Social commerce: use as redes sociais para potencializar suas vendas

Social commerce é a estratégia de vendas que usa as redes sociais para alavancar vendas e alcançar novos clientes


Você já usou as redes sociais para divulgar sua marca e impulsionar seu negócio? Se sim, você já fez uso do social commerce

As redes sociais se tornaram parte essencial do cotidiano da maioria das pessoas. Muito além da facilidade de contato com famílias e amigos, as maiores plataformas são, hoje, canais informativos e de entretenimento. Ao mesmo passo, o mercado virtual faz esforços para acompanhar e se adaptar a essas mudanças nos hábitos de consumo. 

Com isso em mente, preparamos este artigo explicando o que é social commerce e como usá-lo nas suas redes. Se você deseja alavancar suas vendas usando essa estratégia, continue lendo!

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O que é social commerce?

Social commerce é a estratégia de vendas que usa as redes sociais para alavancar vendas e alcançar novos clientes.

Com o passar do tempo, fica cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha se rendido a alguma das redes mais populares. Em paralelo, as gigantes do mercado trabalham para lançar novas ferramentas que facilitem a integração de produtos e lojas virtuais, transformando suas plataformas em verdadeiros canais de venda

O social commerce surge com a proposta de preparar conteúdos irresistíveis e estruturar suas redes de forma que você possa vender mais e atrair novos clientes.

O impacto do social commerce 

Novas correntes e tendências são criadas e disseminadas nas redes todos os dias. O TikTok se tornou uma febre mundial, com a geração Z (aqueles nascidos entre o fim da década de 1990 e 2010) assumindo a frente na produção de novos conteúdos. 

Músicas lançadas há anos ganham pós-vida graças a vídeos virais. Novos influencers nascem graças ao poder de um único vídeo. Pessoas comuns alcançam a marca de milhões de seguidores com conteúdos de seu cotidiano. Esses são apenas alguns exemplos do alcance e poder das redes sociais. 

Segundo estudo feito pelo site We Are Social em parceria com a Hootsuite, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Esse é um tempo considerável consumindo conteúdo. Por isso, muitas marcas já entenderam que é importante que elas também estejam na disputa por alguns desses segundos

Com isso em mente, fica claro que, com uma estratégia assertiva, existe também um público a ser atingido pelo seu negócio por meio dos conteúdos que você produzir.

>> Leia também: Saiba em detalhes o que é o Pinterest e como usar essa rede social para atrair clientes

Quais as vantagens do social commerce?

Ainda de acordo com o estudo da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram possui, hoje, mais de 1,45 bilhão de usuários mensais ativos em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 122 milhões de pessoas conectadas à rede. O principal benefício do social commerce é que essa estratégia permite que você esteja em contato direto com essas pessoas.

Mas, além disso, as redes sociais também são um ponto para conquistar novos clientes e fidelizar clientes antigos. Essas são algumas das vantagens: 

  • Facilidade de realizar vendas direto nas plataformas; 
  • Ter um canal de comunicação com maior proximidade dos seus clientes;
  • Capacidade de viralizar e alcançar novas pessoas; 
  • Promover eventos e descontos exclusivos.

Em quais redes sociais usar o social commerce?

Dentre todas as redes sociais, o Instagram é a líder disparada em vendas. Segundo o NuvemCommerce, levantamento anual feito pela Nuvemshop, 87% das vendas realizadas em redes sociais acontecem no Instagram. Isso aponta para essa rede como um canal poderoso para conquistar novos clientes. Apesar disso, redes sociais como o Facebook e TikTok também têm um grande potencial a ser explorado. 

>> Leia mais: Dicas do TikTok para seu vídeos terem mais visualizações

Como produzir conteúdos para social commerce

Outro fator importante para o sucesso da sua estratégia é o tipo de conteúdo que você produz. Afinal, suas postagens são o principal fator de atração para sua marca. Abaixo, listamos algumas dicas para que seus conteúdos estejam alinhados com o que mais prende atenção e rende compartilhamentos hoje em dia. Confira: 

Capriche nas imagens do que estiver vendendo

Investir em fotos profissionais do seu produto pode ser a diferença entre um usuário escolher sua marca ou a concorrência. 

Você já deve ter esbarrado em fotos de comida de baixa qualidade, de um ângulo desfavorável ou com um flash desnecessário. Em contrapartida, marcas famosas investem em imagens profissionais, muitas vezes, até em vídeos com efeitos, mostrando cada detalhe do produto.

Imagine bem: uma imagem bastante comum no mundo da publicidade é a de uma pizza sendo mordida em câmera lenta, com um fio de queijo derretido suspenso. Outras pizzarias apresentam fotos escuras de suas pizzas, dentro de uma caixa ou, muitas vezes, com um flash muito próximo

Imaginou? O efeito disso no psicológico das pessoas é que um produto pode tanto causar aversão, quanto despertar desejo e urgência pelo artigo. Isso mostra o quão importante é ter fotos de qualidade no seu feed. 

Escreva textos simples e com parágrafos curtos

Essa é uma técnica bastante usada em diversas áreas do marketing. Escreva sempre com simplicidade e com frases e parágrafos curtos

Parágrafos curtos têm maior probabilidade de prender a atenção dos leitores e fazer com que eles leiam até o final. Ao escrever de forma simples, evitando palavras rebuscadas, você estabelece uma comunicação mais direta e familiar com seus clientes.

