Como criar uma vitrine online no Instagram para que a sua empresa faça mais vendas

O Instagram é um dos principais canais que uma empresa pode ter para expor produtos e serviços, reforçando a importância de criar uma vitrine virtual na rede social

JivoChat
JivoChat5 de julho de 2021
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As redes sociais cumprem um papel muito importante na dinâmica do mercado atual. Elas são uma das principais ferramentas capazes de aproximar marcas aos seus consumidores, criando interações e ajudando a gerar mais vendas.

Nesse contexto, o Instagram é um dos principais canais para empresas exporem seus produtos e serviços. Afinal, a rede social já conta com mais de 1 bilhão de usuários e o Brasil é o país em segundo lugar com o maior número de perfis cadastrados.

Portanto, criar uma vitrine online no Instagram é uma ótima forma de apresentar o que um negócio tem para oferecer a um enorme público de consumidores. Dominar a plataforma irá garantir a empreendedores mais visibilidade do seu negócio na internet, aumentando o alcance e a credibilidade de sua marca.

Se você tem interesse em usar a rede social para apresentar seus produtos e vender mais, confira o nosso artigo e entenda como montar uma vitrine virtual no perfil do seu negócio.

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Por que é importante criar uma vitrine online no Instagram?

A internet e as redes sociais mudaram a forma com que as pessoas consomem. Hoje, o Instagram é um dos principais canais que uma empresa pode ter para expor seus produtos e serviços.

O processo de venda através desta plataforma já se tornou uma prática natural tanto para empresas quanto para clientes, que aproveitam as comodidades oferecidas pelas redes e otimizam o tempo do processo de compras.

Estudos realizados pelo próprio Instagram confirmam a relevância da rede na hora de fazer negócios. Segundo a pesquisa, realizada com mais de 21 mil usuários, cerca de 85% usam a rede social para descobrir novos produtos e serviços, 84% dos usuários acessam a rede para pesquisar sobre produtos e serviços e 83% usam o Instagram para decidir onde irão comprar.

Portanto, contar com uma vitrine online na rede social é algo muito importante para quem não quer ser deixado para trás pela concorrência.

>> Leia também: Dicas de como criar uma vitrine virtual que vende mais

Como criar uma vitrine online no Instagram

Após entendermos a importância de criar uma vitrine online no Instagram, chegou a hora de botar a mão na massa. A seguir, mostramos passo a passo como colocar a sua no ar, além de dicas para que ela tenha um melhor desempenho. Afinal, o importante é que ela gere vendas para o seu negócio!

Crie um perfil comercial no Instagram

O primeiro passo para criar uma vitrine online efetiva é contar com um perfil comercial no Instagram. Além de passar uma imagem mais profissional, seu negócio ainda vai contar com mais recursos para gerenciamento de sua conta.

Além disso, a conta comercial é um requisito necessário para ativar o recurso Compras do Instagram, o que garante uma vitrine funcional capaz de contar com a venda direta na rede social. Caso o perfil de sua marca ainda seja pessoal, não se preocupe. Basta apenas acessar suas configurações e fazer a conversão. 

Depois, confira as novas funcionalidades e aproveite as oportunidades para otimizar suas informações, adicionando um link de contato, endereço e outras informações.

>> Leia também: Capas para Stories do Instagram: como criar Destaques no seu perfil para destacar conteúdos importantes

Produza fotos de qualidade para sua vitrine online

Imagens criativas, com resolução e alta qualidade são tão importantes para ganhar seguidores no Instagram quanto para impulsionar suas vendas. Com personas bem definidas, desperte o interesse do seu público com imagens atrativas dos seus produtos ou até mesmo ideias relacionadas à sua marca. 

Contratar um fotógrafo profissional é sempre a melhor opção. No entanto, quando isso não for possível, busque criar seu próprio mini estúdio e utilize um celular com uma boa câmera para tirar ótimas fotos. Ferramentas de edição como o Canva e o Lightroom podem ajudar a dar um visual profissional às suas imagens através dos templates e filtros prontos.

Lembre-se de evitar usar imagens com muita informação, cores em excesso, muitos filtros e textos muito grandes. Busque sempre deixar o seu produto em destaque na vitrine online, então evite elementos que possam atrapalhar este objetivo.

>> Leia mais: Como tirar fotos melhores para a sua loja virtual – e fazer mais vendas

Tenha em mente também a sazonalidade de suas vendas. Se um certo tipo de produto vende mais em alguma época do ano, programe a produção de fotografias considerando essas datas e esteja preparado para divulgá-las no momento perfeito.

As vendas sazonais também podem ser potencializadas através do recurso Compras, que permite a criação de diversos catálogos. Portanto, é possível desenvolver uma vitrine virtual no Instagram específica para cada um dos principais períodos de vendas do seu negócio.

