O guia completo da Pluga: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta

Saiba tudo sobre a Pluga, plataforma focada em integrar ferramentas para automatizar e otimizar processos; conheça planos, detalhes, funcionalidades e casos de uso para você implementar

Pluga
Pluga29 de abril de 2022
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A Pluga ajuda diversas empresas a eliminarem as tarefas manuais e trabalhosas do dia a dia, tornando, assim, suas equipes mais estratégicas e poupando aqueles esforços que podem ser automatizados. E o melhor: sem precisar ter nenhum tipo de conhecimento técnico.

Nesse artigo iremos explicar detalhadamente o que é a Pluga, as principais funcionalidades e como as integrações podem otimizar a rotina de uma empresa.

O que é a Pluga?

A Pluga é uma plataforma de automação que nasceu em 2015, na cidade do Rio de Janeiro, e é a primeira plataforma de plug and play criada em território brasileiro. 

A plataforma atua fazendo uma espécie de “ponte” de dados, conectando as ferramentas que as empresas costumam usar no dia a dia para trafegar - de forma automática - as informações de um lado para o outro. 

De modo geral, as integrações ocorrem por meio de APIs (interface de programação de aplicações) seguindo a lógica:

alt = como funciona a Pluga: Quando algo acontecer na ferramenta A, realizar uma ação na ferramenta b.

Dessa forma é possível definir as regras de automação para que, após o acontecimento de uma determinada ação, os dados passem para outra ferramenta e uma tarefa específica seja realizada automaticamente.

E a flexibilidade é uma das principais vantagens que a Pluga pode oferecer. 

Através da Pluga, é possível criar diversas automatizações e para diversos setores de uma empresa, como marketing, financeiro, vendas, entre outros. E sem precisar desenvolver uma única linha de código. Veja o vídeo a seguir para conhecer um pouco mais da ferramenta e como ela funciona:

O que são automatizações na Pluga

Na Pluga, uma automatização significa justamente a conexão entre duas ferramentas web, tendo como principal objetivo executar uma determinada tarefa para você através do envio de um conjunto de dados.

Para isso, ela funciona da seguinte forma: quando algo acontecer na Ferramenta A, fazer uma ação na Ferramenta B.

Resumindo em poucas palavras, uma automatização é como se fosse o mapa ????️ com as direções e instruções que um pacote de informações deve seguir.

Veja a seguir alguns exemplos de automatizações com o RD Station CRM disponibilizadas pela Pluga:

O que são eventos na Pluga

Se uma automatização pode ser considerada o “mapa” que vai guiar um conjunto de dados, os eventos são cada vez em que essa viagem foi realizada. ????

Falando em termos menos lúdicos, um evento na Pluga acontece toda vez que o gatilho de uma determinada automatização é disparado e uma ação é feita na ferramenta de destino. 

Por exemplo, se você usa a automatização “A cada oportunidade marcada como venda no RD Station CRM, enviar um aviso em determinado canal do Slack”, os eventos serão os avisos recebidos no canal do Slack previamente definido.

Integração Pluga e RD Station CRM

Para quem a Pluga é indicada

A Pluga é indicada, principalmente, para pequenas e médias empresas que utilizam ferramentas web e precisam automatizar processos para conseguirem dar conta de todas as demandas do negócio. 

Por exemplo, se você vende produtos online através de uma plataforma de ecommerce, provavelmente três tarefas que fazem parte do seu dia a dia são:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Gestão de estoque;
  • Comunicação com clientes através de e-mails;

Ou então, se você tem ou trabalha em uma agência de marketing digital, certamente enviar os Leads gerados através de uma campanha para os seus clientes é uma prioridade.

É aí que entra a Pluga, para conectar todas as ferramentas usadas nesses diversos processos, permitindo que não seja mais necessário emitir notas fiscais manualmente; ou fazer retiradas de produtos do estoque toda vez que um item for vendido; ou mesmo, ficar exportando e importando planilhas com novos Leads gerados em uma campanha na sua plataforma de CRM ou de automação de marketing.

Quanto custa a Pluga?

Uma boa notícia: a Pluga é uma ferramenta Freemium

Isso quer dizer, na prática, que ela pode ser utilizada sem nenhum custo dependendo do número de automatizações, número de eventos e/ou tipo de automatizações. 

