Twitter Cards: como usar os cartões para ir além dos 140 caracteres

Conheça os tipos, exemplos de aplicações, como configurar e como medir os resultados dos cards do Twitter para alcançar melhores resultados na rede!

Flaubi Farias
Flaubi Farias20 de janeiro de 2016
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Você sabia que um tweet pode carregar, em seu conteúdo, mais do que um tweet?

Dentre os vários desafios existentes para quem administra um perfil nessa rede, um dos principais é conseguir passar a mensagem da melhor maneira possível utilizando o menor número de caracteres. Outro, é conseguir a atenção da audiência em uma rede social altamente competitiva.

Um hack simples que o Twitter oferece para você aprimorar o conteúdo de seus tweets, tornando-os mais atrativos, autênticos e completos, é o chamado Twitter Cards.

Nesse post, vamos explorar o conceito, os tipos, exemplos de aplicações, como fazer a configuração e como medir os resultados dos cards do Twitter para que sua empresa passe uma experiência diferenciada a seus seguidores. Vamos lá!

O que são Twitter Cards

Se você tem um perfil no twitter e usa a rede social, pessoal ou profissionalmente, há uma grande possibilidade de você já ter visto um card em algum tweet.

Um vídeo no youtube incorporado diretamente no feed, um aplicativo para download ou um card de link com resumo, parecido com os links do Facebook, são exemplos de cartões bem comuns na rede.

Resumindo o conceito, Twitter Cards são cartões que carregam informações extras sobre um determinado tweet e que são mostradas para o público na própria rede, sem a necessidade de o usuário sair do Twitter para descobrir o que realmente há nesse link. Uma poderosa arma principalmente para usuários que estão utilizando o aplicativo do Twitter para dispositivos móveis, onde a tendência a deixar o app para acessar outra página é significativamente menor do que no navegador.

Por exemplo, você pode assinar uma newsletter, assistir um vídeo, ver uma foto ou baixar uma aplicativo sem sair do Twitter, o que facilita (e muito!) a navegação.

Para deixar mais claro, vamos explorar no próximo tópico várias opções de Twitter Cards que podem ser utilizadas para diferentes objetivos. E mais adiante, vamos mostrar também como você pode incorporar os cards em seu site.

Tipos de cards e exemplos práticos de uso

As possibilidades de uso dos cards do Twitter são bem diversificadas. O uso desses cards pode funcionar para diversos fins, e cada empresa pode tirar proveito de uma forma diferente, basta aplicar para a realidade de seu negócio.

Há 5 tipos de Cards que podem ajudar sua empresa a ter melhores resultados dentro do Twitter.

1. Cartão de resumo

Os cartões de resumo (summary cards) são os mais comuns do Twitter. É um card ideal para posts de blogs, pois mostra um box com título, descrição e uma imagem em destaque.

Com esse cartão você pode significativamente colocar muito mais informações do que 140 caracteres. É um artifício utilizado para aumentar o CTR, desde que configurado corretamente. É o cartão padrão que usamos atualmente no blog da Resultados Digitais.

  • Título: até 70 caracteres
  • Descrição: até 200 caracteres
  • Imagem: no mínimo 120×120 pixels e no máximo 1MB
twitter cards - resumo

2. Cartão de resumo com imagem grande

Assim como a opção acima, o cartão de resumo com imagem grande oferece informações preciosas para o leitor.

Basicamente a crucial diferença desse cartão em relação ao anterior é que neste caso a imagem aparece maior no card. Como você pode ver no exemplo abaixo.

  • Título: até 70 caracteres
  • Descrição: até 200 caracteres
  • Imagem: no mínimo 280x150 pixels e no máximo 1MB
twitter cards - resumo com imagem grande

3. Cartão de aplicativo

Se você possui um aplicativo, você pode usar o App Card do Twitter para estimular seus seguidores a baixarem seu software. O card é desenvolvido para eliminar a etapa em que o usuário precisa ir para um link externo para pode fazer o download. Muito útil sobretudo para aplicativos mobile.

O card de aplicativos mostra um título, uma descrição, um ícone e atributos como preço e classificação. Vale ressaltar que, para configurar esse cartão, é preciso que seu aplicativo esteja disponível na App Store ou Google Play. Feito isso, sempre que você publicar um link para download de seu aplicativo, o card automaticamente será anexado ao tweet.

spotify download twitter card

4. Cartão de player

Um player card possibilita que um tweet reproduza vídeos e áudios dentro do próprio tweet. Esse card é ideal para informações multimídias. Plataformas como Youtube, Vine, Vimeo e Soundcloud já estão integradas com o Twitter Cards. Portanto, você não precisa fazer nada extra, apenas colar o link junto ao tweet para que o player apareça pronto para ser reproduzido.

Com esse cartão, os seguidores podem obter uma visualização prévia e reproduzir os conteúdos com um único clique, sem precisar abandonar a rede.

the rolling stones twitter card

5. Cartão de Geração de Leads

Se o foco de sua empresa está na geração de Leads, há um card específico no Twitter para essa ação. Adicionar esse cartão em seus tweets permite que os seus seguidores expressem interesse em seu negócio sem preencher um formulário fora do Twitter.

Quando o tweet é expandido, o usuário visualiza uma oferta e um call-to-action. Ao clicar no CTA, o nome, a conta e o email do usuário já é automaticamente preenchido. Dessa forma, com um único clique o usuário pode se tornar um Lead.

  • Título: até 50 caracteres
  • Call to action: até 20 caracteres
  • Mensagem de agradecimento (opcional) : Até 100 caracteres
  • Imagem: mínimo de 800x200 pixels, proporção 4:1 e máximo de 3MB
twitter cards - gerar leads

Como configurar os cards do twitter em seu site

Agora que já explicamos o conceito e as diversas opções de cartões para tornar seus tweets mais atrativos, vamos falar sobre como você pode instalar esses cartões em seu site.

Em primeiro lugar, você deve escolher qual card vai utilizar em sua estratégia. Cada card possui uma particularidade em relação à sua configuração. Vamos lá.

Resumo

Há duas formas de configurar os cards de resumo para seu site. Se você deseja implementar manualmente no código de seu site, há um documento completo do Twitter explicando como o procedimento deve ser feito.

Basicamente, o que deve ser feito é adicionar uma tag na seção Head do Html da página. Como por exemplo:

<meta name="twitter:card" content="summary" />

Para facilitar, os cards do twitter possuem integração com vários tipos de CMS’s, como WordPress, Blogger e Tumblr. No WordPress, que é o CMS usado pela Resultados Digitais, há 3 plugins que facilmente resolvem esse processo.

PS: Por padrão, postagens no Blogger e Tumblr já possuem os cards incorporados.

Importante: Não esqueça de validar os cards!

Depois de feita uma das etapas acima, é preciso confirmar e validar o card. Essa ação é bastante simples, tudo o que você precisará fazer é acessar https://cards-dev.twitter.com/validator.

Uma vez que você acessar o link de validação, você vai inserir o domínio principal de seu site ou blog, clicar em validar e conferir. Você pode fazer isso também para seus posts futuros para visualizar previamente como eles serão compartilhados.

card validator la parola

Aplicativo

Os cards de aplicativos são automaticamente configurados desde que seu app esteja ou na App Store ou na Google Play. Não há necessidade de configuração extra, pois todas as informações são importadas da loja pela Twitter.

Isso permite, inclusive, que tweets de outros usuários com o link de download para seu app seja compartilhado com o card.

Player

O Player Card do Twitter precisa de uma configuração um pouco mais avançada. Claro que isso só ocorre se a plataforma que você utiliza ainda não foi integrada e aprovada pelo Twitter, o que diretamente exclui Youtube, SoundCloud, Vine, Vimeo e outras.

Conforme a documentação do Twitter, para habilitar os player cards, você precisa seguir o pacote de primeiros passos do cartão do Twitter, que inclui as seguintes etapas:

  • Descompacte o conteúdo em um caminho de acesso público no seu website;
  • Abra o arquivo index.html e verifique se os valores twitter:image, twitter:player e twitter:player:stream apontam para seus locais de servidor e arquivo;
  • Verifique se todos os caminhos são especificados como seguros (https://);
  • Teste sua URL (consulte a seção Como testar seu Cartão).

Leads

Assim como o cartão de player, o cartão de geração de Leads também necessita de passo adicionais para configuração.

Para configurar, é preciso usar a plataforma de Twitter Ads. Vá até a aba de Campanhas, depois ao botão Criar nova Campanha e selecione a opção Leads no Twitter.

leads no twitter

Você vai precisar definir um público e orçamento para esse anúncio. Saiba mais detalhes na página de soluções do Twitter para Geração de Leads.

Como medir os resultados dos cards

Depois de saber o que são e incorporar os cards devidamente para seu negócio, o trabalho está encerrado. Certo? Errado!

Uma outra tarefa para quem gerencia as redes sociais é fazer análises e mensurar resultados. Nesse caso, é bastante interessante medir o impacto que os cards estão tendo em suas publicações.

Para começar a medir os resultados, vá até a aba Ads nas configurações do Twitter. Nessa aba, você verá uma série de estatísticas sobre seus cards.

Mas o mais interessante, está em Card Types ou Tipos de Cartão. Nessa parte das estatísticas, você pode obter um comparativo da taxa de cliques dos seus tweets (nos respectivos cards que você utiliza) com a taxa de cliques geral. E também analisar qual card está gerando melhores resultados para seu negócios.

Conclusão

Os cards do Twitter dão a oportunidade de você se destacar em meio a uma rede social tão concorrida. Seja para vender um produto, gerar Leads, ou aumentar o CTR de seus tweets, é uma forma de alcançar melhores resultados em sua estratégia de marketing no Twitter.

Aproveite para seguir a Resultados Digitais no Twitter e também para  conferir outros posts do blog sobre a utilização do Twitter como ferramenta de Marketing Digital:

E você? Já utiliza os cards do Twitter? Compartilhe nos comentários quais são suas experiências e suas dúvidas!

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

Veja também

Marketing
Monitorar redes sociais – matéria no Jornal da Globo
Marketing
3 benefícios de terceirizar seus serviços de marketing para uma agência
Marketing
As principais tendências de Marketing Digital para empresas de tecnologia em 2015