25 exemplos de Landing Pages

Ebook

34 Exemplos de Landing Pages que convertem

Confira as estratégias que fizeram as páginas de clientes do RD Station Marketing converterem com taxas acima da média de mercado.

Introdução

Você já se perguntou o que faz uma Landing Page ter ótimo desempenho? O sucesso desse tipo de página, muito usada em estratégias de Marketing Digital, envolve uma série de elementos: bons títulos e descrições, imagens atrativas, formulário com número de campos adequados, dentre outros.

Mas não é só isso: é muito importante possuir estratégias bem estruturadas, que vão desde a definição da oferta até os canais de distribuição da página. Foi essa combinação que garantiu às Landing Pages reunidas neste eBook taxas de conversão acima de 30%, um índice considerado excelente!

Para produzir este material, compartilhamos os templates prontos do RD Station Marketing e selecionamos as criações utilizadas pelos nossos próprios clientes (e que tiveram mais de 300 visitas únicas). A seguir, mostramos os recursos e estratégias que fazem dessas páginas um sucesso.

Bom proveito!

Como criar páginas que convertem no Marketing Digital

Que as Landing Pages são ótimas para capturar contatos e divulgar campanhas, você já deve ter percebido. Mas o que é preciso fazer para criar páginas atraentes que envolvem o público e aumenta sua base de contatos?

Continue a leitura deste artigo para descobrir 4 peças fundamentais que garantem o sucesso das suas campanhas. Vamos lá!

Como saber quando é hora de usar uma Landing Page?

Se você trabalha com Marketing Digital ou está pretendendo ingressar, certamente já está compartilhando um desejo muito comum por quem atua na internet: atrair novos contatos e oportunidades de vendas. 

As Landing Pages são coringa para atingir esses objetivos. Entretanto, é preciso conhecer a sua Persona, aliar uma estratégia de Marketing de Conteúdo e saber exatamente o que oferecer e quando. Afinal, de nada adianta criar uma página de captura que não faça sentido para o público que você deseja atingir.

Inicialmente você precisa ter uma oferta, ou seja, o que sua empresa irá prometer e entregar, podendo ser:

  • Assinatura de newsletter;
  • Download de materiais ricos;
  • Inscrição em evento;
  • Listas de espera;
  • Programa de parcerias ou grupos Vips;
  • Cupons de desconto;
  • Campanhas em datas comemorativas e etc.

Tudo o que fizer sentido para a Jornada de Compras dos Leads e que gere valor, pode ser considerado em uma Landing Page, o que nos leva a outra oportunidade:

As ofertas destinadas à página, devem atender preferencialmente as dores e necessidades do público acerca do seu produto ou serviço. Para isso é preciso definir onde a sua oferta se encaixa e em qual momento os Leads estão ao baixar determinado conteúdo:

  • No Topo de Funil se concentra os conteúdos e temáticas mais abrangentes. Geralmente servem para atrair um grande número de pessoas interessadas no tema, mas que ainda precisam evoluir para estarem preparadas para uma compra. 
  • No Meio de Funil encontram-se pessoas que reconhecem suas dores e estão buscando solucioná-las de alguma forma. Nesse momento é comum buscas específicas e mais diretas. 
  • Já no Fundo de Funil estão os contatos que estão mais propícios a fechar uma venda. Entende-se que o Lead já reconhece seus problemas e sabe qual produto irá ajudá-lo, faltando apenas um empurrãozinho para a decisão.

Lembre-se que as ofertas precisam se tornar alavancas para identificar o estágio dos contatos e se o perfil é de um potencial comprador – iniciando assim suas ações de Inbound Marketing, por exemplo.

💡O ideal é fazer combinações: ofereça uma oferta em cada etapa para que você consiga cobrir ao máximo seu Funil de Vendas. Afinal de contas, o público em geral sempre estará em momentos diferentes e assim você conseguirá garantir que todos estejam percorrendo um caminho de nutrição! 

