Estudo da RD Station mostra como alcançar uma taxa de conversão de 50% em Landing Pages

Análise realizada em 20 mil páginas mostra que a média de taxa de conversão é de 19,9%, e que apenas 1 em cada 10 páginas consegue superar a marca de 50%


Entenda a importância de acompanhar a taxa de conversão em Landing Pages:

  • Análise por setor: páginas de ecommerce possuem a maior média de taxa de conversão;
  • Em 2021 foram 70 milhões de Leads gerados com páginas criadas no RD Station Marketing;
  • Confira um tutorial completo de como criar as suas!

Se você deseja aumentar seu lucro, encontrar maneiras de aumentar suas vendas mais rápido ou reduzir os custos operacionais do seu negócio, usar o meio digital é o caminho. Já sabemos que existem milhões de pessoas pesquisando na internet todos os dias e temos certeza que muitas delas estão procurando seus produtos ou serviços.

Ao buscar as melhores estratégias, vemos que um dos primeiros passos é gerar tráfego para o seu site. Mas e depois? O que precisa acontecer para que esses acessos se transformem em resultados concretos?

O caminho é fazer o visitante das suas páginas responder um formulário e se transformar em Lead. Esse é o objetivo de toda empresa que trabalha com Inbound Marketing, conjunto de estratégias que lida com essas duas etapas: atrair o público para depois convertê-los em clientes.

Nessa jornada, é fundamental contar com as Landing Pages certas, aquelas páginas de conversão que são capazes de captar a atenção com uma oferta irresistível. Mas é claro que nem todos que chegam até elas irão cumprir com a última etapa, ou seja, algumas delas convertem, outras não.

Aqui neste estudo, nosso foco é analisar de forma detalhada essa taxa de conversão em Landing Pages. Afinal, existe uma média de mercado que as empresas podem seguir para saber se estão alcançando um bom resultado ou não?

Você verá dados que mostram como essas páginas geram mais conversões do que as páginas comuns de um site. Se você não estiver usando elas como parte de sua estratégia de geração de Leads, saiba que está deixando de alavancar sua receita.

Seus usuários têm tempo e atenção limitados para investir em conhecer sua oferta. Eles querem informações rápidas, claras e concisas. É exatamente isso que sua página de conversão deve ser projetada para fornecer e aqui você confere dicas e um tutorial de como criar as suas.

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- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Índice

Alcance seus objetivos com as páginas de conversão

Em sua forma mais simples, uma Landing Page é uma página de conversão onde cada elemento é dedicado a fazer com que seus visitantes executem uma única ação: preencher um formulário. Elas são projetadas para transformar os seus visitantes em Leads.

Diferentemente de páginas de conteúdos, não há outros links para distrair o público: toda a atenção é direcionada para o CTA principal da página.

Esses dois elementos que citamos (a presença do formulário e o direcionamento para a conversão) tornam essas páginas diferentes de todas as outras que possui no seu site.

Seja para realizar uma inscrição gratuita, fazer uma compra online ou disponibilizar um formulário de contato, esta é a página onde todos os seus esforços de marketing se concretizam porque ela segue esse fluxo:

  • Uma pessoa vê um CTA (chamada para ação) e chega em uma página de conversão com um formulário.
  • A pessoa preenche o formulário com os dados solicitados, que a converte de visitante em Lead;
  • As informações dos campos do formulário são armazenadas em seu banco de dados;
  • Utilizando uma ferramenta de automação de marketing, você faz contato com essa base de Leads por diferentes canais, utilizando as informações que já conhece sobre eles.

Muitas empresas usam Landing Pages para testar ideias, mesmo nos estágios iniciais, para ver o nível de aceitação do mercado e o que podem esperar caso sigam com a execução dela.

Claro que se uma página não conseguir capturar o interesse do público em potencial logo no início da sua divulgação, precisamos avaliar os elementos dela que podem melhorar, indo desde a oferta em si até o visual da página. Antes disso, precisamos levar em conta qual o papel que cada página está cumprindo pensando na jornada de compra do público.

Papel das Landing Pages na jornada de compra

A geração de Leads pode parecer uma etapa complexa dentro da jornada de compra, mas uma ferramenta tem o poder de otimizar seus esforços de conversão da noite para o dia: sim, estamos falando das Landing Pages.

Só em 2021 foram mais de 70 milhões conversões realizadas em Landing Pages criadas com o RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing tudo em um e líder do mercado, utilizada por mais de 35 mil empresas. Com ela, é possível criar em poucos minutos páginas personalizadas para divulgar suas melhores ofertas.

RD Station Marketing

Esse é o potencial de público que as marcas conseguiram trabalhar para gerar novas vendas durante o ano. Uma vez que uma página está convertendo, ela se torna praticamente uma máquina de vendas automática.

