Telegram: o que é, como funciona, vantagens e diferenças do WhatsApp + grupo Marketing & Vendas by RD!

Saiba como usar o rival do WhatsApp a seu favor e explore uma estratégia ainda relativamente nova no Marketing, que pode render muitas oportunidades para o seu negócio

Bruno Volpato
Bruno Volpato25 de agosto de 2020
Botão de WhatsApp Para Sites

Telegram Messenger é um programa de mensagens instantâneas criado em 2013. É gratuito e seu conteúdo fica armazenado na nuvem, promovendo mais eficiência e rapidez no envio de mensagens e de conteúdos “pesados”, no formato PDF, por exemplo. Conta ainda com funcionalidades de áudio, imagem, vídeo, emojis e stickers.


Lançado em 2013, o aplicativo de mensagens Telegram já deu muito o que falar. Aproveitando-se de falhas de seus concorrentes - Messenger, Facebook, Instagram e, principalmente, o WhatsApp - apenas em 24 horas, em 2019, conquistou três milhões de novos usuários.

Contudo, não estamos aqui para falar das façanhas da ferramenta e, sim, dos benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, funcionando como um canal de comunicação eficientemente comprovado em tempos de home office e quarentena.

Veja bem, isso não quer dizer que você precise se livrar de todos os outros mas, sim, que há a possibilidade de explorar algo ainda pouco utilizado como estratégia de Marketing, que poderá somar positivamente com seus demais canais e, quem sabe, até mesmo tornar-se o seu favorito.

Curioso(a) para saber mais? Siga a leitura e entenda o que é o Telegram, como ele funciona, suas vantagens e diferenças para o WhatsApp. Ao final, saiba ainda como a Resultados Digitais está conectada com a plataforma. ????

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Utilize estas estratégias para melhorar suas vendas dentro e fora do aplicativo

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Para começar, o que é Telegram?

O Telegram Messenger é um programa de mensagens instantâneas criado em 2013 em linguagem C++. Ele é gratuito e todo o seu conteúdo fica armazenado na nuvem, promovendo assim mais eficiência e rapidez no envio de mensagens e até de conteúdos mais “pesados”, no formato PDF, por exemplo. Conta ainda, claro, com as funcionalidades de áudio, imagem, vídeo, emojis e stickers.

O principal foco do Telegram, no entanto, está na segurança dos dados e mensagens dos usuários. Ele oferece criptografia de ponta a ponta no envio e recebimento de mensagens, mas vai além: compromete-se, ainda, em não divulgar informações de seus usuários a terceiros.

A ferramenta pode ser usava na versão móvel - por smartphones e afins, no desktop ou, ainda, em sua versão exclusiva para navegadores web (Windows, macOS, Linux e Chrome, até o momento). O aplicativo, por sua vez, está disponível nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

grupo de telegram da rd

Passo a passo: como funciona o Telegram

  1. Para começar a usar o Telegram, você precisará de um número de telefone. Aqui, indicamos que a sua empresa possua um (ou mais!) aparelho celular próprio, para o uso de redes sociais, e utilize, então, o seu número para cadastrar-se em aplicativos de mensagens e outros. Isso evita a confusão entre contas pessoais e as da empresa, além de garantir a produtividade e uma visão mais clara para/do seu social media.
  2. Com o número de telefone em mãos, basta instalar o Telegram no celular, fazendo o download na App Store (Apple) ou na Play Store (Google). Você pode optar, ainda, por realizar o processo pelo seu computador, no Telegram Web
  3. Uma vez com o programa no smartphone ou computador  - lembrando que você pode usar ambos - basta digitar o número de telefone, escolher um foto para o perfil e o nome que será utilizado (muito provavelmente, o da sua empresa).

E pronto, é hora da ação!

Como usar o Telegram para empresas?

Programa instalado, e agora? Como usar o Telegram para gerar Leads, melhorar a imagem da minha marca e ainda facilitar a vida dos meus clientes? Bom, existem algumas formas de fazer isso, e vamos falar sobre elas agora. Confira!

