TikTok Ads: como anunciar na rede social que mais cresce no mundo

Descubra os formatos, valores e como investir no TikTok para que sua empresa atinja novas audiências


TikTok Ads são os anúncios feitos na rede social de mesmo nome. Criados através de um Gerenciador de Anúncios, podem ser feitos com imagens e vídeos em diferentes formatos comerciais. O TikTok permite anúncios entre 5 segundos e 1 minuto, com um custo inicial por campanha de 50 dólares diários.


O Tik Tok é a rede social que mais cresce no mundo. Longe de ser um veículo apenas de dancinhas, voltado para o público mais jovem, sua capilaridade já vem chegando a outros grupos demográficos. O aplicativo passou 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. Agora, deve possuir uma audiência estimada de 825 milhões de pessoas acima dos 18 anos ao redor do mundo.

Quase metade dos usuários (43%) tem entre 18 e 24 anos. E as mulheres nessa categoria são aproximadamente um quarto da audiência de anúncios da plataforma (24,7%). Por causa dessa diversidade de públicos e audiências, é cada vez importante saber como criar bons anúncios na rede.

Neste artigo, explicamos um pouco sobre o Tik Tok Ads e sobre como você pode posicionar a sua marca na plataforma de vídeos.

8 passos para ir além dos likes e tornar suas Redes Sociais lucrativas

Preencha o formulário para acessar o eBook com as estratégias para dar o próximo passo nas redes!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Tipos de anúncios no TikTok

Existem diferentes tipos de anúncios possíveis no TikTok e em sua família de aplicativos. Porém, é importante saber que nem todas as opções estão disponíveis para todos os países. A seguir, listamos os principais formatos. 

Anúncios de Feed no TikTok Ads

Anúncios de feed no TikTok Ads
Créditos da imagem: TikTok

Esses anúncios podem ser criados no Gerenciador de Anúncios do TikTok. 

Um dos modelos é o Anúncio de Imagens, que roda nos aplicativos de Feed de Notícias da empresa (BuzzVideo, TopBuzz e Babe), que incluem uma imagem, marca ou nome de aplicativo e texto de anúncio. Os outros tipos você pode ver abaixo.

Anúncios de Vídeo

Outro modelo – talvez o mais usado – é o de Anúncios de Vídeo, que roda no TikTok e em sua família de aplicativos. São vídeos de 5 segundos a 1 minuto que rodam em tela cheia para os usuários no feed For You (para você)

Cada anúncio desses inclui um vídeo, uma imagem de display de anúncio, nome da marca ou app e texto. 

>> Leia mais: Como tirar marca d’água do TikTok? Aprenda a fazer passo a passo

Anúncios Spark no TikTok Ads

Anúncios Spark no TikTok Ads
Créditos da imagem: TikTok

Existem também os Anúncios Spark, que permitem impulsionamento de conteúdo orgânico da conta para outros usuários. Algumas pesquisas do TikTok mostram que esses anúncios tem até 24% mais conversões e 142% mais engajamento que anúncios de feed comuns. 

Outros anúncios comuns são dispostos na rede de audiência do TikTok (similar às soluções da rede de display do Google) e os anúncios em carrossel nos aplicativos de notícia do TikTok supracitados. 

Formatos de anúncios no TikTok disponíveis para marcas gerenciadas

Marcas que possuam algum representante de vendas do TikTok podem utilizar formatos de anúncios especiais. Para ter esse representante de vendas, é necessário entrar em contato e verificar a possibilidade. Os tipos de anúncios extras são:

  • Anúncios TopView: vídeos de 5 segundos a 1 minuto que aparecem logo que os usuários abrem o app;
  • Desafio de hashtag de marca: campanha de anúncios de três a seis dias em formato que encoraja o engajamento. A ideia é que o conteúdo dos usuários apareça na página de hashtag do desafio. 
  • Efeitos de marca: efeitos, stickers, filtros e outras formas de edição de vídeo especiais para que os usuários interajam com as marcas.

Como criar TikTok Ads

Abaixo, trazemos um tutorial completo para você criar um TikTok Ads e divulgar a sua marca na rede social de vídeos. 

Separamos os passos em “Como Criar um Gerenciador de Anúncios” e “Como criar um anúncio no Gerenciador” para ficar tudo bem explicado. Confira:

Criando seu Gerenciador de Anúncios do TikTok

Gerenciador de Anúncios do TikTok
Créditos da imagem: TikTok

O primeiro passo antes de criar seu anúncio é criar uma conta no Gerenciador de Anúncios. O ideal é que você já tenha uma conta pessoal na rede para se familiarizar com os formatos de vídeo e os conteúdos que aparecem na plataforma. 

Caso entenda inglês, o TikTok tem um tutorial em inglês:

Abaixo, resumimos o vídeo para você.

1. Crie seu login

Vá à página de Gerenciador de Anúncios do TikTok e preencha os campos com seu email ou telefone e senha. Clique em “Enviar código” para receber seu código de verificação e não se esqueça de concordar com os termos e condições da plataforma. Caso queira entender melhor as permissões, leia com calma as cláusulas. Depois disso é só criar em “Sign Up” para criar seu login.

2. Abra sua conta

Preencha os campos com informações básicas sobre seu negócio, incluindo país/região onde está, seu fuso horário e moeda para cobrança. Você também precisa inserir o nome da sua empresa, usando o mesmo ou o mais próximo possível do nome legal da sua marca. 

Depois disso, basta verificar se as informações estão corretas – em especial o fuso horário, pois não será possível trocá-lo depois. Aí é só clicar em “Registrar” para abrir sua conta. 

3. Insira as informações da sua empresa

No seu primeiro login, vai aparecer um formulário em pop-up pedindo mais algumas informações sobre sua empresa e os dados de cobrança, incluindo endereço, estado e CEP. Outro dado importante é o seu site. Você precisa que a URL esteja no formato https://www.suaempresa.com.br/. 

Para passar pela fase de revisão, é necessário que todas as informações estejam certas, que o site funcione bem e tenha todas as informações necessárias para os potenciais clientes. Caso prefira preencher essa parte depois, é possível acessar as configurações de conta e clicar em informações de conta para voltar a essa etapa.

4. Selecione o método de pagamento

Você pode escolher entre pagamento manual ou automático (caso disponível na região). Contudo, depois de inseri-lo não será mais possível alterar essa configuração. 

5. Envie seus dados para aprovação

Depois que preencher todos os dados, clique em “Enviar” no final da página. A equipe do TikTok irá revisar sua conta em até 24h. Depois disso, enviarão a confirmação ou rejeição do perfil para anúncios. 

Razões para ter a conta no gerenciador de anúncios do TikTok reprovada

  1. O nome do negócio enviado não corresponde ao nome no seu site ou em documentos oficiais;
  2. O seu site foi enviado em um formato que não seja https://www.suaempresa.com.br;
  3. O seu site não promove claramente um produto ou não tem informação válida na Landing Page;
  4. A promoção de serviços ou produtos pode ser proibida no seu país. Por exemplo, não é possível anunciar cigarros, lança-chamas ou marfim de elefantes no TikTok. 

Como criar uma campanha de TikTok Ads

TikTok Ads manager
Créditos da imagem: TikTok

Depois de criar sua conta no Gerenciador de Anúncios do TikTok, é só começar a desenvolver sua campanha. Caso queira apenas impulsionar um conteúdo, teremos um resumo sobre isso ao final deste guia, então continue lendo para descobrir!

1. Escolha seu objetivo de anúncio

Existem três categorias de anúncios no TikTok:

  1. Reconhecimento: Mostrar o anúncio para o maior número de pessoas possível;
  2. Consideração:
    • Tráfego: direcionar a uma página específica;
    • Download de app: tráfego direcionado para baixar seu aplicativo;
    • Visualizações de vídeo: maximizar os views do seu anúncio;
    • Geração de Leads: formulário pré-pronto para coletar prospectos;
  3. Conversão:
    • Conversão: tráfego para uma ação específica no seu site, como compra ou inscrição em lista de e-mails;
    • Vendas de catálogo: anúncios dinâmicos baseados em produtos do catálogo (está disponível apenas para as contas com representantes de vendas).

2. Dê um nome à campanha e defina um orçamento

Dê um nome com até 512 caracteres para sua campanha e, em seguida, defina um limite de orçamento para seu grupo de anúncios. É possível colocar metas de gastos ou deixar um consumo diário pré-definido (similar aos anúncios no Facebook Ads). 

A otimização de orçamento de campanhas também está disponível para os objetivos de Download de app e Conversões usando a estratégia de menor custo de leilão. O TikTok também está desenvolvendo uma versão do objetivo de Custo Por Clique otimizado com uma ferramenta ainda em beta. 

O importante aqui é saber qual o gasto mínimo permitido pelo aplicativo, qual o seu orçamento total e como isso será conectado a toda a sua campanha.

3. Nomeie seu grupo de anúncios e selecione onde irá veiculá-los

Cada campanha pode ter de 1 a 999 grupos de anúncio, e cada grupo de anúncios pode ter um nome com até 512 caracteres. 

Você pode escolher diferentes locais para veicular cada grupo de anúncios, sendo que nem todos estarão disponíveis para sua região. Alguns dos mais comuns são:

  • Feed do TikTok;
  • Feed de notícias do BuzzVideo, TopBuzz, NewsRepublic e Babe;
  • Rede de anúncios de audiência do TikTok;
  • Veiculação automática (permite uma entrega de anúncios automática e otimizada).

4. Escolha se vai usar a Otimização de Criativos Automatizada ou não

Você não vai subir seus criativos até o estágio de criação de anúncios individuais, mas nesse ponto você pode decidir se quer deixar o TikTok criar automaticamente combinações de suas imagens, vídeos e texto.

O sistema de anúncios vai mostrar apenas as que performam melhor. A plataforma recomenda que pessoas sem experiência prévia deixem essa opção ligada para garantirem melhores resultados. 

5. Segmente sua audiência

Assim como a maioria dos social ads por aí, o TikTok permite que você segmente sua audiência para encontrar o público ideal. Você pode usar um público lookalike ou uma audiência personalizada baseada em: gênero, idade, localização, língua, interesses, comportamentos, detalhes do smartphone. 

6. Defina o orçamento do seu grupo de anúncios e agende a publicação

Pode parecer que estamos repetindo uma dica anterior, mas não é verdade. Depois de definir o orçamento para sua campanha inteira, você deve definir o orçamento para o grupo de anúncios em que está trabalhando.

Obviamente, se você só tem um grupo de anúncios, todo o orçamento irá para ele. Mas com essa opção, é possível separar diferentes partes da mesma verba para campanhas distintas. 

Além disso, também é possível selecionar aqui a data de começo e fim para os anúncios, além de escolher, com base no seu fuso horário, os melhores momentos do dia para rodar o anúncio. 

7. Escolha sua estratégia de leilão e otimização

Primeiro, escolha seu objetivo de otimização: conversão, cliques ou alcance. O seu objetivo de campanha pode automaticamente determinar essa meta. 

Em seguida, escolha sua estratégia de leilão. 

  • Limite de lance: custo máximo por clique (CPC), por visualização (CPV) ou por 1.000 impressões (CPM);
  • Custo de lance: um custo médio por resultados otimizados de CPM, que vai variar acima e abaixo do lance, mas deve acabar na média a longo prazo;
  • Menor custo: o sistema de anúncios usa o orçamento do grupo de anúncios para gerar o máximo de resultados possível com o menor custo por resultado. 

Depois, basta escolher o seu tipo de entrega de anúncios: padrão ou acelerada. A entrega padrão divide seu orçamento igualmente pelas datas da campanha, enquanto a entrega acelerada gasta o seu orçamento o mais rápido possível. 

8. Crie seu anúncio (finalmente)

Depois de tantas configurações, chegou a hora de finalmente configurar o criativo do seu anúncio. Cada grupo de anúncios pode ter até 20 anúncios, com nomes de até 512 caracteres para uso exclusivo interno (identificação). 

Primeiro, você escolhe o formato do anúncio: imagem, vídeo ou Spark. Caso queira focar exclusivamente no TikTok e não nos outros aplicativos da empresa, deve ficar entre vídeo e Spark. 

Adicione as fotos ou vídeos e crie um vídeo com o Gerenciador de Anúncios na ferramenta interna do TikTok. Pesquisas da própria plataforma, inclusive, mostram que fazer isso reduz seu custo por ação em até 46%.

Em seguida, escolha uma thumbnail ou envie uma opção sua. Depois é só completar com o texto do anúncio e o link. 

O anúncio passará por um processo de revisão e aprovação antes de começar a rodar. Para criar um Spark, é necessário autorização do criador original do conteúdo que quer usar – eles enviarão um código de acesso para você inserir no gerenciador.

Promova conteúdo existente no TikTok

Assim como o Facebook e o Instagram permitem que você impulsione conteúdo pré-existente, o TikTok tem a mesma funcionalidade. Para fazer isso, basta:

  • Entrar no perfil do TikTok, clicar nos três pontos para abrir as configurações e selecionar as ferramentas de Criador;
  • Escolher Promover;
  • Escolher o vídeo que quer impulsionar;
  • Definir o objetivo do anúncio: mais visualizações, mais visitar em site ou mais seguidores;
  • Escolher sua audiência, orçamento e duração;
  • Preencher as informações de pagamento e começar a rodar. 

Configurações do TikTok Ads

Os vídeos do TikTok rodam em uma proporção de 9:16, 1:1: ou 16:9, mas os vídeos 9:16 (verticais) tem uma melhor performance. A resolução mínima é de 540x960px, mas os vídeos com resolução de 720px tem os melhores resultados. Além disso, os formatos aceitos são mp4, .mov, .mpeg, .3pg e .avi. 

A duração dos anúncios permitida atualmente é de 5 segundos a 1 minuto, mas o TikTok recomenda que as empresas fiquem entre 21 e 34 segundos para melhores resultados. 

A imagem de perfil deve ser quadrada e não pode passar de 50KB, enquanto o vídeo deve ter no máximo 500MB. Já para os anúncios do Spark, qualquer configuração é válida. 

Quanto custa anunciar no TikTok?

Atualmente, os anúncios do TikTok são baseados no modelo de leilão. É possível controlar os gastos diariamente ou com um limite total. 

Para as campanhas, o mínimo é de 50 dólares diários ou para duração máxima. Os grupos de anúncios pedem um mínimo de 20 dólares diários e para duração máxima há um cálculo de acordo com o número de dias escolhidos. 

O TikTok, contudo, não fala sobre os custos para anúncios individuais, mas dá três dicas fundamentais para quem quer fazer seu TikTok Ads rodar:

  1. Caso esteja usando o Limite de Leilão ou Custo de Leilão, escolha seu orçamento de campanha como Sem Limite e o orçamento diário do grupo como 20 vezes o custo por ação desejado (CPA);
  2. Para Otimização de Eventos em App, escolha um orçamento inicial de pelo menos 100 dólares ou 20 vezes seu objetivo (CPA) – o que for mais alto;
  3. Para campanhas de Conversão usando o Menor Custo, escolha um orçamento inicial de ao menos 100 dólares ou 20 vezes o seu objetivo (CPA) – o que for mais alto.

TikTok Ads, um novo desafio

O Marketing Digital sempre apresenta novos desafios para as empresas. É fundamental se manter atualizado e encarar as novas tendências de frente. Com o TikTok, não poderia ser diferente. 

As empresas que quiserem se manter nesse mercado precisarão adaptar a forma de comunicação com os consumidores e devem estar atentas às novas plataformas surgindo a todo momento.

Quem adotar o TikTok Ads nesse primeiro momento terá uma vantagem competitiva enorme comparada aos concorrentes, que entrarão em um mercado mais competitivo e saturado. Quer saber mais sobre Marketing Digital e dicas de anúncios? Fale com a E-Dialog.

8 passos para ir além dos likes e tornar suas Redes Sociais lucrativas

Preencha o formulário para acessar o eBook com as estratégias para dar o próximo passo nas redes!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.