Tendências de Marketing Digital para 2022: conheça 14 apostas da RD Station

Reunimos as principais tendências de Marketing Digital para 2022 em um só post, com curadoria do nosso time e de parceiros da RD Station


Mais um ano começando, mas desta vez com esperanças em dobro. Todos esperamos que 2022 seja o ano em que possamos retomar as nossas atividades e a economia com tudo! Assim, queremos dividir com vocês, nossos leitores, aquelas que acreditamos ser as principais tendências de Marketing para 2022.

Reunimos neste post tudo aquilo que o time de Marketing da RD Station acredita que será relevante para o seu negócio durante o ano (e nos próximos anos também). Preferimos fugir de algumas coisas que estão figurando em outras listas, por diferentes motivos. O trabalho remoto ou híbrido, por exemplo, já está consolidado, então não é mais uma tendência.

Ideias como o metaverso e os NFTs, por sua vez, também devem ser cada vez mais faladas e compreendidas, mas ficam um pouco distantes da realidade que queremos abordar. De qualquer forma, vale ficar de olho nelas e, como o Marketing está sempre gerando novidades, também esperar por coisas que a gente ainda nem sabe que existem!

Outra dica é acessar o RD Hostel Play, que tem 47 aulas em vídeo com o que há de mais moderno em Marketing e Vendas. Você vai maratonar esse conteúdo com grandes nomes brasileiros e internacionais do mercado e sair falando a língua da inovação – com direito a certificado. Muitas das tendências deste post saíram de lá! Clique abaixo para saber mais e, depois, continue lendo o post.

14 tendências de Marketing para 2022

Então vamos lá: quais são as tendências de Marketing para 2022? Ninguém aqui consegue ver o futuro, mas estamos confiantes na experiência de mais de 10 anos de RD Station e de muitos (mesmo, somos meio velhos já) anos somados dos integrantes do time de Marketing e de parceiros de conteúdo!

1 – Retorno dos eventos presenciais e híbridos

Com todos os cuidados e respeito às regulamentações de cada cidade, os eventos presenciais estão voltando a acontecer. Embora muitos encontros virtuais, como o RD Hostel, tenham sido realizados com muita qualidade e entregando conteúdo de ponta, as pessoas em geral estão com muita saudade do presencial.

Recebemos muitas manifestações de clientes, de parceiros e do mercado em geral sobre o RD Summit 2022, que está confirmado! Inovar a cada edição é uma tradição, então certamente usaremos todos os aprendizados dos últimos 2 anos para trazer mais opções ao público.

“As melhores conferências combinarão experiências remotas e do mundo real. Eventos presenciais com transmissão ao vivo pela internet serão tendência. Quem estiver no local poderá ter uma jornada diferente de quem está no on-line, e o desafio será trabalhar os dois formatos com estratégias distintas, mas que conversem entre si”, afirmou o diretor de Eventos e Live Marketing da RD Station, Denis Braguini, em artigo no UOL.

>> Leia mais: Modelo de trabalho híbrido: o que é, quais são as vantagens e por que adotar

Tendências de Marketing para 2022: eventos presenciais ou híbridos, como o RD Summit

2 – Curadoria de conteúdo e newsletters

“A gente vive uma época em que é muito fácil produzir e acessar conteúdo, e é mais fácil ainda se perder nesse conteúdo”, diz Hernane Jr., CEO da the news. A newsletter editada por ele se consolidou, justamente, por fazer as pessoas encontrarem conteúdos relevantes, ou seja, pelo trabalho de curadoria.

Hernane Jr. e a the news são um exemplo da força da combinação entre os criadores de conteúdo e as newsletters. Esse papel de analisar e filtrar informações e novidades sobre um nicho pode perfeitamente ser realizado por uma empresa. Desde que haja foco nos interesses da base, o potencial é muito grande.

Além disso, iniciativas como o Substack e os publicadores de newsletters do LinkedIn e do Twitter dão ainda mais fôlego a esse canal, amplificando a voz de quem já faz um trabalho nessas redes. E, é claro, criam mais espaço para novos criadores.

>> Assista gratuitamente ao painel do RD Hostel sobre newsletters com Hernane Jr. e Vitor Conceição (Canal Meio)

3 – Marcas fazendo entretenimento no Instagram

O Instagram deixou claro, recentemente, que é uma rede social de vídeos – e não mais de fotos. Portanto, um dos canais preferidos das empresas brasileiras para ações de branding e de vendas exige uma mudança de estratégia. Assim, é preciso aprender a fazer entretenimento para atrair o público.

“Ninguém acorda de manhã e pensa ‘nossa, hoje eu quero interagir com uma marca no Instagram’, mas sim para se deslocar da realidade, ver contatinho, meme…”, diz Camila Renaux, especialista em Instagram. Para ela, é preciso encontrar um equilíbrio entre os posts que demonstram conhecimento e os que apenas divertem.

E para isso é preciso planejamento. Assim, é possível se inserir nesse momento de relaxamento dos seus seguidores de forma inteligente, reforçando a presença digital da sua empresa e quebrando expectativas.

>> Assista gratuitamente à palestra completa da Camila Renaux no RD Hostel

4 – Conteúdos baseados em dados e com análises mais profundas

Aqui na RD, estamos tendo excelentes resultados com conteúdos baseados em dados e análises mais aprofundadas. Um exemplo bem legal é o post recente que publicamos com um estudo da nossa base de clientes, prevendo o crescimento do envio de Email Marketing na Black Friday de 2021. Combinamos storytelling e dados, com direito a infográfico (clique abaixo para ampliar e ver a versão completa).

Infográfico de Email Marketing

Antes de mais nada, é um material muito valioso, que traz insights super relevantes para quem lê. Como se não bastasse, o nosso estudo acabou sendo tema de reportagens em veículos de comunicação relevantes, ampliando o alcance da nossa marca e ajudando a reforçar a nossa autoridade sobre o tema.

Muitas vezes, os números gerados pelos seus clientes atuais podem gerar relatórios ou mesmo posts que são interessantes para clientes em potencial. Eles acabam sendo, também, uma prova de que seu produto ou serviço entrega resultados. 

Nós usamos as ferramentas de análise do RD Station Marketing para isso. Faça um teste gratuito de 10 dias da ferramenta e conheça as suas principais funcionalidades – só deixar o seu email abaixo!

5 – Consolidação definitiva do TikTok 

Falamos em marcas fazendo entretenimento no Instagram como uma tendência para 2022, mas no TikTok isso já está consolidado. O próprio algoritmo do aplicativo, aliás, favorece a criação de conteúdos divertidos. “A gente sabe o quanto o TikTok tem ditado as regras quando a gente fala de trends, do tipo de conteúdo que se produz, do consumo de vídeos curtos”, diz Bia Guarezi, editora da newsletter Bits do Brands.

O app deve crescer muito, também, como um canal de aquisição no Marketing Digital. Testamos recentemente, aqui na RD, fazer anúncios na plataforma levando para posts no nosso site, gerando tráfego. E como tudo por aqui tem CTA, conseguimos resultados bem interessantes em conversões, a um custo bem baixo.

Se você ainda não entrou nessa brincadeira, a primeira dica é baixar o TikTok e observar os conteúdos que bombam por lá. Assim, poderá entender como inserir sua empresa na conversa.

>> Assista gratuitamente à palestra completa da Bia Guarezi no RD Hostel

6 – Marketing e Vendas cada vez mais juntos

Não dá mais para Marketing ficar focado em gerar Leads sem critérios e Vendas tentar fechar negócio com todos esses contatos. Isso não é eficiente. É preciso que as duas áreas trabalhem juntas, planejando, analisando e se responsabilizando pelo processo todo de forma unificada. Dessa forma é possível atingir o Crescimento Previsível.

Acreditamos que o Marketing precisa passar a olhar o funil inteiro, até o momento da compra, buscando melhorar sua estratégia. Vendas, por sua vez, passa a ser uma área facilitadora, guiando o cliente, de forma personalizada, usando de forma estratégica as informações que vêm do Marketing, até fechar negócio.

Acreditamos tanto nisso e vemos como uma tendência tão forte para 2022 que fizemos o manifesto do Crescimento Previsível! Clique no banner abaixo para saber mais.

Tendência de Marketing para 2022: Crescimento Previsível

7 – Social selling

Vender nas redes sociais não é exatamente uma novidade, mas o formato do Social Selling é uma tendência forte para 2022. Com os anúncios cada vez mais caros e o alcance orgânico das páginas de marcas e empresas cada vez mais reduzido, chegou a vez dos funcionários se posicionarem como referência no LinkedIn, Facebook e outros.

Isso tem muito a ver com a ideia de ter micro influenciadores internos, que criam e/ou distribuem conteúdo educativo relevante sobre o mercado de um negócio. Eles podem ser profissionais de Vendas, de Marketing ou até de outras áreas, o que importa é fazer com que seguidores avancem na jornada de compra.

Assim, é possível fazer abordagens de vendas mais precisas, já que o profissional consegue ter mais clareza de quem é a pessoa responsável pela tomada de decisão. 

Mais uma vez, o alinhamento de discursos entre Marketing e Vendas é fundamental.

8 – Ritmo menos frenético de produção de conteúdo

Embora possa parecer uma contradição com os vídeos cada vez mais curtos que dominam a internet, o slow content e os conteúdos mais duradouros são uma tendência de Marketing para 2022. E isso é bom tanto para quem produz quanto para quem consome, já que vivemos uma época de excessos de posts e publicações.

Larissa Rodrigues lidera a comunidade Hábitos que Mudam no Instagram. Embora tenha mais destaque em uma mídia essencialmente efêmera, ela produz um post por semana com conteúdo aprofundado e reflexivo, que exige dedicação dos seguidores. Ela voltou, também, a apostar em textos longos, mas aí no seu próprio blog.

O Marketing de Conteúdo é uma disciplina fundamental para se dar bem nesse caminho. Produções de valor como materiais educativos e mesmo blogposts mais longos geram mais interesse, criam leitores cativos e geram Leads por mais tempo.

>> Assista gratuitamente ao painel do RD Hostel sobre o futuro das redes sociais com Larissa Rodrigues, Bia Guarezi e Ana Carvalho

9 – Personalização de conteúdo

Não faz mais sentido fazer ofertas e mandar mensagens que não dizem nada para os seus Leads. Nós até fizemos um vídeo aqui na RD para ilustrar a importância da personalização da abordagem. Assista:

Com as possibilidades oferecidas pela automação de Marketing combinadas pela segmentação, é possível criar jornadas super personalizadas. Dessa forma, a sua empresa não perde tempo ou dinheiro investindo em um relacionamento para, no fim, errar no momento crucial da oferta.

Saiba mais sobre o que a nova automação e segmentação do RD Station Marketing pode fazer pelo seu negócio. Spoiler: é gerar muito mais vendas!

10 – Marketing (e Vendas) conversacional

A essa altura você já sabe que o WhatsApp não serve apenas para mandar memes e espalhar fake news, né? Você certamente já sabe que dá para vender pelo aplicativo mais popular do Brasil. A tendência para 2022, porém, é integrar o Marketing Conversacional ao ciclo de aquisição de Leads até a gestão de contatos em Vendas.

Com ferramentas simples com um botão de WhatsApp no seu site, você pode capturar contatos para construir relacionamentos – e não para tentar fazer uma venda para quem não está preparado. Lembre do que falamos no item anterior! 

Os chatbots também estão aí para auxiliar em todo o processo. O segredo está em integrar o Marketing Conversacional à sua estratégia de Marketing Digital de forma complementar. 

Oferecer conteúdos personalizados para posterior conversão também é uma ótima ideia, reforçando sua autoridade através da educação.

11 – Google Web Stories

Os famosos Stories do Google – que não são Stories nem são do Google – entraram na rotina de publicações aqui da RD em 2021. Tivemos bons resultados orgânicos com alguns posts e com outros nem tanto.

Em geral, fizemos resumos em listas de blog posts nossos, com links para os usuários se aprofundarem. Confira abaixo os últimos Web Stories da RD:

“Os Web Stories viraram uma nova fonte de tráfego para nós, já que são uma oferta de conteúdo relevante em um formato com potencial de atingir uma audiência com quem ainda não nos comunicávamos”, explica o head de SEO da RD Station, Ewerton Silva. A dica é adaptar conteúdos que você já tem para o formato.

Vale lembrar que é possível colocar CTAs nos Web Stories. Dessa forma, o usuário pode, por exemplo, se aprofundar fazendo uma conversão, assim como já acontece no Instagram Stories. Mas não force a barra, em geral esse formato é para consumo rápido.

12 – Conteúdo interativo

Quando eu era estudante de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, entre 2007 e 2011, a moda era o chamado “especial multimídia”. Eram reportagens com texto, vídeo, áudio, imagens e muita interatividade em um só lugar, geralmente construídas a duras penas em Java. Acreditávamos que aquilo era o futuro da profissão.

Estávamos meio certos: as pessoas de fato consomem conteúdo em múltiplos formatos, mas em diversos lugares e sites diferentes. Vídeos longos no YouTube, podcasts no Spotify, fotos no Instagram, etc. 

Pois bem, não é que os conteúdos interativos são uma tendência de Marketing para 2022? Eu sabia que um dia eles iam bombar!

O foco, porém, é mais na interatividade e menos na multimídia, a estrela é mesmo o texto escrito. Neste especial multimídia conteúdo interativo do Talk With Google, você vai navegando na sequência que quiser para aprender sobre Inteligência Artificial.

13 – Product Marketing

Já falamos neste post em alinhamento entre Marketing e Vendas. Existe uma área que vem sendo implementada em cada vez mais empresas que reforça a conexão entre esses dois times (e com Customer Success, Produto e muitos outros): o Marketing de Produto. Ela atua com um olhar estratégico durante todo o ciclo de vida de um produto.

O Product Marketing (em corporativês) coleta e analisa tendências de mercado, quem está comprando ou não seu produto e quais movimentações competitivas estão acontecendo. Também é a voz do produto para o mercado, criando posicionamento, messaging e definições estratégicas de como levar um produto para o mercado ou a base de clientes.

Se você não sabe por onde começar, ouça o episódio abaixo do podcast Lança-Produto, produzido pelo time de Marketing de Produto da RD Station.

14 – Nunca deixe a criatividade de lado

Seguir tendências e tentar copiar ações de Marketing que deram certo em outros negócios não é garantia de sucesso. Pior: pode limitar a sua capacidade própria de produzir coisas novas e criar ações e campanhas que se comunicam perfeitamente com o público do seu negócio. A criatividade, essencial em tudo que fazemos, só floresce quando é livre.

“Existem metodologias que podem ser estudadas e aplicadas, mas é preciso pensar profundamente a respeito delas e fazer as adaptações necessárias”, diz André Siqueira, co-fundador da RD Station. Ele ainda não aprova “ficar pulando de galho em galho”, mas sim se aprofundar em poucos canais nos quais você tem condições de atuar melhor.

Por fim, uma dica minha mesmo: consuma conteúdos que te desafiem e tragam ideias diferentes. Em geral, eles estão em livros, blogs, podcasts e canais de vídeo que não são do nosso mercado. Arrisque-se e crie novas conexões no seu cérebro em 2022!

>> Assista gratuitamente à palestra do André Siqueira no RD Hostel

Como está o seu planejamento para 2022?

Bom, agora que você já sabe quais são as tendências para 2022 na visão da equipe de Marketing da RD Station, está na hora de entender como colocá-las em prática. Antes de mais nada, porém, é preciso investir em planejamento. Se você ainda não começou, temos um material pra te ajudar!

É o Kit de Planejamento Estratégico de Marketing e Vendas 2022, que traz um eBook e uma série de webinars para colocar a sua empresa na trilha do crescimento sustentável. Com ele, você vai aprender a estruturar um passo a passo para ações de Marketing e Vendas, com metas definidas e foco em processos internos. Preencha o formulário abaixo para acessar gratuitamente!

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