Por fim, não se esqueça das legendas. Elas são muito importantes e podem influenciar positivamente os consumidores quando bem feitas. Descreva bem os produtos exibidos, uma promoção caso seja relevante, a funcionalidade de um produto, looks e até mesmo novidades. 

Com o recurso Compras configurado, a imagem irá contar com um link de compra direta, incentivando seus seguidores a clicar em sua imagem com um call-to-action em suas legendas.

Use o Instagram Compras

O Instagram Compras (ou Instagram Shopping) é o recurso que permite que usuários utilizem seus perfis como uma loja virtual, um canal adicional para vender seus produtos diretamente pela rede social. Para ter acesso a essa ferramenta é preciso contar com a versão atual do aplicativo da rede social e uma conta comercial. 

Além disso, é preciso assegurar que sua conta está seguindo corretamente as políticas de uso e políticas comerciais da rede. Com tudo isso certo, será preciso associar sua conta do Instagram a uma página ou uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Então, basta seguir os passos listados abaixo para criar sua vitrine online no Instagram:

  1. Acesse o Gerenciador de Catálogos e comece a criação de um catálogo para ecommerce. É possível adicionar as informações manualmente ou carregar dados de uma plataforma parceira do Facebook através de um pixel.
  2. No campo Fontes de Dados, selecione "Configurar" e adicione seus produtos, manualmente ou pelo pixel.
  3. Acesse a guia Canais e clique em "Compras no Instagram" para vincular o seu perfil do Instagram.
  4. Agora acesse o Instagram, entre em Configurações, Empresa e selecione o item "Configurar Compras no Instagram".
  5. Ative e aguarde o processo, que pode demorar alguns dias.
  6. Volte na guia Empresa, selecione "Compras" e escolha o catálogo de produtos para montar sua vitrine virtual no Instagram.

Após completar este processo, seu perfil irá contar com uma nova aba apenas para produtos, parecido com uma loja virtual mobile. Além disso, será possível marcar itens do seu catálogo com etiquetas em publicações do seu feed e nos seus Stories.

Quando usuários clicam nestas marcações eles irão conferir mais informações sobre o produto, conferir preço e clicar em um link de compras. E é importante lembrar que estas informações estão diretamente ligadas ao catálogo criado no Facebook. Portanto, lembre-se de manter o gerenciamento das contas.

>> Leia mais: Como vender nas redes sociais: dicas para alavancar vendas nos sites mais usados pelos brasileiros

Alavanque suas vendas impulsionando postagens

Uma das grandes vantagens de utilizar redes sociais como plataformas de negócio é o impulsionamento das publicações. O Instagram tem se tornado cada vez mais um ótimo canal para este tipo de objetivo. 

Hoje, é possível criar quatro tipos de anúncios com objetivos diferentes que podem ser incluídos em estratégias para ajudar negócios a alcançarem suas metas. Você pode criar anúncios para aumentar o número de cliques no site, incentivar a instalação de um app, aumentar o número de reproduções de vídeos e fortalecer a identidade de uma marca.

Dentro destes objetivos é possível criar anúncios com fotos, vídeos, no formato carrossel e nos Stories. Então, aproveite estas possibilidades para contar histórias e exibir imagens atraentes dos seus produtos, incentivando o desejo de compra.

>> Leia mais: Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo + dicas

Use uma ferramenta de chat online para atender no Instagram

Por fim, aproveite recursos e ferramentas que podem auxiliar o atendimento dos seus clientes em sua rede social. O gerenciador de redes sociais é uma opção válida, pois ajuda empreendedores a administrar melhor as informações de suas redes sociais e monitorar a atividade em seu perfil. 

No entanto, se o seu negócio conta com um fluxo relevante de clientes e você não quer deixar nenhum dele esperando, uma ferramenta de chat online pode ser a melhor opção. O JivoChat é uma ferramenta de atendimento online que conta com uma integração completa com o direct do Instagram. 

Isso permite que o atendimento de todos os canais do seu negócio sejam unificados em um só lugar, aumentando a agilidade e a qualidade do atendimento.

Entenda os resultados de suas ações no Instagram com o RD Station Marketing

As possibilidades de uso do Instagram para o Marketing Digital, como vimos aqui no caso da vitrine online, são múltiplas. Além da venda direta e do branding, as empresas podem realizar ações de Inbound Marketing, oferecendo conteúdo educativo em troca de um contato do usuário - usando Landing Pages, por exemplo.

Dessa forma, considerando que são muitas as opções de impactar seus seguidores, é preciso entender quais ações trazem mais conversões e vendas. A melhor forma de fazer isso é usar o RD Station Marketing. A ferramenta é ideal para que a sua empresa faça campanhas melhores, podendo assim nutrir Leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados.

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