SEO para YouTube: o passo a passo para ter mais visualizações

Veja o que você precisa fazer ao criar e publicar um vídeo no YouTube para que ele possa ser encontrado e visto por mais pessoas

Lucas Amarildo
Lucas Amarildo6 de junho de 2022
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Uma estratégia de SEO é fundamental não apenas para ganhar visibilidade nos resultados do Google com suas páginas da internet, mas pode fazer muita diferença com seus conteúdos em vídeo. Fazer SEO para YouTube vai permitir que você seja mais descoberto dentro e fora da plataforma, acumulando resultados com o seu canal.

Para entendermos a importância de trabalhar uma estratégia de SEO para YouTube, precisamos lembrar que não estamos publicando nossos vídeos em uma rede social, como Facebook, Instagram ou TikTok. O YouTube é, na verdade, um mecanismo de pesquisa.

Os vídeos compartilhados na plataforma duram muito mais do que alguns dias e semanas. Podem trazer resultados ao longo de vários anos. E como as pessoas acessam o YouTube para pesquisar assuntos que querem assistir, o nosso conteúdo precisa estar otimizado para ser mostrado nos resultados de pesquisa.

É exatamente neste ponto que entra o SEO, a sigla para Search Engine Optimization (ou otimização para os motores de busca). O objetivo é preparar o nosso vídeo para que o YouTube entregue para o maior número de pessoas possível e para as pessoas com mais potencial em nos assistir.

 E este artigo vai explicar em detalhes o que é preciso colocar em prática para garantir vídeos otimizados e preparados para alcançar mais pessoas.

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Fontes de tráfego do YouTube

Para entender os passos do SEO para YouTube, vamos começar analisando as diferentes fontes de tráfego que existem na plataforma. Estas são as maneiras como as pessoas chegam aos nossos vídeos.

Quando trabalhamos conteúdos da internet, de forma geral, estamos acostumados ao tráfego orgânico, pago, de referência, entre outros. Já no YouTube, quando você acessa o Google Analytics e observa os dados do seu canal, vai perceber que as principais maneiras do seu público chegar até você são por meio de 3 tipos de tráfego:

  • de recomendação - quando o YouTube sugere seu vídeo para o usuário
  • externo - quando a pessoa clica no link do vídeo em alguma página da internet 
  • de pesquisa - quando a pessoa busca pelo assunto na barra de pesquisa do YouTube e clica em um vídeo seu.

A cada minuto, o YouTube recebe cerca de 500 horas de conteúdo! Nessa imensidão de possibilidades, precisamos trabalhar para que nossos vídeos ganhem destaque e relevância quando alguém busca por um assunto específico. Fazendo SEO para YouTube, estamos buscando desenvolver não só o tráfego de pesquisa, mas também o tráfego de pessoas que descobrem você através do Google.

Google e YouTube são ferramentas cada vez mais integradas! Ao fazer SEO para YouTube. você automaticamente otimiza o seu conteúdo em vídeo também para o Google. Ou seja, dobra as chances de ser mostrado para a audiência.

>> Leia também: Como criar um canal no YouTube: o tutorial completo para publicar seus vídeos

seo para youtube

SEO para YouTube na prática

Quando publicamos um vídeo na plataforma, o YouTube não interpreta o que falamos e mostramos para saber qual o assunto e a que tipo de público este conteúdo pode interessar. Precisamos fornecer informações precisas para ajudar o algoritmo do YouTube a entender nosso conteúdo e entregar para as pessoas interessadas.

E fazemos isso através do que chamamos de metadados, as informações que adicionamos ao vídeo no momento da publicação, como Título, Descrição, Tags e até mesmo Legenda. Tudo isso, em conjunto, garante que o YouTube entenda nosso conteúdo e valorize no momento de mostrar os resultados de pesquisa.

Palavras-chave

Se estamos trabalhando com SEO, precisamos focar nas famosas palavras-chave. Uma estratégia de SEO para YouTube começa pela escolha do assunto do vídeo. Antes mesmo de você escrever qualquer roteiro ou começar a gravar, é preciso mapear quais temas são mais relevantes para a sua estratégia e quais assuntos podem gerar mais oportunidades para o seu canal.

Dentro desse processo, podemos utilizar algumas ferramentas para descobrir o volume de buscas e a concorrência de determinado termo. Se uma palavra-chave costuma ser bastante pesquisada, faz sentido produzir conteúdos baseados nela. E se a concorrência para esta palavra-chave é baixa, nossas oportunidades de alcançar boas posições nos mecanismos de pesquisa só aumentam.

