Twitter para empresas: dicas para fazer (e para não fazer) em 140 caracteres

Nayara D'Alama
Nayara D'Alama22 de agosto de 2014
Semana da Transformação Digital

Nós já falamos há bastante tempo sobre motivos para usar o Twitter como ferramenta de marketing. De lá para cá a rede ganhou mais seguidores no Brasil e, apesar de ter perdido para o LinkedIn a segunda posição de mídia social mais usada no país, ainda é uma ótima opção para empresas que querem gerar tráfego qualificado, gerar Leads e interagir diretamente com o público.

Por permitir uma interação mais direta (bastando usar o @ na frente do nome de outro usuário), o Twitter é um bom canal para identificar e interagir com influenciadores. Essa é uma possibilidade de manter um relacionamento mais próximo daquelas pessoas com poder para influenciar outras sobre a sua marca, produtos e serviços.

Se o seu negócio está entrando agora nesse canal (ou já está nele há algum tempo, mas precisa de novas ideias), inspire-se nas dicas abaixo. Muitas delas usamos no Twitter da própria Resultados Digitais. (Siga-nos aqui!)

5 situações para aproveitar o Twitter

1 -  Para quem trabalha com produção de conteúdo e mantém um blog atualizado, esse é um excelente canal para disseminar seus posts novos e atrair visitantes para o seu site. Muitas pessoas usam o Twitter para acompanhar novidades e se manter atualizadas. Veja como a @agenciamestre faz isso:

Além disso, se o público gostar do conteúdo, são grandes a chance de retuitar o post e aumentar seu alcance para outros usuários.

2 - Além de posts no blog, o Twitter é uma boa opção para a divulgação de ofertas em Landing Pages.

Aliás, o uso de pagamento social no Twitter para Landing Pages é ótimo para viralizar ofertas da sua empresa. Veja mais sobre o tema aqui.

3 - Saiu uma notícia da sua empresa em algum meio de comunicação? Um prêmio de reconhecimento? Uma entrevista ou artigo? Aproveite o Twitter para divulgar esse conteúdo.

4 - Sua empresa vai participar ou promover algum evento? Que tal divulgar usando uma #hashtag específica?

Durante o evento também use o canal para disseminar o que está acontecendo em tempo real. O uso da hashtag facilita ao público acompanhar as novidades e interagir.

5 - Se o blog da sua empresa tem um acervo grande de conteúdo, reaquecer esse material é uma boa opção para atrair tráfego. Essa é uma prática que usamos bastante aqui na Resultados Digitais.

Apenas tome cuidado para não publicar conteúdos que já estejam desatualizados.

5 maneiras de escrever um tuite  

Em geral o feed de notícias dos usuários no Twitter é muito dinâmico e cheio de atualizações, o que torna um desafio chamar a atenção com apenas 140 caracteres. Por isso, separamos algumas alternativas para deixar seus posts mais atrativos:

1 - Use perguntas:

 Sua empresa não quer ficar para trás no Twitter, né? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a rede.

Quer saber como eu fiz os exemplos de tuites acima ficarem "retuitáveis"? Veja este post em que ensinamos a criar um botão Tweetar.

E o que sua empresa não deve fazer no Twitter?

Muitas vezes indicar o que não se deve fazer é tão importante quanto a recomendação de boas práticas. Isso vale para o Twitter, pois há alguns erros graves que a sua empresa deve sempre evitar:

- Não bombardear seguidores com conteúdo de venda

Você gosta de usuários que só falam de si e que não compartilham nada que possa agregar para você? O perfil da sua empresa não pode agir dessa maneira e só postar tuites relacionados ao seu produto ou serviço.

Compartilhe conteúdo interessante, educativo e relacionado ao seu mercado. Algo que seja relevante para o público. Dessa forma você aumenta a chance de receber retuites e ganhar novos seguidores.

- Não interagir com seus seguidores

Uma das principais características do Twitter é ser um canal de conversa entre empresa e seguidores. Se um usuário inicia um diálogo ele espera um resposta (e rápida). Não interagir com o público pode decepcioná-lo e fazer sua empresa perder potenciais clientes. Portanto, lembre-se de monitorar novas menções diariamente.

- Exagerar nas abreviações

Ok, sabemos que 140 muitas vezes não é o suficiente para expressar tudo o que queremos, + isso ñ é motivo p/ escrever assim, pfv. Procure sintetizar ao máximo a sua mensagem.

Caso não consiga, existem soluçõe com o o TwitLonger. Mas se o objetivo da rede são mensagens curtas, procure respeitar essa característica. ;)

Dica extra: Twitter Cards

Já ouviu falar nas Twitter Cards? Elas são uma opção do Twitter para agregar conteúdos extras em tuites que têm links para uma página, como o título da página, foto, vídeo, etc. Veja um exemplo abaixo:

Além de deixar o conteúdo mais atrativo e ganhar destaque dos demais tuites, você tem mais chances de gerar tráfego para seu site. Uma maneira interessante de ir além dos 140 caracteres.

Para isso, é preciso adicionar algumas linhas de código nas páginas do seu site. Veja os 7 tipos de cards e o passo a passo de como habilitá-las. (Plataformas como o Wordpress têm plugins que facilitam isso.)

A sua empresa usa o Twitter? Tem alguma outra dica que gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo.

Nayara D'Alama

Nayara D'Alama

Quem escreveu este post

Trabalhou na Resultados Digitais entre agosto de 2013 e setembro de 2019, desenvolvendo diversos projetos nos times de Marketing e de Expansão Internacional.

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