Além disso, a Pluga oferece um período de testes 100% gratuito por 7 dias que permite experimentar todas as funcionalidades disponíveis. 

Quando falamos dos planos pagos, existem 3 planos diferentes, que vão de R$79/mês no Basic a R$299/mês no Ultimate. 

Na prática o que vai diferenciar esses três planos são o número limite de eventos e automatizações. E caso sua necessidade de uso ultrapasse os limites do plano Ultimate, existe ainda o plano Enterprise, que é montado de forma personalizada. 

Para saber mais sobre os preços da Pluga, você pode clicar aqui - ou continuar lendo o artigo.

A versão gratuita da Pluga

Como dito anteriormente, a Pluga pode ser usada sem nenhum tipo de custo. Porém, essa versão é limitada a um número máximo de 3 automatizações ativas e até 100 eventos trafegados por mês.

Essa pode ser uma ótima opção para dar seus primeiros passos no mundo das automatizações e medir a necessidade de assinar ou não um dos planos pagos.

O que NÃO TEM na versão gratuita

Apesar do plano Free (gratuito) ser uma ótima forma de se familiarizar com o mundo das automatizações, ele não tem acesso a alguns dos principais “superpoderes” disponíveis na Pluga, como, por exemplo:

  • Filtros para gateways de pagamento; 
  • Campos Personalizados para usar informações customizadas de uma determinada ferramenta; 
  • Fast Pass, que permite que seus eventos “furem a fila” e aconteçam com mais velocidade;
  • Pluga Webhooks, um método curinga para automatizar ferramentas que ainda não são integradas nativamente na Pluga.

Falaremos com mais detalhes de cada uma dessas funcionalidades a seguir. Mas antes, veja a tabela comparativa abaixo e conheça mais de perto cada um dos planos da Pluga.

planos da pluga

Funcionalidades

Além dos “superpoderes” listados anteriormente, a Pluga conta com uma série de funcionalidades que têm como objetivo tornar o uso das ferramentas ainda mais rico. Vamos a cada um delas agora.

Sorteamento de oportunidades (disponível para ferramentas de CRM)

Se você conhece a funcionalidade de distribuição de Leads para vendedores no RD Station Marketing, talvez essa funcionalidade não seja tão nova para você. 

Mas, se você não conhece ou deseja integrar o seu CRM diretamente com uma ferramenta para geração de oportunidades, o distribuidor da Pluga pode ser um grande diferencial. 

distribuidor da pluga no CRM

Com essa funcionalidade ativada, você pode fazer com que as oportunidades entrem no seu CRM sejam automaticamente distribuídas de forma randomizada entre seus vendedores.

Por exemplo, você pode criar uma integração entre Facebook Lead Ads ou Google Lead Form e RD Station CRM e garantir que as oportunidades geradas sejam distribuídas entre todos os vendedores da sua equipe - ou apenas entre os previamente selecionados por você.

Filtros

Digamos que você queira criar uma página na sua planilha de pagamentos aprovados com todos os clientes que fizeram uma compra no seu site e escolheram como forma de pagamento a opção “boleto”.

Ou então, que você queira criar uma segmentação na sua plataforma de automação de marketing com todos os clientes que fizeram compras entre R$100 a R$500 para notificá-los sobre uma determinada promoção.

Isso é possível através dos filtros da Pluga.

filtros da pluga

Filtros é uma funcionalidade da Pluga disponível, no momento, apenas para integrações com gateways de pagamento e plataformas de ecommerce que permite ao usuário definir condições ainda mais segmentadas durante a criação da automatização.

Campos personalizados

Os campos personalizados também não são uma novidade para o usuário do RD Station Marketing. Com eles é possível preencher informações “extras”, isto é, que não constam nos campos padrões da ferramenta. 

Por exemplo, em uma automatização A cada nova resposta no Typeform, criar/atualizar um Lead no RD Station Marketing podemos usar um campo “Qual é o número do seu WhatsApp” no formulário e, a partir das respostas, alimentar o campo personalizado “WhatsApp” no RD Station.

whatsapp rd station

Na prática, significa dizer que a Pluga é capaz de ler os campos personalizados que você criou lá no seu RD Station, ou em outras ferramentas que tenham essa mesma funcionalidade. 

E o mais interessante: a leitura desses campos acontece tanto como destino (inserir nos campos personalizados alguma informação de outra ferramenta) quanto como origem (levando para a outra ferramenta os dados do seu campo personalizado). 