Por isso a lógica é simples: quanto mais cedo você tiver páginas de conversão em seu site, mais rápido verá os resultados, levando seu público a efetivar uma compra. É esse tipo de reflexo que verá no seu funil a partir do trabalho de Inbound Marketing.

Falando nele, o funil de vendas é uma visão de como o trabalho de Marketing e Vendas está colaborando para os resultados da empresa. Nesse caso, as Landing Pages fazem parte de um espaço específico dentro do funil:

Onde Landing Pages se encaixam dentro do funil de vendas

Mesmo identificando que as páginas fazem parte dessa etapa de visitantes para Leads, existem objetivos diferentes que elas podem cumprir dependendo do estágio do seu cliente em potencial na jornada do comprador.

Ele pode ser dividido em 4 estágios diferentes:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Na prática, diferentes tipos de conteúdo devem ser criados para cada etapa específica da jornada. O intuito é ajudar as pessoas a passar de uma etapa para outra. Dessa forma, você poderá fornecer as informações relevantes e certas para as necessidades deles, como por exemplo, se:

  • as pessoas estão chegando com perguntas e problemas, ofereça materiais com respostas mais abrangentes e não páginas com tom comercial logo de cara;
  • eles estiverem procurando mais informações para decidir comprar ou não, dê a eles evidências de que você é melhor do que as outras opções do mercado, através de depoimentos de clientes por exemplo;
  • você acha que eles estão prontos para comprar, faça uma Landing Page com uma oferta que eles não podem deixar passar. Conhecer os gatilhos mentais e as armas da persuasão são fundamentais para ter uma ação efetiva nesse estágio.

Uma página que tenta entregar todos esses pontos de uma só vez só vai atrapalhar o seu público na jornada de compra. É mais fácil sair dela sem converter e com mais dúvidas do que chegou.

Taxa de conversão em Landing Pages: compare suas métricas com empresas do mesmo segmento que o seu

Entendendo o papel das páginas de conversão dentro da jornada de compra do seu público, agora é hora de dar um próximo passo. Afinal, sempre que criamos uma nova página surge a dúvida: será que estou tendo um bom resultado?

Claro que é difícil encontrar essa resposta sem uma referência, seja de outras páginas que já utiliza ou de métricas disponíveis no mercado.

Para ajudar você a encontrar as respostas, realizamos um estudo completo analisando as taxas de conversão seguindo alguns critérios:

  • Foram analisadas 19.909 Landing Pages;
  • Só foram consideradas Landing Pages com mais de 100 visitas e pelo menos 1 conversão no mês de Novembro de 2021;
  • Foram registradas 18.424.339 visitas nas páginas e 3.666.028 Leads únicos gerados a partir delas.

A partir desses dados, é possível inferir que a taxa de conversão média das Landing Pages criadas com o RD Station Marketing no período foi de 19,90%.

Taxa média de conversão de Landing Pages é de 19,90%

Mas é claro que segmentos de mercado diferentes podem ter taxas de conversão em Landing Pages que também se diferenciam. Pensando nisso, fizemos o levantamento para os 10 setores com maior número de Landing Pages publicadas, usando a mesma base de dados com algumas observações adicionais:

  • Para essa análise, divulgamos a mediana ao invés da média porque ela representa melhor a tendência de conversão para cada segmento do mercado, já que existem Landing Pages com taxas fora da curva olhando cada um separadamente, ou seja, com valores discrepantes tanto para mais (Landing Pages com altíssimas taxas de conversão) como para menos (Landing Pages praticamente sem registro de conversões);
  • Analisamos também qual o percentual de conversão das melhores Landing Pages de cada segmento. As taxas listadas mostram a faixa que apenas 10% conseguem ultrapassar seguindo as boas práticas.

Abaixo está a tabela comparativa da taxa de conversão entre 10 segmentos:

Taxa de conversão em Landing Pages de 10 segmentos

Como podemos ver, o segmento de Ecommerce é aquele que apresenta o maior percentual na mediana, com 26,8%. Esse destaque mostra que as ações focadas em vendas diretas para o consumidor conseguem ser atrativas e atingir um percentual acima da média geral.

Logo na sequência aparece o segmento de Educação, impulsionado por empresas que trabalham com a venda de cursos livres e online. Na parte de baixo da tabela aparecem os segmentos de Agronegócio e também de Saúde e Estética.

Esses valores funcionam como uma referência para o mercado, mas para entender o verdadeiro potencial das Landing Pages, olhamos para aquelas com as melhores taxas. 

Afinal, com essa análise podemos dizer que as Landing Pages com melhores taxas de conversão alcançam uma taxa de conversão acima de 50%, em qualquer segmento do mercado. Nos 10 segmentos analisados, a faixa ficou entre 51,9% e 68%.

