Planejamento para redes sociais: o que é, qual é a importância e como fazer um para o seu negócio

Não dá para sair postando qualquer coisa nas redes sociais da sua empresa, então vale se aprofundar em planejamento para ter melhores resultados

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Resultados Digitais30 de junho de 2023
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Um bom planejamento para as redes sociais contempla aspectos como público-alvo, estratégia de presença em canais, frequência de postagem e monitoramento constante de resultados. Tendo um plano claro para as suas mídias sociais, a empresa ainda ganha a flexibilidade para aproveitar os assuntos do momento.


Quando você vê e se impressiona com o sucesso de um concorrente nas redes sociais, não pense que é por acaso nem sorte. Com toda certeza, as curtidas, comentários e compartilhamentos são fruto de um planejamento para redes sociais.

Um bom plenajemo é essencial para gerar engajamento e, especialmente, para explorar plataformas como Instagram e Facebook em estratégias como Social Selling e Social Commerce.

Por isso, não fique parado olhando a concorrência: é hora de planejar suas redes sociais. Comece acompanhando o conteúdo especial que preparamos sobre o assunto, com dicas importantes para amplificar sua presença digital.

Ao final deste artigo, você ainda verá como é muito fácil colocar seu planejamento com o auxílio de uma funcionalidade do RD Station Marketing. Então, continue a leitura!

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O que é planejamento de redes sociais?

O planejamento de redes sociais é um processo estratégico que envolve a criação, publicação e análise de conteúdo que você posta nas plataformas de mídia social, bem como a participação em conversas com seus seguidores.

Antes de iniciar, é essencial definir claramente os objetivos, indicadores, público, prazos e responsáveis. Durante a execução, é crucial manter a regularidade e constância nas postagens, garantindo que o conteúdo seja relevante e atraente para o público-alvo.

Após a postagem, o desempenho deve ser monitorado para entender o que funciona melhor e quais assuntos ou formatos geram mais interações.

Pilares do planejamento para redes sociais

O planejamento é construído a partir de quatro pilares fundamentais: conhecimento do público-alvo, definição de estratégia, frequência de postagem e monitoramento constante dos resultados.

Saiba mais sobre cada um deles:

1. Público-alvo

Redes sociais foram feitas para criar conexõe, sendo poderosas ferramentas de relacionamento entre marcas e consumidores. Então, para se relacionar com as pessoas, você precisa saber com quem está falando. Para isso, o ideal é traçar o perfil da sua buyer persona no planejamento.

A persona é a descrição de um personagem que representa o seu cliente ideal. É com esse personagem que os seus conteúdos vão se comunicar, para abordar os assuntos que a persona gosta, resolver suas dúvidas e necessidades, falar a sua língua e estar nos canais que ela utiliza.

A buyer persona vai além do público-alvo, que talvez você já tenha definido para a sua marca. Enquanto o público-alvo segmenta as pessoas superficialmente, com base em gênero, idade e localização, a persona aprofunda os interesses e comportamentos do público ao longo da sua jornada de descoberta e aprendizado sobre sua marca.

2. Estratégia

Se você já sabe com quem está falando nas redes sociais, quais estratégias precisará adotar para se comunicar com a sua persona? A definição de uma estratégia mostra o caminho para alcançar a persona, criar um relacionamento com ela e chegar aos resultados.

Para isso, a estratégia deve começar com a definição de objetivos e metas. Pense no que você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo nas redes sociais. Estabeleça metas quantificáveis e mensuráveis para que os indicadores possam mostrar se você conseguiu alcançá-las.

Com os objetivos e metas na mira, defina o caminho para alcançá-los. Analise o contexto do seu mercado, como os concorrentes atuam, como o público se relaciona com as marcas e quais oportunidades você pode explorar nas redes sociais.

Defina quais conteúdos você vai produzir (pagos e orgânicos), quais linhas editoriais vai seguir e como a sua equipe vai se organizar para isso.

???? Leia mais: Linhas editoriais como ferramenta de posicionamento de marca nas redes sociais

3. Frequência de postagem

Muitas marcas colocam essa etapa lá no início e definem os canais e conteúdos antes de tudo. Só que a escolha das plataformas depende da definição dos objetivos da estratégia e do perfil da persona, que devem vir em etapas anteriores, como já mostramos.

Cada rede social tem características, formatos e linguagens diferentes, que atendem a diferentes públicos e ajudam a cumprir diferentes objetivos de marketing. Por isso, é importante conhecer cada rede social para escolher plataformas mais alinhadas ao seu planejamento.

Ao definir os canais, você também deve planejar um calendário de publicações que garanta a sua regularidade. As marcas devem ter posts constantes, com um intervalo de tempo adequado entre eles, para não perder o engajamento dos seguidores e mostrar aos algoritmos que estão sempre ativas.

Vale destacar que não existe uma frequência certa de postagens — o importante é avaliar a sua capacidade de produção e testar com o seu público para ver o que funciona melhor.

4. Monitoramento dos resultados

Nas redes sociais, não basta publicar os conteúdos. Na ponta do iceberg, estão as publicações que aparecem para os seguidores, mas, por trás disso, tem muitas outras atividades de gerenciamento de redes sociais.

Essa gestão contempla organização da rotina, produção do conteúdo, agendamento de posts, análise dos relatórios de resultados e muito mais. Um dos tópicos muito importantes da gestão de redes sociais é o acompanhamento de resultados das publicações.

