Posts em áudio: como usamos conteúdos narrados para melhorar o engajamento com o público

Após centenas de narrações de posts (incluindo este) e de três audiobooks, deparamo-nos com alguns resultados surpreendentes

Flaubi Farias
Flaubi Farias1 de agosto de 2018
Semana da Transformação Digital

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Quantas vezes você abriu um link e não consumiu o conteúdo na hora?

Quantas vezes salvou o artigo para ler depois e deixou o link no limbo da lista de leitura?

Aliás, quantos links da sua lista de leitura ou favoritos você abre depois?

Segundo pesquisa sobre leitura online, mais de 80% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostariam na internet.

Há muitos motivos para não consumirmos o conteúdo no exato momento em que abrimos o link.

Pode ser que o conteúdo seja, sim, interessante, mas não tanto para interromper outra atividade. E o problema não é necessariamente a qualidade do conteúdo. Pode muito ser a situação em que a pessoa está.

Em tempos em que se busca cada vez mais atingir altos níveis de produtividade, muitas pessoas vivem em um eterno desafio de otimização de tempo.

Uma dessas formas de otimizar o tempo é na forma de consumo do conteúdo.

Conteúdo não é só isso que você está lendo.

Conteúdo é também o vídeo a que você assistiu no YouTube. O infográfico compartilhado nas redes sociais. E o player de áudio que está no início desse post.

E é sobre esse último formato de conteúdo que vou falar daqui em diante.

É o conteúdo que pode ser consumido enquanto o usuário está realizando outra atividade. Ele pode estar cozinhando, dirigindo, malhando ou fazendo outra ação que inviabilize o consumo do conteúdo em forma de texto. Afinal, só porque estamos com as mãos ocupadas, não significa que não podemos usar o tempo para nos desenvolver.

O rádio faz muito isso. Oferece às pessoas uma forma de consumir conteúdo enquanto elas realizam atividades manuais.

Na internet, vemos o crescimento dos podcasts. Mas, mesmo que sua empresa ainda não faça podcasts, pode fazer conteúdos em áudio mais simples e efetivos, como os posts em áudio — que são blog posts com versão em áudio.

Oferecer o conteúdo da sua empresa em formato de áudio possui uma série de vantagens. A primeira delas é a diversificação do tipo de conteúdo. Muitas pessoas preferem ler, muitas preferem assistir, muitas preferem ouvir. Com essa nova opção, você atinge a pessoa com o formato de que ela mais gosta.

Basicamente, há 7 grandes benefícios para uma empresa oferecer posts com narração. São eles:

  1. Para ajudar quem tem dificuldade na leitura
  2. Para se aproximar ainda mais da audiência
  3. Para as pessoas consumirem conteúdo enquanto realizam outras atividades
  4. Para deixar o conteúdo mais humanizado
  5. Para aumentar a distribuição do seu conteúdo
  6. Para melhorar o seu SEO
  7. Para gerar Leads

6 aprendizados que tivemos na RD ao oferecer posts em áudio

Desde janeiro de 2017 estamos disponibilizando a opção de áudio em vários posts. Utilizamos a plataforma de nossos parceiros do Vooozer para isso.

A grande vantagem de usar a plataforma é que todos os áudios são narrados por pessoas. Isto é, não são usadas vozes robóticas e sem naturalidade nas narrações.

Áudios narrados possuem emoções, entonações e pausas que fazem com que o conteúdo seja absorvido e compreendido com muito mais facilidade do que narrações automáticas.

Após mais de 1 ano de experiência, dezenas de narrações de posts (incluindo este) e 3 audiobooks, deparamo-nos com alguns resultados bem interessantes:

1. Comentários elogiando a opção de áudio nos posts

Uma das melhores formas de saber se o conteúdo está ou não sendo útil para a audiência é a caixa de comentários.

Recebemos alguns feedbacks muito legais em posts que têm o player incorporado.

2. Compartilhamentos e comentários nas redes sociais citando a opção de áudio

Outra forma de mensurar se o conteúdo foi útil para o público são os compartilhamentos. Quando a pessoa compartilha o seu conteúdo ela está realmente promovendo sua empresa. Ou seja, o conteúdo fez diferença e impactou essa pessoa.

Uma curiosidade que notamos foi de pessoas compartilhando os posts da RD ressaltando não somente o conteúdo, mas o formato.

3. Valor gerado para a audiência ao oferecer o formato alternativo

Ao colocarmos o player de áudio em alguns posts, permitimos que as pessoas interajam com a Resultados Digitais em situações em que antes não era possível.

4. Leads gerados a partir do player de áudio

Após provar o formato e colher feedbacks positivos das narrações, começamos a utilizar o player também para geração de Leads.

A própria plataforma do Vooozer possui essa funcionalidade integrada ao RD Station Marketing. Assim, um simples preenchimento do email (sim, só o email nesse caso já basta) “desbloqueia” a opção para o usuário ouvir os áudios de um determinado blog.

No momento em que escrevo esse post, o miniformulário de email está ativo em inúmeros blog posts da RD. Com ele, aumentamos a captura de Leads mensal do nosso blog em mais de 7%.

RD Station

Gere leads com seus áudios no RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você tem integrações diversas para captação de leads, inclusive de player de áudio! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

5. O primeiro audiobook da RD

Após termos publicado dezenas de posts com narração, resolvemos dar um passo mais largo e testar um novo formato de conteúdo: um audiobook.

Para isso, fizemos o relançamento do eBook Marketing Digital para empreendedores e colocamos na thank you page a opção de dois formatos: eBook em PDF e áudio em MP3.

Após a primeira semana do relançamento, tivemos 2.503 cliques no PDF, 2.021 cliques para baixar o MP3 e 796 plays no streaming. Isso mostra como há uma demanda retraída do nosso público que está interessado no formato de áudio.

Outros audiobooks que lançamos:

6. E os números?

Para finalizar, gostaria de compartilhar algumas curiosidades e estatísticas. Em termos de dados, alguns resultados que temos visto:

  • Os posts em áudio estão engajando visitantes por 126 horas a cada mês.
  • O fator multiplicador dos áudio posts é de 72. Isto é, para cada 1 minuto de conteúdo que publicamos, geramos 72 minutos de engajamento.
  • 3,1% do tráfego de visualizações de páginas únicas se engajam com o player de áudio e são convertidos em Leads.
  • Quando alguém começa a ouvir um post em áudio, em 43% dos casos a pessoa escuta o conteúdo até o fim.
  • Em 1,4% das visualizações de páginas únicas os visitantes consomem o post em áudio por inteiro.
  • Aumento de 7% na captura de Leads mensal do blog.
  • 31% dos Leads ouviu posts em áudio mais de uma vez.

Esses números mostram que o conteúdo em áudio foi bem adotado pela nossa audiência.

Falando nisso, você já ouviu algum conteúdo em áudio aqui no blog da Resultados Digitais? O que achou? Gostou? Podemos melhorar? Deixe seu comentário abaixo para continuarmos a conversa. :)

>> Veja também: Os 18 melhores podcasts de marketing, vendas e negócios

Post publicado em setembro de 2017 e atualizado em agosto de 2018.

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

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