Webinar: o que postar nas redes sociais em época de quarentena

Especialistas Carolina Lima e Estêvão Soares tiraram dúvidas de gestores de redes sociais em um webinar. Leia um resumo e assista na íntegra!

Bruno Volpato
Bruno Volpato30 de março de 2020
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A coordenadora de Social Media e Community Management da RD, Carolina Lima, recebeu o especialista em estratégia digital da Estrategi.ca, Estêvão Soares, para um webinar ao vivo na tarde da última quinta-feira, 26 de março. Eles responderam perguntas do público sobre como fazer a gestão das redes sociais de empresas na quarentena.

A proposta era ajudar, principalmente, pequenas e médias empresas que estão com muita insegurança sobre como proceder neste momento de coronavírus.

É claro que não há fórmulas prontas ou certezas absolutas - ainda mais quando quase nenhum de nós enfrentou algo remotamente parecido! Mesmo assim, trocar ideias e experiências sempre ajuda.

Neste post, traremos um resumo da conversa entre a Carol Lima e o Estêvão Soares. Porém, recomendamos que você assista à íntegra da transmissão, que tem pouco mais de 1 hora. Os dois profissionais têm muita bagagem e dividiram muitas ideias que podem ser a luz que está faltando para o seu negócio enfrentar esta época incerta.

Outra coisa bacana do webinar foi a interação no chat entre quem estava vendo. Muitos insights válidos por ali, também, além de bons questionamentos e da troca de sugestões entre empreendedores. A live está aberta no nosso canal do YouTube, mas você já pode vê-la abaixo!

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Não pare de postar nas redes sociais durante a quarentena

A dúvida mais citada por quem se inscreveu para assistir ao webinar foi: devo parar de postar nas redes sociais da empresa durante a quarentena? Tanto Estêvão quanto Carol dizem que não. “No que vai ajudar você parar de produzir conteúdo nesse momento? Só vai ajudar a você ser esquecido em menos tempo”, diz ele.

Estêvão complementa seu ponto afirmando que o desafio é entender o que é relevante. A maior fonte de informação, agora, é o seu público. Portanto, converse com as pessoas para saber, aproveitando uma das funções primordiais de Social Media Marketing: promover diálogos. As pessoas querem entender o contexto da sua marca dentro disso tudo!

Carol defende que é preciso encontrar o equilíbrio nos conteúdos, e isso passa por abordar o assunto coronavírus. “Não adianta fingir que nada está acontecendo, mas também não dá para ser oportunista”, aponta. O segredo está em oferecer ajuda dentro do que o seu negócio já faz, como também disseram André Siqueira e Vitor Peçanha em seu webinar.

Dá para construir autoridade em social media neste período?

Enquanto alguns negócios se questionam se devem postar, outros avaliam se é o momento de construir autoridade em social media. Estêvão Soares deu uma resposta bem direta: tem gente virando autoridade em assunto que não entende. Ou seja: não vale falar da Covid-19 só porque todos estão comentando - deixe as informações essenciais para a OMS.

Seguindo o que comentamos acima, a orientação é postar conteúdos sobre os temas dos quais você e seu negócio entendem. E, principalmente, sobre de que forma podem ajudar clientes, parceiros e o público neste período. Outra boa prática de redes sociais ganha força agora: escolha um nicho para atuar e ajudar.

Outro ponto comentado por Carol e Estêvão é de que é um momento muito delicado para “apelar” para vender. A sua marca será lembrada pelas pessoas de acordo com a forma como agiu neste momento. A saída pode estar em contextualizar, como, por exemplo, marcas de eletrônicos oferecendo produtos para ajudar no home office.

Em resumo, o foco do seu conteúdo não pode ser sobre a pandemia. Procure o equilíbrio, como disse a Carol Lima.

Preste atenção ao funil de vendas

Os conceitos de topo, meio e fundo de funil de vendas continuam valendo mesmo em época de coronavírus. Eles podem te ajudar a entender como manter conversas e gerar novos Leads, mesmo que esteja impossibilitado de fazer vendas. Vale lembrar que as vendas voltarão logo, quando tudo estiver normalizado.

Assim, pense em conteúdos de topo de funil que gerem bons diálogos, mantendo contato com seus seguidores e também gerando novos. É sempre importante lembrar que quase todos os negócios estão passando por uma fase difícil. Então, seja empático, construa relacionamentos, e você será lembrado quando isso passar.

Estêvão também comentou que as redes sociais podem ser a porta de entrada para uma comunicação mais personalizada por email, por exemplo. Faça uma oferta de valor em um canal e continue a conversa em outro. Assim, você pode ajustar o tom de acordo com a segmentação, ou mesmo numa troca de emails direta.

O fundo do funil pode trazer pistas interessantes de como proceder, também. Identifique quem já comprou um produto ou serviço seu e verifique se há a possibilidade de oferecer um upsell ou mesmo um novo item que pode ajudar o cliente nesse momento.

Mais dicas de social media

Carol Lima e Estêvão Soares deram muitas outras dicas - sério mesmo, veja o vídeo completo! Uma bem legal é usar os anúncios hiperlocais, direcionando bem ao seu público-alvo na hora de criá-los. É preciso cuidado com as regras, porque as redes sociais estão mudando-as constantemente durante a pandemia.

Além disso, sobre vendas, encare como um período de sazonalidade. Procure pistas no seu público sobre quem estaria mais disposto a conversar agora. É hora de olhar para os dados, qualificação e personalização. Uma mensagem final, deixada pelo Estêvão, vale um destaque:

Se você não precisou mudar nada nos últimos 20 dias, ou você é incrivelmente sortudo ou está dormindo no ponto.

O que isso quer dizer? Que todo mundo está precisando se repensar nesses dias graves de quarentena e isolamento social. É muito difícil mudar alguns hábitos, processos e estratégias que normalmente dão certo, mas esta pode ser a hora: avalie o que você pode adaptar no seu negócio para que ele possa ajudar mais pessoas e ainda continuar funcionando!

Encerrando em bom astral, Carol lembrou dos DJs que estão fazendo festas por lives no Instagram. Claro, é um negócio bem peculiar, mas chama a atenção por ser totalmente dependente de pessoas presencialmente. O seu negócio pode ter algo em potencial que pode marcar seus seguidores, ficando na memória para quando a crise passar.

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Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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