Canais de transmissão têm número de seguidores ilimitado

O Telegram permite que você crie canais de transmissão para se comunicar com seus contatos - similares aos do WhatsApp - só que, aqui, os usuários se inscrevem nos canais de seu interesse. Por eles, é possível enviar, por exemplo: novidades da marca, de produtos, conteúdos, informações e notícias pertinentes para o seu segmento, etc.

E tem mais, nos canais em questão, apenas você fala. É possível postar enquetes ou abrir a opção de “reação” ao que foi postado; ademais, é um ambiente totalmente controlado. Assim, as coisas ficam bem mais organizadas, não existem comentários e conversas paralelas como nos grupos.

Quem entrou após o canal ser criado tem ainda total acesso ao que foi postado anteriormente - inclusive há a opção de pesquisa por palavras-chave de temas específicos. Como o título já revela, o número de seguidores em canais de transmissão é ilimitado.

Ah! E os canais de transmissão não se limitam a mensagens de texto: é possível enviar imagens, áudios, vídeos, links, enfim, o que sua criatividade permitir!

Grupos de Telegram de até 200 mil pessoas

Aqui o caso já muda um pouco de figura, estamos falando da criação de grupos para interação total com seus Leads, clientes e admiradores. Diferentemente do WhatsApp, que limita a quantidade de 256 pessoas em cada grupo, o Telegram possibilita que você tenha até 200 mil membros simultaneamente.

Para manter a comunicação um pouco mais organizada, é possível o uso de hashtags e que os usuários mencionem uns aos outros para responder e enviar mensagens específicas. Você ainda pode nomear administradores - de preferência, colaboradores da empresa - para moderar o grupo e manter tudo em ordem.

A grande vantagem de um grupo é a troca de informações e insights entre o seu próprio público. Como todos podem falar, ótimas discussões podem se formar:

  • Feedbacks diferenciados sobre o seu produto;
  • Ajuda mútua para entender alguma funcionalidade e/ou estratégia;
  • Possibilidade de responder às dúvidas de várias pessoas de maneira uniforme e em um só lugar, etc.

Telegram Business? Não, mas tem ferramenta de análise de dados

Pensando nessas funcionalidades, o Telegram reduziu de 1.000 para 500 o número mínimo de integrantes de grupos para que os admins possam acessar a ferramenta de insights. Isso é ótimo para entender melhor em que tipos de conteúdo os seguidores têm interesse, por exemplo, assim como dias e horários em que há mais engajamento.

Outros dados que o Telegram disseca: fonte de novos inscritos, crescimento diário do número de seguidores, total de mensagens enviadas e outras coisas legais. Também é possível ver seus usuários mais relevantes, em termos de número e tamanho de mensagens enviadas.

telegram insights

O Telegram promete que, em um futuro próximo, essa feature vai estar liberada para grupos com pelo menos 100 usuários. Dados e estatísticas para todos entenderem suas ações de Marketing Digital em grupos de Telegram tornam o aplicativo ainda mais valioso.

Fazendo a gestão de múltiplas contas no desktop

A versão para desktop do Telegram permite que você controle 3 contas de números diferentes de telefone simultaneamente. Isso já era possível anteriormente no mobile, mas passou a ser possível também pelo computador. Não é preciso fazer logout para alternar contas.

Um diferencial do Telegram é que, para usar a versão desktop, não é preciso uma conexão ativa da versão mobile, como acontece com o WhatsApp, por exemplo. Aliás, falando no zapzap, temos um material super completo para você começar a gerar mais Leads e fazer mais vendas com ele. É só clicar no banner abaixo, é gratuito!

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Mas voltando ao Telegram, outra característica é que o tamanho máximo de um arquivo enviado pelo app passou, recentemente, de 1,5 para 2 gigabytes. Aqui, a comparação com o WhatsApp é cruel: no aplicativo mais popular do Brasil, o limite é de apenas 16 megabytes.

