisa ideal, tudo depende do problema que seu negócio precisa resolver e o objetivo que você quer atingir. 

Conheça alguns dos principais tipos de pesquisa de mercado online:

Pesquisa de hábitos de consumo - Identificar como o seu público-alvo se comporta no processo de decisão de compra é indispensável para melhor atendê-lo: com a pesquisa você pode descobrir o que o influencia na hora da compra, se utiliza mídias sociais para pesquisar produtos, quais os sites que ele mais acessa, etc. 

Pesquisa de satisfação - Fundamental para entender como o cliente enxerga a sua empresa, a pesquisa de satisfação deve ser realizada de forma contínua - de preferência com questionários curtos e objetivos, solicitando que o cliente dê uma nota para seu produto ou serviço, por exemplo - e sempre visando encontrar pontos de melhoria. 

Pesquisa para lançamento de produtos - A pesquisa online é uma ótima maneira de medir a viabilidade de um novo produto a ser lançado e conferir se ele pode ser rentável. A própria pesquisa também aponta quem é o público-alvo ideal para o produto em questão e se este mesmo produto é capaz de atender às necessidades dos clientes. 

Crie uma pesquisa de mercado gratuita em 10 passos

Ainda está achando que não consegue realizar uma pesquisa de mercado por conta própria? Pois existem ferramentas gratuitas e bem práticas à disposição na Internet que propiciam a realização de pesquisas sem complicações - uma delas é o Survey Monkey.

Confira abaixo um passo a passo de como criar uma pesquisa de mercado simples no Survey Monkey:

1º passo: Acesse o Survey Monkey e, caso ainda não seja registrado, faça a inscrição gratuita para iniciar sua conta;

2º passo: Uma vez logado, clique em "Criar Questionário" na barra superior da tela;

3º passo: Quando entrar na página de criação de questionários, você verá existem três opções para selecionar:

  • Mais populares - exibe os modelos mais usados pelos usuários do Survey Monkey; 
  • Meus questionário - mostra os modelos que você já criou e registrou na sua conta; 
  • Todos os modelos - exibe diversos modelos diferentes e permite editar as perguntas e respostas.

Há ainda uma quarta possibilidade: criar um questionário totalmente novo clicando em "Começar do zero"; 

4º passo: Defina as perguntas e classifique a categoria das respostas (a versão gratuita oferece 12 categorias de respostas);

5º passo: Escolha a ordem das opções de respostas que serão apresentadas a quem responder o questionário; 

6º passo: Você pode inserir novas perguntas clicando em "Nova Pergunta";

7º passo: Divida seu questionário em páginas (clique em "Nova Página" para criar uma) e insira subtítulos se preferir;

8º passo: Clique na aba "Lógica"e crie uma relação lógica entre as perguntas para que, dependendo da resposta que é fornecido, o questionário pular algumas questões;

9º passo: Clique em "Visualizar e Avaliar" para conferir o formato e a apresentação das perguntas e respostas; 

10º passo: Clique em "Coletar Respostas" para escolher a forma como o questionário será compartilhado: enviar por e-mail, criar link, publicar em redes sociais, entre outras opções. 

Pronto! Agora basta você clicar em "Analisar Respostas" para acompanhar a coleta de dados da sua pesquisa de mercado no Survey Monkey. A qualquer momento, você também pode sempre clicar em "Entrada Manual de Dados" para inserir novas respostas no questionário que está no ar.

Tenha mais dados com o RD Station Marketing

Além da pesquisa de mercado, é importante também entender os dados das suas ações de Marketing Digital. O RD Station Marketing, plataforma tudo em um de automação líder na América Latina, traz essas informações de forma organizada e clara, para que você tome decisões ainda melhores.

Com ele, você consegue entender como seus Leads estão chegando e desenhar estratégias personalizadas para cada segmento. Dessa forma, você cria relacionamentos e, de quebra, direciona suas ações para públicos e canais que trazem melhores resultados. Faça um teste gratuito agora mesmo!

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