Fast Pass

É comum que, pelo grande número de dados trafegados, em alguns momentos haja uma fila para que um evento seja processado. 

O Fast Pass é uma fila especial para os usuários dos planos pagos da Pluga. Assim, esses usuários ganham prioridade nos momentos de “engarrafamento”.

Pluga Webhooks

Pluga Webhooks é uma funcionalidade desenvolvida pela Pluga para que você consiga conectar uma ferramenta que não está integrada via Pluga à uma outra que já tem integrações disponíveis. É como se fosse um curinga capaz de conectar praticamente qualquer ferramenta existente.

Digamos que você tem um sistema próprio de gestão de assinaturas. Algo que foi desenvolvido especificamente para você e que só você usa. Nesse caso, o Pluga Webhooks pode atuar possibilitando a conexão entre esse sistema próprio e as demais ferramentas.

Primeiros passos na Pluga: Como criar uma automatização

Um dos objetivos da Pluga é permitir que qualquer pessoa consiga criar uma automatização - seja ela familiarizada com tecnologia ou não. A seguir, vamos te mostrar o quanto isso é simples e rápido.

Se preferir, você pode assistir ao vídeo: Criando sua primeira automatização na Pluga ⚡

Pesquise pelas ferramentas

Depois de ter feito o cadastro ou login em sua conta da Pluga, o primeiro passo é definir as ferramentas que deseja conectar.

Para seguirmos este passo a passo, vamos supor que você queira criar uma integração entre Facebook Lead Ads e RD Station CRM, para que, toda vez que um Lead converter em um anúncio, uma oportunidade ser criada automaticamente.

O jeito mais rápido e fácil de buscar pelas automatizações entre essas duas ferramentas é utilizando a caixa de pesquisa. Veja no gif:

Assim que escolher a automatização desejada, é só clicar em cima do card e, em seguida, em "Fazer essa automatização". 

É na etapa de autenticação que você vai conectar as contas das ferramentas que utiliza - e deseja integrar - à Pluga. Para isso, é só clicar no botão como o indicado na imagem abaixo.

Autentique as ferramentas

Após ter conectado as duas ferramentas à Pluga, é só clicar em "Continuar".

Ajustes

Em alguns casos, depois de ter autenticado as ferramentas, é preciso indicar de onde exatamente a Pluga irá capturar os dados da sua ferramenta de origem e para onde eles serão precisamente enviados.

Seguindo o nosso exemplo com o Facebook Lead Ads, vamos selecionar a página e o formulário do Facebook Lead Ads que serão utilizados na automatização. 

Depois, é só clicar em "Continuar" para começar a etapa da personalização. ????

Personalização

Agora, chegou o tão esperado momento de personalizar a sua automatização.

É neste momento que vai selecionar quais informações você quer que a Pluga capture da sua ferramenta de origem e preencha na sua ferramenta de destino.

Nessa etapa, você vai selecionar o que nós chamamos de "Atributos", que são as informações da ferramenta de origem (no caso, Facebook Lead Ads) que serão levadas para os "Campos" da ferramenta de destino (no caso, RD Station CRM). 

Para visualizar estes atributos, é só clicar em “+ inserir infos do Facebook". Você pode procurar os atributos no campo de busca, como mostra o gif abaixo. Facilita, né? ????

Além dos atributos vindos da ferramenta de origem, você também pode escrever uma informação fixa dentro dos campos. Veja o exemplo:

Lembra dos campos e atributos personalizados que falamos lá em cima? Chegou a hora de usá-los. 

Para mapear informações da sua ferramenta de origem, basta clicar em “+ inserir infos personalizadas”, como mostra a imagem abaixo.

Já para inserir dados nos campos personalizados que você criou na sua ferramenta de destino, você deverá identificá-los no final da automatização. Eles são amarelos e acompanhados de uma estrela, da seguinte forma:

Depois que tiver escolhido as informações que quer enviar de uma ferramenta para outra, é só clicar em "Finalizar automatização" no final da página.

E prontinho! A partir de agora, toda vez que o gatilho da automatização criada for acionado na ferramenta de origem, a Pluga vai capturar essas informações e gerar uma ação na ferramenta de destino.

No caso da integração entre Facebook Lead Ads e RD Station CRM, toda vez que um Lead converter em um formulário do Facebook Lead Ads, os dados dele serão capturados e enviados para o RD Station CRM em até quinze minutos.

