Como reinvestir sua verba de eventos e patrocínios para compensar as perdas do momento

Sem eventos em 2020, você pode realocar essa verba em muitas áreas, inclusive em outras ações de marketing que podem trazer resultados para ajudar o seu negócio

Bruno Volpato
Bruno Volpato12 de maio de 2020
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A pandemia do coronavírus cancelou praticamente todos os eventos do mundo em 2020. Das Olimpíadas até pequenos meetups, passando por festivais como o Coachella, tudo ficou para depois. Nós também estamos nessa lista: cancelamos o RD On the Road e o RD Summit, pela segurança de nossos clientes, parceiros, funcionários e patrocinadores.

O setor de Eventos, assim, é um dos mais afetados economicamente pela crise. Temos certeza, porém, que a criatividade e a resiliência que são típicas dos profissionais dessa área farão com que já em 2021 tenhamos novamente grandes reuniões humanas! Além disso, eventos são grandes geradores de negócios, por isso receberão apoio e patrocínios.

Muitas empresas, inclusive, já transferiram para 2021 as verbas que usariam para patrocinar e/ou mandar equipes para eventos em 2020. Outras, é claro, precisaram realocá-las emergencialmente para outras necessidades. Essas são duas formas perfeitamente válidas e pertinentes de encarar a nova realidade.

Neste post, vamos apresentar outras ideias de como reinvestir sua verba de eventos e patrocínios, dentro do Marketing, para compensar os prejuízos com o Covid-19.

>> Leia também: 10 dicas de marketing para produzir um evento de sucesso no pós pandemia

Invista em eventos digitais

Muitos dos eventos que seriam realizados fisicamente em 2020 estão buscando criar versões digitais. Outros estão nascendo completamente virtuais, usando transmissão de vídeo, com palestrantes diretamente de seus home offices. Assim, o Marketing Digital mostra mais uma de suas facetas para enfrentar a crise.

Embora tenham custos bem menores que eventos presenciais que exigem montagem de estruturas grandiosas, equipes de apoio e deslocamentos de pessoas, os encontros virtuais também precisam de investimentos.

Um bom sistema de captação e transmissão de vídeo, por exemplo, não é algo barato. Palestrantes podem seguir cobrando cachês. E por aí vai. Assim, patrocínios seguem sendo bem-vindos e, claro, gerando exposição para a sua marca.

Nesta semana, aliás, nós aqui da RD estamos apoiando o Imobiliária Digital Summit, um super evento online que visa a transformação digital do mercado imobiliário e da carreira de corretores. Temos, inclusive, três profissionais nossos como palestrantes.

Faça parcerias para compartilhamento de Leads

Um dos grandes benefícios de patrocinar eventos - o maior, para muitas empresas - é a geração de Leads. No RD Summit e no RD On the Road, por exemplo, trabalhamos para que os estandes dos nossos parceiros sejam verdadeiras experiências - que geram Leads, relacionamento e vendas futuras.

Ao menos uma parte disso pode continuar ativa. Você pode realocar a verba que usaria em eventos para construir parcerias que gerem Leads e oportunidades para todos os envolvidos. Invista na elaboração de materiais em conjunto com outras empresas, como eBooks, webinars e, até mesmo, os eventos digitais que mencionamos no item anterior.

Os recursos, sejam em horas humanas ou tecnologias, podem ser divididos de acordo com as possibilidades de cada negócio, mas idealmente precisam ser equilibrados. Isso inclui a divulgação pelos canais dos parceiros - mídia paga, Email Marketing e redes sociais.

Dessa forma, os Leads gerados pela ação são posteriormente compartilhados. É importante lembrar que é preciso deixar claro que quem se inscrever ou fizer um download entrará nos fluxos de Automação de Marketing das empresas envolvidas, evitando surpresas.

Recentemente, a Resultados Digitais e a Rock Content se juntaram na Semana das Estratégias de Marketing Digital para tempos de crise. A série de 5 webinars ainda está disponível online, ajudando quem assiste e gerando Leads para as duas empresas.