Comportamentos das Taxas de Conversão em Landing Pages

O detalhe é que apenas 1 em cada 10 páginas publicadas conseguem alcançar esse nível de resultado. Logo mais você vai conhecer os fatores determinantes para gerar as melhores taxas.

No fim, essa taxa de conversão significa uma coisa: as Landing Pages tem um apelo de conversão maior do que a maioria dos sites. E sim, é possível comprovar isso com números.

As taxas de conversão em Landing Pages são maiores que taxas de conversão gerais nos sites

Segundo levantamento da Intellimize, que analisou taxas de conversão de sites também por segmentos, a taxa média de conversão em geral é de 2,23%. Empresas do setor financeiro, por exemplo, ficam com 5,01% de taxa de conversão geral, enquanto que negócios do mercado de Software possuem 1,1% de média. 

Essas taxas vão de encontro com a ferramenta de Benchmarking do Funil de Vendas, aqui da RD Station. Com ela, você pode conferir qual a taxa de conversão entre cada etapa do seu funil: de Visitantes para Leads, de Leads para Oportunidades, de Oportunidades para Vendas.

Nesse caso, a taxa de conversão de Visitantes para Leads representa essa taxa geral de conversão considerando todas as páginas do site. Aqui precisamos deixar claro as diferenças entre as duas taxas de conversão:

  • Taxa de conversão geral: cálculo percentual entre as conversões realizadas em qualquer ponto de conversão do site e o número de visitas totais em todas as páginas do site;
  • Taxa de conversão de uma Landing Page: cálculo percentual entre o número de pessoas que realizaram uma conversão (preencheram seus dados em um formulário da página) dentre aquelas que acessaram aquela página.

Ao utilizar a ferramenta, você verá se suas taxas estão acima ou abaixo da média do mercado.

Benchmarking do funil de vendas

Com essas taxas em mãos, fica fácil observar como usar as Landing Pages, e não apenas ter um site, potencializa sua taxa geral de visitantes para Leads. Vamos usar como exemplo uma empresa que atua no setor Financeiro:

  • Imagine que essa empresa recebe atualmente 10 mil pessoas nas páginas do seu site, todos os meses. Utilizando a taxa média de 4,6% presente na ferramenta de Benchmarking do Funil de Vendas para esse segmento, são gerados 460 Leads;
  • Agora, com uma página de conversão direcionada para a oferta da empresa, com o mesmo formulário de contato, é possível realizar uma campanha de divulgação em diferentes canais e alcançar com ela a taxa da mediana no segmento, que é de 13,8%;
  • Com essa nova taxa, são necessárias apenas 3.300 pessoas visitando a página para chegar no mesmo resultado de 460 Leads;
  • Caso a página siga as boas práticas e faça parte da faixa com melhor performance, que no setor financeiro fica acima de 55,6% de conversão, seriam necessárias 828 visitas na página para gerar o mesmo volume de Leads.

Em resumo, temos a tabela abaixo:

Fonte de tráfegoTotal de visitas% de conversãoLeads gerados
Site10.0004,6%460
Landing Page dentro da média de conversão3.30013,8%460
Landing Page no grupo de 10% com melhores taxas82855,6%460

Com esse exemplo, fica claro que quanto maior a taxa de conversão que conseguir nas suas páginas, menor será o número de acessos necessários para alcançar o volume de Leads que espera gerar. É claro que, seguindo essa lógica, quanto mais pessoas chegarem na página de conversão melhor será o resultado final.

Nesse caso, usando o exemplo anterior, caso a empresa leve as 10 mil pessoas que chegam no seu site mensalmente para a página de conversão com uma taxa de 13,8%, serão 1380 contatos gerados, resultado que é 3 vezes maior que o número alcançado anteriormente.

3 elementos fazem a diferença na criação das suas Landing Pages

Se você chegou até aqui já sabe que suas páginas têm o potencial de alcançar mais de 50% de taxas de conversão. Mas afinal, o que é preciso fazer para alcançar esse resultado e criar a página que vai ter uma performance melhor que as outras nove?

São vários elementos que compõem as páginas, indo desde um título atraente até o conteúdo que explica a oferta, passando pela sua identidade visual. Aqui listamos os 3 principais que você deve focar para alcançar os melhores resultados.

1. Crie um bom título e descrição da página

Quando se trata de um site, o SEO (otimização para mecanismos de busca) é fundamental. Essa mesma afirmação funciona quando falamos das páginas de conversão específicas. Afinal, os mecanismos de pesquisa classificam as páginas com base na relevância e em centenas de outros critérios.

Entre os principais critérios está o título. O detalhe é que, além de ser o ponto de destaque assim que alguém acessa uma Landing Page, com o objetivo de deixar claro qual a oferta principal, esse é um elemento essencial para trazer mais pessoas até a página quando elas pesquisam no Google.

