Como fazer uma transmissão ao vivo em 10 passos – e quais as principais ferramentas

Resultados Digitais
Resultados Digitais29 de agosto de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

Já se perguntou como fazer uma transmissão ao vivo? Seja você produtor de conteúdo, empreendedor digital ou até profissional do mercado de eventos, esse recurso possui valor estratégico e potencial de impulsionar resultados.

Não à toa, as lives são cada vez mais frequentes nas redes sociais e outras plataformas. Apesar de ser algo acessível e teoricamente simples, é necessário ter cuidados especiais antes de transmitir o seu conteúdo ao vivo.

Pensando nisso, preparamos este guia especial para você aprender como fazer uma transmissão ao vivo. Também listamos as principais ferramentas disponíveis no mercado para te ajudar a escolher onde fazer a sua live.

RD Station

Transforme seus seguidores nas redes sociais em clientes com o RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, seus seguidores no nas redes sociais poderão dar um próximo passo e receber mais conteúdo sobre o seu negócio, virando clientes! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Como fazer uma transmissão ao vivo?

Existem muitos pontos com os quais você precisará se preocupar para garantir que a sua live será um conteúdo de valor. É necessário focar não só em questões técnicas, mas também no planejamento. A seguir, você pode conferir como fazer uma live em 10 etapas cruciais.

transmissão ao vivo como fazer

1. Defina o objetivo da sua transmissão ao vivo

Antes de qualquer coisa, é necessário pensar em qual é o objetivo da sua live. Ele pode variar desde vender um produto ou serviço, atrair visitantes para a sua página ou até ampliar o alcance do seu evento. Isto permitirá que você saiba como orientar todo o seu planejamento nas etapas seguintes.

2. Faça o planejamento de conteúdo

Depois de definir as metas, a etapa seguinte é fazer o planejamento de conteúdo da sua live. Ou seja, é o momento definir todas as questões editoriais desde o tema até os participantes.

Quem sabe faz ao vivo? Apesar deste ditado ser popular, é importante escrever um roteiro com os principais pontos a serem seguidos. Ao fazer a live com preparo, você garantirá que ela terá maior qualidade.

3. Use câmeras com imagem de alta qualidade

Falando sobre os equipamentos, é importante ter uma câmera de qualidade - ou mais de uma, caso o objetivo seja uma produção mais profissional. Caso o objetivo seja economizar, use uma filmadora com saída limpa, webcam ou até a câmera do celular. Mas fique de olho: a qualidade da imagem precisa ser boa.

E se o objetivo é investir um pouco mais? Use uma câmera clean output, ou seja, com uma saída HDMI limpa. Isso permitirá que você visualize a imagem da câmera sem as informações técnicas na tela. Para garantir uma boa imagem, use uma com suporte Full HD.

4. Cuide do cenário e da iluminação da live

E ainda falando sobre a imagem, não se esqueça de produzir o cenário de sua live. Seja num estúdio ou até escritório, é importante se certificar que o ambiente estará esteticamente agradável.

Além disso, é importante ter cuidado especial com a iluminação. A dica é não depender da iluminação natural e, por isso, usar equipamentos com uma luz fria, que possui uma cor esbranquiçada.

5. Use equipamentos de captação de áudio de alta qualidade

Continuando a lista de equipamentos, é necessário garantir uma boa qualidade de áudio para a sua live. Para o público ouvir de maneira clara, é necessário não confiar na captação de áudio da própria câmera e usar um microfone.

Entre os equipamentos mais eficientes, use um microfone de lapela. Ele captará o som de maneira direcionada e com mínimas transferências externas. Não esqueça de verificar se ele é compatível com o dispositivo.

6. Tenha uma boa conexão de internet para a transmissão ao vivo

Como se pode imaginar, é imprescindível ter uma boa conexão de internet para fazer uma transmissão ao vivo. Afinal, estamos falando de um formato de conteúdo onde a qualidade da imagem e som fazem a diferença.

Existem alguns sites para testar a qualidade da conexão e que podem ser usados. Fique de olho na velocidade de upload, que mostra o envio de dados de seu dispositivo à rede. Lembre-se: sua live se adaptará à rede sendo utilizada e, por isso, é importante ficar de olho neste aspecto técnico para evitar travamentos e até quedas.

E como garantir que sua conexão estará boa? Uma boa alternativa é contratar um link de internet dedicado para a live.

7. Use um encoder profissional

Existem muitas plataformas possíveis para você utilizar na sua transmissão ao vivo - falaremos sobre elas adiante. Além delas, é importante atentar para o uso de soluções profissionais para garantir uma qualidade ainda maior.

Além de uma equipe de produção de vídeo profissional, vale ressaltar o uso de um encoder. Trata-se de um software que converte todos os dados gravados pelos equipamentos e permite o uso das imagens em outras ferramentas - para isso, você precisará usar a chave de stream fornecida pelo programa.

Entre as principais opções disponíveis, vale ressaltar o OBS Studio e Vmix por se tratarem de programas acessíveis e de fácil uso.

8. Faça testes antes de entrar ao vivo

Para garantir que sua live não enfrentará problemas técnicos, é imprescindível que você faça testes antes de entrar ao vivo. Verifique se todos os equipamentos estão nos conformes, deixe o cenário organizado, cheque a conexão de internet e se todos os softwares estão prontos para a transmissão. Acredite: isso faz a diferença.

9. Garanta o engajamento com o público

E como é uma transmissão ao vivo, é importante garantir o engajamento com o público. Assim, será mais fácil reter a atenção destas pessoas e mantê-las na transmissão. Sem isso, sua live poderá ter menos sucesso do que o desejado.

Todas as plataformas de transmissão ao vivo oferecem um chat com opções de interação - seja com mensagens e até emojis. Dependendo do porte da sua live, é interessante colocar alguém para moderar esta sessão.

Aqui, o segredo é incentivar o público a enviar perguntas, opinar sobre o conteúdo e por que não interagirem entre si? Vale tudo para engajar estas pessoas e potencializar a sua live.

10. Mensure os resultados da sua live

E não pense que acabou quando você encerra a transmissão. É necessário mensurar os resultados através de KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho. Como fazê-lo? Olhe para os objetivos para definir o KPI primário da sua live. Depois, escolha os KPIs secundários, ou seja, dados que te ajudarão a saber se a meta foi atingida.

Desta forma, você conseguirá analisar todos os resultados de sua ação com propriedade. Além disso, mensurar os resultados te ajudará a estruturar suas próximas ações envolvendo transmissões ao vivo de maneira mais eficiente.

Qual plataforma para transmissão ao vivo escolher?

Com a difusão do recurso de transmissão ao vivo, existem muitas plataformas para live disponíveis no mercado. Qual escolher? A resposta desta pergunta depende de muitos fatores - afinal, todas as ferramentas possuem valor estratégico.

Para escolher onde fazer live, é importante conhecer a sua persona e ter em mente os objetivos da sua transmissão. Assim, você poderá analisar as particularidades de cada plataforma e saber qual - ou quais - são mais adequadas.

A seguir, você pode conferir quais são as principais opções de ferramentas para fazer transmissão ao vivo e o que cada uma pode oferecer.

1. Redes Sociais

Primeiramente, você pode recorrer às principais redes sociais - seja Instagram, Facebook YouTube ou até o LinkedIn. Por se tratarem de plataformas gratuitas, você pode direcionar seu investimento para outros aspectos técnicos da live.

Além disso, dá para usar o recurso para aumentar o alcance da sua transmissão e ter maior visibilidade para a marca - e, por que não impulsionar seus canais de social mídia?

Quer saber como fazer lives nas principais redes sociais? Confira este guia.

2. Software de transmissão ao vivo

E se o objetivo é utilizar uma plataforma própria, adaptada à identidade visual da sua empresa? Existe a possibilidade de você utilizar um software de transmissão ao vivo.

Diferentemente das redes sociais, esta ferramenta pode ser usada para a criação de uma live privada. Ou seja, o acesso com senha garante o sigilo de informações e até permite a opção de monetização.

Por se tratar de um ambiente proprietário, esta opção permite que você tenha mais informações sobre a sua audiência através de relatórios. Desta forma, pode-se também usar sua transmissão ao vivo na captação de leads.

3. Plataforma OTT

Pegando o gancho do item anterior, outra solução é fazer a sua live diretamente de uma plataforma OTT. Trata-se de um conceito de distribuição de conteúdo diretamente ao usuário via streaming.

Apesar de parecer algo restrito a gigantes como Netflix e Amazon, esta plataforma de vídeos exige investimentos cada vez menores e se torna mais acessível com o avanço tecnológico. Sem contar na possibilidade de utilizar diversos formatos de conteúdo, incluindo lives.

Todos os benefícios do programa de transmissão ao vivo se aplicam a esta opção. Aqui, é possível usar as lives para criar uma comunidade e como um dos pilares da sua estratégia de conteúdo.

4. Multistreaming

O que acontece se você quiser transmitir a sua live em mais de uma plataforma? Esta possibilidade é real graças ao que chamamos de multistreaming. Para isso, é necessário usar um programa retransmissor multiplataforma.

Vale ressaltar que esta opção não exclui a necessidade de usar um encoder profissional. Será necessário usar a chave do stream disponibilizada pelo software.

Como é possível imaginar, o alcance é ainda maior com esta solução. No entanto, é importante ressaltar que demandará maior esforço para manter a interatividade - afinal, serão mais chats para monitorar.

Existem algumas opções como Restram.io e Streamyard disponíveis no mercado. São opções que disponibilizam algumas funcionalidades gratuitamente, embora é necessário investir para usar todos os recursos.

Este artigo foi escrito pela Netshow.me. Fundada em 2013, a empresa já realizou mais de 10 mil transmissões ao vivo no mundo inteiro - e a sua pode se juntar a este número.

Kit Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Criar conteúdo é um desafio? Você fica travado na hora de traçar um plano? Acesse recursos e soluções utilizados e recomendados pelo LinkedIn e pela RD!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Auditoria de conteúdo: a estratégia que usamos para crescer em mais de 70% o tráfego orgânico em 2020
Marketing
Webinar: o que é, como fazer e como gerar resultados incríveis!
Marketing
Content Upgrade: Como produzir posts com altas taxas de conversão + 6 dicas e exemplos reais