O que não pode faltar nas suas páginas de captura

Agora que você já definiu suas ofertas e sabe em qual estágio do Funil de Vendas elas se encontram, chegou a hora de sabermos o que não pode faltar nas suas Landing Pages.

Antes de tudo, é preciso pensar na experiência dos usuários. A disposição de imagens, textos, ícones e o próprio formulário precisa ser pensada para uma navegação fluida (no desktop ou mobile). Todos os elementos devem reforçar a oferta e direcionar para uma única ação: a conversão. Neste caso, desconsidere links ou distrações que os façam abandonar a página.

Aposte em logo, cores e elementos que remetem a marca durante a produção. Isso porque o público precisa se sentir conectado e reconhecer a empresa, para então confiar seus dados.
Outro fato de sucesso é a definição da URL. O ideal é que seja amigável e compatível com a da marca (tornando-se um subdomínio). Além disso, é preciso garantir o uso da palavra-chave no endereço e título da página.

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Como obter o que você deseja dos Leads

A verdade é que o Formulário é um dos itens mais essenciais para você conseguir o que deseja. Logo, a definição dos dados que serão solicitados devem estar bem traçados com as características da Persona, de modo a qualificar os contatos e identificar os perfis.

Sobretudo, é preciso se atentar a quantidade de informações que vai ser solicitada. Os dados precisam estar à altura da oferta. Isso porque a quantidade de perguntas é definitiva para a conversão dos Leads.
Preferencialmente deve-se escolher de 4 a 5 perguntas. Os campos mais utilizados pelas empresas requer uma combinação de dados de contato e perfil, como:

  • Nome
  • Email
  • Telefone ou WhatsApp;
  • Cargo;
  • Segmento de atuação;
  • Localização;
  • Nome da empresa ou site e etc.

💡 Lembre-se de solicitar dados que sejam qualitativos para o time de Vendas, ou seja, faça com os Leads deixem informações que sejam relevantes para adquirir o produto e que se aproxime das características de clientes ideais.

Conheça o RD Station Marketing,  a ferramenta por trás de todos estes cases de sucesso

Nos próximos parágrafos, você vai encontrar as mais diversas dicas e estratégias que resultaram em cases de landing pages de sucesso, com um número de conversões bem acima do esperado.

Essas dicas podem ser melhor aproveitadas por você ao utilizar a mesma ferramenta que deu origem às páginas de captura listadas abaixo, o RD Station Marketing.

Com o recurso “arrasta e solta”, fica muito mais fácil criar exemplos tão bons como os deste material. Lembra daqueles jogos de encaixar que você brincava quando era criança? A sensação é quase a mesma: é só arrastar o recurso que você deseja (uma imagem, um botão, um formulário, por exemplo) e pronto!

Ah, e se você não estiver com muito tempo ou criatividade, existem modelos predefinidos para diversos segmentos de empresas. É só escolher o que mais gostar e ir preenchendo com o texto, sem nem precisar entender de HTML.
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Como divulgar sua Landing Page

Agora que você já preparou tudo, chegou a hora de pensar em como divulgar suas Landing Pages e neste quesito o mar está aberto.

As páginas de captura, depois de criadas e testadas, podem servir em qualquer canal que tenha tráfego e que faça sentido para sua estratégia de presença digital:

  • Campanhas de Email Marketing para nutrição, relacionamento, vendas e newsletters;
  • Em links do site ou blog;
  • Utilizadas em Pop-ups para direcionar o público que visita o website;
  • Nas redes sociais para engajar e levar tráfego;
  • Com campanhas de mídia paga para alcançar públicos qualificados com termos de busca ou banners;
  • No pré ou pós-venda, educando sobre um assunto;
  • Até mesmo em inscrições ou cadastros para clientes das lojas físicas e muito mais!

Para ter bons resultados e acompanhar as conversões que vão chegar, você pode utilizar os recursos do RD Station Marketing para atrair visitantes, capturar os contatos e enviar e-mails ilimitados e personalizados, no momento certo.

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34 exemplos de Landing Pages

Se você é iniciante e está querendo colocar suas primeiras páginas no ar, aproveite para conhecer templates prontos do RD Station Marketing e exemplos de sucesso das empresas que estão utilizando a estratégia (e a ferramenta). Confira!

1. Especiais para Black Friday

Uma das datas mais importantes do ano está chegando e para garantir bons resultados é preciso traçar estratégias anteriores à data, que engaje o público e os prepare para comprar.

É cada vez mais comum que as empresas antecipem suas campanhas, assim como no modelo abaixo é possível criar Landing Pages específicas para o período e que reforce uma contagem regressiva ou benefício exclusivo.

Modelo disponível no RD Station Marketing

2. Campanhas de vendas temáticas

Ao contrário do que muitos pensam, as empresas do segmento de Educação, Treinamento ou Consultoria, também podem se beneficiar de datas comemorativas para estimular cadastros. No exemplo abaixo acompanhamos uma campanha pré-determinada, até o final do ano.

Modelo disponível no RD Station Marketing

3. Ações para os novos visitantes do site

Pensando em oferecer um benefício especial para estimular a primeira compra? As Landing Pages são ótimas pedidas para a ação.

É possível produzi-las com a temática de desconto para novos clientes ou mesmo para fidelizar sua base de contatos. 

Neste caso, um dos cuidados é oferecer uma experiência similar ao site: trazendo benefícios e expondo peças-chave do seu catálogo de produtos. 

Modelo disponível no RD Station Marketing

4. Cupons de desconto que estimulam as vendas

As campanhas de desconto também são ótimas ofertas para Landing Pages. Dessa maneira, você poderá capturar contatos engajados e ainda atualizar informações essenciais na base (aproveitando para campanhas futuras).

Modelo disponível no RD Station Marketing

5. Validação de dados com ofertas interativas

Se você precisa qualificar os Leads desde sua chegada, o formato interativo é um dos mais indicados. No exemplo abaixo utilizamos um “Simulador de Financiamento”, que faz com que os Leads preencham um formulário demonstrando interesse.

Após a ação, é possível enviar os Leads para Vendas ou prosseguir com a experiência automatizada em um fluxo de e-mail, por exemplo.

Modelo disponível no RD Station Marketing

6. Divulgação de materiais ricos 

O Marketing de Conteúdo e as Landing Pages são melhores amigas no Marketing Digital. Para alavancar a geração de Leads, aposte em páginas que entreguem os materiais como eBooks, planilhas, check-lists e outros formatos que eduquem e entreguem valor sobre seu produto ou serviço.

Para estimular ainda mais a ação dos visitantes, lembre-se de expor o que será entregue. Isso poderá ajudar ainda mais a garantir o envolvimento do público.

Modelo disponível no RD Station Marketing

7. Agendamento de contato com especialistas

No seu modelo de negócios, as pessoas precisam solicitar contato com especialistas? As Landing Pages de contato são ótimas soluções para automatizar o processo e ainda servir como pré-vendas: você pode solicitar as informações substanciais para a realização do contato. 

Neste caso, lembre-se de alinhar expectativas: compartilhe na mesma página os prazos e informações úteis de suporte ao cliente. 

Modelo disponível no RD Station Marketing

8. Solicitação de ajuda ou contato

Outro exemplo comum de Landing Pages para contato, é a solicitação de ajuda. Em Imobiliárias, como no exemplo, os Leads que converterem, são enviados para os consultores automaticamente. Para isso elas devem responder perguntas qualitativas que servem como um pré-vendas: você pode solicitar as informações substanciais para a realização do contato. 

