SEO para WordPress: veja 5 dicas para otimizar seu site com o publicador

Entenda mais sobre a importância de investir no SEO para WordPress, o sistema de gestão de conteúdo mais usado no mundo


Construir um bom site do WordPress vai muito além da navegação ou do conteúdo de qualidade, com informações inteligentes e relevantes para o seu público. O fato é que estar no mundo digital deixou de ser um diferencial, por isso hoje se destacar entre tantos sites semelhantes ao seu se tornou um desafio. 

Por esse motivo, o SEO para WordPress tem sido cada vez mais importante para empresas que procuram estar por dentro dos algoritmos dos principais buscadores da Web.

O SEO para WordPress, apesar de assertivo, pode não ser a estratégia de marketing mais fácil de se trabalhar para conseguir a tão necessária visibilidade, uma vez que a busca pelas palavras-chave, entre outras métricas importantes, exigem uma certa dedicação de tempo e atenção, mas também está longe de ser um bicho de sete cabeças. 

E para te ajudar a alavancar as suas visualizações no tráfego orgânico, preparamos este artigo com as principais informações e dicas para construir o seu site.

Guia completo do SEO - 5ª edição

Coloque seu site e blog nas primeiras posições do Google e blinde suas páginas das atualizações do algoritmo.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (ou Otimização para Motores de Busca em português). Nada mais é do que um conjunto de técnicas focado em tornar uma página da web visível, buscando colocá-la em uma boa posição entre os resultados orgânicos de procura do Google e outros sites de busca.

Uma das grandes vantagens de utilizar a estratégia de SEO para WordPress é o chamado tráfego orgânico. É quando os usuários acessam a página através do resultado de uma pesquisa em determinado buscador, sem que tenha sido necessário pagar por isso. Ele é diferente do que acontece no tráfego pago, no qual, como o próprio nome sugere, é preciso pagar um valor para que a página apareça nas buscas.

Entre tantas métricas importantes, as mais conhecidas por quem busca utilizar a estratégia para WordPress são as palavras-chave relevantes, imagens com título e descrição, além de conteúdos completos, contendo mais de 1000 palavras. 

No entanto, é primordial ficar atento também ao futuro do SEO e suas técnicas.

O que é WordPress e por que utilizá-lo?

Se você está procurando criar um bom site, provavelmente já ouviu falar em WordPress, um sistema aberto de gestão de conteúdo. Utilizado por grande parte das plataformas na Internet, o sistema possibilita não apenas criar, como também gerenciar e publicar em sites, blogs e até mesmo aplicativos ou e-commerce. 

Mas não é só a capacidade de hospedar uma gama de plataformas que faz do WordPress tão conhecido. Além de ser seguro, protegido e confiável, o sistema de gestão de conteúdo permite que mesmo pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em programação e web design consigam desenvolver sites bons e funcionais. 

Sem falar na flexibilidade, que garante que você crie a sua plataforma da maneira que quiser, podendo ser mais simples, na versão básica do WordPress, ou mais complexa, como no caso de um e-commerce, sendo possível adicionar plugins ou dispositivos.

Para você que pensa em desenvolver um site otimizado para os mecanismos de busca, este sistema pode ser uma ótima ferramenta. Para isso, entenda a seguir o que é o SEO para WordPress.

>> Leia mais: O que é WordPress e 9 características que fazem dele uma ótima opção para desenvolver sites

seo para wordpress
Photo by Anthony Riera on Unsplash

O que é SEO para WordPress?

Agora você já sabe que vantagens de desenvolver o seu site no WordPress não faltam. Contudo, independentemente da plataforma usada, o que não pode ficar de fora são as métricas de otimização de busca. 

Estar entre as melhores posições nos resultados das pesquisas do Google, por exemplo, não só faz com que novos potenciais clientes conheçam e comprem o seu serviço, aumentando a taxa de conversão e qualificando o seu Lead, como também garantem autoridade para a sua marca. 

Ou seja, todo o investimento de tempo e atenção utilizado para otimizar o site será, com certeza, retornado a você.

O SEO para WordPress é mais fácil, uma vez que o próprio sistema oferece ferramentas que informam se o seu conteúdo está otimizado ou não para os mecanismos de busca. 

Os benefícios não param por aí! Como se não bastasse sua facilidade e flexibilidade, o WordPress ainda atualiza o core para que se adapte às diretrizes do Google.

No entanto, para quem busca otimizar não apenas o site, mas o tempo desenvolvendo este trabalho, a solução é se jogar nos plugins de SEO para WordPress.