Casos de uso 

Agora que você já sabe o que é a Pluga, como funciona e como criar uma automatização, chegou a hora de conhecer alguns casos reais nos quais podem ser úteis para você e para a sua empresa. Vamos lá?

Cadastre os Leads na plataforma de automação de marketing de forma automática

Para quem trabalha, seja com campanhas de mídia paga ou com vendas online, a gestão dos Leads gerados pode ser um grande desafio.

Mas com a Pluga, esse processo pode ser simplificado e automatizado, fazendo com que os seus Leads sejam carregados, com todas as suas informações, para sua ferramenta de automação de marketing em um piscar de olhos.

Para isso, basta integrar a sua plataforma de automação de marketing com as outras ferramentas que você usa. Por exemplo, você pode integrar a sua plataforma de automação de marketing com a sua plataforma de ecommerce.

Ou, sua plataforma de automação de marketing com um formulário que usa para gerar ou nutrir Leads.

Mantenha seus Leads aquecidos com a inclusão automática de oportunidades no CRM 

Verdade seja dita: quando um Lead esfria, a chance dele virar cliente diminui drasticamente.

Para evitar que isso aconteça, uma estratégia é conectar a sua plataforma de CRM com as outras plataformas de geração de Leads que você usa, como um formulário do Typeform, um anúncio do Google Lead Ads ou, até mesmo, uma plataforma de automação de marketing.

Enviar dados de Leads e oportunidades para uma planilha 

Esse tipo de automatização é bastante curinga, podendo ajudar na criação de gráficos e relatórios em “real time” com ferramentas como Google Data Studio e Power BI. 

Com essas automatizações, os contatos, com direito a todos os campos classificatórios, podem ser enviados a uma planilha a partir das quais podem ser feitas análises e modelagem de dados.

Por exemplo, você pode enviar os dados das oportunidades do seu CRM para uma planilha do Excel ou do Google Sheets.

Ou então, enviar os dados da sua plataforma de automação de marketing para algumas dessas ferramentas de planilhas. 

Envie e receba notificações instantâneas das vendas do seu ecommerce

Manter seu time comercial estimulado pode ser um desafio. Mas automatizações que geram notificações instantâneas podem dar o gás que estava faltando. 

Com as automatizações abaixo você pode manter seu time comercial atualizado das oportunidades que estão chegando em cada etapa do funil de vendas. 

Gerenciamento de caixa e estoque em tempo real 

Gerenciar um ecommerce não é uma tarefa fácil. São muitos os processos, que vão desde vendas e fluxo de caixa até o controle de estoque – e haja braço para dar conta disso tudo.

Por isso, muito provavelmente o seu ecommerce conta com o suporte de um sistema ERP - se você não utiliza um, vale a pena conferir um pouco mais sobre o assunto nesse artigo do blog da Pluga.

Saiba que você pode enviar os dados das suas vendas direto da plataforma de ecommerce para o seu ERP, mantendo não só os dados financeiros, mas também todo o estoque do ecommerce atualizado. E em tempo real! 

Emissão de notas fiscais de forma automática

A emissão de nota fiscal é obrigatória tanto para quem possui um comércio físico quanto para quem possui um comércio online. Afinal, tratam-se de transações comerciais e, portanto, sujeitas a fiscalização.

Conforme o ecommerce cresce e o número de transações aumenta, consequentemente o trabalho de conferência e emissão de notas fiscais aumenta também.

A boa notícia é que a etapa pode ser feita digitalmente, utilizando a Nota Fiscal Eletrônica.

E não para por aí: você pode automatizar a emissão das suas notas utilizando automatizações, transformando todo esse processo burocrático e passível de erros em um procedimento fácil, rápido e eficiente.

Você pode criar Notas Fiscais automaticamente utilizando automatizações como essas:

Conclusão

A Pluga é uma plataforma flexível e que se adapta ao seu dia a dia e às suas necessidades, tanto em funcionalidades quanto em planos e preços. 

Com uma implementação no-code, pode ser explorada tanto por pessoas com pouca afinidade com o tema quanto por aquelas que têm mais bagagem sobre o assunto.

Com integrações que contemplam os mais diversos negócios e casos de uso, certamente a Pluga tem uma integração que pode ser útil para você.

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