Que tal um exemplo? Aqui abaixo você confere como aparece uma das nossas Landing Pages de materiais ricos ao realizar uma busca por “modelos de ebook”.

Exemplo de link para Landing Page no Google

Landing Page que aparece na 1ª posição do Google para a busca por “modelos de eBook”.

Além de usar a palavra-chave já no início do título, que é considerada uma boa prática de SEO, o título já deixa claro qual será o benefício para quem acessar a página. Junto dessa informação, percebe como no exemplo acima existe uma frase complementar que ajuda o público a tomar a decisão de clicar? Essa é a meta description.

Apesar de não ser um dos fatores que ajudam sua página a rankear, essa descrição tem um papel importante na taxa de cliques que sua página vai receber. Um bom conjunto de título e descrição deve ser ao mesmo tempo convidativo e objetivo a respeito do conteúdo que o visitante encontrará na página.

Sabe o que é melhor? Ao criar uma Landing Page utilizando o RD Station Marketing, você consegue configurar todos os detalhes do título e da descrição da página, como no exemplo abaixo:

Configurando o título de uma Landing Page no RD Station Marketing

Configuração de título e descrição de uma Landing Page no RD Station Marketing.

Utilize o tamanho de título correto

No exemplo da Landing Page que estamos utilizando, o título da página, aquele que aparece quando fazemos uma busca no Google, está definido como “Modelos de Ebook: 12 ebooks prontos para editar [Grátis]”.

Ao contar todos os caracteres, incluindo os espaços, vemos que ele possui um total de 56 caracteres: esse é o tamanho ideal para que o título apareça por completo e não seja cortado nos mecanismos de busca.

É isso que acontece quando ultrapassamos esse limite e acaba gerando uma sensação negativa no usuário que poderia acessar uma das páginas:

Títulos de Landing Pages

Dessa forma, fica claro que atender o limite de caracteres de plataformas como o Google é essencial para levar mais pessoas para suas páginas de conversão. Mas será que a maioria das páginas segue essa boa prática? Essa foi mais uma análise que realizamos com a base de dados de Landing Pages criadas com o RD Station Marketing.

Ao analisar aproximadamente 9 mil Landing Pages que contam com um título configurado, percebemos que ampla maioria, 85% delas, segue o limite de caracteres (abaixo ou igual a 56 caracteres). As outras que estão entre os 15% acabam ultrapassando a faixa de 56 caracteres, prejudicando o posicionamento da página.

Títulos de Landing Pages no RD Station Marketing

Lembre-se: embora não seja uma obrigação, é altamente recomendado que você utilize a palavra-chave no título, de preferência no início. Além de ajudar sua página a ganhar relevância em relação à busca, também é uma forma de ser explícito a respeito do conteúdo da sua Landing Page.

Outro ponto importante é que a partir de 60 caracteres, os títulos são cortados e ganham reticências no snippet. Mantê-lo abaixo desse limite garante que o público vai vê-lo por inteiro, o que pode aumentar sua taxa de cliques na página de resultados.

2. Trabalhe seu conteúdo no contexto da Landing Page

No conteúdo da sua Landing Page, é importante utilizar a palavra-chave, principalmente no cabeçalho e pelo menos uma vez no conteúdo. A frequência recomendada é de 1 ou 2 ocorrências da palavra-chave (ou uma variação dela) a cada 200 palavras de conteúdo.

Mas não abandone o foco em conversão! É importante que o conteúdo responda à busca realizada pelo usuário. Sua Landing Page está oferecendo algo que confirma para o seu visitante que o que ele está buscando será encontrado na sua oferta?

Por isso, na dúvida entre o uso exato da palavra-chave ou um conteúdo fluido e que faça sentido, prefira sempre o conteúdo. A experiência do usuário vem antes de tudo!

Voltando ao exemplo dos modelos de eBook, parte do conteúdo é direcionado para responder às dúvidas do público como vemos nos tópicos abaixo:

Conteúdo explicativo em Landing Page

Por último, talvez você tenha visto pesquisas sobre a importância de conteúdos longos para ter um bom ranking no Google. Vários especialistas já falaram em 700, 1000 e 2000 palavras para conseguir um bom posicionamento. Mas quando falamos de Landing Pages, não é recomendado aplicar esse critério, pois ele pode prejudicar sua taxa de conversão. 

Lembre-se: depois que ela é acessada o fundamental é entregar a mensagem certa para conseguir captar a conversão.

3. Use os contrastes visuais nas suas páginas

Garantir conversões em uma Landing Page passa por chamar a atenção. E se tem uma forma que você pode chamar a atenção é com o visual da página.

Para acertar na hora de criar a Landing Page, pode seguir esse caminho:

  • Dedique 60% da cor ao seu plano de fundo e prefira tons sólidos, sejam eles mais claros ou escuros;
  • Evite cores muito parecidas nas demais áreas da página. Em vez disso, opte por tons mais opacos, tons mais sutis ou tons mais escuros para criar contraste entre os elementos da página e seus botões de CTA.

O destaque da sua Landing Page deve ser sempre a cor do seu botão de CTA. É aqui que você quer um tom brilhante e mais ousado. Cientificamente, estamos programados para olhar primeiro para coisas que se destacam, então escolha algo que seja oposta a outras cores em seu visual.

Por exemplo: analisando a página dos modelos de eBook, vemos que foi usada a cor branca como plano de fundo, com uma cor azul como complementar na área de formulário. Mas qual o elemento que passando o olho não conseguimos deixar de ver? Isso mesmo, é o botão com uma cor no tom vermelho.

Cores de Call to Action em Landing Pages

Você sempre deve escolher uma cor na lista daquelas que são opostas a outra que está como plano de fundo para destacar seu CTA. Abaixo você verá outros exemplos que seguem essa mesma regra.

Top 7 templates de Landing Pages mais utilizados no RD Station Marketing

Agora que já conhecemos os elementos que fazem a diferença para conseguir criar Landing Pages capazes de atingir o potencial de conversão dentro da faixa das melhores, que tal conhecer alguns modelos prontos que já usam as melhores práticas?

Como ferramenta de automação de marketing completa, o RD Station Marketing permite que você crie, em poucos minutos, suas páginas personalizadas para divulgar as melhores ofertas. Além disso, existem mais de 120 modelos prontos com objetivos variados e criados por especialistas. Então que tal saber quais são os melhores?

Fizemos o levantamento do uso desses templates e chegamos a lista dos 7 mais utilizados pelos clientes RD Station Marketing! Confira abaixo quais são eles e se já quiser editar um deles na prática é só começar o seu teste gratuito da ferramenta:

1. Template para Evento Online

Evento online se tornou um dos formatos de conteúdo mais utilizados nos últimos anos. Por isso, o modelo de página de conversão mais utilizado pelos clientes RD Station Marketing é o template de Convite para Eventos.

Ele pode ser facilmente editado para Lives e Webinars, sempre com a possibilidade de adicionar fotos de participantes e também depoimentos de quem já assistiu ou participou de eventos anteriores.

Template de Landing Page

2. Template para Consultoria Empresarial

Esta Landing Page de Consultoria Empresarial é um dos templates mais completos disponíveis na ferramenta.

Com ele, é possível colocar na primeira dobra da página um destaque visual junto de um conteúdo atrativo e o botão de CTA, que leva para o formulário no final da página.

Template de Landing Page

3. Template para Demonstração

Se uma imagem vale mais do que 1000 palavras, imagine um vídeo? É esse destaque que aparece nesse próximo modelo de Pedido de Demonstração.

Claro que a página, assim como todas as outras, pode ser adaptada para entregar outros materiais.

Template de LP

4. Template de inscrição para Curso Online

O modelo a seguir é para páginas de conversão para Cursos Online, que também pode ser incrementado com outros elementos como os depoimentos, por exemplo.

Landing Page para cursos

5. Template para materiais digitais

Uma das Landing Pages mais usadas pelos usuários do RD Station Marketing é o modelo para materiais digitais, como eBooks, templates e planilhas. A dica é aproveitar o espaço para usar um mockup do material.

Template de Landing Page para produtos digitais com altas taxas de conversão

6. Template para página de contato

Uma página de contato é sempre importante nas ações de Marketing Digital. Por isso esse modelo também aparece na lista dos mais utilizados, com a possibilidade de listar diferentes serviços ou produtos que a empresa oferece.

Exemplo de Landing Page

7. Template para página com oferta antecipada de Black Friday

A Black Friday é uma data forte para o calendário de qualquer empresa que quer vender mais, mas nos últimos anos são ações que acontecem antes do grande dia que chamam a atenção do público. Por isso, muitos negócios contam com esse modelo de página com oferta antecipada.

Há a possibilidade de adicionar um cronômetro, bem no início da página, caso faça a divulgação de uma oferta limitada.

Landing Page de Black Friday

Análise de Landing Pages na prática: quais as boas práticas para criar páginas com altas taxas de conversão?

Melhor do que conhecer os elementos que impactam no sucesso das conversões em Landing Pages e os modelos favoritos para criar essas páginas é ver de perto os exemplos que tiveram sucesso no mercado, não é mesmo? 

Por isso, contamos com o apoio de clientes RD Station para compartilhar Landing Pages que tiveram sucesso e atingiram os objetivos de cada empresa.

Vamos compartilhar agora quais são elas, com as taxas de conversão alcançadas por cada um delas e uma análise dos elementos utilizados que contribuíram para a ótima performance na taxa de conversão.

1. Curso de Ciência da Computação de Harvard – Fundação Estudar

O primeiro exemplo é da empresa Fundação Estudar. A organização brasileira sem fins lucrativos, com foco no incentivo à educação, possui uma página de conversão ativa para o Curso de Ciência da Computação de Harvard, reconhecido como o curso mais popular da universidade americana.

Atualmente, a página conta com uma taxa de conversão de 67%. Nas palavras de Gabriela Paraíso, Analista de Marketing na Fundação Estudar, “essa é a Landing Page que eu acredito ser o melhor exemplo de boas práticas e conversão. Ela conta com vários pontos de credibilidade, como o nome de uma das universidade mais renomadas do mundo, a descrição dos professores do curso e relatos da mídia. Também explica objetivamente o produto, ou seja, explica o que a pessoa vai aprender em 5 tópicos”.

Landing Page com alta taxa de conversão

Visão completa da Landing Page da Fundação Estudar.

É importante observar que na página há não só a oferta do produto (acesso ao curso), mas também um bônus (participar da comunidade de jovens) que fará com que o público interessado aprenda não apenas na teoria mas também com a experiência de outras pessoas.

Essa combinação de ofertas é um dos fatores para alcançar um percentual de conversão que apenas 10% das páginas conseguem chegar.

2. Modelos de currículo – Fundação Estudar

O exemplo a seguir, também da Fundação Estudar, mostra como páginas simples também podem impulsionar seus resultados de conversão e geração de Leads. Estamos falando da Landing Page que entrega de forma gratuita 20 modelos de currículo para todas as fases da carreira.

Hoje a página está com uma taxa de conversão de 38% – acima do percentual médio do segmento de Educação que é de 23,9% – e nos últimos seis meses alcançou uma média de 35% de conversão. Segundo Gabriela, “essa é uma das nossas LP de materiais ricos que mais nos trás Leads ao longo dos meses”.

Landing Page com alta taxa de conversão

Em um única dobra da página é possível visualizar todo o conteúdo e os campos do formulário de conversão.

Como você deve ter percebido, todo o conteúdo da página é formado por apenas 30 palavras:

MATERIAL GRATUITO:

20 modelos de currículo para todas as fases da carreira

Escolha o modelo de currículo que melhor se adapta ao seu contexto profissional e preencha com suas informações

Então como algo tão simples pode ser um dos modelos que mais geram retorno? Para entender como chegaram nesse resultado, é preciso olhar para o funcionamento da estratégia de Inbound Marketing da organização.

Ao pesquisar por “modelos de currículo” no Google, palavra-chave que segundo ferramentas como SEMrush e Ubersuggest possui mais de 300 mil buscas mensais no Brasil, vemos que na primeira página de resultados já aparece um resultado da página Estudar Na Prática, que é uma das iniciativas da Fundação Estudar, com o título Como fazer um currículo perfeito.

Ao acessar o conteúdo, fica claro que ele é muito mais aprofundado e conta com um CTA principal: a oferta para a Landing Page do material gratuito.

Com isso, a estrutura de Inbound Marketing está criada: o público que busca por essa palavra-chave chega até o conteúdo completo e é levado até a página de conversão no material.

O mesmo acontece com a Ferramenta de Plano de Ação, outro material rico que usa o mesmo modelo de página e conta com 51% de taxa de conversão nos últimos 6 meses.

3. Lista de espera para a Jornada da Desfudência – Me Poupe

A Me Poupe, que surgiu com o intuito de levar liberdade para cada brasileiro através da educação financeira e hoje já é considerado o maior canal de finanças do mundo, também possui cases de sucesso na construção de várias Landing Pages.

Para citar como exemplo aqui para vocês, a equipe compartilhou uma página atual que está com nada mais nada menos do que 95% de taxa de conversão. É a Landing Page da lista de espera para acessar a Jornada da Desfudência, curso que funciona como um guia para sair das dívidas e investir o seu dinheiro de uma maneira inteligente

Ao perguntarmos os motivos para a página ter uma performance tão positiva, Morgana Freire, que é Analista de CRM na Me Poupe, responde que “acredito que por reforçarmos bem a escassez da ação com o gatilho da lista de espera e entregamos todas as informações necessárias para o Lead ter a tomada de decisão dele, assim, tirando qualquer dúvida sobre fazer ou não a conversão. Além disso, a página reforça a autoridade da Nath com depoimentos que endossam ela”.

Landing Page com alta taxa de conversão

Visão completa da Landing Page da Me Poupe.

Vale destacar que a página consegue atacar dores bem diretas e objetivos específicos do público, como ter uma reserva de emergência, quitar dívidas e fazer sobrar dinheiro no final do mês. Para isso, conta com vários números que conversam diretamente com esses tópicos, indicando que o visitante na página está no lugar certo.

Landing Page com alta taxa de conversão

A página trabalhou as dores do público destacando os termos certos ao longo do conteúdo da página.