Entre as ferramentas que eu recomendo para pesquisa de palavras-chave estão Semrush e vidIQ. Esta última é, na verdade, uma plataforma completa para otimização de vídeos no YouTube, capaz de monitorar vários dados e até comparar nossos resultados com os de canais concorrentes.

Para tornar o processo mais claro, vamos considerar que resolvi criar um vídeo baseado no termo como fazer brigadeiro gourmet. Como garantir que este conteúdo de YouTube tenha um bom SEO?

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Título

O primeiro metadado que vamos trabalhar no nosso vídeo é o título. O recomendado é que você inclua a palavra-chave da sua estratégia, de preferência no início. Um título de YouTube também deve despertar curiosidade para estimular a audiência a clicar no seu conteúdo.

Entre tantos vídeos competindo nos resultados, por que o seu é o melhor?

No meu caso, poderia criar o título da seguinte forma: Como fazer BRIGADEIRO GOURMET gastando pouco. Gosto de colocar algumas palavras em caixa alta para chamar mais atenção de quem estiver rolando os resultados do YouTube e incluo algum elemento que seja relevante para a audiência. Neste caso, a ideia de fazer uma receita gastando pouco.

Descrição

Após o título, vamos para a descrição. Neste metadado, muitos canais desperdiçam a oportunidade de compartilhar informações sobre os seus vídeos.

Para uma melhor experiência do usuário, minha recomendação é que você divida sua descrição em blocos. O primeiro bloco terá 4 ou 5 parágrafos com informações que você traz no próprio vídeo. Um resumo para a audiência entender sobre o que é o conteúdo, com a palavra-chave distribuída ao longo do texto, da mesma forma que você faria em uma publicação de blog, por exemplo.

Outro ponto de otimização que eu recomendo utilizar é o recurso de capítulos, quando você divide seu vídeo em tópicos, incluindo a minutagem de cada momento direto na descrição. Este recurso torna a experiência do usuário mais agradável e amplia nossos pontos de contato com a plataforma, expandindo as chances do YouTube e Google entrenderem em detalhes o conteúdo daquele vídeo.

Na sequência, recomendo outros blocos, como vídeos relacionados para a audiência assistir, links para suas redes sociais e alguma outra informação que você julgar relevante para sua estratégia. Neste vídeo você vai conseguir observar este modelo de descrição dividida em blocos.

Tags

Mesmo muita gente insistindo que as tags não fazem mais diferença dentro do YouTube, são metadados que continuam sendo relevantes. Por isso, precisam fazer parte do nosso processo de publicação.

As tags no YouTube funcionam como etiquetas e indicam para a plataforma a que universo de assunto o conteúdo pertence. Sendo assim, você deve adicionar nas tags a palavra-chave da sua estratégia e outros termos que representem a intenção de busca dos usuários.

No meu exemplo de vídeo, eu poderia incluir: receita de brigadeiro, como fazer brigadeiro, brigadeiro barato, entre outros termos.

>> Leia também: Hashtags no YouTube: saiba o que mudou e como usar nos seus vídeos

Legenda

Outro ponto de otimização de um vídeo são as legendas. A recomendação é que você adicione aos seus vídeos, sempre que possível. E sempre legendas do próprio YouTube, não vale aquelas que são inseridas na edição do vídeo.

Além de permitir que mais pessoas te assistam, considerando a acessibilidade e facilidade de tradução para outros idiomas, as legendas fornecem ainda mais detalhes para o YouTube sobre o tema do seu vídeo, contribuindo para o processo de SEO.

O trabalho de SEO para YouTube não termina aqui

Se você fizer todos estes passos, seguindo as recomendações que eu compartilhei, seu vídeo estará otimizado para SEO e preparado para ser descoberto por quem pesquisar pelo assunto do seu conteúdo.

Porém, uma estratégia de YouTube não termina quando publicamos um vídeo. O processo continua através do monitoramento e análise de dados. Através de ferramentas como o vidIQ, você consegue mapear se o seu conteúdo está raqueando para alguma palavra-chave adicionada nas tags do vídeo. Para isso, basta instalar a extensão do navegador disponibilizada pela ferramenta.

Outras plataformas de Marketing Digital também dão suporte a análises de YouTube, como é o caso da Semrush. Através dela, você consegue acompanhar o posicionamento dos seus conteúdos em vídeo tanto no YouTube, quanto nos resultados de pesquisa do Google.

E como eu sempre falo nos vídeo do meu canal do YouTube, lembre-se que o tempo é fator fundamental para os resultados aparecerem! Seguindo estes conselhos, você estará no caminho certo! Portanto, crie conteúdos bons e relevantes para seu público e seja persistente! Fazendo um trabalho de qualidade, os resultados vão surgir!

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Post originalmente publicado em 2015 e totalmente atualizado em junho de 2022

Lucas Amarildo

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