Notícias da Semana: CEO do Twitter quer que você tenha um Twitter para chamar de seu

Jack Dorsey anunciou o projeto Bluesky, que quer gerar um protocolo aberto para redes sociais, funcionando de forma descentralizada, como o email

Bruno Volpato
Bruno Volpato13 de dezembro de 2019
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Sexta-feira, 13 de dezembro, e chegamos ao último post semanal de notícias de 2019. Calma, não se trata de azar: na próxima sexta-feira, vamos publicar um resumão com as principais notícias de tecnologia e Marketing Digital que apresentamos aqui no blog! E, depois, entramos em férias, voltando com nosso tradicional giro no dia 10 de janeiro.

Quem parece estar usando o fim de ano para pensar na vida é o CEO do Twitter, Jack Dorsey. No post de hoje, o destaque é novamente para esse rapaz, que anda tentando desfazer alguns passos em falso do passado. Deve ser interessante quando as suas resoluções de fim de ano podem afetar uma boa parte da humanidade, não é mesmo?

Trazemos também o relatório de trends para 2020 do Facebook. Eles sabem bastante sobre nós, então vale a pena conferir as previsões. Falando em ano que vem, aproveite para assinar a nossa newsletter e garantir que estará por dentro das novidades! É só preencher o formulário abaixo. E boa leitura!

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CEO do Twitter quer que você tenha um Twitter para chamar de seu

Nos últimos anos, Jack Dorsey é o CEO de bigtech que mais vem tentando corrigir alguns passos errados do passado. O fundador do Twitter volta e meia usa a sua conta pessoal na rede social para fazer anúncios surpreendentes - e nesta semana isso aconteceu de novo. Como sempre, as opiniões saíram divididas, mas a internet se envolveu no debate.

A seguir, você pode clicar para ver a thread completa do anúncio:

Twitter is funding a small independent team of up to five open source architects, engineers, and designers to develop an open and decentralized standard for social media. The goal is for Twitter to ultimately be a client of this standard. ????

— jack ???????????? (@jack) December 11, 2019

Se você leu toda a thread, reparou que Dorsey disse que o projeto levará anos. E se leu as replies, viu muita gente criticando e/ou apontando que o que ele deseja fazer já existe. Em defesa do CEO do Twitter, porém, ele mesmo diz que o time de 5 engenheiros pode tanto criar um protocolo aberto para redes sociais quanto identificar um que já funcione bem.

Bom, então quer dizer que o título bombástico não é bem assim condizente com a realidade? Olha, aparentemente é sim. Dorsey tem levado adiante seus projetos de mudança da internet, como o veto a anúncios políticos no Twitter. Embora a rede social tenha um histórico de podar ferramentas desenvolvidas para usar a API aberta, dá para se animar.

Por que isso é importante?

Feitas as ressalvas, a iniciativa de Jack Dorsey tem vários pontos positivos. O projeto, que se chama Bluesky, é aberto e independente, buscando a adesão de pesquisadores e comunidades interessadas. Afinal, a ideia é descentralizar a coisa toda, ou seja, tirar das gigantes das mídias sociais o controle total do que é dito hoje na internet.

O Twitter, inclusive, passaria a ser um cliente da Bluesky. A coisa funcionaria mais ou menos como os emails, em que você pode mandar de um Gmail para um Hotmail, por exemplo. Os “Twitters” rodariam em servidores independentes, provavelmente utilizando tecnologia blockchain, de acordo com o próprio Dorsey.

Na thread ali em cima, o CEO do Twitter cita os pontos que mais lhe são caros nessa história toda. Descentralizar o controle de discurso abusivo e diversificar os algoritmos, potencialmente gerando conversas mais saudáveis, são as principais metas de Dorsey.

Algumas redes menores já tentaram fazer isso e acabaram virando verdadeiros poços de chorume, mas a ideia é encontrar tecnologias que funcionem e potencializá-las. Ou então criar algo novo do zero. Logo, experiência anteriores fracassadas servem de lição.

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Facebook lança relatório de trends para 2020

O Facebook IQ, braço de análise de marketing e estatísticas do Facebook, lançou seu relatório anual de previsão de trends e assuntos para o ano seguinte. Na edição focada em 2020, pela primeira vez outros mercados além dos Estados Unidos foram avaliados. E o Brasil está na lista, acompanhado de Argentina e México na América Latina.

O estudo levou em consideração temas ligados a 6 grandes grupos: Arte e Design; Beleza e Moda; Entretenimento; Comida e Bebida; Mente e Corpo; e Viagem e Lazer. A metodologia foi identificar padrões em postagens feitas de janeiro de 2018 a junho de 2019. De acordo com o Facebook, nesse período surgiram tendências que vão bombar em 2020.

A ideia é que as empresas apostem nesses trends identificados pelo Face. Ao menos nas ações feitas dentro da rede social, embora a pesquisa leve em consideração outras fontes de informação. Quer saber o que, supostamente, vai fazer barulho no Brasil? Então anote aí: cultura maker e nostalgia dos anos 80. Pois é.

Globalmente, de acordo com o relatório, algumas tendências se destacam, como a consciência ambiental, a busca por novos formatos de consumo de conteúdo e a tentativa de fazer coisas mais simples, tornando-as especiais. Vale a pena ver o documento completo, que oferece insights que podem ser úteis para a sua empresa no Facebook.

Links relacionados:

De acordo com o Google, buscamos heróis e heroínas em 2019

O Google também lançou um relatório nesta semana, porém olhando para o ano que passou. Os termos mais buscados em todo mundo foram divididos em várias categorias e ranqueados por país. Você pode perder umas boas horinhas vendo o que o mundo pesquisou em 2019, conhecendo um pouco de cada país e cultura.

Porém, se quiser um resumo inspirador, o Google montou um vídeo com alguns dos principais fatos do ano. De acordo com a gigante das pesquisas, o planeta Terra vive um momento de procura por heróis e heroínas, tanto na vida real quanto no cinema e nos esportes. Dê um play no vídeo abaixo e se emocione!

Resultados Digitais lança eBook para mostrar como usar pop ups da forma certa

Quando feitos da maneira correta, os pop-ups transformam Leads em clientes. A história de que pop-up irrita só acontece quando a oferta não gera nenhum valor. Para entender isso, lançamos um eBook com exemplos de pop-ups campeões de conversão!

Saiba, por exemplo, quais são os momentos adequado para disparar pop-ups. Sim, porque não se trata de aparecer a qualquer hora e mais atrapalhar do que ajudar. Acesse agora o material gratuito e tenha inspiração para criar o seu!

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Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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