4. RD Hostel

Para fechar os exemplos, nada melhor do que trazer um próprio aqui da RD Station também. E o que vamos utilizar é a página de divulgação do último evento do RD Hostel 2021, temporada de eventos online que realizamos.

Como o RD Hostel era formado por 4 eventos, sendo o 3º deles o principal já que contava com mais tempo de duração e aconteceu no mesmo período que estaria ocorrendo o RD Summit, o último evento da temporada não conseguiu ter o destaque necessário na página de divulgação principal.

Para conseguir atrair mais pessoas, criamos uma Landing Page exclusiva para este evento. Trocamos uma página recheada de informações que falava sobre 4 eventos, sendo que 3 deles já haviam ocorrido, por uma bem mais curta que foca no benefício da ação: criar um ponto de encontro para os profissionais. Esse foi o resultado final:

Landing Page com alta taxa de conversão

Olhando para os principais canais de comunicação utilizados para essa divulgação, conseguimos alcançar 50% de taxa conversão a partir de visitas vindas das nossas Redes Sociais.

Passo a passo: como criar novas páginas de conversão na prática

Viu quantas possibilidades temos ao desenvolver uma Landing Page? Como ela aumenta sua conversão em Leads e suas chances de fechar novos negócios, nada melhor do que contar com uma solução completa para criar suas páginas.

Aqui abaixo você confere o resumo com todas as informações que vimos até aqui:

A partir de agora você confere um tutorial completo de como criar Landing Pages utilizando o RD Station Marketing. Vale destacar que essa funcionalidade está disponível no teste gratuito da ferramenta, que você pode começar agora mesmo e realizar o passo a passo na prática. É só colocar seu email aqui:

Após fazer uma rápida configuração, já poderá colocar em prática o que aprender neste tutorial! Vamos conhecer todos os passos:

Passo 1: Acesse a área de criação de Landing Pages

Assim que abrir a ferramenta, a primeira coisa a fazer é clicar na aba “Converter” e clicar em “Landing Pages”.

Quando você já tiver construído suas primeiras páginas, vai aparecer uma lista com todas elas para você editar ou visualizar. Como, neste caso estamos falando da sua primeira, surgirá a tela abaixo. Basta, então, clicar no botão “Criar Landing Page”.

Passo 2: Escolha um dos Templates de Landing Pages disponíveis

Você vai poder escolher entre os mais de 120 modelos já disponíveis. Eles estão divididos em três categorias: “Geração de Leads”, “Agradecimento” e “Pagamento Social”. Cada um desses modelos têm características próprias, que você pode ir experimentando para ver qual funciona melhor para seu objetivo com a ação. Todos são completamente editáveis.

Veja a tela a seguir:

Todos os modelos de Landing Page tem um título que indica a usabilidade. É possível fazer também uma visualização antes da escolha. Confira alguns deles a seguir:

  • Pedido de Orçamento;
  • Lista de Espera;
  • Teste Gratuito;
  • Solicitação de demonstração;
  • Oferta de eBook;
  • Black Friday;
  • Inscrição em Curso Online e Webinar;
  • Catálogo de Produtos e muito mais!

Após selecionar o modelo, começa o processo de criação propriamente dito. A primeira coisa a fazer é dar um nome para a sua criação. Feito isso, será aberta a tela do editor.

Passo 3: Edite a Landing Page no RD Station Marketing

Chegou a hora de colocar seu talento combinado de designer e desenvolvedor! O Novo Editor de Landing Page do RD Station Marketing tem a funcionalidade drag and drop. Ou seja, você só precisa selecionar os itens que quer adicionar e arrastá-los até a posição que deseja. Dê uma olhada:

No exemplo acima, o componente selecionado foi “Imagem”. Repare que, após arrastá-lo até o local, abriu um novo menu para você enviar o arquivo e fazer alterações.

O total de componentes editáveis para a sua Landing Page no RD Station Marketing é de 10. Eles são os seguintes:

  • Seção
  • Linha
  • Coluna
  • Texto
  • Caixa
  • Botão (CTA)
  • Imagem
  • Vídeo
  • Menu
  • HTML

A última opção permite que você coloque um código em HTML na LP. No topo, há também uma opção de Edição Avançada, que permite que você mexa no código em CSS, JavaScript Body e JavaScript Head. Veja no exemplo abaixo:

Lembre-se de ir salvando o progresso, mesmo que o editor destaque isso quando você tentar mudar de tela.

Passo 4: Crie um Formulário otimizado para gerar o máximo de conversões

Voltando à tela principal do editor, vamos mexer nos campos do formulário que vai aparecer na página. É possível colocar quantos você quiser, definir se é aberto ou com itens pré-definidos, campo de assinalar e configurar se é formulário inteligente. Neste último, só aparecem os campos que o seu Lead ainda não completou. E, claro, é tudo personalizável!