Ao final de cada texto, tente incluir uma chamada para ação, convidando o leitor a realizar uma ação clara: clicar no link na bio, compartilhar a publicação, fazer um pedido no link do WhatsApp

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Faça parcerias com influencers

Há pouco tempo, apenas celebridades com cachês elevados eram contratadas para fazer a divulgação de marcas e produtos. Isso mudou com as redes sociais e o surgimento de pessoas comuns que, por algum motivo, conquistaram uma legião de seguidores fiéis

Você também não precisa se preocupar em contratar influenciadores com os maiores números do mercado. Hoje, nano e micro influenciadores, mesmo com números menos expressivos, podem ter uma relação mais próxima e de maior confiança com seus seguidores, trazendo a atenção que você precisa para sua marca.

Por meio de parcerias de transmissões ao vivo ou posts e Stories patrocinados, você tem a oportunidade de demonstrar seu produto, oferecer descontos exclusivos e, assim, atrair novos clientes por meio de compras por impulso

Ao escolher influenciadores do seu nicho de mercado, você garante que sua marca e conteúdos chegarão em pessoas que já demonstraram interesse no que você está vendendo.

>> Leia mais: Live commerce: conheça a tendência mundial capaz de multiplicar suas vendas

Produza conteúdos em vídeo 

Desde o lançamento e popularização do TikTok, conteúdos em formato de vídeo curto têm mostrado um grande potencial viral. Por conta disso, o Instagram lançou uma nova aba com um conteúdo equivalente: o Reels

Investir na produção de vídeos pode ter um resultado bastante positivo para seu negócio. Quando um vídeo seu viraliza, você pode alcançar centenas de milhares de novas pessoas. Nos melhores dos casos, milhões

Mantendo uma consistência no lançamento de conteúdos similares, além de atrair a atenção dos usuários, você aumenta as chances de conquistar novos seguidores, ou seja, novos potenciais clientes.

>> Leia mais: Guia do Instagram Reels: o que é, como usar, boas práticas e mais

Como usar o social commerce no seu negócio: passo a passo 

Agora que você sabe como deixar seu conteúdo mais atrativo, separamos outras dicas para que sua estratégia de social commerce seja o mais assertiva possível. Confira: 

Crie uma conta comercial no Instagram ou outras redes 

Como o Instagram é a rede que concentra a maior porcentagem de vendas do social commerce, ela acaba sendo o ponto de partida dessa estratégia. Apesar disso, redes sociais como o Facebook e TikTok também podem ser do seu interesse.

O Facebook, por ainda concentrar um grande público e a integração com Instagram. O TikTok, por ser a rede social do momento

Vincule sua conta a uma loja virtual

Um passo importante é realizar a integração da sua rede com o seu e-commerce. Hoje, diversas plataformas oferecem essa opção, automatizando o processo de vendas e troca de informações entre as duas plataformas. 

Se ainda não tiver um ecommerce, recomendamos que você crie um. Uma loja virtual, além de facilitar processos de gestão, transmite mais seriedade para seu negócio, o que é de grande ajuda para conquistar a confiança dos seus clientes. 

>> Saiba mais: Curso de e-commerce: Aprenda tudo do zero.

Conheça bem as ferramentas da rede que for usar

Existem várias técnicas que podem ser usadas a fim de melhorar o engajamento das suas redes. No Instagram, por exemplo, o uso de ferramentas interativas, como enquetes e caixas de perguntas, é capaz de aumentar significativamente o alcance das suas publicações. 

Você também pode criar estratégias com um bom gerador de QR Code, que lhe ajudará os seus seguidores a se engajar em suas redes sociais e acabar vendendo mais. Ao conhecer os recursos de cada rede, você saberá qual tipo de conteúdo é mais adequado para elas e investir em uma produção mais direcionada

Estabeleça um cronograma de publicações 

Um dos fatores que tem grande influência nos níveis de engajamento de uma conta é a periodicidade das suas publicações. 

Ainda que você produza bons conteúdos, é importante pensar também na frequência das publicações. Redes com publicações muito antigas dão a entender que estão abandonadas, ou que o negócio fechou. Além disso, o algoritmo favorece contas que fazem novas publicações com uma certa regularidade

Tudo entendido sobre o social commerce?

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre essa estratégia de vendas que segue em expansão, sem sinais de desacelerar. As redes sociais tornaram-se ferramentas poderosas de vendas e explorar esse potencial pode ser um fator decisivo para seu negócio. 

Com nossas dicas, você poderá produzir os melhores conteúdos, atrair novos clientes e, no melhor dos casos, conquistar seguidores fiéis para suas redes. Explore todo o potencial virtual da sua marca e alavanque seu negócio com o social commerce. 

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Artigo escrito por Raphael Guedêlha, link builder e produtor de conteúdo da Nuvemshop. Já trabalhou como portuário, tradutor, mas encontrou no Marketing Digital o melhor canal para dar vazão ao que mais gosta de fazer: escrever e ajudar pessoas com suas ideias.