Aumente seus esforços de Marketing Digital

Considerando que você pode dispor no Marketing as verbas que iriam para eventos e patrocínios, há uma série de realocações que podem ser feitas. Lembre-se, também, que outras pessoas e empresas estão precisando de ajuda e soluções neste momento. Portanto, não há nada de errado em apresentar seu produto ou serviço de forma responsável.

No fim de abril, publicamos aqui no blog um post sobre como o Marketing pode se adaptar ao impacto do coronavírus para que a sua empresa saia fortalecida da crise. Nele são abordadas algumas oportunidades de investimento. Vale lembrar que investir em novos especialistas e treinamentos para o time de Marketing também entra nesse cálculo, ok?

Veja alguns destinos que você pode dar à verba de eventos e patrocínios:

Mídia paga

A mídia paga pode parecer, em um primeiro momento, o destino mais óbvio desse dinheiro - e é mesmo. Porém, isso não quer dizer que a sua empresa deva ser óbvia. Não é só aumentar os orçamentos, pois muita coisa precisa ser refeita.

Ou seja, criativos e copies precisarão ser refeitos, respeitando a sensibilidade do momento, e isso tem um custo. No post que citamos acima tem outra dica: o Custo por Lead está caindo, já que muita gente está pisando no freio. Se puder, acelere.

Crie templates, planilhas e ferramentas

Dedicar uma parte desses recursos para criar templates, planilhas e ferramentas pode trazer ganhos rápidos para seu negócio. Pense em coisas que a sua equipe usa com frequência e disponibilize para o mercado usando uma Landing Page.

Quem sabe uma planilha de controle de estoques ou um template de post em redes sociais. Aqui na RD, lançamentos recentemente uma Ferramenta de ROI. Ela é bem apropriada para o momento, ajudando a calcular o retorno de ações e investimentos.

calculadora de roi

SEO

Pagar por tráfego orgânico? Sim, porque falamos de investimentos em especialistas, ferramentas e produção de conteúdo. Uma consultoria de SEO encontra oportunidades de ganhos em curto e longo prazo. Os dois períodos são importantes durante a pandemia.

A curto prazo porque ter opções de retorno rápido ajudam na sobrevivência do seu negócio. A longo prazo porque mesmo que não estejam comprando agora, as pessoas estão pesquisando sobre produtos e serviços para quando voltarmos ao (novo) normal.

Conteúdo também desenvolve relacionamentos, possibilitando que a sua empresa ajude outras neste momento complicado.

Email Marketing

Comprar listas de email? É claro que não. Aqui também se trata de investir em conteúdo, especialistas e ferramentas. O email é um canal fundamental para fazer Marketing de Relacionamento, tão importante para estabelecer parcerias duradouras.

O Email Marketing permite que você converse de forma mais personalizada com diferentes segmentos de Leads e clientes. A automação dessas ações - e não dos copies - abre mais tempo para outras tarefas e conduz possíveis consumidores pela jornada de compra.

>> Leia também: As 6 métricas mais importantes para analisar o sucesso do seu evento online

Ferramentas de Marketing

Como já citamos acima, as ferramentas de marketing otimizam diversas de suas ações. Faz sentido, logo, investir parte da verba de eventos em patrocínios em softwares que te ajudem a conversar melhor com seu público-alvo, gerar mais Leads e fazer mais vendas.

Um software de Automação de Marketing vai ajudar o seu negócio em todos esses aspectos. Com o RD Station Marketing, por exemplo, você pode gerenciar e automatizar todas as suas ações de Marketing Digital. E é mais barato do que você imagina!

O Plano Light do RD Station Marketing sai por 75 reais por mês nos 3 primeiros meses, sem contrato de fidelidade. Caso prefira, pode também experimentar o software por 10 dias sem compromisso. É só clicar aqui para saber mais e começar! ????

Caso prefira, você pode solicitar uma avaliação do um especialista do nosso time de consultores, sem compromisso, que fará um diagnóstico da sua estratégia atual.

Quer entender melhor sobre os impactos da pandemia nos pequenos e médios negócios do Brasil? Acesse o nosso estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada – elaborado em parceria feita pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

 

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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