Unboxing: descubra como usar essa estratégia para atrair mais clientes

Entenda como estimular o unboxing entre clientes e influenciadores para tornar o seu produto mais conhecido


Unboxing consiste em desembalar um produto recém-adquirido e analisar suas características frente às câmeras, com o objetivo de compartilhar o vídeo nas redes sociais. O conteúdo também pode incluir demonstrações e comparativos com outros itens.


Certamente você já viu um vídeo de unboxing, seja antes de comprar um produto ou como passatempo. O que talvez você não saiba é que esses conteúdos simples, que consistem em desempacotar um item, mostrá-lo e comentar suas características, podem ser uma ferramenta de marketing poderosa.

Se você tem uma marca ou vende produtos em uma loja virtual, pode se beneficiar especialmente dessa estratégia. Quer saber mais sobre o que é, quais são as vantagens e como usar unboxing para vender mais? Continue a leitura!

O que é unboxing?

Unboxing (termo que pode ser traduzido como “tirar da caixa”) é uma tendência de vídeo nas redes sociais que consiste em desempacotar um produto em frente às câmeras, mostrando suas características e, em alguns casos, fazendo demonstrações e comparativos. 

Os conteúdos são publicados em plataformas como YouTube e Instagram.

O fenômeno começou na área de tecnologia. De acordo com o Yahoo!, o primeiro vídeo do tipo foi publicado em 2006 e apresentava o celular Nokia E61. 

No Brasil, o interesse pelo formato cresceu nos anos 2010, como mostra o gráfico do Google Trends abaixo. Hoje, é possível encontrar vídeos de unboxing de praticamente qualquer tipo de produto.

Os vídeos de unboxing não se multiplicam por acaso. Esse tipo de conteúdo tem alto poder de viralização

A popularidade pode ser explicada pelo sentimento de satisfação que temos ao ver um pacote sendo aberto e descobrir a surpresa que há dentro dele. É como abrir presentes de Natal ou de aniversário.  

Os vídeos de unboxing são viciantes porque passam essa excitação de descobrir algo pela primeira vez. Além disso, permitem que o público veja o produto de maneira mais realista, ao contrário do que ocorre na maioria dos comerciais. Isso auxilia na tomada de decisão. 

Para que serve o unboxing?

Os vídeos de unboxing têm propósito informativo, mas também de entretenimento. Eles permitem que o público veja produtos de perto e acesse opiniões sobre eles antes de fechar a compra, tudo isso de maneira leve e fácil de consumir.

Quem produz esse tipo de conteúdo costuma prestar atenção aos detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos consumidores, mostrando acessórios, brindes e outros itens que estão inclusos na embalagem. 

Quais são as vantagens do unboxing para os ecommerces

O público se interessa por vídeos de unboxing e, mais do que isso, é influenciado por esses conteúdos na tomada de decisão. Sendo assim, essa é uma grande oportunidade para as marcas e lojas, sobretudo as virtuais, fazerem com que seus produtos sejam vistos pelos consumidores. 

Além disso, fala-se muito sobre marketing humanizado nos últimos tempos. Os vídeos de unboxing são uma maneira de fazer isso, seja por meio de influenciadores, seja pelos canais da sua própria loja. 

Por meio desse tipo de conteúdo é possível alcançar pessoas de forma mais honesta e menos comercial. Outra vantagem é o fato de que o unboxing serve para qualquer nicho de mercado

É verdade que os unboxings de celular e outros produtos de tecnologia são muito populares. Mas não é preciso ficar restrito ao segmento. Moda, beleza, comida e brinquedos são mercados de apelo visual que também fazem sucesso, por exemplo. 

Considerando que na internet existem influencers de todos os nichos — e pessoas interessadas em todos os temas — é possível fazer unboxing de praticamente qualquer produto.

Como proporcionar uma boa experiência de unboxing?

Se você tem uma marca ou um ecommerce, saiba que pode estimular que os seus produtos sejam o foco de vídeos de unboxing

Isso pode ser feito ao investir em embalagens mais atrativas, que chamem a atenção do público, mas também enviando itens para influenciadores que já estão acostumados a fazer esse tipo de conteúdo. 

A ideia é que abrir o pacote se torne uma verdadeira experiência — já existe, inclusive, o termo unboxing experience. Trazemos algumas dicas de como fazer a seguir:

Cuide do design e da embalagem

Se a sua empresa desenvolve o produto do zero, é possível caprichar no design das embalagens e do item em si, fazendo com que ele se destaque da concorrência.

Por outro lado, se você só revende os produtos, a dica é caprichar no pacote. A ideia é mostrar que você se importa com todos os detalhes. É importante, também, adicionar um fator surpresa que encante quem abre a caixa, gerando uma experiência de unboxing memorável. 

Você pode ainda incluir uma amostra grátis de outros produtos, um cupom de desconto, instruções e dicas de uso, explicar como devolver ou trocar o produto para facilitar a vida do cliente. 

Além disso, divulgue suas redes sociais e incentive o compartilhamento, criando uma hashtag específica para isso, por exemplo. E não se esqueça de agradecer o consumidor pela compra. 

Entre em contato com os influenciadores do seu nicho

Além de caprichar nas embalagens enviadas para os clientes, é preciso ter cuidado especial com o envio feito para influenciadores. Não se trata só do pacote em si, mas do trabalho que é feito antes do envio. 

O primeiro passo para enviar presentes para criadores de conteúdo é entender quem são os influenciadores do seu nicho, aqueles que têm poder de influência sobre o público que você deseja alcançar. 

Além disso, procure entender o perfil do criador de conteúdo e se ele realmente gostaria de consumir da sua marca. Enviar um produto envolto em plástico para um influenciador que fala de sustentabilidade pode ser um tiro no pé, por exemplo. Em vez de divulgação, sua marca pode ganhar críticas.

Por fim, antes de começar a empacotar, entre em contato com o creator para confirmar se ele tem interesse em receber o produto. 

Escreva uma cartinha à mão

Se o negócio tiver poucos clientes, ou no caso do envio de produtos para influenciadores, é essencial também enviar uma cartinha, de preferência escrita à mão, falando sobre o produto e por que você acredita que o criador de conteúdo pode gostar dele.

Isso estreita laços e aumenta as chances de o seu item ser incluído em um vídeo de unboxing.

Foto por Standsome Worklifestyle no Unsplash

Como fazer vídeo de unboxing para loja virtual?

Outra possibilidade, além de estimular o unboxing de clientes e influenciadores, é incluir o formato na sua estratégia de Vídeo Marketing.

Por meio dos conteúdos, é possível mostrar os seus produtos de maneira realista, chamar a atenção para a sua marca e estreitar o relacionamento com seu público.

Confira algumas dicas de como gravar e divulgar seus vídeos de unboxing:

  • Escolha um produto que tenha apelo visual e que desperte o interesse dos clientes
  • Procure um espaço com boa iluminação. Se não tiver equipamentos profissionais, aposte na luz natural
  • Estabilize sua câmera, seja ela profissional ou um smartphone, utilizando um tripé
  • Procure mostrar todos os ângulos do produto
  • Narre as principais características e mostre os detalhes do item
  • Se possível, inclua legendas para tornar o vídeo mais acessível e também permitir que as pessoas que preferem assistir sem som possam consumir o conteúdo
  • Divulgue o vídeo nos canais da empresa, como no YouTube e no Instagram. É possível adaptá-lo conforme os formatos de cada rede social. Se tiver uma loja virtual, inclua o unboxing na página de venda do produto

Para encerrar, no vídeo abaixo você pode conferir mais dicas para produzir seus conteúdos audiovisuais: