Conheça as profissões da área de marketing que tiveram mais contratados em 2020

Levantamento foi feito utilizando os dados do Caged entre janeiro e outubro, e envolve tanto áreas com saldo positivo quanto negativo

Quero Bolsa
Quero Bolsa16 de janeiro de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Veja as profissões da área de marketing que tiveram mais contratados em 2020:

  1. Analista de Desenvolvimento de Sistemas
  2. Analista de Pesquisa de Mercado
  3. Analista de Negócios
  4. Gerente de Marketing
  5. Agente Publicitário
  6. Relações Públicas
  7. Editor
  8. Assessor de Imprensa
  9. Diretor de Arte

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas áreas do mercado de trabalho fossem afetadas por conta de problemas relacionados à crise financeira provocada no período. Alguns altamente exigidos tiveram um expressivo volume de contratação, outros seguiram o caminho oposto. 

O setor de marketing apresentou redução. Muitas pessoas perderam espaço no mercado e, em seguida, tiveram alguma dificuldade para conseguir a tão sonhada recolocação. Entretanto, outras profissões específicas da área continuaram apresentando uma alta demanda em termos de contratações. 

Trouxemos, assim, um levantamento do Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, apontando quais foram as profissões da área do marketing que mais contrataram em 2020. Será que elas batem com as que você imagina? Confira!

RD Station

Teste o RD Station Marketing gratuitamente

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Faça um teste gratuito de 10 dias e aprenda a usar o software que é líder de mercado na América Latina.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como funciona o levantamento a partir do Caged?

O levantamento foi todo baseado nos microdados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registra todas as contratações e demissões feitas no Brasil com carteira assinada

Para fazer o escopo da análise, foram utilizados os registros feitos entre os meses de janeiro e outubro de 2020, considerando os profissionais com ensino superior, sejam faculdades de Marketing ou não.

As profissões de marketing que criaram novos postos de trabalho em 2020, com saldo positivo

A seguir, listamos as profissões de marketing que tiveram um saldo positivo de contratações em 2020. Ou seja, consideramos que uma profissão criou postos de trabalhos se, entre janeiro e outubro do ano passado, o número de admissões vinculadas a ela supera o número de desligamentos. 

Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Profissões relacionadas a análise e desenvolvimento de sistemas têm tudo a ver com Marketing (principalmente, se estamos falando do marketing digital).

O analista de Desenvolvimento de Sistemas pode produzir sites, melhorar a experiência do usuário dentro da ferramenta vendida pela empresa em que trabalha e com programação de SEO on-site. 

Em 2020, a profissão conseguiu gerar um saldo de 3.480 postos de trabalho criados, com 31.752 novos profissionais contratados e outros 12.719 desligados no período. Nesse meio tempo, o salário médio das admissões foi de R$ 6.556,30, relativamente alto para a média nacional. 

Analista de Negócios

O analista de Negócios reúne todo o conhecimento acumulado na área comercial, tendo também experiências na área da programação e desenvolvimento de sistemas.

É como se fosse uma união dos mundos da tecnologia e dos negócios, conseguindo ser uma verdadeira ponte ligando as demandas do mercado ao desenvolvimento de soluções que as sanem. 

Em 2020, a profissão teve 9.877 admissões e 8.528 demissões. Isso significa a criação de 1.349 postos de trabalho no período. Entre os contratados, a remuneração média foi de R$ 5.746,38 

Analista de Pesquisa de Mercado

O analista de Pesquisa de Mercado procura entender os meandros do ramo de atuação da empresa. Ele compreende como as engrenagens funcionam e, ao analisar os números, pode trazer insights e ajudar a entender qual a melhor estratégia a ser aplicada em determinado momento. 

De acordo com o levantamento, foram contratados 9.902 analistas de pesquisa de mercado e demitidos outros 9.147 em 2020. Com isso, foram gerados 755 postos de trabalho para a carreira. A remuneração média foi de R$ 4.698,23.

profissões da área de marketing que mais contrataram em 2020

Profissões do marketing com mais contratações, mas com saldo negativo

Além das carreiras que tiveram saldo positivo na geração de postos de trabalho, outras também conseguiram ter um alto volume de contratações, mesmo fechando vagas. A expectativa é que, passada a pandemia, elas consigam voltar a ter saldo positivo de admissões, voltando a reempregar pessoas que acabaram perdendo os postos de trabalho.

No quadro a seguir, você outras profissões de marketing que também tiveram um número alto de contratações em 2020:

ProfissãoSalário MédioContrataçõesDemissõesSaldo
Gerente de MarketingR$ 9.899,253.4363.814-378
Agente PublicitárioR$ 3.995,432.2152.691-476
Relações PúblicasR$ 4.623,208351.029-194
EditorR$ 3.975,16813879-66
Assessor de ImprensaR$ 3.776,67408505-97
Diretor de ArteR$ 4.451,92344460-116

Existe perspectiva de mudança no cenário?

Uma coisa que é possível perceber é que pessoas com domínio elevado de linguagens de programação e com conhecimento de desenvolvimento de sistemas vão conseguir se recolocar no mercado de trabalho. Quanto às outras, a expectativa é de que, passado o período de crise, as contratações voltem a superar as demissões. 

Entretanto, é possível vislumbrar um cenário em que, por exemplo, comparecer presencialmente não seja mais uma exigência e os funcionários possam se candidatar a vagas em outros estados, aumentando o espectro de empresas que eles possam trabalhar. 

De qualquer maneira, é importante ter calma e esperar para entender os próximos passos do mercado.

Como conseguir atuar em alguma dessas profissões do marketing?

Na hora de escolher os cursos que você quer realizar, existem algumas opções. Elas vão depender daquilo que você pretende, daquilo que você quer fazer.

Se for realizar uma universidade privada, a principal forma de alcançar a tão sonhada vaga na faculdade é com vestibulares privados, próprios da instituição de ensino ou de provas que sirvam para várias delas. O vestibular premiado é uma grande oportunidade, já que seleciona candidatos e dá bolsas de estudo de 100% de desconto.

Em faculdades públicas, o Enem é bem útil nesse processo. Ele é a principal forma de acesso a universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Muitas instituições o utilizam como nota no vestibular e o estudante ainda pode concorrer a uma bolsa de estudos via Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, a nota do Enem também é base para pedidos de financiamento estudantil, pelo Fies.

Existem sites também que listam bolsas de estudo que não exigem comprovação de renda e nem nota do Enem. As vantagens podem chegar até 75%, o que vai facilitar muito na hora de custear sua graduação. Isso pode contribuir bastante para que a graduação não seja um peso no bolso na hora de conseguir manter o trabalho.

RD University ajuda a crescer nas profissões de marketing

A RD University foca em desenvolver as habilidades profissionais necessárias para estabelecer uma Máquina de Crescimento. Usando conteúdos de qualidade, construídos em cima de experiências práticas e aprendizados próprios, ela prepara profissionais para o novo mercado digital - incluindo muitas das profissões citadas acima.

Entre os cursos, abordamos temas como Inbound Marketing, Vendas, Customer Success e Gestão. A metodologia da RD University engloba formato e linguagem simples, vídeos curtos, exercícios de fixação e materiais complementares. Isso facilita e maximiza o aprendizado.

Clique no banner abaixo para conhecer todos os cursos da RDU! E aproveite que eles estão, por tempo limitado, com um preço promocional.

conhecer cursos da RDU
Quero Bolsa

Quero Bolsa

Veja também

Marketing
Design e Marketing Digital: como usar (ou não) para gerar mais resultados para sua empresa?
Marketing
Bianca Martinelli: Como criar equipes de alta performance para escalar sua empresa #RDSummit
Marketing
Tudo o que você precisa saber sobre os ataques de SEO negativo para proteger o site da sua empresa