Yoast SEO e outros plugins para WordPress

O Yoast SEO é sem dúvidas um dos mais utilizados, e não por acaso! O software reúne as técnicas mais importantes em um só lugar, facilitando e muito a otimização da sua plataforma. 

Ele conta com uma análise geral dos conteúdos postados, incluindo o número de links internos e externos e uma pontuação. O Yoast SEO para WordPress ainda avalia a escolha de palavras-chave e a legibilidade dos textos da plataforma. 

Outras opções interessantes são o The SEO Framework, SEO Squirrly e o SEO Optimized Image. A facilidade dos plugins é inegável, no entanto a sugestão é que você também conte com um breve conhecimento de otimização de sites para a construção do seu.

Principais dicas de SEO para WordPress

Os plugins de SEO para WordPress certamente serão de grande ajuda, mas para alcançar a tão desejada posição de destaque entre os resultados de buscas é essencial que você esteja por dentro de algumas das técnicas mais usadas para otimizar o seu site.

1 – Escolha um tema otimizado

Uma dica que passa despercebida por muitos no momento de criar o site é a escolha de um tema que seja otimizado para os mecanismos de busca. 

O fato é que o layout da sua plataforma garante determinadas funcionalidades que influenciam no SEO para WordPress. Opte por uma aparência que não afete a velocidade do seu site e com uma boa estruturação de códigos.

2 – Deixe seu site responsivo para dispositivos móveis

É muito provável que tanto você quanto o seu público-alvo costumem fazer suas pesquisas pelos aparelhos celulares, mais do que pelos computadores e notebooks. Para que a estratégia de SEO gere os resultados esperados, é necessário que o seu site apresente um bom desempenho independente do dispositivo de preferência do usuário que o acessa.

Em outras palavras, desenvolver a sua plataforma para que ela se adeque a celulares e computadores faz com que você tenha mais chances de aparecer entre os principais resultados das pesquisas orgânicas em buscadores.

>> Leia mais: Google Mobile First Index: já está valendo, e agora?

3 – Busque palavras-chave de relevância

Entre tantas dicas de SEO para WordPress, a mais popular e fácil de colocar em prática é, com certeza, o uso de palavras-chave de relevância. Procure conhecer quais os termos mais buscados pelos usuários para determinar as palavras-chave para criar o conteúdo do seu site.

Essa pesquisa pode levar um tempo razoável, mas existem ferramentas que conseguem facilitar esse trabalho, tal como o Keywords Everywhere ou o Google Search Console, que mostra também o tráfego de cada termo procurado.

4 – Otimize o título dos seus posts, além das meta-descrições

Os títulos dos seus posts e páginas são de extrema importância. É a partir deles que o Google e outros buscadores são informados sobre o conteúdo do seu site, assim como atrai o público para o que ele possa estar precisando. 

Entre as técnicas de SEO para WordPress, é recomendado que o título seja atraente, tendo entre 60 a 65 caracteres e conte com a palavra-chave alvo, se possível, logo no início. Outro detalhe que merece atenção é a meta-descrição, aquele texto que aparece embaixo do link, descrevendo parte do conteúdo que será encontrado naquela página ou post. 

A dica é que a escrita seja persuasiva, convencendo o público de acessar o site, lembre-se de incluir a palavra-chave na descrição.

5 – Fique atento às URLs do seu site

As métricas de SEO para WordPress se estendem para as URLs, os links que direcionam para as páginas do seu site. 

Uma das mais importantes recomendações de SEO para URL é buscar usar links mais curtos, simplificados, que contenham as palavras-chave alvo do seu conteúdo. 

Essa técnica permite que os mecanismos de busca encontrem a sua plataforma com maior facilidade.

No entanto, é preciso tomar cuidado com os links quebrados. Ao ajustar as URLs é possível que o direcionamento seja alterado, relacionando o link a uma página inexistente. Por isso, sempre verifique se a URL utilizada leva ao post correto, caso contrário, é preciso corrigir os links.

Aprofunde-se em SEO

As métricas de SEO para WordPress são várias e não param por aqui, mas para você que está começando a construir o seu site e já sabe da importância de ser relevante nos resultados dos mecanismos de busca, ainda mais no tráfego orgânico, não deixe de seguir as nossas principais dicas.

Para se aprofundar nas possibilidades do SEO, acesse a 5ª edição do guia completo sobre o tema produzido pelo time da RD Station. Basta preencher o formulário abaixo para receber o material gratuitamente.

Guia completo do SEO - 5ª edição

Coloque seu site e blog nas primeiras posições do Google e blinde suas páginas das atualizações do algoritmo.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Marcadores: