Twitter Analytics: como usar a ferramenta e analisar as estatísticas de um perfil

Você sabe como funciona o Twitter Analytics? Conheça os principais pontos desse recurso e saiba como analisar os resultados de suas ações nessa rede social

Flaubi Farias
Flaubi Farias26 de maio de 2018
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Você sabe como a ferramenta Twitter Analytics pode ajudar sua empresa a se destacar nesse canal e, de quebra, entregar alguns insights importantes sobre a sua audiência?

Como qualquer canal de Marketing Digital, não vale apenas promover, é preciso mensurar os dados para entender os resultados da operação.

No Twitter não é diferente. E é sobre isso que vamos falar nesse post.

A rede social virou febre no Brasil na época do seu lançamento. No entanto, desde 2013, o número de usuários vem diminuindo, segundo o site Statista.

Já segundo a pesquisa Content Trends, o microblog tem perdido adesão entre as empresas, indo do 2° para o 5º lugar no ranking das redes sociais mais usadas por negócios. Dentre os usuários em geral, é a 8ª rede social mais utilizada no país.

Apesar dessa perda de usuários ativos, o Twitter continua uma boa opção para empresas que querem gerar tráfego qualificado e Leads, além de interagir diretamente com o público — você pode ver mais informações no post 7 motivos pelos quais ainda vale a pena usar o Twitter como ferramenta de marketing.

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Twitter Analytics: o que é e para que serve?

Twitter Analytics é a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Twitter para análises. Como qualquer outro canal de Marketing Digital, se você publica conteúdos ou campanhas no Twitter, precisa analisar os resultados para medir se o investimento está valendo a pena.

As ações da sua empresa e dos seus seguidores que são mensuradas no Twitter formam uma rica base de dados. Você pode usá-la para ter insights que permitem entender seu público e direcionar sua estratégia.

Usando as ferramentas do Twitter Analytics você pode entender o que funciona, o que não funciona e saber como aproveitar melhor essa rede social para seu negócio.

Basicamente, podemos resumir os benefícios de uma análise em 5 pontos:

  1. Conhecer melhor sua audiência
  2. Entender de qual tipo de conteúdo seu público gosta mais
  3. Descobrir os melhores horários de postagens
  4. Analisar se os anúncios estão entregando resultados

Agora que falamos sobre o Twitter e por que se faz necessária uma análise nessa rede social, é hora de falarmos de métricas.

>> Leia também: Saiba o que são trending topics e como usar a ferramenta na sua estratégia de marketing

Quais métricas o Twitter Analytics mostra?

Como qualquer outro canal, o Twitter está cheio de métricas. É preciso entender quais são elas e determinar quais de fato farão diferença em uma análise.

Algumas das principais métricas que o Twitter Analytics mostra são:

Métricas da página inicial

  • Tweets: total de posts que seu perfil publicou no Twitter;
  • Impressões: quantas vezes os seus tweets foram visualizados pelos usuários;
  • Visitas ao perfil: quantas visitas o seu perfil teve no último mês;
  • Menções: quantas vezes seu perfil foi mencionado por usuários do Twitter;
  • Seguidores: quantos seguidores você tem e quantos novos seguidores seu perfil ganhou no último mês;
  • Tweet de destaque: o tweet que ganhou mais impressões em um determinado mês;
  • Menção de destaque: o tweet com mais impressões em que outro usuário do Twitter menciona seu nome de usuário;
  • Seguidor de destaque: seu seguidor com o maior número de seguidores. Esse dado mostra um potencial influenciador e parceiro para seu negócio.

Métricas por tweet

  • Impressões: número de vezes que os usuários viram o tweet;
  • Engajamentos: número total de vezes que um usuário interagiu com um tweet. Isso inclui todos os cliques em qualquer lugar no tweet (como hashtags, links, avatar, nome de usuário e expansão do tweet), Retweets, respostas, seguidores e favoritos;
  • Taxa de participação: número de engajamentos (cliques, retweets, respostas, seguidores e favoritos) divididos pelo total de número de impressões;
  • Cliques no Link: número de vezes que as pessoas clicaram no link compartilhado junto com o tweet;
  • Retweets: número de vezes que as pessoas compartilharam (ou, na linguagem da rede social, retweetaram) o tweet;
  • Favoritos: número de vezes que as pessoas favoritaram (o equivalente a curtir) o tweet.

>> Leia mais: Social analytics: o que é e como analisar os dados das redes sociais da empresa?

Twitter Analytics: visão geral sobre o dashboard de análise

Para fazer as primeiras análises, acesse o endereço http://analytics.twitter.com/ ou clique no ícone de seu perfil, no topo da página, e em estatísticas.

twitter analytics

Página Inicial

Essa é a visão geral do seu relatório do Twitter, que conta com estatísticas detalhadas rastreadas todos os meses.

Além disso, essa parte é uma espécie de “galeria de seus maiores sucessos”. Nessa aba, o Twitter destaca seus Tweets com melhor desempenho e mostramos quem influencia sua rede.

Aqui você encontra dados bastante amplos, como:

  • Tweets
  • Impressões do tweets
  • Visitas ao perfil
  • Menções
  • Seguidores
twitter analytics

Tweets

Essa aba mostra um gráfico geral de quantas impressões os tweets tiveram nos últimos 28 dias (ou em outra data que você escolher). A barra azul mostra as impressões e a cinza mostra o número de tweets.

No canto direito, um resumo com uma média de quantas impressões seu perfil teve por dia. É um dado interessante para analisar de forma ampla como está o alcance de seu perfil.

Abaixo, no painel de atividades do tweet, você encontra mais detalhes, como dados de impressões, engajamento e taxa de participação de todos os tweets publicados na data pré-definida. As abas são:

  • Tweets
  • Tweets em destaque
  • Tweets e respostas
  • Promovido
twitter analytics

No canto inferior direito há um outro destaque, mostrando dados de engajamento. Nessa parte, é possível ver uma taxa de participação e médias diárias de cliques no link, retweets, favoritos e respostas.

Exportar dados do Twitter Analytics

Você pode também exportar os dados do Twitter Analytics para um arquivo CSV.

Ao abrir esses dados no Excel ou Google Sheets você consegue cruzar informações e detalhar com profundidade os dados desejados.

Para fazer isso, clique em Exportar na parte superior direta do dashboard. Automaticamente, um arquivo CSV será baixado para seu computador.

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Públicos

O painel Dados do público contém informações importantes sobre as pessoas que seguem você no Twitter. Você pode acompanhar o aumento (ou queda) de seus seguidores ao longo do tempo e saber mais sobre seus interesses e os dados demográficos.

A aba de públicos também oferece um comparativo com públicos personalizados e a audiência total do Twitter.

Alguns dados mais detalhados que o painel oferece são:

  • Dados demográficos: sexo, idiomas, idade, país, região;
  • Estilo de vida: interesses, gêneros de tv;
  • Dados sobre uso de dispositivos móveis: operadora de rede sem fio, categorias de dispositivos.
twitter analytics

Eventos

Essa aba de análise mostra quais são os feriados, filmes, esportes e eventos em geral que estão sendo comentados no Twitter.

É uma visão interessante e que pode render bons insights para você criar conteúdos e campanhas relacionadas a esses eventos.

A visão geral é assim:

twitter analytics

Ao clicar no evento, uma nova tela é mostrada com informações como sexo, idade, principais países e dispositivos dos usuários que estão falando sobre o evento escolhido.

Mais

Na aba “Mais”, há alguns relatórios extras que você pode usar dentro do Twitter. São eles:

  • Vídeos: relatório similar ao de “tweets”, mas focado apenas nos vídeos publicados;
  • Gerenciador de aplicativos: aqui você pode criar promoções de aplicativo para celular.
  • Rastreamento de conversões: aqui você pode instalar uma website tag universal para rastrear com detalhes as conversões de seu website. O próprio Twitter oferecer um tutorial de como criar e instalar a tag.

Analisar tráfego e conversões do Twitter no Google Analytics e no RD Station

O Twitter Analytics oferece muitos dados importantes para você entender o seu público. Contudo, se você utiliza o Twitter para geração de tráfego e Leads, é importante combinar essas análises com outras ferramentas para ter uma visão mais ampla de como está o desempenho de sua estratégia.

Nesse tópico, vamos falar sobre como acompanhar esses dados em duas ferramentas: o Google Analytics e o RD Station.

No Google Analytics

O Google Analytics oferece uma análise aprofundada de todo o tráfego gerado via Twitter.

A forma mais simples de verificar esses dados é na aba Aquisição. Nessa aba, você consegue ver todos os canais que geraram tráfego para seu site, incluindo o canal social.

análise social no google analytics

Clique em Social para ter um maior detalhamento dos dados e  ver o tráfego de cada rede social separadamente. Encontre o Twitter e veja quanto tráfego via Twitter seu site recebeu.

Para detalhar ainda mais, procure por dimensão secundária e digite Página de destino na busca.

Isso vai mostrar quais páginas foram acessadas por meio de um link no Twitter.

google analytics

No RD Station

O RD Station monitora as conversões que tiveram origem em tweets agendados pela ferramenta.

Isso funciona da seguinte forma: toda vez que um tweet é compartilhado via RD Station, é inserido um parâmetro em todo link compartilhada nesse tweet. Esse parâmetro é o rdst_srcid (rd station source id). Ele não altera em nada a sua página, é apenas para monitorar o tráfego.

Com isso, você consegue visualizar na tela de Resultados de postagem os seguintes resultados:

  • Favoritos
  • Retweets
  • Conversões

Além da contagem de conversões por post na tela de resultados da funcionalidade Postagens em Mídias Sociais, é possível também conferir a origem da conversão nas Atividades do Lead, conforme o exemplo abaixo:

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Para saber mais leia esse artigo da Central de Ajuda do RD Station.


O Twitter, apesar de ter sofrido uma queda na audiência, continua sendo um canal importante para geração de negócios. Desse modo, vale a pena analisar os dados vindos desse canal e entender qual o impacto que a rede social está tendo em sua estratégia de Marketing Digital.

Por fim, perguntamos: sua empresa utiliza o Twitter como ferramenta de marketing? Deixe seu comentário abaixo!

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Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

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