Modelo disponível no RD Station Marketing

9. Campanhas on-line para empresas físicas

Muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre como conectar a experiência on-line e off-line no negócio. Com o exemplo abaixo podemos notar a oferta realizada em um Salão de Beleza e Estética. O guia com “Cronograma Capilar”, seria enviado para as novas clientes do estabelecimento, reforçando os cuidados com o serviço e educando sobre o procedimento e suas vantagens. 

Após converterem, os dados ficam armazenados e podem ser utilizados para campanhas promocionais e réguas de e-mail automáticas com base em comportamento e interesses.

Modelo disponível no RD Station Marketing

10. Indo além do digital: a oferta de um molde de caixinha para biscoitos que converteu 96​% dos visitantes

Fazer uma oferta digital é uma escolha comum entre quem investe em Marketing Digital. Planilhas, eBooks, templates… Certamente você já encontrou algum desses formatos por aí.

Mas a Silhouette Brasil, empresa de produtos para artesanato, resolveu ir além e inovar com uma oferta de grande interesse do seu público-alvo: um arquivo digital de uma caixinha que poderia ser impressa, montada e usada para finalidades diversas. A taxa de conversão que obteve é impressionante: 96%.

“Pensamos em um produto (arquivo digital) que seria de grande interesse para o nosso target. Levamos em consideração o que nosso público mais utiliza e busca no Google até chegar a esse tema”, conta o assistente de marketing da Silhouette, Felipe Castro.

Na hora de montar a Landing Page, utilizou títulos claros e objetivos, além de uma imagem de como o produto ficaria após a montagem. Já o formulário leva apenas quatro campos, com perguntas voltadas ao nicho em que o público está inserido.

Apesar da alta taxa de conversão, a Landing Page foi divulgada somente de forma orgânica, em canais como Facebook e Instagram.

11. Make it simple: como ser objetivo ajudou ao site Senhor Tanquinho conseguir converter mais de 45 mil pessoas.

O Senhor Tanquinho é um site criado para gerar conhecimento para as pessoas que desejam transformar seus corpos e suas vidas. E, apesar de ser um objetivo que para muita gente não é simples, foi na simplicidade que eles conseguiram gerar mais de 100 mil visitas em sua landing page, com uma taxa de conversão de 45%.screencapture materiais senhortanquinho low carb cardapio 2019 09 13 17 31 10

Ao utilizar um dos modelos com visual mais simples do RD Station Marketing, eles deixam bem claro que conteúdo é rei. A oferta, definida apenas por um título e uma frase, deixa bem claro sobre o que material se trata.

A quantidade reduzida de campos, junto com a possibilidade de importar os dados ao clique de um botão também foram escolhas fundamentais para o sucesso de conversões.

“Nós gostamos muito de layouts simples (como este caso), que não deixem o lead em dúvida do que fazer. Login social (Facebook e Google) também são muito usados (especialmente se você traz seu tráfego via Facebook Ads, por exemplo)”, dizem Guilherme e Roney, da Senhor Tanquinho.

Eles também contam que realizaram testes de combinação de cores, mas que o que realmente realmente fez a diferença foram os botões de login social.

12. Oferta de impacto emocional: a estratégia do SIGA Pregão para alcançar 73% de conversões

No lugar de uma oferta técnica ou funcional, a estratégia de marketing do SIGA Pregão, ferramenta voltada para licitações, é fazer ofertas gratuitas relacionadas a valores como impacto social, mudança de vida e impacto emocional.

Para a criação da Landing Page do eBook Como criar um MEI, a empresa recorreu à experiência obtida na criação de outras páginas, usando os modelos disponíveis no RD Station Marketing. A escolha dos elementos e cores foi bem pensada: a página tem cadastro em dois passos, botão de CTA contrastando com a cor de fundo e formulário inteligente.

“Prefiro utilizar as páginas padrão do RD Station Marketing, sem inventar muito. O formulário inteligente nos dá alguns porcentos de melhoria quando temos mais de dois campos para serem preenchidos”, conta o CTO do SIGA Pregão, Kako Rodovalho.

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