⭐ BÔNUS:

E lá vai uma última dica quentinha! Tanto para divulgar seus canais de transmissão, como o seu grupo(s) no Telegram, é possível apostar na criação de uma Landing Page. Assim, você já captura os dados do pessoal que estará presente no Telegram.

No caso de Leads novos, você pode inseri-los em fluxos de nutrição, por exemplo, e quem sabe transformá-los em clientes. Tudo isso pode ser feito por meio de uma ferramenta de Automação de Marketing como o RD Station Marketing.

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Transforme sua audiência no Telegram em clientes da sua empresa

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Crie Landing Pages com facilidade no editor drag & drop e desenvolva relacionamentos personalizados por email com sua audiência do Telegram! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Mais novidades recentes

Para encerrar, veja as novidades do Telegram mais recentes que têm uma pegada mais “fun”, digamos assim:

  • Uso de um vídeo para a imagem de perfil;
  • Um filtro para corrigir imperfeições em fotos;
  • Melhoria da feature para receber alertas de “pessoas próximas”;
  • Preview de fotos e vídeos na lista de conversas;
  • Filtro de mensagens de pessoas que não são contatos diretos;
  • Novos emojis animados;
  • Melhorias específicas para Android, como o player de música e crop de vídeos.

Para conhecer cada uma dessas novidades em detalhes, dê uma lida no blog oficial do Telegram, que traz vídeos de demonstração.

Telegram ou WhatsApp? Principais diferenças, vantagens e desvantagens

Apesar de o WhatsApp e o Telegram serem bem parecidos, existem divergências entre os dois que valem ser estudadas. Confira algumas delas:

Envio de arquivos. Como dissemos, no WhatsApp, podem ser enviados arquivos de até 16 MB. Já no Telegram, o tamanho dos arquivos é de 2 GB.

Acesso no desktop. Também como já falamos antes, enquanto o WhatsApp pede que o smartphone permaneça conectado enquanto você acessa o programa no desktop, o Telegram dispensa essa conexão. O usuário loga apenas uma vez com o auxílio do celular e pode continuar conectado, mesmo que só pelo navegador.

Exclusão de mensagens. No WhatsApp você até pode apagar uma mensagem para todos os contatos, porém, o tempo é limitado (logo após enviar a mensagem) e todos ficam sabendo que ela foi apagada. No Telegram, é possível não só excluir, como editar a mensagem - e ninguém é notificado!

Popularidade. O WhatsApp ainda é um aplicativo de mensagens bem mais difundido e utilizado. Então, pode ser difícil encontrar alguns contatos no Telegram, que ainda não é tão famoso.

Armazenamento na nuvem. Todas as informações do Telegram são armazenadas na nuvem, enquanto no WhatsApp elas ficam salvas na própria conversa e no seu celular.

Bots. O Telegram conta com robôs que podem ser acionados pelos usuários para realizar tarefas como o acesso à previsão do tempo, rastreamento de encomendas e busca de imagens. O Whats não conta com o serviço.

Marketing & Vendas by RD: o grupo da Resultados Digitais no Telegram

É oficial: estamos no Telegram também, com o grupo Marketing & Vendas by RD. Como o nome sugere, é mais um canal oficial da Resultados Digitais para falarmos sobre Marketing e Vendas - e para você receber dicas diárias, novidades em primeira mão, além de conteúdo leve, prático e exclusivo.

Para se juntar a nós no Telegram, basta clicar aqui ou no banner abaixo! Quem sabe você já não aproveita o embalo para começar a usar ferramenta? De qualquer forma, estamos te esperando. ????

Deixe nos comentários abaixo se você já usa o Telegram para vender ou se relacionar com Leads e clientes, qual a sua experiência com a ferramenta e também o seu feedback sobre nosso novo canal. Bons resultados!

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Post originalmente publicado em abril de 2020 e atualizado em agosto de 2020.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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