É preciso monitorar o desempenho dos posts para saber o que funcionou melhor e quais assuntos ou formatos renderam mais interações. Embora seja negligenciada por muitas marcas, é essa avaliação que alimenta o planejamento dos próximos posts, para que gerem ainda mais resultados.

Por que realizar um planejamento de redes sociais?

De certo modo, o sucesso do seu concorrente já parece ser um motivo mais do que suficiente para sua empresa também adotar o planejamento para redes sociais como parte da estratégia de Inbound Marketing. Mas uma lista de bons argumentos sempre é bem-vinda, certo?

Fazer um planejamento para redes sociais é crucial para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. E isso não é exagero porque o planejamento gera os seguintes benefícios:

Maximização da presença online

Um planejamento eficaz permite que você esteja onde seu público está, aumentando sua visibilidade e alcance.

???? Leia também: Como aumentar o alcance orgânico das publicações no Facebook? 

Conexão com o público

Ao entender quem é seu público e o que ele quer, você pode criar conteúdo que crie vínculo direto com ele, construindo um relacionamento sólido.

Alinhamento com os objetivos de negócios

Seja para aumentar a conscientização da marca, gerar Leads ou impulsionar as vendas, o planejamento de redes sociais ajuda a alinhar suas atividades de mídia social com seus objetivos de negócios.

Melhor ROI

Com um planejamento cuidadoso, você pode garantir que está investindo seu tempo e, principalmente, recursos nas atividades que geram o maior retorno.

???? Leia também: ROI: o que é o Retorno sobre Investimento [+ calculadora] 

Reputação de marca positiva

Uma presença bem gerenciada nas redes sociais pode ajudar a construir e manter uma reputação de marca positiva.

Como fazer um planejamento de redes sociais?

Criar um planejamento de redes sociais eficaz é uma tarefa que requer atenção aos detalhes e uma compreensão profunda do seu público-alvo. Sabendo que planejar é inevitável, confira os passos essenciais que você deve seguir para garantir que seu planejamento seja bem-sucedido:

Construa e analise suas personas

O primeiro passo para um planejamento eficaz de redes sociais é entender quem é seu público-alvo. Isso envolve a criação de personas que representam os clientes ideais baseadas em dados e pesquisas de mercado.

Entenda a jornada de compra do produto/serviço

A jornada de compra é o processo que um consumidor passa desde a primeira interação com sua marca até a compra final. Compreender essa jornada é crucial para criar uma estratégia de conteúdo eficaz que guie seus seguidores através do funil de vendas.

Defina os objetivos de acordo com as etapas da jornada

Cada etapa da jornada do comprador requer uma abordagem diferente. Portanto, é importante definir objetivos específicos para cada etapa e criar conteúdo que ajude seus seguidores a mover-se de uma etapa para a próxima.

Defina as editorias, formatos de conteúdo e frequência

Depois de entender seu público e seus objetivos, é hora de decidir que tipo de conteúdo você vai criar, quando e onde você vai postá-lo. Isso pode incluir postagens nativas, específicas para as redes sociais, mas também chamadas de divulgação de conteúdos de blog, vídeos, infográficos, webinars, podcasts, entre outros.

???? Leia mais: Linhas editoriais como ferramenta de posicionamento de marca nas redes sociais

Garanta a frequência ideal

A frequência de postagem é um fator crucial para o sucesso de sua estratégia de redes sociais. Postar com muita frequência pode irritar seus seguidores, enquanto postar muito raramente pode fazer com que você seja esquecido. Encontre o equilíbrio certo para sua marca e seu público.

???? Dica da RD: aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University para entender melhor o funcionamento dessas redes sociais.

Quais ferramentas utilizar para executar o planejamento de redes sociais?

Colocar um planejamento para redes sociais em prática não chega a ser um bicho de sete cabeças. E para agilizar a tarefa, depois de planejar e organizar o que seja publicado, você pode adotar uma rotina de agendamento do conteúdo para Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e outras.

Essa opção por agendar os posts proporciona benefícios como aumento da produtividade e da taxa de engajamento, além da organização do calendário de publicações e da garantia da frequência de postagens. Isso tudo ajuda a manter a visibilidade da marca junto aos seguidores e a comunicação com os algoritmos de cada plataforma. 

E para a execução do planejamento ficar ainda mais fácil, você pode contar com o apoio de ferramentas como o RD Station Marketing, que conta com uma funcionalidade para agendamento de posts para redes sociais.

Como funciona o agendamento de posts do RD Station

O agendamento de posts do RD Station é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a simplificar e otimizar sua estratégia de conteúdo para redes sociais. A funcionalidade permite publicar de modo programado posts no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter simultaneamente.

Dessa forma, ele ajuda a economizar tempo e garantir que as postagens sejam publicadas no momento certo para otimizar o engajamento e a conversão de seus seguidores em leads.

Com a ferramenta, você pode agendar todas as suas postagens de uma vez ou programá-las de acordo com o melhor dia e horário para o seu público. Além disso, você pode analisar os dados de alcance de suas postagens para otimizar suas estratégias de conteúdo.

O RD Station Marketing é licenciado pela Meta, o que garante a segurança de que suas postagens serão publicadas conforme programado. Além disso, você pode compartilhar Landing Pages, blog posts e outros conteúdos com seus seguidores! Deixe seu email abaixo para fazer um teste da ferramenta por 10 dias, sem compromisso.

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>> Post originalmente publicado em março de 2021 e atualizado em junho de 2023.

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