Ah, também é possível disponibilizar a opção de Login Social, quando o usuário usa as próprias redes sociais para fazer o cadastro.

Lembrando que os GIFs que colocamos neste post se referem a um template específico, mas a sistemática naturalmente é a mesma quando olhamos para outros modelos. Basta apertar o botão Salvar e Continuar para continuar a construção.

Ao editar o formulário de Landing Pages, é possível adicionar, excluir e reposicionar os campos, e ainda, marcar ou desmarcar como campo de preenchimento obrigatório. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

1. Clique sobre o formulário e, a seguir, no botão Editar campos que será exibido;

Campos do formulário da Landing Page

2. Será exibida a janela de edição de formulário. Para adicionar um campo, localize-o e clique sobre ele. O campo será adicionado automaticamente no formulário;

Edição dos campos do formulário

3. Para mover um campo de lugar, clique sobre ele e arraste para cima ou para baixo. Se preferir, utilize as setas de posicionamento;

Posição dos campos do formulário

4. Para excluir um campo, clique sobre ele e, a seguir, no botão Lixeira;

Exclusão de campos do formulário

5. Para marcar ou desmarcar um campo de preenchimento obrigatório, clique sobre ele e, a seguir, no botão Editar;

Edição de campos do formulário

6. Marque ou desmarque a checkbox Obrigatório, conforme desejado;

Checkbox do formulário

7. Para concluir as alterações do formulário, clique no botão Aplicar.

Aplicar as alterações do formulário

Atenção: você só poderá excluir um formulário nativo via Edição Avançada. Caso você deseje uma Landing Page sem formulário, opte por um modelo de Página de Agradecimento.

Ao concluir as definições da aparência da landing page, clique no botão Salvar e avançar.

Salvar a configuração da Landing Page

Passo 5: Configure a Landing Page

A próxima etapa é de configurações. É a parte mais técnica, digamos assim, mas não se preocupe: é muito fácil de usar.

No começo desta seção, será solicitada um nome e uma descrição para a sua Landing Page, que serão usadas em mecanismos de busca como o Google. Você também terá que configurar uma URL. O ideal é que ela fique em um subdomínio do seu próprio site, mas se for necessário, o RD Station Marketing fornece uma hospedagem para a sua página.

Dê uma olhada nessa tela:

Todas as configurações que aparecem são as seguintes:

  • Endereço (link) e informações da página: defina aqui qual será a URL da página, o título que aparece nos mecanismos de busca e a sua descrição;
  • Ação de formulário: o Lead será redirecionado para o endereço que definir neste campo após realizar a conversão, que pode ser uma URL, o acesso ao download de um arquivo ou nenhuma ação;
  • Email Automático: envie um email automático para os Leads que converterem na sua Landing Page. Já configure aqui mesmo o início de um fluxo, com o Lead recebendo um novo email minutos, horas ou dias depois;
  • Agradecimento: exibe uma mensagem de agradecimento, como “Obrigado!”, que você define neste campo e aparece para o Lead após a conversão;
  • Canonical tag da página: use a canonical tag quando tiver mais de uma página com conteúdo similar e desejar indicar aos mecanismos de busca qual página deve ter maior autoridade.
  • Notificar nova conversão por email: use para receber uma notificação por email sobre cada um dos Leads que converteram na página;
  • Desabilitar o código do Google Analytics: recomendamos essa configuração apenas para usuários avançados já que quando conectado o Google Analytics ao RD Station Marketing é feito o monitoramento das visitas a todas as Landing Pages, pois seu código é inserido automaticamente em cada página criada;
  • Lead Scoring: escolha um grupo de atividade para a página e sempre que um Lead converter, os pontos definidos para o grupo escolhido serão atribuídos ao score de interesse do Lead;
  • Dupla Confirmação (double opt-in): ative a dupla confirmação para que os Leads inscritos na sua Landing Page confirmem que o endereço de email preenchido no formulário é válido antes de fazer parte da sua base de Leads;
  • Mídias sociais: personalize a aparência de como sua Landing Page irá aparecer nas redes sociais quando alguém compartilhar o link.

Vale ressaltar que durante todo o processo é possível pré-visualizar o resultado tanto para desktop quanto para mobile. Assim, já dá para ver como o seu trabalho está ficando. Se achar que já está legal, é o momento de publicar! Veja só:

Lembre-se de que, a cada nova edição da Landing Page no RD Station Marketing, é preciso republicá-la para que a mudança tenha efeito. Os dados e os Leads já conquistados, porém, não se perdem.

Agora é sua vez de aplicar as dicas, aproveitar os insights e criar Landing Pages que conquistem as melhores taxas de conversão! Se não começou ainda, é só iniciar agora seu teste gratuito do RD Station Marketing por 10 dias para começar na prática:

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